30

Quem não pode com o pote não pega na rodilha…

Comícios de Castelo sempre lotados

Campanha eleitoral é volume, mobilização nas ruas, carro de som, entusiasmo da militância, clima de vitória. Pudor e voto de pobreza nada têm a ver com campanha eleitoral.

É mera desculpa esfarrapada, carta de seguro de quem não avança nas pesquisas.
 
Quando um candidato entra numa empreitada eleitoral, ele sabe que a campanha tem um custo alto. E se é uma campanha para cargo majoritário, como prefeito, aí então o custo é ainda maior. Quem pode, apresenta uma campanha com volume de rua. Quem não tem condição ou estrutura de campanha, é melhor ficar em casa.

Não adianta reclamar.
 
A legislação eleitoral não é suficientemente clara quanto ao tamanho adequado de uma campanha de rua, se X, 2X ou 3X. Se fosse cristalina, objetiva, haveria espaço real para contestação via tribunal.

Mas as reclamações que chegam às barras da justiça são tacanhas, subjetivas na sua essência, sem valor legal algum.

Claro que há magistrado que, aqui e ali, por conta e risco decide atribuir um juízo de valor para quantificar o que é e o que não é abusivo numa campanha eleitoral. Mas é um risco arbitrário, sobretudo, sem valor pericial que possa identificar, dentre tantas campanhas espalhadas no município, no estado e no país, qual é aquela que realmente está acima do “permitido” pela lei.
 

Tadeu e sua militância… do que reclamar?

Enquanto a lei não for efetivamente clara, com a atribuição de um teto para os gastos de campanha (ou até mesmo o financiamento público), tudo ficará na palavra de um advogado contra o outro nos pretórios.

Quem falar mais alto, quem tiver melhor poder de embromação e relacionamento, pode levar a melhor pra casa. É assim que tem sido. E assim será até que haja de fato uma reforma política no país.     
 
Não adianta a turma do Edivaldo Holanda Júnior reclamar nas redes sociais que Castelo tem 100 ou 600 carros. Não adianta se esgoelar que o tucano tem muitos mobilizadores, farta quantidade de outdoors e cartazes.

Isso não cola, não dá votos.

Campanha de Holanda: regada a isotônico

Não adianta fazer voto de pobreza no TRE, propondo a isonomia no volume da campanha de rua.

Se o TRE por ventura aceitasse essa proposta numa cidade com mais de um milhão de habitantes, era bem capaz de Castelo propor a isonomia no tempo destinado a todos os candidatos no horário eleitoral gratuito da TV e do rádio.

É o mesmo raciocínio.
 
O bom cabrito não berra. Holanda Júnior ainda está na sua primeira vacina. Tem muito a aprender com Edivaldo Pai, que sabe muito bem como as coisas funcionam numa campanha eleitoral – Aliás, Hilanda-pai anda meio sumido.

A disputa está apenas começando.
 
Quem não tem estrutura não se estabelece – esta é a máxima do marketing eleitoral.

O resto é conversa pra boi dormir.

Marco Aurélio D'Eça

30 Comments

  1. O ARTIGO É PERTINENTE, NO ENTANTO NÃO PODEMOS
    ACEITAR O USO DOS RECURSOS PÚBLICOS.AQUI,EM CODÓ
    O PREFEITO JOSÉ ROLIM FILHO(ZITO), DESDE A SUA
    POSSE ATÉ O MOMENTO DE DECLARAR O SEU PATRIMONIO, O MESMO AUMENTO MAIS DE TRES MIL POR CENTO E AINDA DECLAROU QUE VAI GASTAR TRÊS
    MILHÕES DE REAIS NA CAMPANHA. TODOS OS CODOENSES OERGUNTAM: QUAL A ORIGEM DESSA FORTUNA? AQUI NÃO HÁ JUSTIÇA, NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO, POIS DESDE 2009 O ATUAL PREFEITO NÃO PRESTA CONTAS. E TEM MAIS, NEM ATENDE A LEI DE INFORMAÇÃO. TRES PROMOTORES, TRES JUIZES E
    NÃO TEMOS JUSTIÇA.

  2. Tem sempre um idiota dizendo que o prefeito faz porque é intuito eleitoreiro, se não faz é porque não presta e se faz é intuito eleitoreiro. Não dá pra entender a cabeça desses imbecis. Em 4 anos então ele deve trabalhar apenas o primeiro e o segundo e parar pra não dizer que é intuito eleitoreiro. Colocar a casa em ordem requer tempo, parte do mandato e o resto é trabalhar. Vai administrar algo pra vc entender isso

  3. Não sei o que diabos que esse pessoal entende por discurso novo? Será que é falar em gíria? Quem está por trás do novo é a cara velha de sempre. Atrás de Edivaldo Jr está Edivaldo Pai, Ewerton Rocha, Roberto Rocha, Marcio Jerry e Flávio Dino, velhos conhecidos que usufruíram e muito nos últimos governos. O próprio Edivaldo Jr. aparece em gravações bem recentes elogiando o prefeito Castelo por ter extinto a taxa do lixo criada por Tadeu Palácio. É como disse um internauta, esse papo de mudança já deu o que tinha que dar. Já enjoou, mudam as caras e a política permanece a mesma, se é pra continuar deixa o que está.

  4. Ridiculo vc como blogueiro aplaudir uma campanha rica bancada as custas do erario publico, aplaudir um candidato que se quer olhou pela sua cidade a n ser agora cm intuitos eleitoreiros, é triste vc aplaudir alguem como esse CAOStelo que conseguiu ser o pior pref q SL ja viu !!! Triste fimmmm… !!!

  5. Ando pelos 4 cantos da cidade e ainda não vi nada relacionado a esse edivaldinho

  6. Acredito que os Eleitores entre 18 e 30 Anos em sua grande maioria votará em Holanda Jr,pois tem discurso Novo.Porém sabemos que Palácio tem a sua Trajetória e Castelo a Máquina.Posso até Errar,mas no Segundo Turno teremos CasteloXHolanda Jr.Briga Boa entre os Dois.

  7. Meus caros amigos,
    Com referência a campanmha ser tocada com isotônico, devo esclarecer, que acompanho as passeatas todos os dias e, nós mesmos é quem compramos água, refrigerante, etc.
    Não sei por que tanto incomoda a campanha de Edvaldo Holanda Junior?

  8. Tu tá sempre procurando um meio qualquer de criticar o Edivaldo Holanda. Mas eu te entendo meu filho, tu já tá vendo lá na frente … começa a encher o saco com helicóptero que voou atá com adesivo, com dono do helicóptero que não se escondeu e ainda se filiou ao partido pra mostrar que a parada vai ser pesada, prepara teu couro malandro!

  9. VC EH UMA VERGONHA MARCO !!!!
    PODE ESPERNEAR, JA TE AVISEI, VOLTO AKI QUANDO EDIVALDO PASSAR CAOSTELO NAS PESQUISAS, EDIVALDO JÚNIOR REALMENTE NÃO TEM UM DÉCIMO DA MEGA ESTRUTUTA DE CAOSTELO, QUE SURRUPIOU AS CONTAS DA NOSSA CIDADE E ESTÁ TE PAGANDO PROPINA PRA DIVULGAR MATÉRIAS EM FAVOR DELE, CUIDADO COM FILMAGENS ESCONDIDAS MARCO, VC VAI SER PEGO SEU LADÃO BARATO!!! OPSSS… DESCULPE…LADRÃO CARO!!!

  10. Te cala Ana Maria, te cala, ti cala ti cala, kkkkkk
    Nao perebeste q foi a unica q defendeu o bebezinho?.?
    Ahhhh sem falar que a pesquisa real ele nao passa de 10 %
    vc sabia disso?
    Qm ta em segundo é o silíconado que tem por volta de 20

  11. Ridículo!!! Que todo jornalista é partidário de um candidato é fato e é normal, jornalista vota. Agora querer desmerecer outros candidatos porque não estão com a máquina municipal na mão, não dá!!
    É sabido que Castelo não chamou os concursados, que as escolas estão uma porcaria (precisou de interferência federal), os fornecedores (me incluo) não recebem seus pagamentos!! Os auditores em greve, transporte e vias urbanas uma lástima….Aff!! Mais 4 anos a cidade vira um caos total!

  12. Catelo conta com o apoio da máquina pública e de aliados presos por favores eleitorais, não é de se espantar o seu volume de campanha maior que os demais. Resta saber pra onde foi o dinheiro destinado a manutenção das secretarias do município cada dia mais sucateadas e ainda onde foi parar o salário dos contratados sem receber há mais de 3 meses. Com tantos desfalques nos compromissos da prefeitura não podia-se esperar menos de sua campanha com dinheiro de origem duvidosa.

  13. Ei Marco e outro que não aparece é o werton rocha..pq será que eles nao aparecem já queeles tem espaço garantido na adm de holanda, caso ele seja eleito!?!?!? Fica posando de grandioso apenas: holanda jr, flavio e roberto…dureza!! Será que holanda ta achando q caiu no esquecido oq ele e o pai diziam ate outro dia de flavio dino??? comunista e ateu

  14. muito boa essa tua sacada marco. não sei quanto tempo tu leva para fazer tais textos, mas são sempre criativos e bem construídos. realmente é essa a realidade das campanhas, quem tá com a máquina obviamente sempre vai ter a vantagem…e o resto deve procurar uma forma de tentar igualar a disputa com propostas inteligentes e de grande relevância para o eleitorado…porque esse discurso patético de renovação e “mudança” ninguém aguenta mais.

  15. É bom investigar. Mas corre a boca miúda que a sede do comitê de Holandinha no São Chico é do Junior Bolinha e Marcos Caldas.

  16. Rapaz se a campanha de Holandinha( mesmo antes de começar) já tá com essa pindaíba toda porque o Flavio Dino não aciona logo o agiota Dedé Macedo???

  17. CONCORDO PLENAMENTE DESSE VEZ COM O TEXTO DO BLOGUEIRO. MAS ACREDITO QUE A CAMPANHA DO PLANO B (TADEU) / PLANO A (PT) / E DE HOLANDA VÃO CRESCER NO DECORRER DA CAMPANHA. POREM NAO DEVEM CHEGAR NO PREFEITO CASTELO (45)!!!

  18. A lei eleitoral nào tem claresa mesmo, fica tudo em aberto, cabe ao juiz dizer o que eh certo e errado. Aí vai muito da amizade do candidato, a costa quente.
    Nao tem santo nessa politica no Brasil, é tudo farinha do mesmo saco. Edivaldinho parece novo, parece comunista, parece beato, parece tudo mais é igual o Edivaldão. Eita Maranhão

  19. ESSA É BOA, VOTO DE POBREZA COM HOLANDINHA? ELE QUER MOLEZA? ASSIM É FÁCIL. EDIVALDO PAI É COBRA CRIADA, JÁ FEZ MUITA CAMPANHA MILIONÁRIA AQUI EM SÀO LUÍS MAS É VERDADE ELE TÁ SUMIDO MESMO, O UERVENTON TAMBÉM NAO APARECE, PORQUE HEM?

  20. O Castelo ja nao tem tempo de TV, e esses outros candidatos querem o que? que ele nao tente compensar isso de outra forma, imagina Oliveira 12min p… um chute no saco, “Vai ter no programa dele como fazer macaxaira frita”?… falando serio

    castelo 45 45 45 45

    um abraco tenha um otimo fim de tarde

  21. É fácil esbanjar riqueza com o dinheiro público, como sempre fez seu chefe. Mas trabalho que é bom, ele nada fez e agora está tentando ludibriar mais uma vez a população ludovicense.

    Seria bom se, ao invés de desperdiçar o dinheiro publico, ele tivesse melhorado um pouquinho a cidade para seu aniversário de 400 anos. Esta festa está se transformando no maior fiasco do Maranhão.

    FORA CAOSTELO!!!

  22. O que é isso companheiro… ja ta abandonando o barco do teu candidato W.O … eu q digo tem calma q holanda jr tem voto e flavio tbm…. ja conhecemos a forma de vcs denegrirem a imagem dos outros candidats.. sabem mto bem q é um maximo perigo holanda jr ganahr .. pq 2014 …? ja pra vcs castelo e bem melhor… não é verdade?

  23. Parabéns pelo post, a mencionada lacuna na legislação eleitoral, quanto ao gasto em campanha, é o princípio de toda a corrupção politica.
    A mencionada falha permite ao candidato gastar milhões em uma campanha eleitoral ( Castelo gastará 20 milhões). Mas buscando exatamente o que? um grupo politico se dispõe fazer tal gasto? Com que interesse uma empresa realiza doações milionárias a uma campanha politica?
    A Justiça finge não saber e o Legislativo assim o Executivo, ocupantes de Mandato Eleitoral, preferem não alterar o jogo que os elegeu.
    Pra vencer as eleições, os políticos aceitam doações, empréstimos e todo tipo de acordo, com Deus e o Diabo. Eleitos são cobrados e obrigados a tolerar a corrupção pensando na reeleição. O jogo não para.

  24. RASSSSSSSSSSSSSSGA BALEIA!!! É CASTELO 45, A MAIOR ESTRUTURA DE TODOS OS TEMPOS, QUEM NAO TIVER Q BOTE O RABO ENTRE AS PERNAS E TIRA PRA FORA, AHHHH
    HJ EU VI O PRIMEIRO CARRO DO EDJR, PRA PIORAR A MUSICA ESTILO EVAGELICA É PÉÉÉÉÉÉSIMA!!!

  25. Texto maravilhoso! Holandinha tem muito o que aprender. Não adianta sair falando besteira. Fica parecendo o Quico chorando porque o pirulito da Chiquinha é maior…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *