14

Prefeitura paga fiado na Caema…

Por Fábio Câmara

Desde o início do meu mandato de vereador, eu sempre fui categórico em afirmar que seria oposição.

Mesmo com 27 vereadores na base do governo eu sustento a minha decisão: Sou oposição ao prefeito Edivaldo de Holanda Braga Júnior por não ver nele e nem no seu secretariado competência suficiente e necessária para bem gerenciarem os destinos de São Luís do Maranhão.

Porém, a oposição a que eu me proponho, sempre foi e sempre será aquela do tipo coerente e responsável.

Quando os interesses da população forem feridos ou mesmo apenas ameaçados, este vereador aqui estará sempre ombreado com o povo. Mas, quando o poder executivo acertar em seus posicionamentos e ações, este terá, também da minha parte, o louvor e o devido reconhecimento público. 

Há 3 semanas, fruto de uma agenda que cumpri junto à direção da CAEMA para tratar de assuntos de interesse coletivo e comunitário, acabei por saber, naquele órgão público, que a prefeitura de São Luís – GESTÃO ATUAL – seguindo exatamente o mesmo mal exemplo deixado pelo ex prefeito E OUTRORA CRITICADO, estava em débito com a Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão.

A dívida importava em R$ 1.956.000,00 (hum milhão, novecentos e cinquenta e seis mil reais) referentes ao não pagamento dos meses de janeiro, fevereiro e março.

Pela gravidade da situação, usei a tribuna da Câmara de São Luís para denunciar o fato e para cobrar do executivo que buscasse meios de sanar a referida falta de postura e probidade administrativa e ainda que demonstrasse ter a mesma conduta que se requer do cidadão comum, do pai de família humilde que de forma suada paga as suas contas sob pena de ter o seu fornecimento d’água interrompido.

Pois bem, passadas 3 semanas desde a formulação da minha denúncia, fui convidado a me fazer presente novamente na CAEMA, desta feita em reunião com as presenças do seu diretor e do Sr. secretário de Saúde do Estado, Deputado Ricardo Murad.

Ambos me comunicaram formalmente que a conta foi devidamente paga e o débito sanado.

Não que tenha sido algo EXTRAORDINÁRIO! Não foi. É OBRIGAÇÃO de quem deve,  PAGAR!

Porém, em nome daquilo que eu chamo de oposição responsável e coerente, eu que denunciei e cobrei de público a dívida, estou aqui e agora, também de público, reconhecendo a grandeza do gesto praticado na reparação.

Tão grande quanto, senão maior do que o débito financeiro, é o débito político administrativo.

E nesse campo, infelizmente, a atual gestão municipal ainda deve e deve muito!

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Agora falta a CAEMA fazer a parte dela, ou seja, fornecer Agua com diginidade a população.

  2. É Dever do Vereador fiscalizar atos do executivo e buscar soluções que comprometam a ordem pública e a sociedade organizada no estado de Direito, entendo que o posicionamento do Vereador Fábio Câmara em postular-se como oposição não significa tão somente criticar o prefeito e seu secretariado, mas cobrar soluções e explicações dos responsáveis dentro de suas atribuições. O que não se pode permitir é que 31 vereadores estejam amordaçados e com os olhos vendados para os problemas que estão afligindo a sociedade, o Vereador Fábio Câmara deve respeito a mais de 7.000 Eleitores que nele confiaram e lhe confiaram procuração para que em seus nomes os defenda das ilegalidades sociais, atitude que deveria ser tomada por cada vereador em respeito aos votos que receberam do povo, devendo manter uma conduta desgarrada dos interesses partidários e conchavos políticos, respeitando a Democracia em detrimento da sociedade. Assim, vereador Fábio continue sendo nossa voz no plenário na impressa e na justiça se necessário for, pois a mordaça já entendemos não faz o seu estilo.

  3. Esse Antonio Lima é um sem noção,ele não elogia nem questiona o vereador e a prefeiturta apenas quer saber onde estão gastando a água.Isso Antonio você vai atrás.Quanto a atitude do vereador é exemplar que dá satisfação dos seus atos .

  4. Responsabilidade é isso ai.
    Dever de um bom Vereador.
    Parabéns Fábio Camara vc sabe qual é o dever de um vereador e esta maduro para quem nunca exerceu um mandato. Represente a nossa vontade e certifique que o povo gosta de pessoas sinceras.

  5. Já que, seu Fábio Câmara e tão eficiente em fazer cobranças e receber, seria bom se ele cobrace Tbm os Diretores da CAEMA, que cumpram seus compromisso para com a população, fornecendo h2o de boa qualidade e por período continua, sem necessidade de racionamento.

  6. É caso de AUDITORIA toda essa “dívida”, afinal, a Caema há tempos não cumpre com as suas obrigações de fornecer água para a população, população que é obrigada a comprar água de caminhão pipa de qualidade e procedência duvidosa.
    Se realmente o edil tem compromisso com os reais interesses da coletividade, deve urgentemente cobra explicação para que a Caema e a Prefeitura digam onde estão colocando todo esse mar d’água.

  7. potra voz da caema, porque ele não cobra pelos pessimos serviços da caema em são luis, mas quem manda ‘e alibabamurad.

  8. É verdade o patrão dele até agradecu no Facebook, o que não ficou esclarecido é porque contrataram os caminhões pipas sem concorrência e quem foi beneficiado com o contrato, isso o vereador não tem interesse em saber.

  9. O que seria da politica e sobre tudo, das instituições públicas se não houvesse pessoas vigilantes e comprometidas com o zelo da coisa pública?.. Por isso, eu estou convencido, que acertadamente, Fábio Câmara na oposição, São Luís tem a comemorar. Não é possível, uma gestão municipal, acontecer a doce & mel, sem que ninguém o vigie, o cobre e se posicione quando o mesmo pisa na bola. E da mesma forma, é muito bom ver o opositor Fábio Câmara, com muita grandeza, responsabilidade e virtuosidade, declara se, reconhecer, uma ação positiva do Sr Prefeito quando este vem realizar benefícios aos seus Munícipes. E assim. Vamos consolidando a nossa democracia.

  10. De uma coisa eu tenho certeza: nunca vi a cidade tão mal cuidada desde a gestão de Dona Gardênia.
    Apesar de nao ser ligado politicamente a ninguém, eu acompanho bem os acontecimentos como cidadão.
    Eu imagino como deve estar a periferia, onde não costumo andar, já que as grandes avenidas e os bairros mais nobres estão destruídos em todos os sentidos. Trafegar na Lagoa, por exemplo, virou uma prova de rali. A incompetência e inoperância de Edivaldo e equipe é evidente. Espero sinceramente que melhore.
    P.S.: prefeito, se for tapar os buracos do jeito que está fazendo, melhor deixar como está.

  11. Admiro muito a postura desse vereador, mais a meu ver ele não so deve cobrar do gestor municipal mais tambem conseguir formas para resolver o problema e não so criticar.

  12. Nobre Edil,
    É uma opção sua, ser ou não oposição, e dentro de uma instituição deverá ter oposição sim, sendo esta responsável e que não se deixa levar por interesses outros. Faça oposição sem ser leviano,sem se render aos apelos pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *