4

Parece mesmo crime organizado…

A prisão do cabo PM Francisco Esteves, ontem, em Pinheiro, trouxe mais evidências de que a quadrilha de agiotas chefiada por Gláucio Alencar – e que encomendou a morte do jornalista Décio Sá – tem mesmo tentáculos em toda a estrutura estadual.

É como o crime organizado, uma máfia, que alicia servidores públicos, policiais e políticos, garantindo proteção em troca de dinheiro.

Francisco Esteves confessou que trabalha como segurança e como motorista de  Ronaldo Ribeiro, advogado e amigo de Gláucio Alencar.

E nesta condição, deve ter presenciado diversas conversas e ações criminosas, traindo aquilo que jurou defender quando formou-se na academia de polícia.

Mas há outros policiais envolvidos com a quadrilha.

Dois deles – identificados apenas por Durans e Acides – chegaram a participar de reuniões sobre a morte de Fábio Brasil. Foram afastados das funções, mas nunca mais falou-se neles.

Esta semana, o blog de Luís Pablo noticiou que policiais ligados ao agiota estariam pressionando prefeitos e ex-prefeitos devedores do esquema a quitar suas supostas dívidas.

Gláucio Alencar mantinha – ou mantém – influência também sobre deputados estaduais, juízes, policiais federais e membros de vários outros órgãos públicos.

Os nomes já foram todos divulgados na mídia, ao longo destes quase 120 dias.

Mas a prisão de Francisco Esteves mostra também que, mesmo diante da ação da polícia, os investigados parecem não se importar.,

E os que ainda estão soltos, continuam agindo da mesma forma.

Com se na estivesse acontecendo.

Coisa de máfia mesmo…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Procurem investigar um tal de César Brito de Bacabal, ele é um agiotar que banca canpanha em Olho D”Água das Cunhas, Pio XII, Lago Verde, Conceição de Lago Açu entre outras cidades…

  2. O JUNIOR FRANCO, PREFEITO DE CURURUPU, E IRMÃO DO GRILEIRO E INDICIADO, SECRETÁRIO DE ESTADO, ALBERTO FRANCO, É AMIGO DESSES BANDIDOS TODOS.
    O ADVOGADO RONALDO RIBEIRO É SÓCIO DELE EM MUITOS NEGÓCIOS. É AMIGO DO PEDRO MEIRELES.
    O SECRETÁRIO GRILEIRO, ALBERTO FRANCO, É AMIGO TAMBÉM DESSES BANDIDOS TODOS.
    CONTINUAM SAQUEANDO A PREFEITURA DE CURURUPU. DINHEIRO DO FPM. DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR. DINHEIRO DO TRANSPORTE ESCOLAR. DINHEIRO DO PAC PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO. DINHEIRO DO PAC PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA ESPORTIVA NA ESCOLA HERCULANA VIEIRA. E TEM MUITO MAIS.
    SERÁ QUE COM TODAS ESSAS DENÚNCIAS QUE JÁ FORAM FEITAS NINGUÉM FAZ NADA. OU ESTÃO ESPERANDO ACONTECER COMO SERRANO DO MARANHÃO, QUE O JUNIOR FRANCO JUNTO COM O RONALDO RIBEIRO USARAM O BANGA E HERMINIO PARA SAQUEAR O MUNICÍPIO E ATÉ AGORA SÓ O POVO FICOU NA MISÉRIA E O BANGA PEGOU 45 DIAS DE CADEIA SÓ PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE RAIMUNDO CUTRIM NO ELEITORADO DE SERRANO DO MARANHÃO. TUDO ISSO AÍ, TINHA PARTICIPAÇÃO DE JUNIOR FRANCO. ELE É SÓCIO DO ADVOGADO RONALDO RIBEIRO QUE É SÓCIO E IRMÃO DO DELEGADO FEDERAL PEDRO MEIRELES.
    VÃO DEIXAR ESSES LADRÕES E ASSASSINOS SOLTOS. SERÁ QUE ESTÃO ESPERANDO MATAREM MAIS JORNALISTA.

  3. Sei não. Para mim, tudo é só uma cortina de fumaça para desviar a atenção de algo mais podre, que envolve gente mais poderosa e que se está tentando encobrir. Essa história toda está muito mal contada, cheia de furos. Inicialmente, numa grande demonstração de eficiência, a política prendeu um bando de agiotas e disse que o crime estava elucidado. Mais de 60 dias se passaram, e nada de provas concretas a não ser o depoimento do pistoleiro.
    Tudo parece um grande teatro, com arma que já foi jogada no mar, já foi da polícia, já foi enterrada na areia e agora não se sabe sequer a origem.
    Gente, se tudo isso for armação para encobrir algo maior, em quem vamos confiar? Qualquer um pode ser preso apenas porque o seu nome foi citado no depoimento contraditório de um pistoleiro de aluguel, que mata por dinheiro e, por dinheiro, pode dizer qualquer coisa. Além disso, há uma seletividade para escolher quem vai ser preso e quem fica solto, mesmo que o pistoleiro tenha declinado nomes na mesma ordem de envolvimento. O que é isso? Dois pesos e duas medidas?
    Se é assim, qualquer um perde a segurança, pois pode ser mencionado e ser preso sem mais nem menos. Não pode ser assim. É preciso provar o crime, o envolvimento e tudo o mais, ou então não teremos justiça.
    Respeito a ânsia daqueles que querem justiça e eu também quero. Mas justiça só se faz com base em provas e não em histórias ajambradas. É preciso que essas provas sejam divulgadas o quanto antes e que os verdadeiros culpados sejam condenados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *