9

José Sarney: “Não tenho inimigos”…

O blog publica abaixo trechos da entrevista do presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB), ao portal IG:

Inimizades na Política
Eu não tenho inimigo. Eu tenho adversários políticos. Não tenho capacidade para ter inimigos políticos. Eu não tenho ódio de ninguém. O criador fez tanto por mim que não tenho direito de reclamar e ter inimigos.

Com quem eu tive a maior luta política foi com Vitorino Freire (1908-1977). Foi uma luta estadual, que durou 30 anos. Ele foi um grande adversário político. Era um homem de temperamento muito forte e o meu temperamento sempre foi muito fraco como vocês todos reconhecem.

No campo nacional, eu não tive nenhum adversário que eu pudesse considerar.

A Força Popular de Lula
Eu hoje sou amigo pessoal do Lula. Foi o presidente que me tratou bem não só do ponto de vista institucional, mas também do ponto de vista pessoal. Ele sempre teve maior delicadeza e respeito comigo. Então, eu posso dizer que eu o considero amigo. Foi nesse sentido que eu acompanhei até São Bernardo do Campo (no dia 1º de janeiro quando Lula deixou Brasília).

Até agora não tivemos na história do Brasil uma liderança como Lula. A liderança que ele exerce no País não é de penetração popular horizontal. Ela é vertical. Tem várias raízes do povo brasileiro. Ele é quem tem de forma mais profunda essa condição. Agora, ele era um político e a Dilma tem um outro temperamento. Acho que é temperamento mais administrativo. Então, acho que completa muito bem. Nós temos continuidade sem termos continuísmo. Ela vai marcar o governo dela com um grande controle da administração pública. Melhora qualidade nos gastos públicos e o Lula mantém-se como grande político nacional.

Getúlio nunca foi líder popular. Ele teve uma grande popularidade. Lula é um líder popular. Getúlio era da elite do Rio Grande do Sul, do Cosme de Medeiros, do Julio de Castilho. Foi ministro da Fazenda do Washington Luís. Então ele era da elite nacional. O Lula não. Lula veio das raízes. Foi torneiro mecânico, operário. De maneira que podemos dizer que todas as classes sociais ocuparam o poder.

Melhores presidentes da História
Colocaria Rodrigues Alves (1902-1906), porque ele ordenou as finanças públicas depois de encontrar um país extremamente endividado. Tinha uma visão de Estado profunda. Estou fazendo um exame cronológico. Eu consideraria o Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954). De qualquer maneira, ele foi um ditador durante 15 anos. Ele enfrentou problemas trabalhistas que eram só para aqueles que tinham carteira de trabalho. Para os excluídos, esses que não tinham carteira de trabalho, Getúlio nunca fez nada. O Juscelino Kubitschek (1955-1960) foi um grande presidente. Teve uma grande responsabilidade, assumiu para ser deposto porque ele tinha uma reação militar e política muito grande. E ele (JK) contornou tudo isso e transformou a luta política num debate nacional pelo desenvolvimento econômico. E eu colocaria o governo do Lula, que é uma mudança profunda. O Lula deu uma paz social ao país, fez uma distribuição de renda muito grande. Acho que a partir do Lula o Brasil também conclui um ciclo republicano, coma a chegada de um homem do povo ao poder.

Não me incluí porque caso contrário seria cabotinismo da minha parte. Eu fiz coisas certas e coisas erradas. Eu às vezes fui o melhor presidente do Brasil e fui o pior presidente do Brasil.

Acho que Fernando Henrique Cardoso foi um presidente que prestou muitos serviços ao País. Ele realmente foi um bom presidente. Um presidente normal, comum. Não há uma marca profunda como os outros presidentes que ocuparam o comando do País.

Projetos futuros
Eu não tenho mais projeto futuro. O que eu tenho é um longo passado. O meu projeto é procurar ajudar o Brasil naquilo que eu puder.

Hoje o Senado está profundamente organizado. Reforma administrativa, plano de cargos e salários. Todos os problemas apresentados nós solucionamos. Temos um portal da transparência.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. É ISSO AI MEU QUERIDO SARNEY!! QUE DEUS TE DÊ MUITOS ANOS DE VIDA!! PRA VOCE CONTINUAR MOSTRANDO PRO MARANHAO! QUEM É O HOMEM DE FORÇA NO BRASIL!!

  2. Sarney como sempre em cima do muro, até na hora de se auto avaliar. Se o Rodrigues Alves foi o maior, porque tinha visão profunda e ordenou as finanças públicas, Sarney foi o pior, pois em sua administração o país atingiu o maior índice de inflação. Essa estória de “eu as vezes fui e o pior presidente” é balela…

  3. Vitorino se manteve no poder por 30 anos. Sarney já vai com mais de 50. E por que estes políticos conseguem se sustentar no poder por tanto tempo? Simples. A lei os favorece.
    Os métodos de Sarney, se analisados, são semelhantes, talvez até iguais aos do Vitorino. Possibilitar todo tipo de facilidades aos prefeitos desde que eles se mantenham leais ao grupo.
    Os prefeitos, por sua vez, providenciam a eleição de vereadores totalmente analfabetos porque tem nestes ignorantes a certeza da aprovação das suas contas fraudulentas e o apoio, com um fidelidade canina, por ocasião das eleições. Se o prefeito mandar votar em Gesmas, o mau ladrão, os vereadores analfabetos passarão a cabalar votos para Gesmas, mesmo que o outro candidato seja o Dimas, o bom ladrão.
    E onde a lei entra para beneficiar esta gente?
    Nas brechas que abre. Já são feitas para beneficiar os caudilhos que chefiam os grandes grupos políticos.
    No caso dos vereadores analfabetos, a lei diz que: “aquele que apresentar diploma de conclusão de curso que comprove ser alfabetizado fica dispensado de teste para comprovar o seu grau de escolaridade”.
    Como os diplomas se compram nas calçadas das grandes cidades, tal qual CDs piratas, isto a Globo já mostrou inúmeras vezes, a brecha aumenta e vira uma porteira escancarada, por onde passa todo tipo de analfabeto.
    Como a base de sustentação destes grupos são as prefeituras interioranas, com o prefeito satisfeito por ter a câmara nas mãos, a votação para manter no poder os mesmos políticos por anos e anos a fio fica garantida.
    E tome corrupção, e tome nepotismo, e tome impostos e mais impostos no povo.
    Vai-se ao Juiz Eleitoral, ao Promotor, e eles nada podem fazer. Tudo depende do TSE. O TSE por sua vez, mesmo sabendo de todo este esquema, cumpre a lei. E quem fez a lei. Ora, ora. Quem fez a lei foram os políticos.
    O que mais me irrita é que um professor de Direito, leciona Direito Constitucional, que diz lutar contra o que ele chama de ‘OLIGARQUIA QUE MANTÉM O MARANHÃO NA MISÉRIA E NO ATRASO”, sabe de tudo isto e não levanta a sua voz contra este estado de coisas que infelicita todo o povo brasileiro.
    O ex-Ministro do STJ, Edson Vidigal que também faz oposição à OLIGARQUIA, conhecedor profundo da lei, poderia levantar este problema junto aos Ministros do TSE.
    Ambos tem conhecimento do problema, ambos nada fazem.
    A OAB sabe e também nada faz. A AMB, sabe, mas nada faz. Parece que isto não é um problema de ninguém, quando na realidade é um problema de todos, já que resulta em mais corrupção, em mais impostos.
    Durante longos meses tentei levantar este problema. O Jornal Pequeno nunca se interessou em fazer uma matéria sobre este assunto.
    Políticos, imprensa, ordens e associações, todos foram provocados. Todos fizeram que não era com eles.
    So me resta a resignação. E saber que tentei. Fui até mais longe do que podia.
    Um dia a sociedade brasileira tomará consciência deste problema.
    Até este dia chegar, os políticos continuarão se eternizando no poder e mandando que nós nos queixemos ao Criador.
    Debochem, políticos,debochem do povo. Maria Antonieta também debochava.

  4. SUA DESGOVERNADORA DISSE QUE NÃO TRABALHARIA COM ELA CORRUPTOS OU INVESTIGADOS…OLHA SÓ ELA NOMEOU O MONTEIRO COMO ASSESSOR DELA ESPECIAL…ELE NÃO É O INVESTIGADO PELA PF. ESSE É O MEJOR GOBERNO DA VIDA DELA.

  5. SOBRE AS DENUNCIAS CONTRA MONTEIRO….
    Tá na cara que quem está por traz de tudo isso é o próprio grupo Sarney, eles querem denegrir a imagem do PT para enfraquece-lo e assim não cumprir com o compromisso de etregar a Secretaria de Educação pro PT. Monteiro está sendo castigado por ter recentemente enfrentado Roseana. Quem manda na PF do Maranhão é o Sarney se não fosse o Fernando Sarney já estava prezo. Abre o olho PT, isso tá me cheirando a traição.Roseana vai quer passar uma rasteira no PT.

  6. ora, ora… se não é mais uma boquinha do rapaz faminto aí no canto direito ….kkkk

    resp.; Como assim, uma boquinha? Você fala do anúncio aom lado direito? Não é boquinha, é uma publicidade, devidamente paga (e bem paga) com base na audiência no blog. Simples assim.

  7. O então governador e depois senador José Sarney foi um dos mais fiéis servidores dos ditadores militares de quem se derretia em elogios. Porque agora ele os ignora não os incluindo entre os melhores presidentes, sequer cita os seus nomes. Será remorso ou conveniencia ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *