18

Pedro Fernandes garante controle da Caema e pensa também no Detran

Fernandes terá uma secretaria forte

As ações da Companhia Saneamento de Maranhão (Caema) serão controladas a partir de agora pelo secretário de Cidades, Pedro Fernandes (PTB). O novo secretário tomou posse agora há pouco e confirmou a transferência das ações da Caema.

Até agora, a Caema estava vinculada à Secretaria de Saúde.

Além da Caema, Fernandes propõe ao governo a transferência para a sua pasta das atribuições do Detran, que hoje é vinculado à Secretaria de Segurança.

O novo secretário pretende firmar parcerias com as prefeituras para organizar o trânsito e a fiscalização dos transportes nos municípios, sobretudo na capital.

Muito concorrida, a pose de Fernandes atraiu deputados, prefeitos, lideranças políticas e jornalistas.

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Processos de Mudança, sobretudo processos onde existam mediação de forças e de poder sempre geram conflitos. O fundamental é assegurar que um determinado setor publico possa ser gerido de forma assertiva, ou seja, pela entidade que possa ter direto entendimentos das ações que devem ser tomadas de modo que o caos se transforme em algo efetivamente organizado.
    Seja qual for a pasta a assumir a CAEMA sobretudo esta, precisará executar fundamentalmente as seguintes ações?
    1 – diagnosticar a estrutura organziacional versus resultado financeiro e de atendimento;
    2 – diagnosticar a saúde ( ou doença) financeira da instituição
    3 – diagnosticar os gargalos operacionais e administrativos.
    É preciso entender que a CAEMA deve operar como uma unidade de negócio que deveria ser produtiva, eficiente e sobretudo a primeira a atender os requisitos fundamentais da sustentabilidade tão apregoada pelas empresas e corporações.
    Deve existir planejamento estratégico e aí nao me refiro as grandezas teóricas de Michael Porter, mas sim a efetiva definição do SWOT com plano de ação definindo-se metas devidamente claras e cobradas da gestão.
    Deve-se incorporar um modelo de gestão onde haja senso de propriedade, onde se preocupe de fato com questões como a manutenção dos ativos, a confiabilidade dos sistemas, a qualidade técnica dos projetos, a redução sistematica de custos, a preparação de pessoal, a incorporação de conceitos de liderança eficaz, etc.
    Alguem já viu o organograma da CAMEA? Nao queiramos aqui criar factoides, mas um entidade cujo escopo produtivo e tao claro e definido precisaria ter um organograma deste porte apresetando no seu proprio site?
    Choque de gestao na CAEMA, seja por quem for!!!!

  2. esse ai vai trombar de frente com ricardo murad. Talvez ele perca mais essa, pois, perdeu para o procurador Claudio Pavão, que conseguiu a Procuradoria-Geral do Estado para a procuradora que estava interinamente no cargo.

  3. Tem toda a razão o então agora secretário Pedro Fernandes, pois teve a coragem de peitar o então todo poderoso Ricardo Murad, a quem sabe agora a caema não tera novos investimentos, a corrupção no Detran diminua

  4. Marco,
    É um nome muito forte para um futuro bem próximo. Trata-se de um técnico competente, simples, com credibilidade no Estado.

  5. ANTONIO GUALHARDO, COMO ADJUNTO!!!!!!!!!
    VAI TE TRATAR PEDRO FERNANDES!!!!!!!!
    ESSE É O PIOR BALAIO QUE JÁ VI DE TODOS OS TEMPOS.
    PILANTRA, BANDIDO E QUE AFUNDOU O NEPE.

  6. DETRAN também??ele não quer:Saúde,Educação,Fazenda?Deputado;baixe a bola…

  7. Acredito que o Dep. Federal e Atual Secretário de Cidades Pedro Fernandes fará um ótimo trabalho frente a Secretaria, pois, o mesmo possui competência, coragem e muita técnica.
    É um político limpo, atuante e principalmente trabalhador o que irá contribuir com muitíssima lisura as obras do PAC.
    Enfim, Parabéns Sec. Pedro Fernandes!

  8. Foi uma decisão acertada da governadora a escolha do dep. Pedro fernandes, pois ele tem competencia para trabalhar nessa secretaria desenvolvendo ações para que o povo do maranhão tenha melhores dias……

  9. Sempre sonhei com o sr FERNANDES, como prefeito de nossa cidade.. ele eh empreendedor e polivalente. se deixarem ele trabalhar. ele VAI CONSERTAR A PORCARIA DESSE TRANSITO LOUCO; CAOTICO . que o sr. JOASINHO,prefeito, nao consegue fazer nada, sem falar nos outros prefeitos anteriores….. tenho dito.. parabens!! boa sorte deputado…

  10. Esse é o perfil de quem quer fazer as coisas acontecerem. Como todos sabem a Caema é uma das empresas que pouco ou quase nada contribue com a população, especialmente a mais carente. Quanto as questões de trânsito dispensa qualquer comentário, pois todos sabem como funciona o trânsito nos nosso municípios onde tantas vidas tem sido ceifada por pura falta de intevenção do poder público e da imprudência dos “motoristas” que sem nehum cuidado andam como loucos. Não sabemos, mais é grande o número de mortes nas cidades do interior provocadas por falta de intervenção do poder público, especialmente os acidentes com motos, coisa que cresce como praga e a toda hora chega gente acidentadas nos hospitais da Capital por ter se envolvida em acidente com moto nos interiores, e aqui mesmo na Capital.
    Tomara que o Secretário ataque esses problemas da forma como deve, pois se assim o fizer vai contribuir muito com o povo do nosso Estado e com o Governos, assim espero!

  11. Ele é louco. o que ele quer fazer, fiscalizar e multar os carros que caem nos esgotos da cidade, só falta vim a cobrança de IPVA na conta de água.

  12. Pedro Fernandes foi um dos três deputados federais de melhor atuação na bancada maranhense em Brasília. Mais do que isto: destacou-se desde o primeiro mandato por uma ação parlamentar contundente e séria, ganhando espaço e respeito, inclusive na mídia nacional. Foi, sem dúvida – e aqui deixando as neuroses ideológicas de lado – um nome de destaque entre tantos cabeças-de-bagres, à direita e à esquerda. Com certeza, fará um bom trabalho à frente da Secretaria de Cidades. Tem competência e gosta do Maranhão!

  13. dessa turma de deputados da roseana acho que pedro fernandes é o unico que tem alguma boa vontade de ajudar a populaçã0 porque o resto são restos.

  14. A propósio,gostaria de saber o motivo do aumento nas contas de água,numa área que existe racionamento ha décadas(joão paulo),conta q passou de 60 reais para 200 reais!Com a palavra a autoridde competente!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *