13

Os “sopros de renovação” do grupo Sarney…

Victor Mendes: independência e correção

A expressão acima foi cunhada neste blog, por ocasião da crise envolvendo o então diretor do Procon-MA, Felipe Camarão.

O texto reconhecia o gestor como um dos exemplos de renovação do grupo Sarney – e do governo Roseana Sarney (PMDB).

Camarão perdeu o posto para o ciúme da secretária Luíza Oliveira – engolido também pelo esquema Eletromil – mas há outros exemplos de renovação no governo.

Um deles é Victor Mendes, deputado estadual pelo PV e secretário de Meio Ambiente.

Além dos elogios do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva – ele próprio um sopro de renovação no grupo, em outro patamar – Victor Mendes tem o reconhecimento também da oposição na Assembleia Legislativa.

Edilázio: Corageme ousadia

O líder oposicionista Marcelo Tavares (PSB) o põe na conta dos destaques do governo, ao lado do secretário de Infa-estrutura, Max Barros (DEM), e do próprio Felipe Camarão.

Mendes e Barros se destacam pelo nível de independência política que mantêm em relação aos antigos caciques do grupo Sarney e sobretudo pela lealdade à governadora – uma das poucas que brigam por esta renovação dentro do grupo.

Na própria Assembleia há também os deputados Eduardo Braide (PMN), que demonstra forte capacidade de liderança, e Alexandre Almeida (PSD), com sua capacidade de articulação no próprio governo.

Mas é preciso destacar também Edilázio Júnior (PV).

Braide: influência e capacidade de liderança

Apesar da desconfiança com que o grupo o vê – ou justamente por isso – ele se movimenta com absoluta independência; e tem ousadia suficiente para dizer o que pensa.

São sopros de renovação em um grupo que envelheceu e busca novos quadros, menos atrelados ou tutelados pelas velhas raposas – algumas delas já passadas do ponto de “hibernação”.

Sopros que deveriam ser cada vez mais estimulados e não castrados…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Quando Flávio Dino assumir o governo do estado, tenho certeza que novas lideranças brotarão em nosso estado. Esses citados são representantes do continuiismo oligárquico, que não olham para o maranhão livre e soberano. São todos pau mandados….

  2. A parte que vc fala do Edilásio tenho certeza que é ironia.
    Vc deve ter rido muito ao escrever.
    Ocorre que a maioria dos leitores não entenderam.

  3. Renovação em oligarquias, só quando pede o poder, esta frase mostra simplesmente a manutenção da oligarquia.
    Os “sopros de renovação” do grupo Sarney…
    Esta frase é de tamanho mau gosto quanto dizer que o Nazismo está de cara nova, porém os princípios sempre serão os mesmo.

  4. Realmente, a atuação e o posicionamento dos jovens deputados (Rubens Junior, Neto Evangelista, Alexandre Almeida, Eduardo Braide, Fufuca e Edilázio Junior), é, de certa forma, uma esperança de que a atuação na área política pode melhorar.

  5. dos deputados governistaa citados, apenas edilasio é sinal de renovação. tem coragem, é autentico e tem respeito pela oposição. taí um governista com dna de sarney que promete, esse é porreta. agora alexandre é brincadeira, não consegue falar nada sem citar o nome da governadora. o braide foi obrigado pelo pai a silenciar e se voltar como iniciouo mandato, aí sim poderemos falar em renovação, quanto ao vitor, quando estava na oposição era uma maquina e eu cheguei a pensar que ao lado do rubens junior seria um gigante, o homem desapareceu que a bem da verdade muitas pessoas pensam que ele está doente. agora falando sério, o rubens junior sim é sinal de renovação de qualidade para o maranhão, é independente e a cada novo mandato mantém a postura dos embates, da seriedade e da coerência, inclusive para benizo o governo pela mudança do lider, porque o rubens dava um banho e sinceramente, ouvir manoel ribeiro e magno falar e pronunciar palavras erradas era uma dor de dente, pra não dizer tímpanos.

  6. Eu diria que secretários como Vitor Mendes e Ricardo Guterres, apesar de tratados de “sopro de renovação”, são na realidade convenientes para o governo, ou seja, não dão trabalho. Não exigem nada, são conformados e portanto vão tocando seus projetos pessoais sem serem inoportunos à corte.

    resp.: Acho que você está equivocado, pelo menos no caso do Victor Mendes. Ele enfrenta certa resistência no grupo exatamente pelo fato de não aceitar cangalha.

  7. Marco,
    Parabéns pela lucidez da sua matéria.
    Sou um antigo integrante desse grupo político. Hoje só podemos ter uma renovação verdadeira, só se houver uma nova composição. Para isso acontecer, acredito que Luis Fernando como Governador, tendo um grupo de políticos novos, competentes, bons administradores e honestos como: deoclide Macedo, Junior Marreca, Edvaldo Holanda Jr., Hildo Rocha, Rogerio Cafeteira, Cesar Pires, Edilasio, Valeria Macedo, Vianey Bringel, Helena Duailibe, Roberto Costa, Neto Evangelista, Maura Jorge, Alexandre Almeida, Gil Cutrim, Vitor Mendes, Eduardo Braid, Fufuquinha, Neto Evangelista, Max Barros, Fernando Fialho e muitos outros, o Maranhao melhora e muito.
    Torço para que Deus me dê a oportunidade de ver isso a partir de 2014.

  8. Pelo amor de Deus… Tu estas apelando! Vitor Mendes e uma boa pessoa, um bom secretario mas liderança e independencia zero. Qual liderança Eduardo Braide possui? Mal consegue liderar o bloco dele alem de ser um deputado sem expressão e sem forca com seus pares e no palácio. Edilazio nem se fala. Mal visto entre os colegas, traidor, deputado sem lado e que nao tem a confiança de ninguém. Quando suas reinvidicacoes nao sao aceitas sai disparando em tudo e em todos. Isso nao e ser independente. Isso e ser irresponsável. Um político tem que ser leal ao seu grupo. Edilazio e sinônimo de desconfiança e imaturidade. Uma decepção.

  9. Edilazio Jr eh o único que tem coragem de peitar Ricardo murad. O resto, todos engolem seco!! Todos odeiam e finge que Ama!

  10. O saco dos três deve estar batendo nos joelhos. Que puxada de saco, heim?

  11. Dos nomes que estão aí Alexandre e Victor são os únicos que podem gerar bons frutos.

  12. Realmente o grupo esta envelhecido e vejo hoje dentro dessa turma nova o deputado Alexandre Almeida como um dos mais articulados dentro do governo,eh um deputado que inspira confianca em todos os setores do governo. Alem de contar com o prestigio de toda familia Sarney. Alexandre para prefeito de Timon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *