0

Boi Pirilampo será batizado neste sábado, 10…

Batalhão da Cohab terá como padrinhos em 2023 o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, e a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Jaqueline Heluy

 

Índia do Boi Pirilampo bailando no terreiro; brincadeira começa a se apresentar a partir deste sábado, 10

Quando neste sábado, dia 10 de junho do ano de 2023, se reunirem, o povo como testemunha, os brincantes, músicos e percussionistas como “protagonistas” na sede do Boi Pirilampo, na avenida 10, terceiro conjunto da Cohab, em ato dirigido pelo representante da igreja, para o batizado da brincadeira, estará se cumprindo o que manda a tradição.

A obrigação ou ato do batismo, nas boiadas maranhenses, é detalhe significativo entre os fazedores de cultura e os brincantes dos bumbás locais.

No passado, não tão distante, os batizados eram organizados sempre às vésperas do dia de São João; com o alongamento do período das festas, este ritual foi gradativamente se afastando do dia do santo.

“Conforme é a tradição  
Peço ser seu afilhado 
Não quero ficar pagão 
Sou o Boi Pirilampo 
Que da luz nasceu no campo 
Pra festejar São João.”

As cores e o bailado das índias são uma das atrações do Boi Pirilampo, da Cohab

Neste ano, a escolha para apadrinhar o novilho recaiu sobre o  vereador e presidente da Câmara, Paulo Victor (PCdoB) e sobre a jornalista Jaqueline Heluy, para a condição de padrinho e madrinha.  
   
“Já mandei moer a cana 
Para a cachaça preparar 
A água benta e o rusário 
O senhor padre é quem trará 
Traga então sua alegria  
Para com todos festejar.”

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *