9

Ibope: Dino sobe; Lobão cai…

Parece ter funcionado a “estratégia do caos” criada pelos comunistas – com forte repercussão na mídia nacional; sem reação do governo, a ofensiva prejudicou o candidato do PMDB

 

http://4.bp.blogspot.com/-XVvTO3IqoTA/VAJKRSWxzyI/AAAAAAAAIpM/0FmUV0mKuHk/s1600/l-x-f.jpegA nova pesquisa Ibope/TV Mirante, divulgada hoje, mostrou um crescimento de 6 pontos percentuais nas intenções de voto do comunista Flávio Dino, na disputa pelo Governo do Estado.

Ele aparece agora com 48% das intenções de votos, contra 27% dados a Lobão Filho (PMDB).

A diferença entre os dois,a gora, subiu para 21 pontos percentuais.

Flávio Dino cresceu em relação à pesquisa anterior tirando votos de Lobão filho e dos demais adversários – que, juntos, não somaram nem 1% -, mas  praticamente não conseguiu convencer os eleitores indecisos, que ainda somam 16%.

Isso mostra que, apesar de liderar a disputa, o comunista enfrenta forte resistência no eleitorado, que está praticamente dividido no Maranhão.

Mas o grupo que cerca o candidato Lobão filho – com excelente performance, apesar do bombardeio diário e de sofrer o desgaste da “estratégia do caos” criada pelos comunistas – não consegue reagir para reverter o quadro.

E ainda faltam 15 dias para o pleito…

A pesquisa Ibope/TV Mirante ouviu 1.204 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolos MA-0052/2014 e BR-0696/2014. Os dados foram colhidos entre os dias 15 e 20 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. O que viria a ser “estratégia do caos”? Talvez seja: incompetência de um governo que levou o Maranhão ao fundo do poço; ou um grupo político enferrujado que troca um candidato preparado, como o Luís Fernando, por um neófito bobão, que de administração não entende nada; ou as duas coisas.

  2. Considerando a margem de erro que é de 3 pontos percentuais para mais, podemos concluir que Flávio Dino será eleito com 51% dos votos…(Amanda Couto)

  3. Marcos, a política não perdoa quem erra, e continua no erro…a coordenação de Edinho, não é preparada, é fraca e prepotente. os 30% que ele tem é do grupo, do governo…basta lembrar que Luís Fernando também estava nesse patamar. pois é, já foi dito, questionado todos os erros da campanha, mais parece que eles sabem mais que quem tá na rua,no interior conversando com as lideranças. prometem mundos e fundos e não cumprem nada! como é que se ganha uma eleição agindo assim?

  4. Mais da metade do que resta do grupo Sarney não está levantando uma palha em favor de Lobão Filho, com destaque para a inércia da própria Governadora e dos irmãos dela. Estes estão apostando no fracasso do governo Flávio Dino, o que lhes daria retorno fácil ao Poder.

  5. Nada aconteceu nesses últimos 15 dias que justificasse uma subida de Flávio Dino e uma descida de Lobão Filho.
    Na verdade, Dino já se encontrava no início de setembro com cerca de 30 pontos a frente como já demonstrava as pesquisas Exata e Data M.
    O que o IBOPE fez agora, foi aquilo que já havíamos alertado. Como faltavam ainda 30 dias pra eleição, era fácil inventar aqueles números (apenas 12 pontos de vantagem pra Dino).
    Como agora faltam só 15 dias pra eleição, o mesmo já está começando a se adequar aos verdadeiros números. 21 pontos de vantagem ainda é pouco.Os 30 pontos de vantagem que Fávio Dino já mantêm a meses e apontados por Exata e Data M, o IBOPE só mostrará na pesquisa da véspera da eleição como sempre fez no Maranhão, achando que com isso ainda manterá a sua credibilidade.

  6. Dada a proximidade da eleição o IBOPE já começa a se curvar à realidade da vontade do povo. E ainda vai ter que ajustar mais, pois vai ser algo em torno de 60% dos votos válidos.

  7. Blogueiro Marco Deça, vc indagou num post se seria possível uma virada na eleição governamental do Maranhão. Bem, essa pesquisa do Ibope parece responder à sua indagação. Culpa do grupo sarneysista que não soube manter a palavra dada ao Luís Fernando Silva que seria muito melhor do que Edinho 30. No mais, lamento a sua condenação por divulgar informações. Mas tem recursos.

  8. Gostei do “bombardeio diário”. De quem cara pálida? Não venha me dizer que o JP e uma ou duas rádios tem mais força que o Sistema Mirante de Comunicação. Pés no chão e cabeça no lugar meu caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *