1

Inevitável comparação…

As ações do governo Roseana Sarney (PMDB) em São Luís acabam por forçar uma inevitável comparação com as gestões municipais nos últimos 20 anos, desde que ela assumiu, pela primeira vez, o governo do Maranhão, em 1994.

Primeira etapa da Via Expressa foi entregue em 2011

Primeira etapa da Via Expressa foi entregue em 2011

Naquela época, a prefeita de São Luís era Conceição Andrade, hoje no PMDB, que iniciou o projeto do que hoje é o sistema de transporte integrado, com a construção do Terminal de Integração da Praia Grande. Roseana iniciou as bases da revitalização do Centro Histórico e a primeira etapa da urbanização da Lagoa da Jansén.

Em 1996, o pedetista Jackson Lago (PDT) assumiu a prefeitura pela segunda vez. Roseana foi reeleita em 1998, concluindo a urbanização da Lagoa da Jansén, hoje cartão postal de São Luís, e dando início a um programa de obras que resultou na construção das avenidas Ferreira Gular e Luís Eduardo Magalhães, a duplicação da BR-135, até o Estreito dos Mosquitos, do primeiro trecho da Estrada do Araçagy, até e da Estrada de Ribamar, até o Maiobão.

Também construiu os elevados do Calhau, da Cohama, da Cohab e da Ivar Saldanha. No mesmo período, Jackson Lago, que se reelegeu bem 2000, construiu a Escola Darcy Ribeiro e a avenida por trás do Ceuma.

Roseana passou oito anos fora do governo – entre 2002 e 2009. Neste período, nenhuma obra relevante do Governo do Estado foi registrada.

http://n.i.uol.com.br/ultnot/0812/18jackson.jpg

Após Jackson, reconstrução do estado

Neste período, na prefeitura, passaram dois prefeitos: Tadeu Palácio (PP) e João Castelo (PSDB).

Este último teve obras como a Santos Dumont, a Mário Andreazza, a Santo Antonio do Calhau, a estrada da Vitória, a urbanização do Caratatiua e o prolongamento da Litorânea, transformando-se no prefeito que mais realizou nos últimos 20 anos.

Roseana retomou o governo em 2009. E reiniciou um programa de fortes obras em São Luís, com o corredor metropolitano do Araçagy, a Via Expressa (hoje Joãosinho Trinta), a IV Centenário, o Espigão da Ponta D’Areia, a requalificação da Litorânea e a reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues.

João Castelo foi substituído na prefeitura, em 2012, por Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

A gestão do atual prefeito dispensa comentários…

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustrações do blog

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Blogueiro,a primeira etapa da expressa foi inaugurada no aniversario de 400 anos de São Luis, em 2012 e não em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *