22

Policiais assassinos: as provas começam a aparecer…

Pedreiro, já ferido, arastado para dentro de um camburão

O vídeo postado no blog do jornalista Décio Sá, esta manhã, é a prova ocular de que o pedreiro José Ribamar Vieira Batista fora executado por policiais militares no São Cristovão.

As imagens desmentem a versão dos PMs, dentre elas a de que Batista saíra do carro empunhando um facão e uma faca. Esta declaração fora dada pelo comandante do policialmento da capital, coronel Jeffersson Telles, não se sabe baseado em quê.

O que se vê é o homem dentro do carro – provavelmente já baleado – com o vidros fechados, e um dos PMs ao lado.

Pior foi o tratamento covarde dos policiais quando o cidadão já estava ferido.

Em clara omissão de socorro, os policiais mantêm o cidadão baleado jogado no chão até a chegada de uma viatura da PM. Batista é simplesmente jogado na mala do carro. Um dos policiais assassinos ainda faz menção de empurrá-lo com os pés.

Em seguida, um dos executores entra no carro do pedreiro, com algo na mão.

Não fica claro se ele plantou provas – costume neste tipo de operação policial na periferia – ou se procurava algo que justificasse  a ação criminosa.

Mas não resta dúvida de que agiram fora dos padrões policiais.

E tudo por causa de R$ 10,00 supostamente não pagos em um posto de combustíveis.

Posto que, aliás, se mantém em silêncio sobre o assunto…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. eu tenho nojo desse governo que sabe que e honesto dentro da policia e sabe quem sao os policiais bandidos e nao fazem nada para melhorar pois esses politicos sao da mesma laia

  2. Eu acho que já lí em algum lugar: ninguém pode ser considerado culpado até sentença transitada em julgado.
    princípio da ampla defesa e do contraditório. pimenta no do outro é refresco
    somos julgadores impotênciais, ainda bem que não foi comigo ou com um parente meu agora posso atirar a vontade.

  3. OS PMS NÃO MATARAM, QUEM MATOU FOI O ESTADO DO MARANHÃO E O ESTADO TEM QUE SER RESPONSABILIZADO PELO DANO CAUSADO A FAMILIA E SOCIEDADE.

  4. é melhor ver a conclusão do inquérito para emitir juízo de valor, o vídeo não é prova definitivamente de culpabilidade, temos que analisar o que aconteceu antes do vídeo. Ninguém pode ser execrado publicamente sem um julgamento, aliás nossa lei diz que não há culpado antes de sentença transitada em julgado.

    Resp.: Filigranas jurídicas. palavras de ordem-unida. Tecnicismos bobos, que só se3rvem para jusitifcar bandidos.

  5. desde que esse coronel entrou para o poliamento metropolitano, a policia gerou mais de uma duzia de assassinos crueis é falta de comando, o secretario de segurança precisa tomar uma atiyude senão a segurança do maranhense estara correndo perigo. Demissão já de toda cúpula da policia

  6. Caro jornalista em primeiro lugar quero te parabenizar pela coragem de denunciar aquilo que é errado, pois se nós nos calarmos diante dos abusos que são cometidos não só por policiais militares mais também os civis. que na maioria si consideram acima da lei, o quê será de nós simples cidadãos. A aproximadamente 1 mês por ocasião de um assalto realizado em um depósito de bebidas localizado no cohatrac a polícia militar a procura dos assaltantes abordou um conhecido meu que se encontrava parado com a sua motocicleta cerca de 50 metros da sua residência e o mesmo prontamente atendeu ao comando dos policiais o quê não impediu de ser atingido com um tiro na perna. Mais tarde ao perceber o erro que havia cometido o pm falou para ele que só havia feito o procedimento.

  7. resp.; Se você quer fazer política usando o meu blog, mande-me o documento de sua associação, com as reivindicações da corporação e eu publico aqui. Vai haver paralisação? me dê as declarações que eu publico. Mas não venha defender bandidos de farda, que nada têm a ver com a PM. A PM deve é se livrar destes assassinos que mataram de forma covarde. Tenho medo de gente como essa solta pela rua, com a proteção da farda.

    meu caro ñ sou lider de nenhum movimento, nem tão pouco sou presidente ou tenho tendencias a ser politico pois e uma area q me deixa inojado assim como vc tem nojo de nossa corporação sou apenas mais um na luta de melhorias e fiquei indignado q muitos meios de comunição divulgam notas sobre o movimento e vossa senhoria ñ o faz e sim com grande veemencia mostra q a policia militar e algo aterrorizante ha policiais “bandidos” como vossa senhoria se refere mais a maioria são cidadãos de bens q doam suas vidas em prol da sociedade q pouco reconhece apenas olha para o lado das mazelas q existe e e assim em todas as profissões sem exceção os bons e os ruins..mais como na sua resposta segue abaixo alguns dos muitos link’s q pode ver noticias fotos, q evidencia nossas reivindicações e o q estar acontecendo o nosso movimento deixo q analise as informações para assim poder postar o q julgar melhor no seu entender..

    LINK’S:
    http://ebnilsoncarvalho.blogspot.com/

    http://arcspmia.blogspot.com/

    http://sofaloaverdade.blogspot.com/

    http://ftadecamocim.blogspot.com/2011/11/policia-militar-do-maranhao-em-estado.html

    http://180graus.com/geral/pm-do-ma-fara-paralisacao-aos-moldes-do-policia-legal-no-pi-469536.html

    http://www.netoferreira.com.br/

    http://noqap.blogspot.com/2011/11/estado-de-greve-na-policia-militar-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BlognoQap+%28BLOG+%22No+Q.A.P%22%29

    http://www.luiscardoso.com.br/maranhao/policia-militar-e-bombeiros-entram-em-greve-a-partir-do-dia-8/

    http://isnandebarros.blogspot.com/

    http://www.blogdocaula.com/2011/10/greve-pm-podera-parar-no-estado.html

    http://marrapa.com/policia-militar-e-bombeiros-entram-em-greve-no-maranhao/comment-page-1/

    http://www.oprogressonet.com/noticiario/14243/policia/2011/11/4/pm-e-corpo-de-bombeiros-podem-paralisar-atividades/

  8. Todo mundo sabe que as viaturas da “ronda da comunidade” são sustentadas pela propina dos donos de postos de gasolina. Então, sendo 10, ou 1000 eles precisavam honrar o patrão…

  9. os blogueiros também tem tendência a receber dinheiro de políticos para espalhar mentiras, todos tem alguma tendência!

  10. Eduardo Wood,esse tambem é meu temor,pois hoje com tantos bandidos travertidos de policia tenho medo de entrar em uma rua e mi deparar com uma viatura. o q mais mi deixa triste e v o coronel o maior de todos defendendo com unhas e dentes estes bandidos. so sei de uma coisa não confio na policia.

  11. caro jornalista, acredito que antes mesmo de julgarmos qualquer cidadão devemos conceder ao mesmo o direito a defesa, pois como nossa Constituição garante ninguem será considerado culpado sem o devido processo legal, e ação penal transitada e julgada. Acredito que o senhor se viu fortemente emocionado e tendencioso ao produzir tal reportagem, algo a ser lamentado, pois o jornalista deve realizar seu trabalho de forma IMPARCIAL, discordo do caro Jose que atribui a responsabilidade a Governadora, mas concordo que o problema não é unico e exclusivo da policia, o sistema de segurança falhou, a sociedade falhou e TALVEZ o policial possa ter cometido um desvio de conduta. Como policial militar do Maranhão sinto-me ofendido pela forma desrespeitosa que o Ilmo. Sr. jornalista se referio a Instiuição e seus integrantes, somos sabedoros que dentro de qualquer profissão existem os bons e os ruins, e seria injusto julga-los pela minoria. Tal fato é lamentavel mas a sociedade deve se apropriar de mais informações antes de condenar o policial, talvez caro reporter, nem vc e nem a sociedade sabe que nois policiais militares temos uma carga exorbitante de trabalho que muitas vezes ultrapassa as 72 horas semanais, somos julgados por um regulamento disciplinar arcaico e ultrapassado e o pior de tudo inconstitucional, durante a formação do policial militar no maranhão muitas vezes as instruções tecnicas são substituidas por assedio moral, tortura psicologica e muitas vezes fisica, então caro leitor e caro jornalista nessa ação policial não foi só o policial que puxou o gatinho mas todo um Sistema corrompido, impocrita e podre que está no meio de nossa sociedade.
    Obrigado pelo espaço e me perdoe pelo desabafo.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!!

    Resp.: Meu caro, contra fatos não há argumentos! E o fato é: os PMs mataram covardemente o pedreiro, por motivo fútil. As imagens são claras: foi execução covarde, sem que a vítima tenha esboçado reação. Os bandidos de farda têm que estar na cadeia e o seu comandante devidamente exonerado. Simples assim.

  12. Caríssimos,
    Este coronel já deu o que tinha que dá (coronel Franklin), a PMMA tem que passar poe uma reformulação urgente de conduta em missões. Todos os dias estão estampadas acões trágicas de policiais militares maranhenses. Caso contrário se esta política não for adotada o sentimento infelizmente será esse da população com relação a policia: o de medo. Tem que ser implantado o sistema de CASE, para que erros não voltem a acontecer, ou se acontecer de forma bastante moderada.

  13. Pior é que estão ficando comuns crimes como esse. E a injustiça prevalece, só o que resta é a dor para os familiares, sem nenhuma resposta. Como você D’Eça falou há alguns dias, temos essa “Polícia Marginal” pra nos proteger, ainda tem o caso do Cabo Sodré, que foi assassinado de forma parecida com esse pedreiro, e pelo q parece até hj não foi esclarecido o crime.

  14. Temos que esperar. Não dá para emitir juízo de valor só com base nesse vídeo aí! E o antes disso? Dizem que esse cara jogou o veículo em cima dos policiais. Poderia, na fuga em alta velocidade, ter matado alguém inocente. O morto não deve ser flor que se cheire.

    Resp.; O vídeo é bem claro: o policial atira no carro, que está com o vidro fechado. Uma, duas vezes. O homem tenta fugir e perde o controle. O marginal de farda se aproxima de novo e dispara mais uma vez. Que reação houve da vítima? Cadê o facão falado pelo comandante da tropa? Foi uma ssassinato, meu caro. Uma execução fria e covarde.

  15. vossa senhoria deve receber bem desse governo para achincalhar uma classe tão importante para a sociedade maranhense e estar saindo da linha no ponto q me acusa de ser truculento, arrogante apenas como leitor seu e vossa senhoria com muito prazer derrama suas frustações sei la com o q na brilhosa POLICIA MILITAR e logo que começa um movimento dentro das casernas de paralisação a partir do dia 08 porq a tua patroa quis e quer sempre nos humilhar com o salario de merda q nos paga e quero ver quem achincalha a PM pra quem vai ligar para a POLICIA CIVIL, OS AGENTES PENITENCIARIOS, A POLICIA FEDERAL, pra quem so tem a PM e essa vai parar mesmo vc e outras midias tendenciosas querendo q ñ aconteça tudo a mando de roseana diz um ditado “q a policia perto incomoda, longe faz falta” reflita nessa frase a partir do dia 08 PARALISAÇÃO JA

    resp.; Se você quer fazer política usando o meu blog, mande-me o documento de sua associação, com as reivindicações da corporação e eu publico aqui. Vai haver paralisação? me dê as declarações que eu publico. Mas não venha defender bandidos de farda, que nada têm a ver com a PM. A PM deve é se livrar destes assassinos que mataram de forma covarde. Tenho medo de gente como essa solta pela rua, com a proteção da farda.

  16. essa é a verdadeira policia de roseana sarney! cade a sua autoridade para, pelo menos, afastar esses criminosos da rua ou demitir esse camandante omisso! pedimos justiça já! afastar esses criminosos da rua é o mínimo!

  17. Se não podemos distinguir bandidos de policiais, estamos ferrados. Meu temor de ser parado à noite por um grupo policial é o mesmo de ser abordado por bandidos. A única diferença é a farda. O que nos resta?

    Resp.: Eu também tenho esta mesma sensação, amigo. Sinceramente…

  18. interessante o nosso embate agora q tua governadora quer reprimir atraves da imprensa por causa do nosso movimento e estranho o pedreiro andar por ai em uma montana melhor ser pedreiro do q ser policial nada contra os pedreiros e estranho tambem q mesmo ele atropelando a mike da pm ele ainda empreende fuga, estranho tbm a sociedade q presenciou a ocorrencia aplude a policia reconhecendo a ação..mais tudo ja foi explicado pelos policiais envolvidos na ocorrencia mais a imprensa represora de rosengana faz com que a sociedade passe a acreditar no q diz..porq todos os outros meios de comunicações estão cortados para a sociedade so se ler, ver o q o sergio macedo manda porq ele e quem paga a imprensa mediocre desse estado dominado por quem estar no poder seja sarneysta ou jackcista..

    resp.: Deixa de ser idiota, meu caro. Roseana nada tem a ver com isso. Não vomite suas frustrações em questões políticas.
    Os popúalres só aplaudiram os PMs por que achavam que o pedreiro era um bandido. por que os próprios qassasinos trataramd e vender esta idéia. repressora é a polícia, meu caro. E a visão de que os assassinos cometeram um crime é de toda a imprensa – tanto dos que apoiam quanto dos que criticam o governo Roseana. Simplesmente por que a polícia tem esta imagem marginal, que não faz a menor questãod e mudar, meu caro.
    O problema é que policiais são, em sua maioria, tendnetes ao crime, à truculência, à arrogância. E você, infelizmente, parece que se inclui neste grupo. Só lamento.

  19. ESSE CORONEL DA PM DEVERIA SER DEMITIDO POR MENTIR E ACOBERTAR ASSASSINOS DENTRO DA PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *