10

30 anos sem relação Governo/Prefeitura – quem fez o quê por São Luís….

Litorânea: construída pelo governador Lobão, ampliada pelo prefeito Castelo

O Maranhão teve até 1985, com o prefeito Mauro Fecury, uma administração em São Luís alinhada administrativamente ao Governo do Estado.

Desde então, todas as gestões na capital maranhense foram, de uma forma ou de outra, hostis ao governador.

Gardênia Castelo, eleita em 85, administrou a cidade fazendo oposição ao então governador Epitácio Cafeteira (1986/90) e ao então presidente da República, José Sarney. E deu no que deu, como a história mostra.

Sucessor de Gardênia, o pedetista Jackson Lago (1989/1992) também esteve na oposição a Cafeteira – embora tenha saído de seu secretariado – e ao sucessor deste, Edison Lobão (1990-1994).

O governo Cafeteira construiu a Avenida os Holandeses, o viaduto do Outeiro da Cruz , concluiu a Avenida dos Africanos e o Aterro do Bacanga, além da nova ponte do Ipase. João Alberto, que assumiu por nove meses, fez o canal da Raimundo Corrêa e o da Macaúba. Lobão fez a avenida Litorânea.

Jackson Lago tem como principal intervenção urbana a macrodrenagem e recuperação asfáltica da Avenida Kennedy.

Ele elegeu como sucessora Conceição Andrade (1993/1996), que igualmente se manteve na oposição aos governadores – e chegou a romper com a própria oposição, em 1996, tentando criar uma espécie de terceira via.

Viaduto da Cohama, um dos quatro construídos por Roseana

A principal obra de Conceição Andrade foi o início do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, com a construção do Terminal de passageiros do Bacanga. Ela asfaltou também os bairros do Coroado, Areinha e Vila Palmeira

Em 1994, Roseana Sarney é eleita governadora, e sempre tentou parceria administrativa com os prefeitos da capital.

Em seu governo, para o qual foi reeleita em 1998, iniciou o processo de reurbanização de São Luís, que resultou nos viadutos do Calhau, da Cohama, da Cohab e o da Ivar Saldanha, concluído por José Reinaldo (2002/2006). Roseana fez ainda a Lagoa da Jánsèn, duplicou a estrada do Araçagy e a de São José de Ribamar, até o Maiobão; recuperou a estrada da Maioba e o Centro Histórico. Construiu a Avenida Ferreira Gular e a Luis Eduardo Magalhães, além de uma série de reurbanizações em bairros da capital, com os chamados “Vivas”.

Nos oito anos de mandato, Roseana conviveu com Conceição, Jackson e Tadeu Palácio. Em 2000, chegou a firmar parceria não só administrativa, mas também política, da qual Jackson saiu em 2002, para enfrentar o candidato dela a governador.

Substituto de Jackson, Tadeu Palácio manteve relação amistosa com José Reinaldo até este romper com o grupo Sarney. O prefeito também foi aliado de Jackson Lago no governo.

Terminal da Integração: obra exclusiva da prefeitura

Coube a Tadeu Palácio a conclusão do sistema de Integração do transporte, com a construção dos outros cinco terminais, e, principalmente, a modernização do sistema de limpeza urbana.

O prefeito João Castelo assumiu o mandato em 2008, um ano antes de Roseana retomar o governo, após cassação de Jackson.

A governadora e o prefeito chegaram a conversar sobre parceria, conversa esta sempre frustrada.

Sem relação com a prefeitura, Roseana iniciou a construção da Via Expressa, da Avenida do Quarto Centenário, a construção do Espigão e a urbanização da Península da Ponta D’Areia;  também iniciou a reorganização do sistema de abastecimento d’água e a implantação do moderno sistema de Saúde – todas obras ainda em andamento.

Via Expressa: símbolo do que pode ser a primeira parceria concreta em SL

Castelo, por sua vez, construiu a Avenida Mauro Bezerra, no Caratatiua  – iniciada e paralisada no governo José Reinaldo – recuperou a avenida Santos Dumont e a Estrada do Parque Vitória. Asfaltou a avenida Santo Antonio, no Calhau, e construiu uma parte do prolongamento da avenida Litorânea.

Também iniciou a construção dos canais do Coroado, do Cohatrac, do Rio Gangan e do Renascença, obras que precisarão ser refeitas pela gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Edivaldo e Roseana iniciam agora um ensaio de parceria, que pode se transformar num marco político na capital maranhense.

Muito já foi feito por São Luís, como mostra a listagem acima. Há muito por fazer.

Com dois agindo juntos, tudo fica mais fácil.

E a população agradece…

 

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. A Av. Quarto centenário (Av. Dr Jackson Lago), mais precisamente o projeto Rio Anil, quem iniciou foi o Jackson, e já deveria estar pronto, inclusive.

  2. Parabéns pelo blog do governo do estado… ops. Graças ao nosso bom Deus temos a melhor governadora do país para nos levar ao posto de Estado mais avançado da federação. Só que não! Embora essas sejam obras eleitoreiras temos realmente que reconhecer suas importâncias, mas isso não é mais que a OBRIGAÇÃO do governador (a). E estando a frente do governo estadual há tanto tempo, era de se esperar um maior desenvolvimento de nosso estado.

  3. a ponte nova do Ipase foi o dr. Jackson que fez e entregou….

    Resp.: Anh!! A ponte é uma obra estadual meu caro,do inicio da década de 80. Jackson nem sonhava ser prefeito, quanto mais governador.

  4. Por não ter compromisso com ninguém é preciso expor minha opinião com relação aos prefeitos que já passaram pelo governo de São Luis. Prefeitos que também não fizeram PORRA NENHUMA pela cidade, uma curriola de incompetentes que deixaram o governo debaixo de fortes acusações de corrupção e que por belevolência da justiça NÃO estão curtindo férias em pedrinhas.

  5. Até o Estado de Sergipe vai ganhar uma fáblica automotiva, isto significa que o governo de lá se mexeu, brigou pelo projeto. Aqui os projetos não aparecem por culpa da inércia, leniência de um governo à beira da falência com data e hora para fechar as portas. O governo estadual está absolutamente acéfalo, sem rumo, sem comando, sem projetos, enfim, caminhando vagarosamente em círculos, cujas voltas nos colocam vergonhosamente em situação de extrema desvantagem em relação aos estados do nordeste. Chega de comodismo, é PRECISO posicionar a búsola em direção ao progresso. A governadora fez muito pouco e seu grupo político escolheu poltrona macia e confortável restafelando-se do poder e no poder em causa própria. Se até hoje nada foi feito de grandioso pela governadora, então está mais que na hora de novos dirigentes assumirem as rédeas deste estado.

  6. NÃO IMPORTA QUEM COMEÇOU ISSO OU AQUILO, O QUE IMPORTA É O BEM DA POPULAÇÃO. SEU ED-H ATÉ AGORA NÃO FEZ NADA DE MUDANÇA, ATÉ PARECE UM CONTINUIDADE DO JOÃO CASTELO.

  7. A VIA EXPRESSA, PARA QUEM TEM NOÇÃO DAS COISAS, VAI SER UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA DESAFOGAR O TRANSITO DA CAPITAL. ENTRETANTO ED-H FECHOU O SEU ACESSO NO SENTIDO COHAFUMA JARACATI, IMPEDINDO QUE MILHARES DE ESTUDANTES CHEGASSEM COM MAIS FACILIDADE NAQUELA REGIÃO DO CEUMA E ETC. INFELIZMENTE TEMOS PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL QUE NÃO VISA O BEM DA POPULAÇÃO E SIM AS PICUINHAS E MESQUINHARIAS. A NOSSA GOVERNADORA TEM SIDO GOVERNO E PREFEITA E O QUE SEU ED-H QUE TANTA PROMESSA FEZ NA SUA CAMPANHA E ATÉ AGORA NADA X NADA.

  8. O orçamento de SL, sua capacidade de endividamento, parcerias internacionais e com o governo federal permitiriam a qualquer governante mudar a cidade para melhor.Se Edivaldo caminhar nessa direção os ataques do Sistema Sarney não surtirão os efeitos desejados. Não acredito em EH, FD e HC mas chega a ser nojento ver às manhãs, tardes e noites uma concessão de TV sendo partidarizada como os Sarneys fazem tds os dias neste estado. Aqui em Caxias a “linha” política é a mesma, agravada com a aquisição da Record.Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.

    Resp.: vc deve tá falando apenas por ouvir falar. Um posicionamento meramente ideológico. Aqui em São Luís, a Mirante é extremamente complacente com a administração EH. E as cobranças à segurança e aos setores de saúde e educaçao estaduais são amplamente maiores que as cobranças a Holandinha. Dispa-se do preconceito ideológico, saia das quatro paredes da sala de aula, esqueça o posicionamento político e veja com os próprios olhos as reportagens da Mirante. Assim, vc terá o que falar por si mesmo, sem reproduzir frases feitas de aliados políticos.

  9. Quem começou a Av. Quartocentenário, ou oficialmente a av. Jackson Lago foi o Dr. Jackson.

  10. Ampliada? tu so pode ta de brincadeira aquilo não é ampliação coisa nenhuma e sim um arremedo de avenida gastaram 500 milhoes pra nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *