6

O esquema do aumento de passagens de ônibus…

No dia 14 de maio do ano passado, este blog publicou o post “Greve de ônibus: o mesmo esquema outra vez…”.

O texto lembrava que, toda vez que as empresas querem forçar a prefeitura a dar um aumento de tarifas nos transportes coletivos, alegam que estão com orçamento defasado e precisam reajustar preços para não quebrar.

– Logo em seguida,  sindicato dos motoristas e cobradores articula paralisação, sob o pretexto de que os salários da categoria estão defasados – afirmou o texto, à época. (Leia a íntegra aqui)

Três dias depois, em 17/05/2012, o blog voltou a falar sobre greve, com o post “Greve de ônibus: tudo dentro do script…”.

O texto reafirmava o esquema do aumento de passagens em São Luís e os atores envolvidos.

– Tudo funciona de acordo com o roteiro montado por empresários do Setor, Sindicato dos Motoristas e Prefeitura de São Luís  – disse, à época (Relembre aqui).

Praticamente um ano depois, o roteiro é o mesmo.

No início da semana, o SET inventou um tal colapso no sistema. Um dia depois, o Sindicato dos Motoristas anunciou ameaça de greve por reajuste de tarifas. Hoje, surgem as notícias de que as empresa querem 27,5% de aumento nas passagens.

Tudo funcionando dentro do mesmo esquema, mas com duas diferenças em relação aos anos anteriores:

Agora, a responsável pela Secretaria Municipal de Transporte é uma agente do próprio sindicato das empresas.

E pelo menos um membro da prefeitura já admitiu a necessidade do aumento…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Já descobriram porque o motorista d acidente da Av Santos Dummond fugiu??

  2. Gente, cá para nós. São empresas que precisam reajustar seus valores tendo em visto o aumento contínuo dos preços dos insumos. O fato de não prestarem um serviços de qualidade, penso que, se para oferecer uma linha para bairro A ou B é necessário uma “autorização” da prefeitura, é ela que deve garantir através de fiscalização séria, para garantir a satisfação dos clientes. A prefeitura faz isso? Então não julguemos um lado sem conhecer o outro.

  3. Não dê aumento, faça LICITAÇÃO e ACABA de uma VEZ com essa PALHAÇADA. Declara caducidade nos contratos e quebra os contratos a prefeitura pode fazer isso.
    LICITAÇÃO LICITAÇÃO LICITAÇÃO LICITAÇÃO.
    Como fazer primeiro extingue-se o contrato como através da caducidade conforme Lei LEI Nº 8.987/95

    Art. 35. Extingue-se a concessão por:
    I – advento do termo contratual;
    II – encampação;
    III – CADUCIDADE; <—–

    Como a caducidade funciona
    Art. 38. A INEXECUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTRATO ACARRETARÁ, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

    E ESSAS SÃO AS FORMAS É SÓ ESCOLHER QUAL DELAS OCORRE AQUI EM SÃO LUÍS.

    § 1o A caducidade da concessão poderá ser declarada pelo poder concedente quando:
    I – o serviço estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critérios, indicadores e parâmetros definidores da qualidade do serviço;
    II – a concessionária descumprir cláusulas contratuais ou disposições legais ou regulamentares concernentes à concessão;
    III – a concessionária paralisar o serviço ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipóteses decorrentes de caso fortuito ou força maior;
    IV – a concessionária perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido;
    V – a concessionária não cumprir as penalidades impostas por infrações, nos devidos prazos;
    VI – a concessionária não atender a intimação do poder concedente no sentido de regularizar a prestação do serviço; e
    VII – a concessionária for condenada em sentença transitada em julgado por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.
    § 2o A declaração da caducidade da concessão deverá ser precedida da verificação da inadimplência da concessionária em processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa.

    VALEU. SE NÃO FAZEM LICITAÇÃO É PORQUE NÃO QUEREM.

  4. Qual a sua intenção? Se hoje, sem aumento dos motoristas, a situação está caótica (com acidentes, ônibus velhos e empresas falidas, devendo a tudo e a todos), o que pode melhorar com o congelamento da tarifa (sou consciente de que ela não sobe há 3 anos) e, ao mesmo tempo, o aumento dos Motoristas? Eles sim tem aumento RELIGIOSAMENTE todos os anos em MAIO. Eu sou usuária, e pagaria mais caro SIM por um transporte de qualidade; do jeito que tá é que não pode ficar

  5. Por que tanta vontade de mascarar a realidade? O Sistema de Transporte está ou não falido? Existe ou não prejuízo? Porque o que eu vejo são ônibus caindo aos pedaços, motoristas mal treinados em avenidas arrasadas de buracos! Isso é fato. Mas ainda está faltando peça nesse quebra-cabeça: por exemplo, por que ninguém do SET é procurado para contar a sua versão dos fatos? Ou foram procurados e fugiram das entrevistas?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *