1

De mediocre a arroz-com-feijão; Brasil pragmático supera mais um e pode vencer a Copa dessa forma

brasil-colombia-ba

Jogo da Hierarquia: Colômbia respeitou o Brasil. E perdeu

Por Thiago Bastos

De O EstadoMaranhão

Nos seus áureos tempos como treinador (diferentemente de hoje) Luiz Felipe Scolari ganhou duas Libertadores da América – de forma justa – com Grêmio (em 1995) e Palmeiras (em 1999) contando com dois fatores: sistemas defensivos fortes e pragmatismo na busca pelo resultado, além de contar com jogadores talentosos do meio para frente.

Hoje foi o jogo mais Libertadores do Brasil nesta Copa do Mundo, numa partida a la Brasileiro – com muitas faltas marcadas pela péssima arbitragem do árbitro Carlos Verdasco – com pouca técnica e muita disposição.

Felipão, na escalação, apresentou poucas surpresas. Escalou Fernandinho e Paulinho na cabeça de área, à frente dos zagueiros. Maicon, na lateral-direita, fez partida segura na defesa e pouco acrescentou em termos ofensivos. Na frente, Brasil com o mesmo posicionamento de sempre, com Oscar deslocado em uma das laterais, marcando Armero (que Copa apagada faz Oscar!), Hulk na esquerda, Neymar (pior partida do nosso 10 na Copa) no centro com Fred à frente.

http://s2.glbimg.com/b1P3VAl-j2L0PW-cRYyUfWWwVw0=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/06/23/000_dv1785030.jpg

Neymar está fora da Copa; David Luiz é o melhor do time

No começo, Brasil apresentou pontos positivos.

Soube controlar o jogo, num bom toque de bola (o meio-campo finalmente apareceu) porém com baixa penetração e dificuldade na armação das jogadas.

Na jogada mais forte do Brasil, a bola parada, Thiago Silva (em uma falha defensiva colombiana) fez o gol que poderia ser do Agora Vai!, Brasil! – com um gol no começo vai agredir e mostrar futebol convincente. Não foi assim.
A Colômbia, por outro lado, teve Quadrado bem marcado por zona pela defesa brasileira (ponto mais positivo do time hoje) e James Rodriguez timido no primeiro tempo.

Mesmo assim, foi do 10 colombiano a jogada talvez mais bonita da partida. Se livrou de três marcadores e deu de bandeja para Cuadrado, desarmado por Thiago Silva (um monstro hoje em campo!).

No segundo tempo, Brasil voltou ao velho jeito felipesco de jogar. Priorizando defesa em vez do ataque.

Com mais de trinta minutos do segundo tempo, percebendo que perdera o meio-campo, Felipão optou por Hernanes e Ramires. Não funcionou.

A Colômbia continuou dominando o setor do meio, porém finalizando pouco contra o gol de Júlio César, de partida regular. A melhor jogada da etapa complementar colombiana resultou no pênalti bem batido por James Rodriguez (que jogou melhor no segundo tempo).

http://sobreisso.com/wp-content/uploads/2014/07/brasil-x-colombia1.jpg

Um peso a mais para o braisl, que já estava sem Thiago Silva

Antes, David Luiz (que merece mais ser capitão da seleção brasileira do que Thiago Silva) fez um lindo gol de falta numa falha do bom goleiro Ospina, que se escondeu atrás da barreira na cobrança.

Foi um sufoco até o fim, no jeito Felipão de sempre, que os torcedores adoram.

Em suma, Felipão e seu time provaram hoje que mesmo jogando um futebol com baixo repertório ofensivo e criatividade, podem ganhar da Alemanha na semi e ser campeões mundiais.

Para os pachecos, o que importa é ganhar.

Quem gosta de ver bons jogos em campo saiu mais uma vez decepcionado com a seleção brasileira…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Dos dois jogos de ontem, saiu uma certeza:
    Brasil e Colombia são INFINITAMENTE superiores a França e Alemanha, e como diria o saudoso e competente João Saldanha, França e Alemanha, não passam de dois amontoados de pernas de pau.
    Mesmo sem Neymar o Brasil vai furar a retranca Alemã ( sim, a Alemanha vai fechar-se todinha pois tem PAVOR de jogar contra o Brasil), e infelizmente não seremos campeões em cima da Argentina, pois na final iremos vencer a Bélgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *