9

Castelo põe desembargadores sob suspeita em recurso do IPTU no Supremo…

Castelo expõe sua personalidade em recurso do IPTU no STF

O recurso do prefeito João Castelo (PSDB) contra a decisão judicial que suspendeu a cobrança do IPTU em São Luís é o mais novo e revelador exemplo da postura autoritária e de “senhor da verdade” que marca a sua personalidade.

Na ação, interposta no Supremo Tribunal Federal, ele  põe suspeita em todos os desembargadores maranhenses que decidiram pela suspensão da cobrança e diz claramente que os membros do Tribunal de Justiça agiram com interesse pessoal no caso.

É isto o que pretende-se (sic!) promover no Maranhão, conforme bem colocou a desembargadora Raimunda Bezerra: as parcelas mais abastadas da população recusam-se a contribuir com o pagamento do tributo municipal, […], ou seja, pretende-se manter a cobrança em patamar defasado, caduco, fazendo-se com que a cobrança somente venha a atingir as camadas mais desvalidas da população – diz o texto da ação, como revelou em primeira mão no blog de Gilberto Léda.

A suspeita sobre os desembargadores foi decisão pessoal de Castelo. O blog apurou que ele foi advertido pelo procurador do município, Francisco Coelho, mas deu de ombros, aos gritos de que iria expor todo mundo.

No melhor estilo João Castelo de governar.

A ação da prefeitura também reserva espaço para ataques à imprensa, com a qual Castelo não consegue conviver, se ela não rezar em sua cartilha.

É a imprensa, na visão do prefeito, a responsável pelo “exagerado alarde” em torno do IPTU 2011.

A ação é, portanto, uma espécie de biografia do prefeito: autoritário, teimoso, truculento e dono da verdade.

Exatamente como era há trinta anos atrás…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. SR JR CAMPOS JORNALISTA GOSTEI MUITO DA SEU COMEN
    TARIO SO ACHO QUE HOUVE UM EXAGERO QUANDO VOCE
    AFIRMA QUE SAO LUIS TEM 250 MIL MOTORISTAS POIS ISSO EQUIVALE A 1/4 DA SUA POPULAÇAO

  2. Um péssimo administrador nunca assume suas responsabilidades, sempre culpa alguem pelas suas trapalhadas, não é capaz de se auto analisar. na verdade o sr. Caostelo está se tornando imcompetente até pra mentir.

  3. O engraçado é que os prédios no Renascença onde moram pessoas do círculo do prefeito ficaram isentos do IPTU.
    Os da peninsula da Ponta D’areia (onde Caostelo comprou apartamentos depois de eleito) subiram bem pouquinho.
    O resto da classe média? 8.000%.
    Fora velhaco pilantra.

  4. Em resumo, CAOSTELO nao passa de um babaca, irresponsavel, mal pagador, enfim… um bosta.

  5. Marco,
    O que mais impressiona nos comentários dos leitores do seu blog, venham de onde vierem, é que não se vê um só a favor do prefeito Castelo… isso é de impressionar!

    Não sei se ele vai recontratar o Duda Mendonça para o próximo pleito, mas desconfio que sim, pois somente um bom marketing man como o Duda será capaz de reconstruir a imagem do prefeito, tão desgastada perante a opinião pública.
    Assim mesmo, tenho cá minhas dúvidas. Hoje, São Luís conta com mais de 250 mil motoristas, cuja maioria, certamente, não votará no senhor Castelo. E não é necessário que se seja uma pitonisa para saber o porquê…
    O Castelo, em termos de desgaste com a opinião pública da Ilha, só perde pra Bia Venâncio. Também, ganhar dessa senhora, no contexto atual, é tarefa praticamente impossível pra outro prefeito.
    SDS
    JRCAMPOS, jornalista.

  6. Marco como está essa novela do IPTU? devo pagar ou não pago? você poderia fazer um resumo atual dessa situação chamado IPTU

  7. graças a Deus, rogo para o PDT, se afastar desse “ispiriente”, arcaico, centralizador, ditador e traidor. Agora sai… SAO LUIS merece mais…..

  8. O Prefeito João Castelo Malvadeza, sempre que pode, critica o Deputado Roberto Costa, a OAB, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a decisão do STF. Será que todos estão errados? Somente o prefeito é dono da verdade. Com isso o contribuinte teria de arcar com um aumento de IPTU que em alguns casos chegaria a mais de 8000%. Uma verdadeira MALDADE.
    Li um comentário em um blog, que corre um zum…zum…zum…na Prefeitura “que a idéia de João Castelo com relação a isenção do IPTU da “pobreza”, seria , caso fosse reeleito, mandar um projeto para Câmara taxando o IPTU da maioria dos atuais isentos. Com isso, o IPTU seria o carro chefe de arrecadação da prefeitura em um segundo mandato”. Acredito piamente no comentário do leitor, pois essa isenção era única e exclusivamente, um projeto escancaradamente eleitoreiro. “E que a “defesa” do Procurador do Município de São Luis no Supremo para restabelecer o pagamento extorsivo do IPTU, foi um verdadeiro tiro pela culatra, serviu inclusive para mostrar o que João Castelo pretendia fazer com a população. O aumento de arrecadação seria em média de 480% e não de 30% como era amplamente divulgado. Na realidade a arrecadação iria de 33 milhões para 191 milhões e não para 42 milhões como era amplamente divulgado através de propaganda da prefeitura. A mentira tem perna curta, a idéia mesmo era extorquir a população”.
    Li também em um blog, que “esse IPTU exagerado não foi somente incompetência da Secretaria de Planejamento em fazer os cálculos abusivos, teve claro, o aval do Prefeito João Castelo com muita má fé, e que, por exempla, o IPTU do Jardim Eldorado -Turu. Houve aumento entre 250 a 1000% entre casas do mesmo padrão, inclusive na mesma rua. Uma verdadeira loucura pois nem todos que moram no Jardim Eldorado são ricos, enquanto que em outros bairros imóveis com valor superior estão isentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *