7

Aigotagem e a classe política

Do blog de Robert Lobato

Gláucio: muitos políticos no bolso

Do jeito que a agiotagem tomou conta das prefeituras no Maranhão fica difícil separar “paladinos” dos sócios efetivos da bandidagem que confiscam as verbas públicas municipais.

Até um bebê que nasceu na madrugada deste sábado sabe que tudo que é deputado precisa da ajuda de prefeitos e vereadores para a sua eleição.

As eleições municipais servem como um espécie de termômetro para um prognóstico sobre o que poderá ocorrer nas eleições seguintes que elegerão deputados federais, deputados estaduais, governador, senador e mesmo o presidente da República.

O assassinato do jornalista Décio Sá, e consequente prisão de um dos chefões da máfia de agiotas, Gláucio Alencar, revelou como um homem sinistro, e até então anônimo da opinião pública, conseguiu desenvoltura para transitar livre, leve e solto pelos três poderes no estado do Maranhão.

Ainda que não seja “chapa” de algum político diretamente, Gláucio Alencar tinha influência e poder sobre alguns prefeitos, esses sim, “chapas” de alguns candidatos que apoiaram em determinada companha, o que acaba sujando a imagem de quem esses prefeitos apoiaram, já que não existe almoço grátis – alguém paga a conta.

 
E o Gláucio Alencar deve ter pago muitas. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Esse Glaucio,já estava na lista para ser candidato a deputado federal,concorrente portanto do secretario Aluizio Mendes.

    A Polícia já está agindo contra os agiotas não oficiais e desamparados pela Lei, e fechando “escritórios” das quadrilhas que atuam nessa modalidade criminosa. As gangues emprestavam dinheiro cobrando taxas impagáveis, e depois coagiam e agrediam, chegando a praticar assassinato dos que não “honravam” o pagamento mensal do ágio. A essas quadrilhas interessa manter o pobre coitado do devedor eternamente enrolado em dívidas.

    Agora, pelo que se está observando chegou a vez do governo federal combater a “agiotagem” legalizada e até oficial, visto que era praticada também por bancos públicos.

    As recentes medidas, em que O BANCO DO BRASIL e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL puxaram para baixo, de forma consistente, os valores de suas taxas de juro nas mais diversas linhas de crédito, aí incluído o CHEQUE ESPECIAL e o CARTÃO DE CRÉDITO, acabaram forçando a “BANCA PRIVADA” a fazer o mesmo. Inicialmente, nem os “economistas” de redação ou os que atuam nos mercados, acreditaram que tal medida fosse surtir efeito. Uns e outros apostaram na inércia dos correntistas e na falta de consciência do cidadão / consumidor brasileiro. A “BANCA” privada por sua vez, apostou na “frouxidão” do governo e ainda teve a desfaçatez de ir até ele pedir mais, querendo aumentar seus gordos lucros e reduzir a mixaria de imposto que paga.

    Todos quebraram a cara. Os correntistas foram em massa aos bancos públicos para buscar informação e abrir conta por lá, passando a arcar com taxas de juros menos escorchantes. Os valores concedidos pelo BB e pela CEF nesses últimos dias cresceu de forma significativa. Na outra ponta, o governo deu uma dura resposta ao presidente da FEBRABAN, o arrogante Murilo Portugal e lhe disse um sonoro NÃO !

    O resultado é o que se vê. Como num passe de mágica, as taxas de juro praticadas pelos seis grandes Bancos (2 públicos e 4 privados) despencaram a níveis médios de quase à metade.

    A “AGIOTAGEM LEGALIZADA” está assim desnudada. Sempre afirmei que, fora a GANÂNCIA e a AVAREZA da BANCA, não existia nenhum fator de ordem econômica e financeira que justificasse o que os bancos cobravam de seus clientes. Finalmente esse tabu foi quebrado, embora ainda estejamos longe de ter uma relação honesta entre bancos e seus clientes.

    E para não dizer que não falei de FLORES, o Banco Central / COPOM reduziu ontem a TAXA SELIC, outra aberração da nossa economia nos níveis que ainda se mantém. Caiu para um dos patamares mais baixo da nossa história e tirou do Brasil a vergonhosa liderança na lista dos que cobram/pagam os maiores juro no mundo.

    Se o governo Dilma Rousseff continuar nesse caminho, corremos um “abençoado risco” de em breve futuro, o Brasil possuir um sistema financeiro, econômico e bancário, honesto e decente, onde quem tem dinheiro pode ter lucro, sem que esse lucro venha como resultado da desgraça alheia.

  2. MArcos o Glaucio já se preparava pra ser candidato a deputado federal onde já tinha separado dez minhoes quem dizia isso na cidade era o advogado Ronaldo e flanck neto ou Gugu seba como gosta de ser chamado e funcionário do Glaucio…

  3. E por falar em bandidos. Anunciantes DE TODA DIREITA MIDIATICA: ABANDONEM esses “veiculos”(organizações criminosas) de comunicação. Não queiram ter seus nomes e de suas empresas, ASSOCIADAS AO CRIME ORGANIZADO. Não financiem eles. SEJAM PATRIOTAS, RETIREM SUAS PROPAGANDAS DE LÁ. Aos empregados(soldados) desse EXERCITO MERCENÁRIO DAS TREVAS que é a direita midiatica: SE REBELEM CONTRA SEUS PATRÕES(seus comandantes). A DERROTA DELES É INEVITÁVEL. Os propósitos deles não são, necessariamente, o de voces. Para seus comandantes se manterem no poder, entregam a cabeça de voces para qualquer um. Seus comandantes pouco se importam com voces. Abandonem as fileiras desse exercito já vencido. Uma vez mais, prestem atenção COLABORADORES DESSE EXERCITO MIDIATICO MERCENÁRIO: A DERROTA É INEVITAVEL.

  4. Hoje ouvi um comentário que Paulinho apresentou um projeto na Câmara que cria a UNIVERSIDADE FEDERAL DOS COCAIS. Será muito bom para todos nós. Novos cursos serão bem vindos.Aqui em Caxias só tem a UEMA de graça, aqui ja nao tem muita oportunidade de emprego, ai o cara arruma um emprego pra ganhar 600 reais ali no centro e mais da metade tem que pagar Faculdade particular e isso se nao for um curso de 700 a mensalidade ne, tomara que nessa Universidade tenha engenharia em todas as áreas,

  5. Tem gente que tem muito de dinheiro de hospital, até que não foi construído como o de Bacurituba, não precisa emprestar nada de ninguém.

  6. Ricardo Murad disse que pelo menos 100 prefeituras estão nas mãos dos agiotas.
    Em 2010, Roseana teve apoio de 200, dos 217 prefeitos. Suponhamos que todos os 17 chatos que não a apoiaram estiveram com a oposição. A matemática diz então que 87 dos 100, apoiaram a atual governadora. Quem é a preferida dos agiotas ? ROSEANA !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *