1

O Centro Dia e a inclusão social em São Luís…

“Centro-Dia é mais que um teto, é o amor completo. Em um gesto de carinho e dignidade; aqui encontrei a felicidade. Em um gesto de amor e compaixão, encontrei amigos para chamar de irmãos”. O poema é de Polyana Vilas Boas, atendida pelo Centro-Dia, equipamento social da Prefeitura de São Luís, entregue na gestão do prefeito Edivaldo, completou ontem (24), três anos de funcionamento. O espaço atende pessoas com deficiência intelectual e física, promovendo atividades de lazer, educativas, culturais e de capacitação.

Administrado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), atende diariamente 42 pessoas. No Centro-Dia já foram realizadas mais de 3.700 atividades com pacientes entre 18 e 60 anos, sendo referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência, segundo reconhecimento concedido em 2015 pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, durante o tempo de funcionamento, o espaço avançou em relação ao atendimento tanto dos pacientes quanto de suas famílias, reforçando as políticas sociais implementadas na gestão do prefeito Edivaldo. “Temos um carinho muito especial por esse equipamento social, que faz grande diferença na vida dessas pessoas atendidas aqui. Trabalhamos no sentido de garantir a independência que elas tanto precisam para viverem de forma plena e feliz, reiterando a posição do prefeito Edivaldo no que diz respeito à atenção dispensada a este segmento”, enfatizou a secretária.

A festa de aniversário de fundação do equipamento social reuniu pacientes, pais, cuidadores sociais e equipes técnicas, em uma programação diversa que incluiu palestras de sensibilização, exibição de vídeos, prestação de contas do serviço. Uma apresentação musical com os atendidos, parodiou a música ‘Whisky a gogo”, usando o tema inclusão social.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *