3

Oposição agora tenta insuflar Arnaldo Melo…

http://gilbertoleda.com.br/wp-content/uploads/2011/02/arnaldo_melo.jpg

Arnaldo Melo agora é o primeiro na linha de sucessão ao governo

Derrotada em sua tentativa de impedir a ida do ex-vice-governador Washington Oliveira para o Tribunal de Contas do Estado, a oposição capitaneada pelo chefão comunista Flávio Dino agora tenta insuflar o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB).

Os oposicionistas tentam pôr medo em Arnaldo, com a cantilena de que, se ele assumir a Assembleia Legislativa – com uma eventual desincompatibilização da governadora Roseana Sarney (PMDB) – ficará inelegível para qualquer outro cargo em 2014.

Com este aceno, tentam convencer Melo a se posicionar, ele próprio, como candidato a governador a partir da eventual renúncia de Roseana, já que não poderá disputar cargo algum.

A tese da oposição – certamente forjada por um dos “mestres jurídicos” que servem de consultor ao chefão – se baseia no nada.

No nada por que a Lei Eleitoral é absolutamente omissa quanto ao fato de um presidente de Assembleia Legislativa assumir um governo interinamente para convocar eleição indireta de governador em ano eleitoral –  e, consequentemente, se tornar inelegível por isso.

A questão só seria resolvida com uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, cuja resposta passaria a ser jurisprudência.

A questão da vacância do cargo de no Executivo é prevista na Constituição Federal – e replicada nas cartas estaduais.

E ela estabelece apenas o seguinte:

Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

§ 1º. Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

§ 2º. Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

Todo o debate que passar disto é, portanto, inócuo para a questão que pode – ou não – surgir no Maranhão…

 

 

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. “A questão só seria resolvida com uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, cuja resposta passaria a ser jurisprudência”. Fala serio Marco. Quem é teu “mestre juridico”? Vcs agora querem garantir que o TSE se posicionará favorável a vcs? me comrpe um bode jurista de meia tigela.

  2. O que vai acontecer, é que o STF vai anular a posse montada e forjada de WO no TCE, e ai Macaxeira vi ficar rinchando como um asno de cara pra cima. Aguardem…

  3. Marco, considerando os balaios hoje governistas, se Arnaldo uma vez governador, com a renúncia de Roseana, não for escolhido o candidato do grupo Sarney, aposto que ele pode articular em favor do próprio Flávio Dino nas INDIRETAS.
    Por isso, essa história de vice ir para o TCE, pode ser um tiro no pé. O melhor é Roseana ficar no governo, eleger Luis Fernando, ser Ministra de Dilma, e candidata ao Senado em 2018. Não é tão simples assim, mas bem mais tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *