As ações do governo Roseana Sarney (PMDB) em São Luís acabam por forçar uma inevitável comparação com as gestões municipais nos últimos 20 anos, desde que ela assumiu, pela primeira vez, o governo do Maranhão, em 1994.
Naquela época, a prefeita de São Luís era Conceição Andrade, hoje no PMDB, que iniciou o projeto do que hoje é o sistema de transporte integrado, com a construção do Terminal de Integração da Praia Grande. Roseana iniciou as bases da revitalização do Centro Histórico e a primeira etapa da urbanização da Lagoa da Jansén.
Em 1996, o pedetista Jackson Lago (PDT) assumiu a prefeitura pela segunda vez. Roseana foi reeleita em 1998, concluindo a urbanização da Lagoa da Jansén, hoje cartão postal de São Luís, e dando início a um programa de obras que resultou na construção das avenidas Ferreira Gular e Luís Eduardo Magalhães, a duplicação da BR-135, até o Estreito dos Mosquitos, do primeiro trecho da Estrada do Araçagy, até e da Estrada de Ribamar, até o Maiobão.
Também construiu os elevados do Calhau, da Cohama, da Cohab e da Ivar Saldanha. No mesmo período, Jackson Lago, que se reelegeu bem 2000, construiu a Escola Darcy Ribeiro e a avenida por trás do Ceuma.
Roseana passou oito anos fora do governo – entre 2002 e 2009. Neste período, nenhuma obra relevante do Governo do Estado foi registrada.
Neste período, na prefeitura, passaram dois prefeitos: Tadeu Palácio (PP) e João Castelo (PSDB).
Este último teve obras como a Santos Dumont, a Mário Andreazza, a Santo Antonio do Calhau, a estrada da Vitória, a urbanização do Caratatiua e o prolongamento da Litorânea, transformando-se no prefeito que mais realizou nos últimos 20 anos.
Roseana retomou o governo em 2009. E reiniciou um programa de fortes obras em São Luís, com o corredor metropolitano do Araçagy, a Via Expressa (hoje Joãosinho Trinta), a IV Centenário, o Espigão da Ponta D’Areia, a requalificação da Litorânea e a reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues.
João Castelo foi substituído na prefeitura, em 2012, por Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
A gestão do atual prefeito dispensa comentários…
Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustrações do blog
Blogueiro,a primeira etapa da expressa foi inaugurada no aniversario de 400 anos de São Luis, em 2012 e não em 2011.