18

Nomeado há dez anos no TCE, Othelino Neto trabalhou apenas 8 meses…

Othelino: dez anos sem atuar no que se propôs...

Prestes a assumir a Secretaria de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de São Luís – fruto de acordo político entre o prefeito João Castelo (PSDB) e o PPS – o auditor de controle externo do TCE, Othelino Neto, ainda está “em fase de adaptação” em seu emprego, para o qual fora nomeado em 2001.

De acordo com o processo n° 2974/2011, em que Othelino pede “licença para tratar de interesses particulares”, seus superiores informam ser indiferente sua saída, uma vez que ele ainda está alcançando “os conhecimentos  da legislação” para atuar no setor de “atos, contratos e aposentadorias estaduais”.

Nestes dez anos de TCE, Othelino só trabalhou, efetivamente, por oito meses e sete dias no cargo para o qual ele se propôs quando prestou concurso público – entre julho de 2001 e abril de 2002.

Tecnicamente estaria, portanto, ainda em estágio probatório, uma das razões pelas quais a assessoria jurídica do tribunal indeferiu o seu pedido de licença, aprovado, com ressalvas, pelo presidente.

Desede que tomou posse no cargo, o auditor atua em diferentes cargos públicos – menos no tribunal, onde recebe mais de R$ 10 mil.

Neste período, foi secretário de Meio Ambiente nos governos José Reinaldo (2002 a 2006) e Jackson Lago (2007 a 2008), além de secretário de governo na Prefeitura de São Luís (entre 2009 e 201o).

No início de 2010, o TCE decidiu exigir sua volta ao emprego, baseado na Constituição Federal, que considera “acúmulo de cargo” a sua atuação “em outras funções, cargos ou empregos públicos”.

O auditor voltou, mas se licenciou para disputar as eleições de 2010, pelo PPS, alcançando a primeira suplência de deputado estadual. Sem mandato e sem emprego, foi obrigado a retornar ao TCE, onde está desde o início de 2011.

Desde a posse dos novos deputados, ele vem tentando ocupar mandato na Assembléia, via João Castelo.

Não conseguiu e foi obrigado a voltar à prefeitura, em uma secretaria com ares de sinecura.

E que pode levá-lo, finalmente, à perda do emprego que ele só assumiu no papel…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Pergunta se Othelino e o pai dele mais a mãe, conhecem Charles e Renato? Esse povo desviou muito dinheiro da SEMA, com propina e vendendo documento ilegal. Castelo já tem nesse ato o dinheiro de campanha, assim é fácil. Para lembrar Castelo, você ouviu falar do corpo da menina de 15 anos que morreu num motel em São Luís, na mão de dois secretários seus, e o corpo estendido no chão do vigia que esmagaram a cabeça, no Renascença?

  2. Esse tal Soares é um usurpador do erário público e traidor dos amigos que o ajudaram a conseguir uns votinhos aqui na cidade.Basta ver que ele passou mais de 2 anos na Secretaria e mostrou o quanto é incompetente.Nada fez a não ser politicagem barata no âmbito da prefeitura.Diz-se por aí que ele pra poder sustentar sua sanha burguesa de “bon vivan” praticava atos indecorosos e criminosos,por lá.Os servidores daquela Secretaria estão revoltados e prestes a recorrer ao MP na tentativa de desmoralizá-lo perante a sociedade e impedí-lo de candidatar-se novamente.Cuidado Castelo, o cara é perigoso e vem BOMBA por aí.

  3. Bastou ter um pequeno convívio com o tal do Soares que por indicação do Aziz assumiu por um breve período a Sadem,pra saber que o mesmo é um traidor tanto do Aziz que sempre lhe ajudou,quanto dos companheiros que o ajudaram a arranjar uns votinhos aqui na cidade.A Secretaria que ele ocupava servia apenas para politicagens baratas e enganações diarias.Tem-se notícia da insatisfação quase unânime dos funcionarios que ameaçam colocar nas mãos do MP uma bomba que o inviabilizará eleitoralmente e irá desmoraliza-lo frente a sociedade ludovicense.Diz-se a boca solta na cidade que o Soares para suplementar seu salário e recorria a artifícios escusos e criminosos naquela Secretaria.E, sabe-se que o Prefeito para consolá-lo irá nomeá-lo assessor de alguma coisa.Cuidado prefeito,com as más companhias.Ano que vem é ano de eleição.

  4. Rapaz é isso mesmo, esse Soares fica dizendo por aí que é influente só para dar golpes nas pessoas.

  5. Realmente, se esse Soares tivesse caráter sairia dessa administração. Mas, como é um morto de fome e tem que ostentar vai ficar bajulando castelo até onde puder.

  6. A saída desse tal de Soares da SADEM mostra o total discrédito que tem no comando da administração municipal. Andava sempre dizendo que tinha força e influência junto ao prefeito Castelo, mas agora a sua máscara caiu. Todos os cargos que ele já assumiu na vida deve a uma pessoa que não vou citar o nome, mas ele sabe a quem estou me referindo e não tem um mínimo de respeito e gratidão. A falsidade que lhe é peculiar já é de conhecimento da classe política, e por isso, o cerco está se fechando contra ele. Com a efetivação de Othelino no comando da SADEM o prefeito Castelo vai dar estrutura para que se trabalhe a articulação com os municípios da Região Metropolitana para enfim se construir o processo de metropolização.

  7. Esse aproveitador, veio aquí em Pinheiro se aliar a um politico ultrapassado sem voto, Pedro Lobato, resultado, gastou milhões de reais para receber 400 votos. fez uma adminisstração desastrosa na SEMA e como secretário de Castelo e agora volta como secretário novamente. Como acretidar mas nesses salafras de Politicos ?

  8. boa tarde, deixa eu entender: ele recebe do TCE como analista cerda de R$11 mil por mês a 11 anos, ou 131 meses, trabalhou 8 e recebe direto.
    2º ele como aspone, secretário, etc alem do salario tambem tinha a “gestão” da área que administrava.
    Então devo somar ‘11.000,00 + aspone/secretário + “gestão” = renda mensal.
    Ah bom. então tá certo. O Ministério Público, o corregedor do estado/município, o controlador do estado/municipio vão bem. Se todo mundo está feliz, então tudo de bom a todos. Asdrubal

    resp.; Não. meu caro. Não há informações sobre recebimentos de salário. O qeu o blog diz é que ele foi nomeado há dez anos e, neste tempo, só trabalho oito meses. Mas não diz nada sobre salários. pode ser que as licenças que ele tirou, durante este período, tenham sido todas sem sem vencimentos.

  9. pelo menos ele fez concurso, e os agregados do Sarney e teus parentes?

  10. Esse Maranhão não tem jeito mesmo. É o único lugar do MUNDO que as pessas ficam milhorarios sem trabalhar, obtendo tudo ílicitamente, e o MP não toma atitude. Será que Othelino vai levar a família toda denovo? Porque era só o que faltava, todos os famíliares são incopetentes, não sabem fazer nada. Abre o olho MARANHÃO, acordo MP! Fica a pergunta. De onde Othelino tira tanta grana para ter tantos bens em nomes de laranjas? Quero dar uma volta no CAMARO depois que ele for a leilão pela PF.

  11. Marco, surgiu uma dúvida, no ano passado não foi aprovado pela Assembléia uma Lei que impedia servidor do TCE de assumir qualquer cargo ou fuñção na Administração municipal, aguardo retorno.

    Resp.: A Lei não é da Assembléia. É a Constituição Federal que proíbe mesmo. O assunto é citado neste texto. O presidente do TCE, inclujsive, advertiu Othelino sobre os riscos que ele corre ao assumir oc argo na prefeitura. Pode, inclusive, perder o cargo para o qual foi aprovado há dez anos e que nunca exerceu efetivamente.

  12. O QUE LEVA O EX SECRETÁRIO DA SMTT CANIDÉ BARROS DIVULGAR NA MÍDIA LOCAL QUE ASSUMIRÁ A DIRETORIA DE OPERAÇÕES DO DETRTAN?
    É O DESESPERO?

    CALMA CANIDÉ!
    “O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME”.
    ASSIM FALOU A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS GAYS AO ACOMPANHAR A EXUMAÇÃO DE UM EX-SÓCIO E VERIFICAR QUE ESTAVA INTACTA SUAS PARTES TRASEIRAS.

  13. Esse Soares já vai tarde. Saiu dizendo que é candidato a vereador pelo PP de Waldir Maranhão, prova de seu oportunismo. No PDT, partido que lhe deu tudo, mas torrou porque sempre quis levar vida de burguês, está queimado em todos os grupos como; o do professor Moacir Feitosa, Weverton Rocha, Clodomir Paz, Aziz, Julião Amim. É conhecido no partido como uma pessoa que não tem posição, apenas querendo se dar bem, indo sempre para o lado que lhe convier. Nunca foi líder de nada, pois, todo líder se sacrifica pelos seus liderados e no caso dele sempre sacrificou os companheiros para levar vida boa. Na SADEM a reclamação era geral por parte dos funcionários de extorção, tudo com provas documentais. Por fim, aqui se faz, aqui se paga, quero ver agora a sua pose característica. Na cidade tem uma pergunta que não quer calar, o que ele vai fazer com a MALA e o SAPATO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *