4

Questionada por Eliziane, Graça Foster explica encerramento de refinaria…

“Na região Nordeste, a população não tem uma boa imagem da senhora, por que foi durante sua gestão que houve a suspensão das refinarias Premium, no Maranhão, e no Ceará”

Eliziane Gama, durante depoimento de Graça Fostrer

 

Eliziane Gama: protagonista na CPI

Eliziane Gama: protagonista na CPI

A deputada Eliziane Gama (PPS0 protagonizou hoje mais um momento importante da CPI da Petrboras, durante o depoimento da ex-presidente da companhia, Graça Foster.

Gama perguntou a Foster quais motivos levaram a Petrobras a cancelar o empreendimento no Maranhão (Premium I) que, somente na fase de projeto e terraplanagem, custou R$ 2 bilhões.

A suspensão da obra ocorreu em janeiro de 2015.

Ao responder, Graça Foster disse que pediu à Petrobras documentos para mostrar os motivos do cancelamento da refinaria. A papelada foi entregue pessoalmente à deputada maranhense, que também é coordenadora da Comissão Externa da Câmara que acompanha o assunto.

– Tenho acompanhado o trabalho da senhora nesta CPI e saúdo pela insistência. Mas não fizemos (a refinaria) porque não temos sócio e não temos dinheiro para fazer neste momento – justificou a ex-executiva da Petrobras.

Novamente questionada pela deputada, a depoente disse que no momento não há previsão de retomada da execução da refinaria, mas que se o cenário econômico melhorar e se a demanda pelo refino de petróleo aumentar, a estatal pode, no futuro, reestudar esta questão.

– Se a demanda cresce, a esperança permanece. E se a economia cresce e consumo cresce nem tudo está perdido – acrescentou.

Eliziane também indagou Graça Foster se ela estaria “vivendo um dilema entre os princípios éticos e suas posições partidárias, já que o PT está neste emaranhado de denúncias que estamos acompanhado na Petrobras”.

Foster respondeu que não vive em dois dilemas…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. MOVIMENTO PELA RETOMADA DOS TRABALHOS DA REFINARIA PREMIUM I

    O movimento encetado pelo grande adv Pedro Leonel, no sentido de que a Petrobras retome os trabalhos de instalação da Refinaria, e que mereceu apoio dos mais diversos segmentos sociais, também vai ficar só no movimento, já que a audiência marcada para o dia 18/março, às 9h, no fórum Des Sarney Costa, foi suspensa pelo juiz Luiz Gonzaga Almeida Filho.
    Motivo: a Petrobras alegou que o assunto é de interesse da União.

    Portanto, a ação deve ser julgada pela Justiça Federal, e não pela estadual.
    Esse batalhão de representantes da Petrobras, oriundos das mais diversas diretorias, certamente incluindo as de projetos e do departamento jurídico, iriam apenas nos dizer algo que as pessoas de bom-senso já sabem: “N” explicações para justificar a não-retomada da Premium I, pelo menos nos próximos dez anos.

    Tirar água de pedra foi um milagre somente executado por Moisés, com a devida bênção do Senhor Deus; os demais milagres, já no Novo Testamento, são obras puras e simples de Jesus, Cristo, e não de homens, ainda mais de uma empresa sem a menor capacidade de investimento.

    Não adianta nem mesmo a manifestação em massa de todo o povo maranhense para que esses trabalhos sejam retomados, porque isso não tem a menor chance de vingar. Ou seja, a Petrobras hoje nem sequer mais merece o tão famoso “grau de investimento” por parte de organismos internacionais que fazem a classificação de risco, ou seja, Moody’s, Standard&Poor’s e Fitch.

    Pior: dia 17/março/15, vimos no “Bom Dia, Brasil”, uma notícia desalentadora para a Petrobras, ou seja, ela acaba de perder a posição de empresa responsável no mercado. Ou seja, deixa de fazer parte do DJSI-Dow Jones Sustainability Index World, considerado o mais importante índice mundial de sustentabilidade, utilizado para indicar o grau de confiança de uma empresa no mercado internacional. Significa que passou a ser considerada pelos investidores como “persona non grata” nas bolsas de valores internacionais. O que é que a Petrobras vai fazer para retomar a posição de empresa confiável?! … Nem o corpo diretor sabe!

    Acredito que o governador também tenha sentido o cheiro de fracasso desse projeto no ar, já há um bom tempo. Daí, ser mais do que compreensível a sua falta de empenho para conclamar o povo maranhense a somar forças com os que defendem a retomada dos trabalhos.

    Sim, esse projeto não vai vingar mesmo, nem que a vaca tussa, como diz a “presidenta” Dilma, ou que se façam audiências públicas, ou alguns deputados estaduais, federais e senadores esperneiem o quanto puderem e quiserem.

    Em síntese: a empresa está totalmente quebrada na sua capacidade de investimento. E para se chegar a essa conclusão não e necessário ser nenhuma pitonisa – basta ver o grau de endividamento da empresa, que tem 70% de suas dívidas reguladas pelo dólar. E cada vez que o dólar sobe, a dívida vai pras alturas… Com o dólar batendo na casa dos R$ 3,20, a dívida deve ter alcançado alguma galáxia fora do nosso sistema solar…

    O Maranhão, pelo que se infere de oportunidades perdidas no passado, parece um estado fadado por alguma sina misteriosa a continuar sendo um grande perdedor de oportunidades de negócios. Maior exemplo disso aconteceu no governo Zé Reinaldo, quando forças adversárias impediram a instalação de um grande projeto em parceria com os chineses…Não dá mesmo pra entender….
    FRED TORREMOLINOS

  2. ELIZIANE GAMA ESTÁ FALANDO EM CORDA NA CASA DE ENFORCADO, SERÁ QUE ELA NÃO LEU A NOTA DE UMA MANDA-CHUVA QUE FALOU QUE TODOS PEDIDOS PARA CONSTRUIR REFINARIA OBRIGATORIAMENTE TINHA QUE SAIR DO ÓRGÃO QUE ELA DIRIGE, E QUE NUNCA FOI SOLICITADO CONSTRUÇÃO DE REFINARIA NEM PARA MARANHÃO E NEM PARA CEARÁ, ELA NEM TINHA CONHECIMENTO DE TERRAPLANAGEM NO MARANHÃO E FALOU CLARAMENTE, A PETROBRÁS NÃO VAI CONSTRUIR REFINARIA NEM NO MARANHÃO E NEM NO CEARÁ, DE ONDE SE CLNCLUI QUE TUDO AQUILO FOI PARA A ELEIÇÃO DE ROSENGANA E DILMA.

  3. Até o momento a deputada está mostrando firmesa na CPI mostrando, que no Maranhão tem força política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *