2

Wellington reforça presença de comissão da Câmara Federal na refinaria de Bacabeira…

Wellington, em defesa da Refinaria

Wellington, em defesa da Refinaria

O deputado Wellington do Curso (PPS) ocupou a tribuna da Assembleia, ontem, para destacar a vinda da Comissão Externa da Câmara Federal ao Maranhão.

O parlamentar convidou os demais deputados a participarem da visita às instalações da Refinaria Premium, localizada em Bacabeira.

– Utilizo esta tribuna no dia de hoje, para falar sobre a visita da Comissão Externa da Câmara Federal a esta Casa e à cidade Bacabeira, onde avaliará os impactos da suspensão dos empreendimentos no Maranhão. Ressalto a importância desse tema, pois o Maranhão correspondeu a todos os critérios técnicos apresentados pela empresa e mesmo assim a Petrobras suspendeu a construção e sequer nos comunicou sobre a decisão – ressaltou.

A visita, solicitada pela Comissão Externa da Câmara Federal, acontecerá nesta sexta-feira (17) e contará com a presença dos membros da comissão.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. MALHANDO EM FERRO FRIO

    Marco, peço-lhe a gentileza de reproduzir o texto abaixo sobre esse assunto da Refinaria Premium I, em Bacabeira, escrito quando da audiência para o dia 18 de março passado, mas que não ocorreu, por razões aqui explicadas. Mas o deputado Wellington está fazendo o seu papel.

    “O movimento encetado pelo grande adv Pedro Leonel, no sentido de que a Petrobras retome os trabalhos de instalação da Refinaria, e que mereceu apoio dos mais diversos segmentos sociais, também vai ficar só no movimento, já que a audiência marcada para o dia 18/março, às 9h, no fórum Des Sarney Costa, foi suspensa pelo juiz Luiz Gonzaga Almeida Filho. Motivo: a Petrobras alegou que o assunto é de interesse da União.
    Portanto, a ação deve ser julgada pela Justiça Federal, e não pela estadual.

    Esse batalhão de representantes da Petrobras, oriundos das mais diversas diretorias, certamente incluindo as de projetos e do departamento jurídico, iriam apenas nos dizer algo que as pessoas de bom-senso já sabem: “N” explicações para justificar a não-retomada da Premium I, pelo menos nos próximos dez anos.

    Tirar água de pedra foi um milagre somente executado por Moisés, com a devida bênção do Senhor Deus; os demais milagres, já no Novo Testamento, são obras puras e simples de Jesus Cristo, e não de homens, ainda mais de uma empresa, hoje sem a menor capacidade de investimento.

    Não adianta nem mesmo a manifestação em massa de todo o povo maranhense para que esses trabalhos sejam retomados, porque isso não tem a menor chance de vingar. Ou seja, a Petrobras hoje nem sequer mais merece o tão famoso “grau de investimento” por parte de organismos internacionais que fazem a classificação de risco, ou seja, Moody’s, Standard&Poor’s e Fitch.
    Pior: dia 17/março/15, vimos no “Bom Dia, Brasil”, uma notícia desalentadora para a Petrobras, ou seja, ela acaba de perder a posição de empresa responsável no mercado. Ou seja, deixa de fazer parte do DJSI-Dow Jones Sustainability Index World, considerado o mais importante índice mundial de sustentabilidade, utilizado para indicar o grau de confiança de uma empresa no mercado internacional. Significa que passou a ser considerada pelos investidores como “persona non grata” nas bolsas de valores internacionais.

    O que é que a Petrobras vai fazer para retomar a posição de empresa confiável?! … Nem o corpo diretor sabe! Acredito que o governador também tenha sentido o cheiro de fracasso desse projeto no ar, já há um bom tempo. Daí, ser mais do que compreensível a sua falta de empenho para conclamar o povo maranhense a somar forças com os que defendem a retomada dos trabalhos.

    Sim, esse projeto não vai vingar mesmo, nem que a vaca tussa, como diz a “presidenta” Dilma, ou que se façam audiências públicas, ou alguns deputados estaduais, federais e senadores esperneiem o quanto puderem e quiserem.

    Em síntese: a empresa está totalmente quebrada na sua capacidade de investimento. E para se chegar a essa conclusão não e necessário ser nenhuma pitonisa – basta ver o grau de endividamento da empresa, que tem 70% de suas dívidas reguladas pelo dólar. E cada vez que o dólar sobe, a dívida vai pras alturas…

    Com o dólar batendo na casa dos R$ 3,20, a dívida deve ter alcançado alguma galáxia fora do nosso sistema solar…
    O Maranhão, pelo que se infere de oportunidades perdidas no passado, parece um estado fadado por alguma sina misteriosa a continuar sendo um grande perdedor de oportunidades de negócios.

    Maior exemplo disso aconteceu no governo Zé Reinaldo, quando forças adversárias impediram a instalação de um grande projeto em parceria com os chineses…Não dá mesmo pra entender….

    FRED TORREMOLINOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *