2

Fábio Câmara defende pacto entre governo e prefeitura para licitação no transporte em São Luís…

http://folhamaranhao.com/media/thumbs/uploads/materia/2013/04/foto_7569_21946_c_w330h250.JPG

Fábio Câmara: postura coerente sobre transporte

O vereador Fábio Câmara, defendeu nesta terça-feira (10), durante audiência pública na Câmara Municipal que tratou da situação do transporte público de São Luís, que a melhoria no sistema de transporte que envolva toda uma Região Metropolitana “necessariamente” demanda de parcerias entre Governo e Prefeitura.

– Senão houver um novo pacto social para financiar transporte público, o sistema não anda – frisou Câmara.

O peemedebista, inclusive, lembrou da cooperação entre os dois entes federativos para melhorar a mobilidade urbana na capital.

http://www.jornalpequeno.com.br/Fotos/JP22992.110993.A.jpg

Sem apoio da prefeitura, transporte vira o caos

– A governadora Roseana Sarney e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior já firmaram parcerias visando investimentos na construção de mais um viaduto em São Luís. A obra se juntará às já desenvolvidas atualmente com o objetivo de desafogar o trânsito na cidade. Porém, não podemos discutir a mobilidade sem pensar na melhoria do sistema de transporte. Por isso, defendo que Estado e Município selem um pacto na busca de entendimento imediato para início do processo licitatório, visando uma qualidade do transporte público e a redução do valor das tarifas – disse.

Ao defender a parceria da Prefeitura com o Governo no transporte público, Fábio Câmara citou, por exemplo, a possibilidade da desoneração do ICMS  para compras do diesel, dos insumos e, quem sabe até de novos ônibus.

– A presidente Dilma já zerou o PIS e Cofins das empresas de transporte urbano. A Prefeitura já beneficiou o setor com remissão e a redução do ISSQN, porém, mesmos com todas essas vantagens ainda temos em São Luís um transporte de péssima qualidade. Mas tem ainda uma solução para ajudar a resolver essa questão: uma parceria do Município com o Estado visando a desoneração do ICMS  para compras do diesel, dos insumos e, quem sabe até de novos ônibus – afirmou.

Gratuidades acabam onerando o sistema

Gratuidades

O vereador do PMDB também manifestou preocupação com o alto índice de gratuidades no setor de transportes.

Segundo ele, embora não seja o único de todos os problemas existentes, a razão da falta de subsídios para financiar as gratuidades é um grande problema que contribui com o caos no setor.

– O texto da lei nº 3.430 de 31 de Janeiro de 1996, em seu Art. 122, diz que os descontos e gratuidades, a serem concedidos a qualquer categoria de usuários, após a publicação desta Lei, deverão ter as suas fontes de recursos, extratarifárias, definidas para suas coberturas. A perguntar é: quem paga as gratuidades? – questionou.

http://ronaldorocha.files.wordpress.com/2011/06/frota-de-c3b4nibus-flora.jpg

Financiamento deveria renovar frota

O peemedebista questionou ainda a ausência de um projeto de lei para subsidiar o sistema.

– O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) já desembolsou mais R$ 6 milhões para cobertura dos custos operacionais do sistema de transporte de São Luís, apenas nos três primeiros meses do ano. Só não sabemos como ele pagou esse beneficio já que a Câmara não aprovou nenhuma mensagem autorizando o Município a pagar subsídio para empresários. Isso foi feito de forma ilegal – declarou o parlamentar.

Ao encerrar o pronunciamento, Fábio afirmou que a prefeitura não tem projeto para o setor, por isso ainda não cumpriu o TAC que estabelece o marco regulatório do serviço de transporte público.

– Não adianta a prefeitura subsidiar o sistema sem nenhum tipo de melhoria. A prefeitura reconhece que não tem projeto para melhorar o setor tanto que até hoje o TAC que estabelece o marco regulatório do serviço não foi cumprido. É por isso que defendemos um pacto entre prefeitura e governo, pois o Município precisa entender que quando se fala em Mobilidade a parceria com o Estado é fundamental – concluiu.

 

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Esse EDI-H Jr não tem saída ,vai ter que correr para os braços do governo Roseana ou não vai conseguir fazer nada em 4 anos.
    Ele é incompetente mesmo , se cercou de assessores ainda mais incompetentes ai meu amigo vai ter que pedir ajuda pra Rose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *