0

Partidos e eleições…

Com menos ou maior intensidade, os partidos maranhenses já trabalham com a perspectiva voltada para as eleições de 2016, a começar por São Luís. Alguns movimentos:

PMDB – O partido ainda não tem nomes para a disputa em São Luís. A ex-governadora Roseana Sarney, o senador Lobão Filho, os deputados Gastão Vieira, Ricardo Murad, Roberto Costa e o vereador Fábio Câmara são algumas das opções. O ex-prefeito Luis Fernando Silva ainda está na legenda, mas deve deixá-la.

PT – O PT também saiu do processo eleitoral de 2014 sem perspectiva de candidatura em 2016. Dois nomes no partido se manifestam interessados na disputa: o deputado federal José Carlos da Caixa e o suplente4 de deptuado estadual Yglesio Moyses. Mas as principais correntes partidárias querem o PT atrelado a um ou outro partido nas eleições ludovicenses. E ensaia apoio ao prefeito Edivaldo Júnior (PTC).

PSDB – Os tucanos de São Luís terão que se decidir entre o apoio ao prefeito Edivaldo Júnior, da base do governo Flávio Dino (PSDB), ou ter uma candidatura própria. O principal nome, Neto Evangelista, foi tirado da disputa pelo próprio Dino, em troca da Secretaria de Desenvolvimento Social.

PSB – O partido do senador Roberto Rocha pretende seguir em faixa própria nas eleições de 2016. Tem dois nomes como opções, a deputada Eliziane Gama e o ex-prefeito Luis Fernando Silva, que podem, inclusive, entrar na legenda. Mas Rocha terá que neutralizar a força dos Tavares – Marcelo e José Reinaldo – para ter o controle do partido.

PPS – É o partido da principal candidata em São Luís, a deputada Eliziane Gama, que lidera as pesquisas. Ela, no entanto, tem pouco controle da legenda, que tem vários membros empregados na gestão de Edivaldo Júnior. Eliziane pode tanto se manter no PPS, enquadrando os infiéis, como trocar de partido para viabilizar candidatura.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *