14

Mais uma grave denúncia contra o Judiciário maranhense…

A associação de classe não gosta de ver seus membros expostos – e tenta intimidar quem denuncia atos estranhos de autoridades judicantes – mas o fato é que se sucedem acusações em cima de acusações contra juízes, em todos os níveis; e que precisam de respostas e soluções urgentes da cúpula deste poder

 

Editorial

 

juizA denúncia do deputado federal Hildo Rocha (PMDB) – de que um prefeito teria sido cassado pelo TRE por que não quis dar dinheiro a emissários de membros da Justiça Eleitoral, é uma das mais graves já feitas contra o Poder Judiciário no Maranhão.

E não basta ao TRE calar-se diante da acusação, como se ela se encerrasse em si mesma.

Há muito se ouve histórias de juízes vendendo sentenças, magistrados que se acusam mutuamente e até de membros do TRE expostos por supostos pagadores de propina que não tiveram seus pleitos atendidos.

A Associação de Magistrados fica irritada quando a classe é exposta desta forma.

Mas ao contrário de cobrar postura correta dos seus membros,tenta intimidar quem ousa falar de coisas que ocorrem rotineiramente nos bastidores de fóruns e do próprio Tribunal de Justiça.  Este blog, por exemplo, já foi interpelado pela AMMA, por ter a coragem de tocar no assunto, que parece forçar pelo esconderijo.

Essa intimidação leva muitos jornalistas – a maioria, por sinal – a temer tocar no assunto. Este blog não tem este problema.

Não se está aqui dando nome de ninguém. Até porque, a obrigação é da própria Justiça – por meio de sua corregedoria – e da associação de classe, em saber quem são seus membros e associados que se desviam do código de ética.

justiaHildo Rocha não tergiversou. É clara a sua denúncia: um prefeito foi procurado por emissários de membros do TRE, pedindo dinheiro para que não fosse cassado. Como não deu, perdeu a causa. (Releia aqui)

Mas a denúncia de Hildo não é a única.

Leia também:

A mãe de todas as corrupções é a corrupção no Judiciário…

Coisas a explicar no Tribunal de Justiça…

Quem não se lembra do histórico bate-boca entre os desembargadores Jorge Rachid e Bayma Araújo, com acusações de negociatas e esquemas, em plena reunião do TJ? (Relembre aqui)

Outro caso no mesmo TRE: um prefeito foi cobrar a devolução do dinheiro que pagou pra um juiz por uma causa na Justiça Eleitoral e gritou nos corredores do TRE, pra todo mundo ouvir.  (Relembre aqui).

Certa feita, diante de um post, o então presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior – hoje presidente do mesmo TRE denunciado por Hildo Rocha – ligou ao titular deste blog ameaçando processo se não fossem dados os nomes.

A resposta do blog veio no post “Guerreiro Júnior quer nomes; aqui estão eles…”

E nunca mais o desembargador tocou no assunto.

A própria Corregedoria de Justiça já anunciou investigação de emissários de fóruns cobrando dinheiro para resolver processos. (Leia aqui)

Inúmeros juízes foram aposentados pelo CNJ por irregularidades na atuações judicante, e isto também é publico e notório.

A nova denúncia – feita com a autoridade de um deputado, em plena Çâmara Federal, não é, portanto, um caso isolado.

E a sociedade merece explicações e respostas.

Sem ameaças de processo ou intimidações.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. O Deputado fez algo de importante, pois a prefeita VETE BOTELHO de Itinga do Maranhão, foi cassada seu mandato em Açailândia, e logo em seguida pelo TRE em são, por uma votação de 6 a 0, ficando assim até com seu diploma cassado. Mas o curioso é que os mesmo Juízes (do TRE) que votaram para sua cassação, em poucos dias voltaram contra suas próprias decisões, ou seja o que rolou mesmo para que eles voltassem atras em suas decisões?Isso pode entrar até para o LIVRO DOS RECORDES. MESA DE NEGOCIO O TRE.MA..VIROU…ISSO É UMA VERGONHA…

  2. Nesse concubinato de estelionato, políticos estão em baixa e não tem estatura e moral e ética para fazer acusações contra quem quer que seja.

  3. Sou advogado mas nao quero me identificar. Nas idas e vindas no Fórum. Des Sarney Costa fiquei sabendo que os técnicos em informática do Fórum foram desviados de sua função para ficarem na recepção do fórum cadastrando os visitantes. Quem deveria cumprir as leis são os primeiros a descumpri-la.

  4. Pior que tem gente que nem se elegeu em 2012 e também ta pagando caro.

    É bom investigar o ex-presidente do TRE, Froz, ele é parente de Edmar Cutrim, e o prefeito de Matinha que é parente dos dois, tem processos na justiça e nunca foi julgado.

    E mais, o candidato derrotado nas eleições de 2012 em Matinha pagou caro porque não votou no filho de Edmar nas eleições de 2014, isto porque hoje ele (o perdedor em 2012) está muito bem avaliado nas pesquisas para 2016 e tem um processo contra sí no TRE e esse processo foi acelerado e foi julgado em tempo recorde antes que Froz Sobrinho saisse da presidência do TRE, resultando na derrota do Eldon de Matinha. Muito estranho o andamento do processo, mas como Edmar tem sempre interesse na política de Matinha, ninguém duvida que houve um dedinho seu para que tudo saisse como querem.

  5. Com um judiciário desse, como se pode cobrar moralidade e honestidade dos representantes dos outros poderes. Enquanto não existir um controle externo de verdade para conter esses absurdos, vamos muito ouvir falar nessa bandalheira, sem que se tome medidas sérias para sanar o problema.

  6. E o des. Lourival, com aquela conversa mole, disse que o que causa mais mal ao Judiciário são juízes “insensíveis”. Só rindo mesmo.

  7. Corregedoria???? Me comprem um bode! Tem que começar por lá, só assim pra acabar com esse judiciário podre. D’eça, o quê vem ocorrendo nessa corregedoria é um absurdo. Leilão de cartórios….isso mesmo LEILÃO. Investigue que vai achar muita sujeira, de uma senhora Sarney lá rsrrs, genro do verde rsrs, e uma quadrilha de advogados, sendo um, como dizem, o cabeça, o que mostra a cara, o resto é só brigando pra quem pega cartório melhor que o outro!!!

  8. O saudoso Antônio Carlos Magalhães , o Toninho Malvadeza tinha razao a décadas…controle externo do Judiciário já! Cambada de ladroes.

  9. Disso tudo! Não dá para o Poder Judiciário continuar a ser motivo de escandalos diariamente e nada acontecer contra os seus membros. Em verdade, a maior “pena” que se tem visto contra membros desonestos do judiciário é aposentadoria compulsória… Nesse contexto, cumpre destacar que o Brasil vive outro momento, no qual se vê ao menos membros de outros Poderes sendo alvo de inquérito, como estamos em volta atualmente.

  10. Kkkkk!!!!! Cabe a Corregedora apurar ??? Como ? Quem é ? O que faz ? Qual é a sua pratica corriqueira ? Ora…

  11. TODO MUNDO SABE QUE O JUDICIÁRIO MARANHENSE TEM CORRUPTOS, TODO MUNDO SABE QUEM SÃO, CONHECEM OS JUIZES QUE VENDEM SENTENÇAS, CONHECEM OS DESEMBARGADORES QUE CAÇAM DECISÕES POR $$$ MAS NINGUÉM FAZ NADA.

    Resp.: Quem são, por exemplo?

  12. Muito bom, Marco! Enfim, alguém com coragem para tocar nesse assunto que toda a sociedade ludovicense tem conhecimento, mas nunca se apura nada.
    Marco,acredito que merece um post as relações entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça, por meio de nomeações de parentes em linha reta de desembargadores no poder legislativo.
    Veja alguns exemplos:
    Irmão das des. Nelma Sarney: N.º 222/2015, de 09 de fevereiro de 2015, e tendo em vista o que consta do Processo nº 0722/2015 nomeando TELMO MENDES DA SILVA FILHO, para o cargo em Comissão, Símbolo DAS-3 de Secretário Executivo, do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de fevereiro do ano em curso.
    Filha da des. Cleonice Freire: N.º 283/2015, de 10 de fevereiro de 2015, THEMIS SILVA FREIRE para o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1 de Assessor Parlamentar;
    Filha do des. Jamil Gedeon: N.º 338/2015, de 12 de fevereiro de 2015, nomeando MIZZI GOMES GEDEON, para o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1 de Assessor Parlamentar, do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de fevereiro do ano em curso.
    Filho do des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos :N.º 343/2015, de 12 de fevereiro de 2015, nomeando : KARLOS PARABUÇU SANTOS FIGUEIREDO DOS ANJOS, para o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1 de Assessor Parlamentar, do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de fevereiro do ano em curso.
    Sobrinho do des. Baima Araujo ( o Baima não possui filhos): N.º 216/2015, de 09 de fevereiro de 2015, nomeando GUSTAVO ARAÚJO VILAS BOAS para o cargo em Comissão Símbolo Isolado-1 de Subprocurador Institucional do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de fevereiro do ano em curso.
    Filho do des. Jorge Rachid: N.º 217/2015, de 09 de fevereiro de 2015, nomeando JORGE RACHID MUBARACK MALUF FILHO para o cargo em Comissão Símbolo Isolado-1 de Subprocurador Judicial do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de fevereiro do ano em curso.

    Todos nomeados em cargos que são cotas do presidente da Assemblei, ou seja, não são cargos de gabinete de deputados. A relação é institucional! Isso merece reportagem em mídia nacional! O pior que a maioria não vai trabalhar, é apenas complemento de renda.

    Resp.; interesante. Muito interessante. Seria interessante também que a AMMA visse isso. E se pronunciasse a respeito. De bem ou de mal, mas se pronunciasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *