19

Suspeita de máfia da pesca atinge todo o estado…

Uma máfia estaria fraudando o benefício pago pelo Governo Federal aos pescadores em época de desovas de pescados, o chamado Seguro Defeso.

O benefício é pago aos pescadores no período em que eles são proibidos de pescar, mas estaria sendo desviado dos associados.

De acordo com o blog de Luís Cardoso, esta máfia – que envolve dirigentes de colõnias de pescadores, populares e políticos – estaria agindo no município de Bacabal.

Também há suspeitas de que, em Matinhas, onde a colônia de pescadores inchou no último ano, gente que nunca viu uma canoa de pesca na vida esteja cadastrada para receber o benefício.

Pelo menos uma associada de colônias já denunciou a fraude. Sorayma Lima Sousa registrou ocorrência na Delegacia de Bacabal informando que o seu cartão foi apreendido por diretores da colônia de pescadores local.

O Seguro Defeso garante ao pescador um benefício de R$ 2,040 no período de impedimento da pesca. À denunciante foi repassado apenas R$ 580,00.

Há suspeitas, inclusive, de que o seguro estaria beneficiando campanhas políticas…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. eu acho uma grande sacanagem pois tem pessoas que moram em outro estado nunca pescou na vida outros recebem um bom salario e recebem porque são privilegiados por políticos outros realmente tem necessidade e exerce a profissão porém não são favorecidos o presidente da associação divide o benefício com cada sócio usam isso como barganha politica.isso é uma vergonha

  2. aqui em araguana não e diferente do que esta acontecendo nas outra cidade pois o presidente da colonia aqui de araguana esta criado colonia de pescadores em todas cidade aqui no auto turi e o dinheiro e dividido ..seria bom que a policia federal investigase o patrimonio do ex presidente pois esta milionario e a 5 anos ante não tinha nem uma bicicleta e agora tem fazenda .motel tem carroes e fais farra com o dinheiro do povo aqui em araguana tem mais pescadore que abtante.os pescadores são mototaxista. comenciante funcionario publico taxicista assentado da reforma agraria enclusive que recebel dos os peneficio do goveno federal…esperamos que agora der um basta nessa mafia que a sola nossa cidade..

  3. Acho que em minha cidade Joselândia – Ma também estar acontecendo isso.Socios paga 4 anos como pescador e ainda nao recebe sua carteira. Enquanto outros, aproveitaram a politica para receber a carteira em apenas 2 meses. O proprio presidente da colonia se candidatou pra vereador. e ganhar vantagem,

  4. a eu acho q as colonias de pescadores deveriam ser mas bem organisadas.Porque existem sociados q até batem nos presidetes. como foi o fato da cidade de Matinhas Maranhão.Q augus pescadores bateram no presidente burné,que mora na mesma cidade, q purpouco sofreu um grande linchamento.tentando organizar uma fila de seus associados para serem emtrevistados.como ele não conceguiu tomar controle da cituaçao pelo fato de terem ali muitos associados q não o compreenderam como foi o caso de um homem q não concordou com a organizaçao da fila.E por isso deu lhe dois tapas.

  5. aqui em bacabal desde quando a elizabeth entrou na colonia em 2006 ela pratica estas irregularidades juntamente com as seguinte pessoas a dona lenir o senhor gago ea capataz do povoado pau darco a sete km de bacabal os mesmo estão encarregado de associar pe4ssoas como pescadores com datas retroativas e depois dividem o seguro aqui em bacabal ja foi feito varias denuncias no ministerio publico e nada feito ate pareçe que quem esta denunciando e um verdadeiro mentiroso aqui em bacabal não tem justiça porque niguem se importa ok fica o alerta

  6. Aquir em Itapecuru, a coisa é mais feia ainda, aquir o presidente da FECOPEMA, Edson Araujo, Agora deputado eleito,se acha no direito de nomear presidente de colonia, através de portaria.
    A presidente, Maria de Jesus, que de Jesus, não tem nada, em menos de um ano de mandato já construiu e bobiliou cas, comprou uma moto, um carro”corsa sedan”, todo final de semana faz farra(cerveja,churrasco, etc).
    Reunimos um grupo de pescadores e a denuciamos ao Ministerio do Trabalho e previdencia, à delegacia do trabalho, ao Juíz do Trabalho da região do Itapecuru e nada acontece.
    Talvez agora seja tarde, o entento do presidente da FECOPEMA, foi alcançado, recentimente, se elegeu Deputado ESTADUAL COM MAIS DE 24.000 votos. Imaginem uma Assembleia Legislativa dessa com um cabra corrupto deste.

    Infelizmente, é o Maranhão, terra do ultimo Coronel do Brasil.

    Agora é taca…muita taca… quem mandou não estudar!?

  7. Esse é mais um caminho para as fraudes e desvio de dinheiro público, onde até mesmo o govêrno tem culpa, pois não existe Fiscais Federais para tais projetos.
    Quando descobrem alguma falcatrua, vai parar na polícia federal que não tem tempo pra pegar os ladrões das cuecas e das malas, assim como os do legislativo, executivo e judiciário, quando mais pra pegar peixes menores. Só que a quantidade de peixes menores termina pesando toneladas mais do que o peso dos grandes peixes….

  8. Em Joselandia a história é amesma onde o Presidente da colonia de pescadores Senhor Matias gama associa pessoas ao gosto politico seu, imagina que em Joselandia tem 11 mil eleitores e possui 4 mil pescadores somente para fins de seguro, quando na verdade ninguem pesca uma piaba. Brincadeira

  9. Esta máfia alcança os pescadores de São Luís Gonzaga do Maranhão, antiga IPIXUNA, através do SINDICATO DOS PESCADORES, na pessoa do presidente! agora te pergunta onde estão O tribunal de Contada da União, TCE, MP , TJ e representante (Delegado) da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ainda ficam chateado quando a PF aparece. A CORRUPÇÃO é atividade que mais dar CERTO neste estado do Maranhão, pois são poucos caminhos a serem percorrido POR AQUELES QUE PRIMAM PELAS CORRUPÇÃO BASTA ENTRAR EM ACORDO COM QUALQUER UM DOS GESTORES DESTES ÓRGÃOS LOCAIS.

  10. Não diferentemente, esta rede de corupção eleitorira acontece fortemente em SÃO JOÃO BATISTA, onde o presidente ostenta em tao pouco tempo, segundo as más linguas,patrimônio incompativel com o seu vencimento, que em tese, é ofertado de forma “espontânea” pelos associados, tirados das mensalidades pagas pelo pescador, e quando o seguro “defeso” chega nas contas dos associados! Assim que o governo federal, mandar abrir essa caixa de “peixe” em que varios “presidentes pescadores”, além de de se locompletarem do sabor irresistível do “pescado”, divide com os amigos “pescadores de voto” candidaturas impostos pelo presidente de colônia, goela a dentro aos associados, com ameaças de todo os quilates, inclusive, exclusão do sócio do quadro de associados, se nao rezarem na cartilha, quando não, indefiri o beneficio ao pobre pescador, por manobras escusas e humilhantes, iguais as que este presidente de Sao Joao Bbatista faz por lá, chamado o carrasco SERGINHO!!..Portanto bancando o “anzol engatado com o peixe”ao amigo politico da categoria..O ministério da pesca, precisa de forma urgente e oportuna, declarar guerra aos Presidentes corruptos das colônias de pescadores, infiltrados nesse grande negócio pesqueiro, chamado COLÔNIA DE PESCADORES DO MARANHÃO!Auditar com o ministério público federal, esse oceano de corrupçao mergulhado neste setor no Brasil!

  11. acontece no estado inteiro, conheço gente que nunca pescou uma piaba e recebe…

  12. O pior de tudo é que isso é a mais pura verdade. Tem gente que nuca viu uma canoa e anda recebendo esse benefício. Infelizmente a corrupção existe em todas as camadas da sociedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *