25

Roseana adverte: “já tive candidato com 2% e que venceu a eleição no primeiro turno”…

A governadora Roseana Sarney (PMDB) evita qualquer discussão sobre sua sucessão neste momento – até por que, não faz sentido que ela abra este debate ainda no primeiro ano do seu governo.

Mas hoje, com a insistência do radialista Rogério Silva, na rádio São Luís AM, ela mandou uma espécie de recado aos oposicionistas que comemoram bom desempenho em pesquisas extemporâneas.

Vou dizer uma coisa: quando estava no meio do meu governo, em 2000, meu candidato à epoca [o então vice, José Reinaldo Tavares] tinha só 2% nas pesquisas. Os outros beiravam os 45%, como o doutor Jackson [Jackson Lago, do PDT]. E o meu candidato venceu no primeiro turno – advertiu Roseana.

 

Roseana não fala em sucessão, mas, provocada, deixa claro a força eleitoral do seu grupo

 

Mesmo sem a citação nominal, tanto Roseana, na resposta, quanto o repórter, na pergunta, falavam da recente pesquisa Amostragem, que apontou o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) com até 64% das intenções de voto.

A própria Roseana fez a ponderação: – Não há avaliação que se sustente até lá [em 2014].

A governadora está corretíssima na avaliação.

E com um detalhe importante a seu favor: ao contrário dos anos 2000, quando Zé Reinaldo somava apenas 2%, agora, os dois nomes do governo – o ministro Edison Lobão e o secretário Luís Fernando Silva – apresentam 25% e 15%, respectivamente.

No caso de Luís Fernando Silva, que parece ser o preferido de Roseana, a preocupação, portanto, deve ser mesmo é dos comunistas.

Enfrentar um candidato apoiado pelo governo, que, desconhecido do grande eleitorado –  e a três anos da eleição – alcança 15% das intenções de voto, é um risco para qualquer adversário.

Combinado com a pretensão da governadora de ficar até o final so seu mandato, este potencial se multiplica fortemente.

É necessário, portanto, analisar com serenidade a advertência de Roseana.

E não se arrepender depois…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. marcos tu está ganhando quanto pra ficar bajulando este Luis Fernando? deixa que quando Lobão for governador tu vai saber o que é viver escrevendo merda sem o dinheiro do estado no teu bolso. aí tu vai me conhecer pessoalmente.

    Resp.: Lobão vai ser ovenador, é? Quando mesmo???

  2. Bom, é que eu olhei muito rápido o post, e provavelmente o meu subconsciente se recusou a acreditar que já está se discutindo a sucessão de Roseana mal começou o mandato. Mas tudo bem, vou passar a “me informar melhor” antes de entrar nos debates, embora pouco me sobre de tempo.

    Resp.: Quem não pode com o pote, não pega na rodilha.

  3. Certo, mas existe um detalhe imenso aí. Zé Reinaldo era candidato a Governador, e no Maranhão um Governador sempre elegeu seu sucessor até hoje. Luís Fernando é candidato a prefeito, e nunca um candidato de Roseana ou Sarney a ganhou para a Prefeitura de São Luís.

    Resp.: Luís Fenando é candidato a prfeito de onde, amigo? Luís Fernando não pode ser candidato a prefeito. Informe-se melhor, antes de entrar no debate.

  4. 2% que viraram 48%, só mesmo no maranhão das ano- malias, “SÓ A LUTA MUDA A VIDA'”

  5. concordo com o Alencar que diz da vida publica ilibada e complemento o que comentou o Aderson. Alem disso tudo, tem uma família maravilhosa e estruturada que lhe da apoio , estabilidade e a tranqüilidade necessaria para seguir em frente.

  6. Você disse qual era o futuro de Luís Fernando, ao escrever alegremente que Roseana Sarney dissera que ele logo, logo iria do terceiro para o primeiro andar. A classe política não gostou nada da decisão precipitada e a governadora teve de vir a público dizer que era factóide criado pela oposição. Foi aí que ficamos sabendo que você é oposição, porque foi você que disse que ela disse. Agora você diz que a governadora não quer antecipar a escolha e volta a falar na preferência por Luís Fernando. Quem está mentindo? Você ou a governadora? Porque se um está falando a verdade, ou outro não está. Ou o puxa-saquismo é que gera essas idas e vindas?

  7. Marco,
    Muuito bem feita essa sua avaliação relativo ao momento atual na política maranhense. Com um jornalista do seu porte, talentoso e sério, jamais ousaria diminuí-lo. Sua colocação é perfeita. Não tem quem segure esse Luis Fernando na corrida sucessória. O Maranhão está tendo a maior oportunidade de colocar no comando do seu destino o mais preparado profissional e político que já ví. Acredito que é só esperar e conferir! Abçs.

  8. A diferença entre Flávio Dino e Luis Fernando é gritante: o primeiro só é bom de gogo. Nada entende de administração pública. Nunca administrou nem o próprio condomínio. Não tem história na administração pública. Foi togado e até hoje sustenta esta arrogância típica da categoria. E o pior: se elegeu as custas do dinheiro público.
    Já o Luis Fernando, vejamos: já ocupou os mais importantes cargos da administração pública estadual. Numa campanha linda, virou o jogo em 2004 e elegeu-se prefeito de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão em habitantes. Em quatro anos, fez o que muitos não fizeram em 20. Resultado: em 2008, reelegeu-se com mais de 95% dos votos válidos. Sua administração como prefeito é reconhecida nacionalmente. Como Chefe da Casa Civil, seu desempenho político é elogiável e vem encantando a classe política. Não tem amarras, rasuras na sua biografia. É temente a Deus.
    Será que ainda existe comparação? Acho que não né Marquinho.

  9. marco, tu esqueceu que nas ultimas duas campanhas flavio dino faltando 2 meses pra eleição ele decolou ??? Flavio Dino se pega Luis fernando em um debate … tenho pena desse ex-prefeito

  10. O dr Luis Fernando tem muito o que mostrar e não é só questão administrativa não. Política, também. Em São José de Ribamar ele destruiu dois grupos tradicionais que mandava e desmandava. Tem um que ganhava voto até com aborto, mas quem foi abortado mesmo foi sua carreira política por Luis Fernando. E detalhe, sem baixarias, só com trabalho. Assim vai ser o governo dele, vai calar esses idiotas do sudeste que inistem em humilhar os nordestinos dizendo que não tem gente com visão moderna, progressista e séria.

  11. RAPAZ, O PCDOB TENTOU ANIMAR FLÁVIO DINO A ESPERAR PARA 2014, MAS PELO JEITO OU ELE SAI PREFEITO DE SÃO LUÍS OU VAI PEGAR UMA TACA FEIA EM 2014 SE LUIS FERNANDO FOR O CANDIDATO. VAI COEMÇAR A PERDER NA EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA. OLHA, É NA EXPERIÊNCIA, NÃO É NA IXPIRIÊNCIA DE CASTELO!

  12. DE 2000 PRA CÁ JÁ SE PASSARAM MAIS DE 10 ANOS , O PENSAMENTO DO POVO MARANHENSE É OUTRO TOTALMENTE DIFERENTE.
    MUITOS ELEITORES QUE UM DIA JÁ VOTARAM NESSE GRUPO SARNEY ,HOJE NÃO VOTAM MAIS .
    Sra ROSEANA OS TEMPOS SÃO OUTROS ,CAIA NA REAL !

    Resp.: Você errou nos cálculos. Em 2000 Zé Reinaldo estava com 2%. Mas a eleição foi em 2002 – mesmo com a denúncia forjada da Lunus – e Zé Reinaldo venceu no primeiro turno. Sem falar nas vitórias de Roseana em 2006, mesmo com a máquina contra, e a de 2010, quando ela vecneu tanto Flávio quanto Jackson – os dois de uma só vez.

  13. Esses 15% é só pela boa administração em Ribamar mesmo, Jorginho. Ainda tem mais 40% natural do governo e da Roseana e mais 15% que ele vai ganhar nos debates se o candidato foi o Flávio Dino, porque esse sim, não se sustenta. Só sabe mesmo trololar, mas não tem nada pra mostrar.

  14. Em menos de nove meses, o cara já tem 15% no Maranhão e um bobão desse tem coragem de dezer que o futuro político não se sustenta! É como disse o comentarista Jorginho quando pegar nele uma suposta boa imagem do governo, meu amigo, pode sair de baixo. São 15%, segundo essa pesquisa – que provavelmente deve ter acahado um número maior, mais só publicou os 15% – só por ter feito a administração q

  15. Continuo afirmando: Futebol só se ganha no apito final ou seja caro jornalista, pro bom entendedor meia palavra basta!!! A Govenadora tem razão. Nsº são só números…

  16. O FATO DE QUE LUIS FERNANDO NÃO TEM “LUIZINHOS” COMO LOBAO TEM “LOBINHOS”, É CONFORTANTE…

  17. Marco,
    Os leões da Pedro II, não miam, eles rugem!!!. Isto posto, o Flávio Dino não tem alternativa, terá que sair CANDIDATO. Em política 24 horas é uma eternidade, imagine 3 anos. Ademais, três coisas não devemos brincar: poder, (xxx) duro e água, pois em qualquer buraquinho, entra.

  18. Pode vir Lobões, Dinossauros, Caostelos e tudo mais. O povo vai eleger Luiz Fernando governador em 2014. Olha o que tô te dizendo hoje viu Marco….

  19. O futuro politico de Luis Fernando e´ como voo de pato , corrida de jumento etc.., nao se sustenta. Nao passa de Ribamar.

  20. Na minha opinião, Flávio Dino é um candidato inventado pelos anti-sarneisistas frustrados, trapalhões e sem o mínimo de inteligência para concorrer com um candidato do naipe do Luiz Fernando.
    Este sim é preparado para administrar os rumos de nosso Maranhão. O problema é que tem gente dentro do Grupo Sarney acostumada a fazer coisas erradas e que fazem de tudo para prejudicar o Luiz Fernando, porque sabem que ele não aceita falcatruas, desvio de verba, superfaturamento de obras …..
    Mas o povo irá vencer e se Deus quiser elegeremos governador o melhor prefeito que este Maranhão já possuiu.

  21. A pontuação do Dr. Luis Fernando na pesquisa divulgada recentemente – que só interessa, é bom frisar, aos anseios do PC do B – é de fato surpreendente e bate com marreta o desempenho de Zé Carneiro Traídor, em 2000. Faltam mais de três anos para as eleições estaduais e, ao longo deste período, os maranhenses poderão conhecer melhor a figura do político Luis Fernando, um homem determinado, competente com a coisa pública e administrador de mão cheia.
    O povo maranhense já está cansado destas figurinhas carimbadas. E também de projetos de políticos que só conseguiram mandato com o uso da máquina pública. O povo quer governador trabalhador, com referência administrativa e vida pública ilibada, requisitos estes que Luiz Fernando preenche muito bem.

  22. E olha que esses 15% é só pela repercussão da excelente administraçãao á frente da Prefeitura de São José de Ribamar. Imagina quando ele começar a capitalizar em virtude do governo de Roseana que tá começando a mostrar a que veio?

  23. Luis Fernando e mais confiavel, mais competente, dino vende até a mãe para chegar no poder.

  24. Sim! Elegeu José Reinaldo da mesma forma que José Reinaldo elegeu jackson. Com convenios milionários e eleitoreiros a véspera das eleições e compra de votos!

    Resp.: E…???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *