38

Abraço de afogados! Afonso Manoel e José Reinaldo se penduram um no outro para evitar a derrota…

Afonso Manoel, José Reinaldo e Helena Duailibe

Em vias de perder o mandato, o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) declarou apoio hoje a outro pré-derrotado, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), que concorre ao Senado.

A declaração se deu em reunião com a presença de outro derrotado, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Julinho Matos (PDT). (Veja aqui)

A aliança com José Reinaldo é uma postura infiel de Afonso, mas faz parte da sua trajetória política.

Afonso Manoel foi o mais votado deputado do PSB, em 2006, após longo flerte com o grupo Sarney e de ter pulado de mala e cuia para o jackson-reinaldismo.

Em 2008, então jackista de quatro costados, primeiro resolveu apoiar a candidatura de Flávio Dino a prefeito. Depois, correu para João Castelo (PSDB), a quem indicou a mulher Helena Duailibe (PSB), como candidata a vice.

O namoro com Castelo só durou até a posse. Demitida da Secretaria de Saúde, Duailibe rompeu com o prefieto e entrou no ostracismo.

Em busca de sobrevivência política, Afonso Manoel recorreu então à governadora Roseana Sarney, que acabara de asumir o governo. Sonhou com a mulher na pasta da Saúde, mas não conseguiu seu intento.

Se dispôs até a trocar o PSB pelo PMDB, e nada.

Perambulou pelo governismo até não vê mais saída e se juntar aos cacos do reinaldismo, mesmo sabendo que sua posição representa infidelidade partidária, que pode resultar em mais ostracismo.

Nada de mais para quem teve 79 mil votos em 2006 e pretende repetir a dose em 2010…

Marco Aurélio D'Eça

38 Comments

  1. Amigos eleitores sei nao e facil mais eu adimiro o afonso manoel nao tenho nada contra ele mais e um otimo politico nao baixe a cabeca vc vai conseguir na proxima e eu quero seu apoio p/ vereador nois vamos luta juntos. Boa sorte amigo do povo.

  2. Eu espero q afonso manoel nao seje eleito,
    ele é corrupto, falso, e concerteza é um judas, fora afonso M.
    FORAAAAAAAAAAAAAAA……

  3. Desculpe, mas acho que você cometeu algum engano.

    O comentário de 30/09/2010 às 17:11 está assinado por “Manoel F da Costa”. E menciona que é sobrinho de Afonso Manoel. Não existe nenhuma assinatura em nome de “Manole Francklin Ferreira da Silva” como você escreveu em sua resposta.

    Como sou o único sobrinho Manoel, ainda mais, como sou o único Manoel F da Costa com algum parentesco com Afonso Manoel, creio ser difícil se tratar de um caso de homônimos e sim um caso de ma fé onde alguém tenta se passar por mim.

    Reafirmo a minha solicitação para que você apague o comentário.

    Muito Obrigado! Cordialmente,

    Manoel Franklin Ferreira da Costa

    resp.; Ah, sim. Agora você explicou. Você é o sobrinho do Afonso Manoel e não falou o que o impostor disse ter falado, não é mesmo? Desculpe. Vou retirar o comentário. Obrigado

  4. Prezado Marco Aurelio,

    Eu, Manoel Franklin Ferreira da Costa, não sou o autor do comentário acima (feito em 30/09/2010 às 17:11), feito em meu nome. Não me interesso pela política do Maranhão e nem tão pouco a acompanho. Portanto, peço que por gentileza apague o referido comentário de seu blog.

    Cordialmente,
    Manoel Franklin Ferreira da Costa

    Resp.; Mas quem está dizendo que este Manole Francklin Ferreira da Silva é você? Não pdoe ser um caso de homônimo? Não posso apagar um comentário apenas porque você acha que êstá sendo atribuído a você. Você é que está dizendo que o comentário quer se passar por você. Não vi ninguém apontando isso. Portanto, o comentário continua. A menos que voc~e prove que esta pessoa que escreveu, escreveu querendo se passar por você.

  5. Como leitora e admiradora deste blog em veicular noticias de maneira imparcial e de alto nível, fiquei decepcionada quando li o fato mencionado acima, pois, o blog JULGOU E INFORMOU TUDO ERRADO.
    AFONSO e HELENA são exemplos, a serem seguidos por nossos filhos, DE CARATER;
    AFONSO e HELENA são exemplos de FAMILIA e de outros valores importantes, posso até dizer, em EXTINÇÂO.
    AFONSO e HELENA tem amor e não odio em seus corações. DEUS, esta presente em todos os momentos e desafios de suas vidas.
    CARO DECIO, AFONSO e HELENA são pessoas, não sou eu que digo, mas a populaçao maranhense que os conhece, INTOCAVEIS EM PATRIMONIO MORAL.
    Um abraço,
    LUCIA

    Resp.: Afinal, o que tem uma coisa a ver com a outra? A notícia é que Afonso Manoel declarou apoio a José Reinaldo. Qual a mentira? O que há de errado? Foi só isso que foi noticiado. Se está errado, que le declare isso publicamente.

  6. Caro Marco,
    È simplesmente uma vergonha. Este Senhor é votado em minha Cidade- Vitorino Freire/Ma, estarei amanhá na cidade, e com muita paciênvia levarei ao conhecimento do povo quem realmente é o ilustre JUDAS OK ?
    Um abraço

  7. Não gosto de Afonso Manoel desde o dia que ele agrediu verbalmente Helena Heluy na tribuna. Ela estava coberta de razões, inclusive com provas, e ele foi um covarde. Pela primeira vez concordo com você em partes. Agora.. tu só tá falando isso dele porque ele está traindo o PMDB. Se ele ainda tivesse rezando a cartilha da Onça, tu ficaria caladinho na tua.

  8. Caro Marco, esta pratica é comum aqui no interior do Estado. As pessoas afirmam na presença da governadora que estão ao lado da sua coligação, mas por trás, olhamos apoiando outros candidatos tanto para governador como senadores.
    Na verdade, os prefeitos nao querem é perder de nenhum jeito. Não estou sentindo que os prefeitos ditos da base aliada ou coligados estejam se empenhando para eleger a governadora logo no primeiro turno e se tiver segundo turno a traição será ainda maior. Com dinheiro da coligação “O Maranhão não pode parar” vão eleger outro governador.
    Continue diligente porque os que insultam você é porque falas a verdade que dói ser ouvida.
    Um abraço.

    resp.; Abraços, Karina. Sei que os comentários me atacando são uma espécie de reação á pancada que levaram. Como sabem o que fizeram, a única arguentação é atacar. Continue por aqui.

  9. Essa postura em nada surpreende vindo de alguém como Afonso Manoel. Queria muito ver ele e outros tantos que debandaram pro lado de Roseana só pq ela assumiu o governo serem reprovados nas urnas. Pelo menos uma boa parte vai dançar. Ainda bem.

  10. Marco, só a título de esclarecimento….Existem dois tipos de IP’s, sendo o dinâmico e o estático….Os próprios nomes dispensam uma conceituação….Observe que, nos casos dos IP’s dinâmicos, que são aqueles comumente utilizados por mini modens de banda larga, o IP que aparece ao verificarmos o código-fonte da mensagem, página da web, e-mail, okkut ou qualquer outro tipo de interface gráfica na NET corresponde ao IP do servidor local, ou seja, todos que tiverem um mini modem da VIVO, OI, TIM ou CLARO, aparecerão com o mesmo IP. Diferentemente do que ocorre nos IP’s estáticos, utilizados em redes privadas , onde ai sim, você pode fazer a a firmação de que uma mensagem saiu da mesma máquina. Isso ocorre em razão do controle de segurança rigido nas redes privadas. Apesar de ser 65 roxo, e de ter um posicionamento político contra a a oligarquia que devora sem pena os sonhos dos maranhenses, penso que o embate deve se circunscrever apenas ao campo das idéias políticas, sem ofensas pessoais aos proprietários, financiadores, opositores e leitores do presente blog! A fim de comprovar o que digo, mande um e-mail de sua conta para outra conta sua utilizando um mini modem e faça o mesmo de uma lan house, então verá que o que digo e vero. E PUNTO E BASTAi!c

  11. Esse Afonso Manoel nunca me enganou !!! Pior é que ele ainda usa da Renovação Carismática pra se promover… Que coisa feia, Afonso Portuga…… Espero que o pessoal da Renovação Carismática abram os olhos e votem em D. Sônia Batista, em peso!!!!!!

  12. Marco

    Sou irmã de Afonso Manoel. Como tu podes provar que ele está apoiando José Reinaldo.? Qual a procedência desta informação? EM que lugar, que horas e aonde ele declarou este apoio? Como te assinas teu blog, as informaçòes tem que ser verdadeiras.
    Aguardo a resposta
    Obrigada
    Atenciosamete
    Maria Olivia

    Resp.; Em São José de Ribamar, acompanhado do prefeito Julinho. Mas, se você não se conveneu ainda, acesse o link do blog de Felipe Klant, que é aliado de vocês, e pdoerá ver declrações do próprio deptuado. Simples assim.

  13. Balaio tem mais é que se lascar mesmo…
    Esse Afonso Manoel nunca se elegeu a nada, so mesmo com a maquina da SECRETARIA DE SAUDE, lavou a burra!!!
    Tenta para sindico!
    So quero é ver o outro balaio, falso, traidor Alberto Franco se lascar!

  14. Caro Jornalista Marco Aurélio D’Eça,
    É com profundo pesar que venho, por meio desta nota, esclarecer algumas informações contidas no teor do presente post, publicado em seu blog.
    É absolutamente infundada a informação de que meu marido, o Deputado Afonso Manoel, tenha declarado apoio ao candidato a Senado José Reinaldo em evento realizado com o Sr. Julinho Matos, ex-prefeito de São José de Ribamar.
    Na verdade, tratou-se de evento político no qual o ex-prefeito declarou apoio à candidatura de meu marido à Assembléia Estadual e, ao mesmo tempo, à candidatura do Sr. José Reinaldo, ao Senado, sem que houvesse qualquer manifestação de apoio de um candidato ao outro.
    Lamento ainda profundamente a veiculação da minha imagem e do meu marido ilustrando esta publicação, sendo que esta imagem data de mais de três anos em evento que nada tem a ver com esta eleição. Destaco, para esclarecer, que não participei do evento político em questão, no qual meu marido apenas, reitero, recebeu apoio político do Sr. Julinho Matos, em vista à eleição que se aproxima.
    É notório que eu e meu marido, o deputado Afonso Manoel, fazemos parte da coligação O Maranhão não pode parar, do grupo político da governadora Roseana Sarney e apoiamos incondicionalmente os candidatos deste grupo.
    Certo de sua compreensão, espero que este esclarecimento seja publicado em sua íntegra.
    Cordialmente,
    Helena Duailibe

    Resp.; Minha cara doutora Helena,
    A informação da aliança entre Afonso e José Reinaldo, está no blog de Felipe Klant, um dos seu mais antigos aliados – seu e de José Reinaldo. Inclusive com declaração de voto do próprio Afonso Manoel, como trasncrevo aqui. “Ele é um amigo, de compromisso, sério e humilde. Já foi tudo na vida: governador do estado, superintendente da Sudene, ministro dos Transportes e deputado federal. Por tudo que realizou pelo país e pelo Maranhão e vai continuar realizando que voto com a maior satisfação”.
    É pouco provável, minha cara vice-prefeita, que o Felipe Klant tenha inventado esta história. Para quê? Para prejudicar vocês? Não creio, até por causa da aliança pública que Klant mantém com o casal, inclusive com expressões públicas deste carinho.
    Com relação à foto, ela é apenas ilustrativa, nada tendo a ver com o conteúdo da matéria.
    Agora, se o deputado Afonso Manoel não apoia José Reinaldo, então que venha a público – o espaço do blog está á disposição – desmentir Felipe Klant, dizer que ele inventou a declaração e afirmar categoricamente quem são seus candidatos a senador – que deveriam ser Lobão e João Alberto, seus coreligionários.
    Fazer parte de uma coligação, minha cara, não significa, necessariamente, estar enolvido nesta coligação. Exemplos foram dados aqui mesmo nos blogs nos últimos dias, com o tucano Roberto Rocha ou o socialsita Marcelo Tavares. Portanto, não “adianta ser público e notório”; é preciso ser de corpo e alma, como mostra Afonso com José Reinaldo. Até porque, neste caso, tenho que reconhecer, a gratidão de Afonso a ele deveria ser eterna.

  15. O Afonso Manoel vai ser defenestrado de mala e cuia da política, pois infelizmente não é um homem honrado para conduzir o destino dos interesses populares. Fala de ser cristão, temente a Deus, etc… (nada contra sua profissão de fé), mas não se deve construir seus interesses pessoais pautados na corrupção deslavada ocorrida nas eleições passadas, sob práticas escusas de lubridiar a população. Veja como é engraçado as situações; uma vez na Assembléia Legislativa logo após o pronunciamento ( em meados de Março de 2009) da Dep. Helena Heluy esse Dep. AM, levantou-se numa voracidade que o cegou por minutos e começou a agredir a deputada dizendo ” que foi a sra. que pegou taca em 200X, pegou taca em 200X, e que eu nunca mais perco uma eleição, nunca mais perco uma eleição…” enfim, vasilha Afonso. Já era ou melhor “tira pra fora mané”!!!

  16. Caro jornalista,
    Em um outro post seu, você chama a todos politicos de demagogos e hipócritas. Um leitor seu pergunta se isso inclui a Rosena e você afirma que sim. Parabéns pela sua coragem. Só não sei se os seus patrões vão gostar disso. Cuidado, se prepare logo para conseguir outro emprego ao refinaria ou na jazida de gás, pois o Maranhão tá bombando.

  17. Marco, obrigado pela informação. O Dep Afonso Manoel iria levar meu voto, não só pelo seu trabalho, mas principalmente pela Humildade que lhe é peculiar. Porém, apoio de Zé Reinaldo é brincadeira hein!? Agora me resta procurar outro Dep. Estadual para votar até o dia 03 de outubro.

  18. A branca estava descorada, perdeu logo a compostura…tenhi certeza que Flávio Dino conquistou muitos votos depois desse debate…

  19. Murazão está com o c… que não passa um cabêlo, afinal se der Flavio Dino, seu projeto político vai por água abaixo, sem contar com os problemas que virão…

  20. E aí Ovelha, o que tú achou da tua patroa no debate? nem precisa perguntar né, você não falou nada…

  21. depois dessa nunca mais eu volto nesse blog !!! pessima postagem !

    resp.; Se é por falta de adeus…

  22. LARGA DE SER TENDENCIOSO !!! TD MUNDO FAZ ISSO , O PROPRIO HUMBERTO COUTINHO APOIA LOBAO E DELE TU NAO FALA NÉ ??!?! VC É O TIPO DE JORNALISTA QUE ENVERGONHA A CLASSE

    Resp. E o seu candidato é o tipo que envergonha não só a classe, mas a população inteira. princípalmente com argumentos como os sus.

  23. É MUITO ESTRANHO VC ATACAR UM DEPUTADO QUE TEM MUITOS SERVIÇOS PRESTADOS AS CUMUNIDADES CATÓLICAS HA APENAS 3 DIAS DA ELEIÇÃO !!! MAS TOMA CUIDADO VC VAI MORDER SUA LINGUA VENENOSA , SUA COBRA BABONA

    resp.: Pelo que vejo, pegou no fígado esta postagem.

  24. Pior sao os prefeitos bandidos do PDT que só foram eleitos graças a Jackson e hoje estao com Rosengana.

  25. Conheço o deputado Afonso Manoel de longas datas. Desde quando era empresário da empresa Lusitana. Sempre este homem levou consigo uma qualidade imensurável a bondade e honestidade. Entrou na politíca para ajudar mais as pessoas. E isso que sempre fez, quando ainda era suplente e durante os 4 anos de seu mandato 24hrs por dia. Em todos os festejos da igreja lá está ele, não apenas ajudando mas participando ao lado de sua mulher, a querida Dra Helena. ENão tenho dúvidas da sua eleição. Você vai se surpreeender, acredite!!

  26. Descordo de vc quando diz que ele nao vai ganhar … vc esta muito por fora !

  27. vc é tao idiota que esta atacando o seu proprio chefe ricardo murad , que estara elegendo com dinheiro de currupção da secretaria de saúde !!

    resp.; Tá bom, mas você primeiro tem que se decidir se se chama Aguinaldo Penalva, Arlete, Ariosvaldo, Paula Lima ou Pablo. Afinal, é tudo o mesmo IP. Ou vocês estão em frente ao mesmo computador ou é da casa do próprio Afonso tentando desfazer a notícia negativa. Eñtão vamos combinar assim: você escolhe um destes nomes que inventou e aí eu publico o comentário integral, do jeito que você quiser. Pode me ofender, pode me atacar. Mas só vale um de cada máquina. O IP é registrado, meu caro.

    • Décio, mas no meu caso que temos três leitores do seu blog (eu, minha esposa e meu irmã0) que participam com coments no seu blog com o mesmo note book, como ficamos? abraço

      resp.: Registra-se o mesmo IP. É assim.

      • sim, eu sei, mas vc deletará se tiver com o ip repetido?

        Resp.; Eu deletei no caso, porque eram tentativas de criar uma força em torno do assunto, que se mostrava artificial.

  28. Quem es tu pra falar de afonso manoel ??? reza um pai nosso antes de falar o nome dele com essa tua boca suja !!! tu so tah falando mal dele pq ele nao quer te pagar o jabá !!! e tu procra logo uma kit net pra ti no amapa !pq tua governadora ja perdeu essa !!!

    Resp.; Você é que deve lavar a boca para falar de mim, meu caro. Seu depútado é um corrupto, que se elegeu na corrupção. E vai perder a eleição de deputado porque não tem mais a Secretaria de saúde para bancar sua eleição. Voltará a ser quarto suplente, ou quinto, sexto, sétimo…menos deputado.

    • vamos ver no que isso vai dar. Eu acho tambem que Afonso Manoel é corrupto, bem como rodos do PMDB. Quero que ele não se eleja, mas deve ser por motivos diferentes de hoje.

  29. Esse tipo de politico tem fim carreira triste, esse está no caminho certo do fim.

  30. MARCO VC FARÁ NOVA LISTA DE PROVÁVEIS ELEITOS ? QUANDO ?

    Resp.; Sexta-feria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *