0

Corpo de Bombeiros atua no resgaste a animais durante queimadas…

Com os constantes registros de incêndios nas reservas maranhenses os riscos aos animais silvestres aumentam significativamente e a ação dos militares que atuam nessas áreas busca evitar danos maiores e tenta salvar o máximo de espécies atingidas; quase 80 casos de incêndio já foram registrados em 2023 em todo o estado

 

Militar dos Bombeiros resgata tamanduá ameaçado pelas queimadas no sul do Maranhão

Dezenas de capivaras, tamanduás, cobras, jacarés e outras espécies de animais silvestres vêm sendo resgatados diariamente pelos militares do Corpo de Bombeiros que atuam nas áreas de mata e reservas florestais do Maranhão.

Nas ações, os Bombeiros contam com apoio também da Polícia Militar da Polícia Rodoviária Federal.

– As queimadas e o fluxo do tráfego nas estradas afetam a diversidade de animais, levando-os a fugir de seus habitats naturais e serem avistado, frequentemente, em áreas urbanas – explica o comandante da corporação, coronel Célio Roberto Araújo.

Ganharam o mundo na semana passada a imagem de capivaras que tentavam escapar de incêndio que atingiu vegetação às margens da BR-010. Um filhote não resistiu aos ferimentos e morreu antes do transporte.

– Os incêndios em Imperatriz têm sido um problema constante e ameaça para as espécies. Este ano, os bombeiros já atenderam 78 casos de incêndios na cidade, sendo 27 somente este mês – alertou o coronel.

A sargento acolhe filhote de capivara já sofrendo pelas queimadas, que atingem diversas áreas de mata do interior maranhense

Os incêndios põem em risco também a população urbana. Na tentativa de escapar do fogo, os animais chegam às cidades e invadem casas e pontos comerciais em busca de abrigo.

A execução de uma força tarefa foi determinada pelo Coronel Célio Roberto, comandante-geral do CBMMA, para identificar e inibir crimes ambientais, sobretudo as queimadas ilegais.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *