12

História de São Luís na visão presbiteriana…

O reverendo João d’Eça, líder da Igreja Presbiteriana Betsaída, lança hoje o volume I da obra “História da Igreja Presbiteriana do Maranhão”.

O livro relata o surgimento da denominação protestante, que se confunde com a própria história da fundação de São Luís, prestes a completar 400 anos.

Pesquisador da Universidade Mackenzie (São Paulo), João d’Eça estuda as influências protestantes na formação histórica e cultural da capital maranhense.

Ele também é titular do blog que leva o seu nome, onde analisa o cotidiano com o olhar presbiteriano e dá estudos sobre a vida cristã. 

No livro, ele traça um paralelo entre o desenvolvimento de São Luís e da Igreja Presbiteriana, desde a chegada de Daniel de La Touche.

– O livro resgata a história, desde a chegada de Daniel de La Touche, um protestante reformado, até a contemporaneidade – ressalta o reverendo.

Rev. João d’Eça: pesquisa

João d’Eça procura contextualizar  os momentos históricos da igreja, desde a transição do Brasil Império para a República e a repercussão destes eventos na política maranhense.

– É uma história que não interessa apenas a quem participa da igreja. Nós pregamos a ética do trabalho, do esforço para prosperar. E estes são valores que a sociedade como um todo precisa – prega o reverendo.

O livro “História da Igreja Presbisteriana no Maranhão” será lançado às 20h, na Igreja Presbiteriana do Renascença.

 

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Cara!
    Dos poucos blogs que estimo, o teu é um destes. E eu nem imaginava que tu tinha um parente na IPB. Fiquei na duvida assim que li o nome, descendo os comentários, confirmei.

  2. É que há alguns meses atrás você postou uma matéria malhado os pastores, ¨apóstolos¨ e outras auto denominações da igrejas evangélicas, apesar de concordar com contigo pois são todos um bando de come mole, inclusive os padres pois nem um deles trabalha de verdade, quando perguntei se teu irmão que é ¨reverendo¨ também é assim você não respondeu.

    resp.: Claro que não é. E se você pesquisar meus artigos sobre religião, vain ver que sempre deixo claro que, dentre as denominações envagélicas e protestantes, as igrejas Batista e Presbiteriana, as chamadas históricas, são algumas das que reputo como respeitáveis. As seitas pentecostais e neopentcostais – fruto de um erro de interpretação bíblica e da ganância de espertalhões – representam o problema da igreja cristã no Brasil. Meu irmão estudo, se preparou para ser pastor. E até hoje estuda, como pesquisado, fazendo mestrado na Mackenzie, uma das mais respeitadas universidades do mundo.

  3. Telhado de vidro né, por isso não publicou meus comentários.

    Resp.: ???

  4. CARACAS!!!! TU ÉS IRMÃO DO REV. JOÃO DEÇA??

    ÊITA MUNDO PEQUENO!!!
    CONHECI TEU IRMÃO UMA VEZ ,JÁ A ALGUNS ANOS. É UMA FIGURA!!! GENTE BOA!!!

  5. É de dar orgulho ter alguem com tamanha cultura socio-religiosa e que enriquece nosso povo com verdadeira historia maranhense. Agora, ter na mesma genesis um temente a Deus e outro ateu, é prova irrefutavel de que DEUS EXISTE. Simples assim!!!

  6. Tenho interesse em adquirir o livro, pois sou cristão presbiteriano e quero conhecer um pouco mais da nossa história.

    Resp.: Ainda não sei o valor do exemplar nem em que lojas poderão estar à venda. Recomendo a ida à Igreja Presbiteriana do Renascença, hoje à noite. Grato pela participação

  7. Marco,

    Ele é teu irmão? porque parece. Se for parente teu, a dicussão em casa deve ser boa.

    Abs.

    Antenor.

    resp.: Meu querido irmão mais velho.

  8. Fico feliz pelo livro do amigo João D´Eça. Parabéns pelo post Marco. O livro é uma das mais importante obra para entendermos a mais um pouco da evangelização não Católica do Maranhão.

  9. Fico feliz com a difilgação neste blog da matéria sobre a história da Igreja Presbiteriana no Maranhão. O trabalho das igreja evangélicas, normalmente, ocorrem de forma discreta sem no entando negar o seu valor histórico. Quantas famílias foram restauradas? quantas vidas foram transformadas? quanto custa um dependente químico para uma família, ou mesmo para o estado? Fico na esperança de que muitas e muitas igrejas se fortalecem e que os valores eternos de Deus, já descritos na Bíblia Sagrado possam continuar sendo ensinados em todo a posteridade.

  10. Raimundo João Mendes d´Eça, meu amigo, trabalhamos muito tempo juntos, pessoa que podemos confiar.

    Abraços João!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *