11

Espigão já começa a fazer efeito na Ponta D’Areia…

O espigão já avança no mar

Quem se aventura a caminhar sobre o espigão costeiro da Península da Ponta D’Areia já pode perceber uma diferença no nível da areia entre um lado e outro do projeto.

Com apenas três meses de obras, o espigão, construído pelo governo Roseana Sarney (PMDB), já começa a mostrar resultados.

A faixa de areia já aumentou, diminuindo os risco de avanço do mar.

Pelas projeções, a área ficará assim

O espigão foi iniciado para evitar os riscos de erosão na Ponta D’Areia, que poderia comprometer toda a orla martítima, até o limite do rio Bacanga.

A expectativa é que, depois de pronto, garanta uma faixa de praia permanente de até 70 metros de areia.

A previsão é que a obra fique pronta até setembro, quando começará a fasae de urbanização…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Bem amigos da rede 😛

    Esse espigão transformará a Ponta D’Areia no mais novo ponto turístico do MARANHÃO e com isso, atrairá as atenções dos casarões caindo aos pedaços, da porcalheira das praias da cidade, das águas não tratadas dos esgotos (rios) da Ilha, do povo miserável que mora ao redor do São Francisco, Renascença e Ponta D’Areia, etc…
    Esse empreendimento é importante, mas para preservar os investimentos de grandes empresários que fazem questão de ali morar, pagando milhões de reais por apartamentos que mal vêem os seus proprietários apenas para dormirem. Nada de mais, mas sejamos honestos, esse “obra” e outras que o governo do estado vem promovendo não contribui em nada para a melhoria da população ludovicense.
    Nem vamos comentar sobre os impostos desviados/sonegados por empresários/criminosos como o Sr. Alessandro Martins que tem dois apartamentos de mais de dois milhões em um prédio daquela localidade.
    É como dizem por aí: “Felizes os ignorantes”.

  2. Peço Desculpas, pois percebo agora que sou um alienado e agradeço por ter me lembrado disso!! Creio que como você tem”pesquisas e informações baseados em dados científicos que mostram que é” não posso ir contra, pois creio em algo que nunca foi provado científicamente mais que acredito através da minha Fé. Este é o último comentário que faço em seu blog, foi um prazer e nunca ache que aquilo que outra pessoa acredita independente de ser religião, seita, cultos, teorias e etc é BABOSEIRA!!!

    Resp.: Não considero baboseira “aquilo que outra pessoa acredita”. Há pessoas que acreditam que o ser humano possa viver 200 anos no próximo século – e isso eu não considero baboseira. Não considero baboseira a crença de que, será possível, em breve, a clonagem de cérebros, com suas memórias e lembranças, prolongando a vida indefinidamente. Não considero baboseira a crença de que, em breve, se poderá substituir pedaços de órgãos ou de membros, garantindo maior ciclo de vida.
    Considero baboseira apenas a crença em Deus. E explano isso de forma pública, sem medo do debate, por que tenho argumentos para debater.
    E não discuto fé, por que a fé se encerra em si mesma.
    Poderei considerar a idéia de que uma pessoa possa ficar três dias enterrada e, depois, sair viva – se isto for testado e comprovado. Poderei considerar que uma pessoa possa ter o coração arrancado e, mesmo assim, sair andando vivinha, como se nada tivesse acontecido – desde que isso seja testado e comprovado.
    Portanto, meu caro, eu creio no homem e no que ele pode fazer.
    Por isso, meu caro, eu creio em tudo que possa ser testado e comprovado no teste.
    O que não pode ser testado não existe.
    Simples assim…

  3. Beleza ta ai a primeira grande obra da governadora que diz que vai fazer o melhor governo da vida dela e o pior dos nossos. Por que voce nao fala da empresa que está construindo o espigao?, ou entao da licitaçao que a colocou vencedora? Será que so voce nao sabe que a empresa é do grupo? Fernando Sarney, Lobão e a mesma quadrilha?

  4. Você também deve ser alienado em alguma “coisa” para acreditar no que acredita, seguir algo ou alguém ou já nasceu pensando assim?

    Resp.: Não entendi, pode ser mais claro?

  5. Você foi preconceituoso sem motivos, pois a pessoa não falou com você, mas fez sim, um comentário sobre o post do jr campos que por sua vez poderia ter respondido . Você tem todo o direito de acreditar no quiser, mas isto não lhe dá o direito de ser desrespeitoso com os outros.
    RESPEITO!!!!!

    Resp.: Qual o desrespeito que há em considerar alienado alguém que se deixa influenciar em todos os aspectos da vida pela questão religiosa? Por acaso, alugém assim não é alienado? Tenho pesquisas e informações baseados em dados científicos que mostram que é. Você pode mostrar o contrário, com dados científicos. Se continuar só no âmbito da fé, continuará alienado.

  6. “…BABOSEIRAS CRISTÃS…” VC CONTINUA A DESRESPEITAR A CRENÇA DAS PESSOAS. VC PODE SER PROCESSADO POR ISSO.
    VC SER ANTI-CRITÃO É UMA COISA, MAS OFENDER A FÉ DAS PESSOAS QUE É GARANTIA CONSTITUCIONAL, É OUTRA COISA. OPINE E QUESTIONE SEM RANÇO, AMARGURA OU ÓDIO, ACHO QUE VC CONSEGUE. MAS NÃO OFENDA POIS ISSO VAI ALÉM DA SIMPLES EMISSÃO DE OPINIÃO.
    MEU DEUS COMO VC É PEQUENO…..

    resp.: E como você é alienado. Deve ser daqueles que passam o dia em oação. Todo mundo bota a bíblia debaixo do braço e segue para “o culto de louvor”. Vai “aprender na escola dominical” e “dá graças a Deus por tudo que acontece”. T=á na cara que é assim.

  7. Marco Deça ,

    O espigão é um bom exemplo de como a engenharia é importante.
    O secretario Max está de parabens e com essa obra rápida e barata assume um lugar de destaque na engenharia estadual.
    Não poderia esquecer de louvar o autor desse brilhante projeto, Márcio Vaz, Biologo por formação, engenheiro por vocação.

    Francisco Soares
    Pres. do Clube de Engenharia do Maranhão

  8. Quando vc vai comentar sobre o adiamento da refinaria premium no Maranhão? Eu sempre achei que ela não vinha e isso só confirma as minhas desconfianças. Não que eu fosse contrário ao projeto – até gostaria pelos empregos e renda no nosso estado. Basta ler no estadão, globo e folha.com. Aliás, está em todos os cadernos de economia do Brasil.

  9. Jrcampos, você começou seu comentário bem, porém, esqueceu de dizer que o tão famoso “espigão” somente retardará o inevitável, o avanço do mar sobre as residências. O homem pode até tomar, garfar, roubar, como quiserem interpretar, mas a natureza sempre retorna e toma o que é devidamente sua. Já disse Jesus Cristo em suas maravilhosas palavras: Dê a césar o que é de césar.

    Resp.; Você também ia bem no comentário sobre a reação da natureza. Nada mais natural, para ser redundante. Mas resolve botar esssas baboseiras cristãs e joga tudo por água abaixo (para ser novamente redundante).

  10. Marco,
    A bem da verdade, o avanço do mar na Ponta d’Areia já dera sinais de que iria engolir toda construção da orla, incluindo até mesmo os prédios um pouco mais afastados.
    O Hotel Praiamar não duraria mais 2 anos.
    Esse fenômeno do avanço do mar, decorrência do aquecimento global (acredite quem quiser), que traz consigo o derretimento das calotas polares, já vem acontecendo no mundo inteiro..
    No Brasil, com ênfase para os estados do Ceará e de Pernambuco, se bem que em todos os estados da orla marítima, no Nordeste, o fenômeno não para de acontecer…
    Esse espigão, em São Luís, é de fato a salvação dos prédios para quem mora na Ponta d’Areia.
    JRCAMPOS, jornalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *