12

O círculo vicioso do sistema de transportes em São Luís…

Parada de Ônibus BR 135  (41)

Ônibus sucateados quebram a todo momento nas ruas de SL

As empresas de transporte coletivo de São Luís não investem adequadamente no sistema, usando ônibus velhos,  sucateados e desconfortáveis.

Os motoristas também contribuem para o caos, não zelando pelos veículos que usam e se submetendo a todo tipo de decisão dos empresários.

Mas a prefeitura no geral – e Secretaria de Trânsito e Transporte, mais especificamente – também contribuem fortemente para a falência do sistema.

Quase 200 mil usuários andam de graça

Primeiro, por que não investe o necessário nas ruas e avenidas da cidade. Sem qualidade no asfalto, as empresas recuam na compra de ônibus novos, já que são rapidamente sucateados nas ruas esburacadas, sobretudo na periferia.

Além disso, os prefeitos vêm usando sistematicamente a gratuidade no transporte  público para fazer política. Prefeito após prefeito, nenhum deles tem coragem de atacar o problema de frente, estrangulando o sistema com transporte gratuito a quem deveria pagar.

Ruas esburacadas diminuem a vida útil dos veículos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem a chance de corrigir este círculo vicioso – evitando dar gratuidade a quem não tem direit0 e cortando dos milhares que usam este benefício irregularmente.

Corrigindo as distorções, investindo no sistema e na pavimentação do corredor de transporte, a prefeitura poderá exigir mais qualidade no serviço das empresas, que, por sua vez, poderão exigir profissionais mais qualificados.

E todos ganham com isso…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Não concordo com o Marco Aurelio, porque 28,65% (Dinheiro), 26,94% (Vale transporte) que tambem é pago antecipadamente e integraumente pelas empresas aos seus empregados e descontado, e 23,73% de passe estudantil que é pago 50% do valor da passagem totalizando 67,05% de passagem integrau e a gratuidade é de 32,95% que é muito alto, em relação ao sistema de transporte de São Luis, é o melhor só falta quem administre, temos uma Secretaria de Transito e Transporte que não funciona, uma secretária que não conhece um Prefeito sem noção e um sisteme falido. A poplação cobra dos operadores do transporte (Motoristas e cobradores) que não podem fazer nada, o Prefeito não aumenta o valor da passagem porque não tem empresa de ônibus, e não faz um recadastramento das gratuidades porque não quer se comprometer com seus comparsas. Só pra lembrar, o valor da tarifa em Imperatriz com ônibus caindo aos pedaços é de R$ 2,50 o valor da tarifa de São Luis R$ 2,10 é uma das mais baratas se não for a mais barata do Brasil. com cerca de 1200 ônibus rodando diariamente, taxis e mototaxis ja deveriamos ter uma Secretaria somente para o Tranporte e uma para o Transito, mais com pessoas competentes para administrar como está é que não dá. Sou Técnico em Transito e Transporte formado em São Luis, e tenho 42 projetos para o transito e para o transporte público de São Luis, mais a Secretária Mirian Aguiar nunca quis nem me receber, que pena não sabe o que está perdendo.

  2. Max Fernandes. O ideal seria fazer igual Teresina. O problema é que um ônibus novo custa R$ 300.000,00. Financiado, vai para uns R$ 500.000,00. Como que os empresários de São Luís vão comprar novos ônibus se estão a 10 anos sem aumento de tarifa?

  3. Licitação não é solução. Nenhum empresário do país vai querer entrar em São Luís, pois a cidade já está mal vista como governada por prefeitos que tem medo de fazer o devido aumento tarifário.

    Pra quem acha que empresário ganha dinheiro com onibus velho, é porque não entende do negócio. O onibus velho consome mais peças, mais óleo diesel e quebra mais, o que exige maior numero de funcionários de manutenção e causa perdas de viagens pelas quebras.

    Para ganhar dinheiro, ter mao de obra enxuta, consumir menos oleo diesel e peças, a empresa deve manter uma frota com idade média de NO MAXIMO 5 anos.

    A quantidade de gratuidades em São Luis também esta acima da média nacional. E a Domingueira, ato irresponsável e populista, retirou importante receita das empresas, que já estao a anos sem a correção tarifária.

    Por fim, as empresas já se prontificaram a colocar 200 novos onibus na cidade mediante o aumento de tarifa. Mas o governo de Edivaldo Holanda é pressionado pelo partido COMUNISTA de Flavio Dino a nao conceder o aumento. Eles tem medo da oposição.

    E quanto a um vereador que perguntou se as empresas realmente estao tendo prejuizo, porque nao fecham as portas. Tipica indagação de quem nunca teve uma empresa. Primeiro, se as empresas fecharem as portas milhares ficarão desempregados. Nao se iludam, nao existe emrpesario no país que queira comprá-las, ou assumir as operações. O sistema como um todo é deficitário. NInguem quer investir para ter prejuizo. Segundo, as atuais emrpesas possuem muito dinheiro investido e precisam acreditar na possibilidade de recuperar esse investimento.

    Em sintese, a cidade como está, com prefeitos que tem medo de aumentar tarifa, pode licitar que nao vem ninguem. Os onibus estao sucateados porque as empresas nao conseguem comprar onibus novos. As gratuidades de Sao Luis estao mais que o dobro da media nacional. A domingueira foi criada irresponsavelmente por um prefeito populista que fez um pessimo governo.

    Quem acha a tarifa cara, faça o seguinte. Abra uma empresa qualquer, pratique o preço mais barato do pais e fique sem aumentar esse preço durante 6 anos. Ai me fala se voce vai estar num boa depois de 6 anos.

  4. a capital mais próxima da nossa e Teresina, lá os ônibus circulam 3 anos depois eles vendendo pra algumas empresas da capital que eles dão uma pintada e colocam pra circular. só aqui mesmo

  5. Seria bom que vc apontasse tais vícios.

    Resp.: Não acredito!!! Os vícios estão citados no texto, meu caro. Não sabe ler???

  6. Que história é essa de subsidio, Macabeu?? Não há 1 centavo sequer de repasse do Municipio para compensar gratuidades ou meia passagem para o Sistema de Transporte da Capital; já pesquisei o assunto, e isso é conversa furada! Procure ver a realidade dos fatos antes de fazer qualquer afirmação!

  7. Talvez possamos contar com a prefeitura para resolver a questão caótica do sistema de transporte, mas, quem sabe daqui a 4 anos quando tirarmos esse impostor do poder. Ele fez promessas que sabia não iria cumprir, mas as fez para iludir o povo e conquistar o voto, agora fica diariamente com seus puxa-sacos inventando desculpas para tentar justificar a sua incompetência. Holandinha não vai fazer nada em prol do povo porque deve aos empresários do setor de transporte a sua eleição, eles bancaram tudo como pode agora Holandinha ser contra eles? Tanto parece ser verdade que a Myriam Aguiar é alguém de dentro do setor das empresas de ônibus, trabalhou muito tempo com eles, taí o povo que se lasque agora, quem mandou votar, caíram no conto do vigário, quanto arrependimento…

  8. LICITAÇÃO, É SÓ FAZER LICITAÇÃO, NOVOS CONTRATOS, NOVAS REGRAS E ELIMINAÇÃO DOS VICIOS E AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO.

  9. O serviço tem um preço e deve remunerar o empresário adequadamente.
    Todo prefeito populista e irresponsável aumenta a gratuidade, as isenções e o paternalismo.
    Resultado o sistema está falido, empresa de onibus hoje é um péssimo negócio em várias cidades do país.
    Nenhum empresário inteligente quer ter uma frota velha e quebradeira, isso dá prejuízo, mas se o negócio não dá retorno sobre o investimento ele tende a sucatear.
    O caminho é aumentar a tarifa e reduzir as gratuidades.

  10. Acho muita leviandade dos plantonista, afirmar como uma das causa, o caos dos transporte a gratuidade. O que pode haver é fraude, mas cabe a policia invertigar e apresentar culpados, e não a gratuidade em si a culpada. Tem critérios para conseguir a gratuidade, uma burocracia das mais impiedosa imposta a quem nescessita, os idoso acima de 60 anos, com renda inferior a um salário mínimo,(muitos desistem) aposentados e pensionista tanto do Estado como do Município e outros em casos excepcionais e só, mas tudo subsidiado. Os culpados mesmo são Governo e Empresários, estes sim são os verdeiro culpado, um por desleixo, o outro por ganância!.
    A gratuidade é um direito inalienável, os empresários tem que engolir que seja bom ou ruim mas tem que ser aceito, mesmo empurando goela abaixo.
    Os empresários tem que aceitar a gratuidade, mesmo como se fosse uma mancha, que não sai de jeito nenhum!.

  11. E as promessas de campanha? Bilhete único? GPS? 90 dias para sanar os problemas?

Comments are closed.