7

A estranha solidão oposicionista…

http://1.bp.blogspot.com/-cehnjy0H4kQ/UBYFQHzfRoI/AAAAAAAAAME/vZikko8nfM0/s1600/Blind_Alley.jpgDe repente, parece que a oposição se viu sem eira nem beira.

Membros do PCdoB, do PDT, do PSB e do PSDB, que passaram a vida toda sobrevivendo do discurso antisarney – e pregando o afastamento dos Sarney da vida pública – agora parecem desnorteados com a decisão de José Sarney e de Roseana de não mais disputar eleições.

Parece que, de repente, o mundo desta gente desabou.

Como viver sem o Sarney para bater? como jogar a culpa de tudo na família do ex-presidente? Como usar o discurso “Nós contra eles”?

Parece que todas estas perguntas começaram a pipocar na cabeça de gente como Flávio Dino (PCdoB), Domingos Dutra (SDD), José Reinaldo Tavares (PSB) e outros asseclas da oposição.

Mas há uma explicação para a perda de sentido desta gente.

Este pessoal nunca teve projeto para o Maranhão. Nunca pensou o estado, estudou seus problemas ou buscou entender 0 seu povo.

Não, nenhum deles pensou assim.

Eles apenas se limitaram a se apresentar ao povo como “adversário do Sarney”.

E é claro que, à medida que os anos iam passando, o desgaste natural do grupo Sarney ia aumentando. E qualquer que se apresentava como antisarney, acabava merecendo seus 15 minutos de fama, que garantia um mandato aqui e outro ali.

Qualquer um, tivesse a índole que tivesse.

Mas na hora que o povo começava a perceber a falta de discurso desta gente, sempre votava no grupo Sarney.

Foi assim ano após ano.

Mas agora a oposição está só.

Não há mais Sarney na disputa majoritária do Maranhão. Roseana não mais será candidata a nada e o senador Sarney já há muito não disputa eleições aqui – e nem vai disputar lá.

O que fazer?, devem estar se perguntando os sem-discurso da oposição.

Sem resposta, ainda atordoados sem entender a situação, se perdem em elucubrações as mais estapafúrdias.

E só exibem o vazio dos que diziam querer mudar o Maranhão…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. A permanência da governadora é mais que um atestado de incompetência. Trata-se de uma irresponsabilidade colossal ao nomear um inepto como WO conselheiro do TCE, prova cabal da irresponsabilidade política e administrativa que trouxe o Maranhão ao desastre social em que se encontra.
    Em agosto de 2013, o blogues alinhados e o jornal da família comemoravam o primor de unidade no território situacionista enquanto havia tumulto no território oposicionista. Na oportunidade, Garrone fez um texto primoroso sobre o cenário, que vale uma revisita ( entre 13 e 19 de agosto).

  2. Estou preocupado com o Jornal Pequeno.
    Sem Sarney, acabou a manchete sensacionalista.
    Resta a Bicicletinha de mestre Guto para salvar a família Bogéa.

  3. Na politica maranhense não precisa necessariamente dos “Sarneys” para a oposição bater, bastar existir os tentáculos, raízes ou apadrinhados da família, o povo sabe disso, as redes sociais dizem isso e deseja a mudança de qualquer forma!

    Resp.: bom, mas vcs não podem querer impedir as pessoas de existir, né?!?

  4. O reconhecimento de uma inevitável derrota é o caminho mais sensato para a saída da oligarquia do cenário político, afinal o desgaste deles é grande e já ultrapassou os limites da tolerância.

  5. caro amigo, o q a oposição sempre pregou e contestou, foi a forma com o grupo sarney “adminstrou” o maranhao….q foi um desastre em todos os sentidos…então se eles tivessem trabalhado e desenvolvido o estado durante todo o tempo q tiveram no poder, seriam motivos de orgulho e elogios do povo…..então eu espero q vc com sua inteligencia saiba diferenciar o q é crítica política, com critia pessoal….afinal de contas sarney, roseana e etc, não são mais q pessoas comuns, como outra qualquer, para Deus…..de nada adiantará esse esforço absurdo q eles fazem pra se manterem no poder, pois daqui há alguns anos o q adiantou esse pessoal fazer tudo isso?

  6. Vamos por partes:
    O Ricardão começa por 72 nunca entregues hospitais e, sem que os tenha entregue, começa uma nova etapa de Macrorregionais em Sta Inês, Caxias, Pinheiro etc ., os quais também não serão entregues.
    Há muito que a soja tem destaque na pauta de exportações, resolvem agora, no apagar das luzes fazer o ANEL DA SOJA ! Teve 04 anos no governo e somente agora assina ordem de serviço para a estrada de Santo Amaro e Primeira Cruz . Sinceramente … a oposição é que não tem rumo ?

  7. O fato de José e Roseana não se candidatarem não significa q a ameça sarneyzista não existe.

    Resp.: mas com esta vcs vão ter que conviver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *