19

A solidão de Cleonice Freire no Tribunal de Justiça…

Cleonice-FreireNão há na história do Judiciário maranhense nenhum presidente que tenha se isolado tanto da base quanto a atual presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire.

Sem aliados nem mesmo entre seus pares no pleno, ela passa o dia sozinha no gabinete presidencial, distante de juízes, advogados e servidores do tribunal.

Sob correição do Conselho Nacional de Justiça, a gestão da desembargadora sofre também com  baixas importantes nos quadros de auxiliares.

Na semana passada, a própria presidente demitiu do cargo de juiz auxiliar da presidência o magistrado Nilo Ribeiro.

Em seguida, o juiz Márcio Brandão, auxiliar da Corregedoria, também deixou o tribunal.

Cleonice Freire não parece ter aliados entre os desembargadores, que apenas aguardam, ansiosamente, o fim do seu mandato.

E ela sozinha em seu gabinete…

 

 

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Trabalhei 16 anos do TJMA, fui a última a sair por causa dos atos de nomeação e mala direta que eu tinha que fazer varando a madrugada, rescindiram meu contrato em 2007, e até hoje não recebi todos os meus direitos, fiz o concurso de 2011 e até agora não me chamaram. Existem muitos funcionários no “Núcleo” do Fórum e nenhum é concursado. É por isso que o TJ não chama os excedentes do concurso2011. O que o CNJ fez foi tirar pais e mães de família que tinham mais de dez anos e colocá-los na rua. Ele deveria fazer a mesma coisa com quem não é concursado. A lei deveria ser prá todos e não só prá alguns. Fiz tantos cursos e tenho muitas experiências em RH e processos, entretanto, de nada adianta. Estou muito decepcionada. O nome correto do Tribunal de Justiça é Tribunal de Injustiça.

  2. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons!”. Martin Luther King foi quem desbravou essa frase de valor inquestionável. É exata! É sob o silêncio cúmplice dos decentes que alguns dos maiores crimes acabam sendo perpetrados.
    Não me dou a pretensão de dizer que todos os juízes do 2º grau são decentes, pois os fatos históricos provam que não! Mas, certamente, a grande maioria deles, em altivo alarido, bate no peito e diz que sim: “Sou decente, sou honesto, sou bom…”. E vai dizer o contrário, para ver!!!
    O que me intriga, além dessa lamentável falta de escrúpulos da presidente, é que é muito, mas muito estranho, a omissão do grande “poder bélico” que, unidos, os demais magistrados “não aliados” possuem, e que, se quisessem, num firme intento, pelas vias certas, destronariam a “rainha louca”. O motivo de não agirem de peito aberto contra esse armazém de corrupção, sabe lá!!!
    Certo homem simpatizante do nazismo e indiferente às vítimas deste, agora compungido, registrou o seguinte pensamento, que tem muito a ver com o nosso quadro:
    “Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar…”
    Bom dia a todos.

  3. Ao comentarista CLAUDIO.
    Concordo com vc, regra geral as mulheres não são boas gestoras, falta lhes pulso e firmeza decisória.
    Evidente que há excessões, mas são somente isso, na média a mulher é melhor técnica, mas péssima líder.

  4. Não sei quanto aos supostos desvios, só uma auditoria séria para apontar e provar isso. Eu sei é que esta administração atual só está trazendo benefícios para a torre da pirâmide e está esquecendo e até perseguindo a base. Ainda bem que só faltam 10 meses.

  5. Ela tem o apoio forte do Desembargador Bayma Araújo, não se iludam. Com ela tem que ficar sempre alerta…

  6. Isso é a tipificação de que magistrado (desembargador) não tem competência técnica para administrar, imaginem em julgar. Só faz por exigência da lei. E olhem lá…

  7. Quem semeia vento, colhe tempestade.

    Tudo isso é o resultado de uma legislação antiga e ultrapassada que, independente de aptidão e noções básicas de administração pública, assim como liderança, regulamenta o processo de escolha da mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão.

  8. É meu amigo! Se ela permite que sua filha e o genro (…) façam ingerencia nas licitações e decisões de juízos em interesse próprio. Imagina essas situações mais complexas de administrar esse poder.

    Como pode uma senhora com cargo de tamanha invernadora ceder a interesses mesquinhos dessa forma.

  9. A sociedade Maranhense sonha por dia melhores! Soltam aos olhos os fortes indícios de desvios de dinheiro nesta administração do TJ-MA, dos quais se destacam os casos: 1) das obras inacabadas, 2) da não quitação dos 21,7% mesmo com com os comprovados repasses de Roseana para tal fim, 3) da notoria falta de material de expediente nas unidades da justiça de primeiro grau, 4) do notório flagrante de corrupção na folha de pagamento, o que gerou a prisão e demissão da diretora do setor à época e 5) da recente liminar do CNJ suspendendo uma licitação de 20 milhões. Todos esses casos pendentes de investigação só vão pra frente com uma postura do CNJ menos corporativista e com uma mídia cimbatível e sem medo de revelar a verdade para a população!!!

  10. A sociedade Maranhense sonha por dia melhores! Soltam aos olhos os fortes indícios de desvios de dinheiro nesta administração do TJ-MA, dos quais se destacam os casos: 1) das obras inacabadas, 2) da não quitação dos 21,7% mesmo com com os comprovados repasses de Roseana para tal fim, 3) da notoria falta de material de expediente nas unidades da justiça de primeiro grau, 4) do notório flagrante de corrupção na folha de pagamento, o que gerou a prisão e demissão da diretora do setor à época e 5) da recente liminar do CNN suspendendo uma licitação de 20 milhões. Tá pouco ou quer mais. Referência: site google.

  11. Blogueiro Marco Aurélio Deça é muito estranho que a presidente de um Tribunal de Justiça fique isolada. E quem toma as decisões da corte? A desembargadora deve ter munição suficiente para enquadrar a maioria dos desembargadores. Será que a meritíssima está “enjoada” do cargo? Poder ela tem. Só dá um grito na porta que muitos desembargadores metem o rabo entre as pernas.

  12. Ninguém aguarda com tanta ansiedade o fim do mandato da Desembargadora Cleonice, quanto os servidores. Tenha a mais absoluta certeza disto.

  13. Ah, para complementar o que eu disse, vem aí Eliziane Gama, com toda sua arrogância, querendo ser prefeita. O discurso será esse: sou mãe, mulher, fui discriminada por ser mulher… e quero seu voto! Fácil, hein!

  14. Não sei se há um paralelo, coincidência ou se estou sendo preconceituoso, mas… A questão é que, ao longo de vários anos, fomos bombardeados pelo politicamente correto que dizia que as mulheres nos postos de comando seriam a salvação do país. Diziam os ideólogos dessa política mentiroso e autoritário, o tal politicamente correto, que elas eram mais competentes e sensíveis. Mas mentiroso impossível, não é? Não dá para brigar com os fatos, como todo esquerdista adora fazer. Cleonice, Roseana, Dilma, a ex-prefeita de Fortaleza/CE Luiziane, Luiza Erundina, Rosinha Garotinho, e muitas outras são apenas coincidência. Todas elas deixaram ou estão em algum posto de comando sob o signo da incompetência e corrupção. Agora, estamos pagando caro, muito caro!

  15. Caro Marco, bom dia.
    Existem certas coisas que não nos permite surpresa, esta situação da senhora presidente do TJMA, Desembargadora Cleonice Freire era perfeitamente previsível , vejamos:
    – Ela quando presidente do TER-MA renunciou sabes lá por que o seu mandato, coisa sem precedente naquela corte federal;
    – Ela quando vice-presidente do TJMA na gestão Jamil Gedeon, na primeira oportunidade em que substituiu JG na presidência mandou exonerar por motivos pessoais dois diretores, JG teve que retornar da viagem para apagar o incêndio. Por conta disso não substituiu mais JG na presidência. Equilíbrio emocional zero.
    – Ela se eximiu de ser corregedora de justiça, passar pela CGJ MA é pré-requisito para quem vai ser presidente do TJ. Lá se conhece 80% da estrutura do poder judiciário. É muito trabalho, coisa que ela corre léguas.
    Por não ter passado pela CGJ, por ser de dificílimo trato com subordinados e até com seus próprios pares e juízes, por ter se cercado com auxiliares diretos de questionável competência, como exemplo ela nomeou para diretor de engenharia um concursado que responde processo administrativo por supostamente ter recebido propina. Por dar espaço ao seu genro junto ao diretor administrativo para supostos desmandos que ainda com certeza um dia viram a tona.
    E por suas experiências negativas por onde passou para mim é surpresa isso sim ela ainda não ter renunciado a este mandato. Coisa que ainda dar tempo para o bem de todos.
    Pede pra sair amiga Cléo, pede pra sair antes que te tirem….Maria.

  16. Só os desembargadores não, nos servidores também esperamos ansiosos, nunca fomos tão injustiçados como agora!

  17. A vida vai ensinar para essa senhora que fazer mal aos outros não compensa…

  18. CORAJOSA POSTAGEM!
    DE FATO, ISTO ESTÁ ACONTECENDO DEVIDO AO PERFIL AUTORITÁRIO DA PRESIDENTA, HUMILHANDO OS SERVIDORES, ALÉM DA FALTA DE CAPACIDADE ADMINISTRATIVA. QUER UM EXEMPLO? DESCONTO DE FALTAS DE SERVIDORES QUE NÃO POSSUEM FALTAS NO PONTO ELETRÔNICO. QUAL O PORQUÊ? DESORGANIZAÇÃO? MÁ FÉ?
    ELA INFELIZMENTE NÃO MOSTRA HABILIDADE NENHUMA EM ADMINISTRAR O NOSSO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NEM DIÁLOGO COM AS ENTIDADES DE CLASSE. A BOA NOTÍCIA? FALTAM 10 MESES PARA ACABAR SUA GESTÃO.

  19. Roseana e que nem cerca velha caiu e derrubou essa, se ela pagasse os precatorios não estava assim desmoralizada, ela e o tribunal de injustiça do maranhão desmoralizadissimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *