21

As ameaças de Cutrim e o jogo de gato e rato de Aluísio Mendes…

Cutrim jogou dúvidas sobre processo conduzido por Aluísio

O que o deputado Raimundo Cutrim (PSD) fez na tribuna da Assembleia foram ameaças abertas ao Sistema de Segurança, ao governo Roseana Sarney (PMDB) e aos delegados que investigaram o caso Décio Sá.

– Eu vou buscar meus direitos a onde quer que seja. Eu sei de muita coisa. E eu vou começar a falar por capítulos. Nesta semana farei outro pronunciamento;talvez dois ou três nesta semana. E vou começar a falar e vou esperar alguém vim – disse o parlamentar, na tribuna da Asembleia.

Ameaças estas que necessitam respostas imediatas do Sistema de Segurança.

Cutrim falou de depoimentos direcionados, fraudes nas investigações e manipulação de informações, coisas que a Secretaria de Segurança tem obrigação de esclarecer.

Pelo que ficou claro no pronunciamento, o deputado tem informações que podem ameaçar alguém do governo, o próprio Aluísio ou os delegados da Polícia Civil.

E até que ponto estas informações estão intimidando uma ação mais efetiva da polícia?

Obviamente que o deputado está acuado com toda a pressão que vem sofrendo – e como dizia o próprio jornalista Décio Sá, “um homem acuado é capaz de tudo”.

Mas o secretário Aluísio Mendes também contribui para esta reação de Cutrim, que pode ter consequências imprevisíveis e desastrosas para o governo, para a Assembleia e para o próprio grupo Sarney.

Aluísio faz um jogo de gato e rato desnecessário com Cutrim.

Nada declara sobre o desafeto, mas passa informações de bastidores e deixa que a polícia fale contra o parlamentar. Se tem algo contra o deputado, a polícia tem obrigação de divulgar oficialmente. Se não tem, tem a mesma obrigação.

O deputado em plenário: acuado e com informações

Um exemplo é o inquérito do próprio caso Décio.

Foram indiciados 13 envolvidos, mas a polícia só divulgou os nomes de nove. Foram divulgados até nomes de foragidos – e de pessoas das quais nem se sabe o nome – mas quatro deles foram mantidos em sigilo.

Por que razão?

Se estão no relatório e a polícia tem indícios da participação no crime, por que mantê-los escondidos da sociedade?

É tosca a justificativa de que os indiciados também estão envolvidos no caso da agiotagem, por isso o sigilo.

Até por que há vários outros citados nas investigações – além do próprio Cutrim, tem o delegado federal Pedro Meireles, os policiais civis Alcides e Durans e o advogado Ronaldo Ribeiro.

São alguns deles os quatro outros indiciados? É Cutrim ou não é?

Raimundo Cutrim não pode usar uma pretensa perseguição para fazer ameaças a quem quer que seja – ele tem é que se defender – serenamente e com provas, não com chantagens.

Mas o secretário Aluísio Mendes  também não pode transformar a investigação – do caso Décio, da agiotagem e da grilagem – numa questão pessoal entre ele e Cutrim.

Desta forma, o desastre será para o governo e para a sociedade.

Tanto quanto as declarações ameaçadoras do ex-secretário…

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. Este é um caso típico de criatura superando seu criador. Foram seguidos anos de aprendizado, vivências e experiências acumuladas e muito bem aproveitadas. Razoável para quem sonhou um dia, galgar algum status e ter visibilidade social, ainda que para tanto, falte-lhe discernimento, escrupúculos e caráter, coisa que infelizmente, soam como características de políticos nesse extenso Brasil. Existem, várias formas de se galgar esses espaços, cabendo a cada um sua escolha, porém, tudo tem um custo para o homem. Uns valem muito, outros alguma coisa e ha os que valem coisa alguma.

  2. Marco, a sociedade está cansada, está pedindo por paz e a paz não pode vir quando as pessoas ficam por tras procurando infernizar as pessoas. O Secretário Aluisio está errado, conduzindo o processo de segurança equivocado, é um tipo não confiável porque utiliza meios para denegrir a imagem do Dep. Cutrim. Considero o atual secretário um profissional incompetente para o cargo, desalinhado com os objetivos do cargo que ocupa. Não estou aqui defendendo e nem acusando, mas sinto-me no dever de falar que não acredito que o Dep. Cutrim tenha participado ou tenha envolvimento nessas questões. Vamos aguardar e estou aqui trocendo pela verdade dos fatos. Parabéns por está fazendo análise das informações, pois não lia seu blog por acreditar que tinha tendência de proteção ao governo.

  3. Concordo em gênero, número e grau com Deça na resposta ao Alfredo Silva no início do Post. Acrescento, a Governadora deve tirar Aluízio Mendes da Secretaria, pois, está usando o cargo para brigas particulares com Cutrim. Fora do cargo os dois vão resolver no braço na rua e não afeta a sociedade e nem ao governo, deixa se “matarem”. O povo não tem q pagar com a briga dos dois.

  4. Caro Marco, sou crítico ranzinzo aos seus post e você sabe disso, mas tenho que tirar o chapéu pra você agora!!!! Você falou tudo meu caro… enquanto a esse energúmeno que fez o infeliz comentário sobre votação, ele deveria procurar era ler um pouco, pra ver se consegue ter mais argumento pra não escrever asneiras como escreveu acima! Parabéns Marco, continue com esse posicionamento, que continuarei elogiando e criticando quando for conveniente!

  5. bandidos, todos. Esse ajudou muito no passado, mas deram poder demais a ele, e ai o poder o consumiu para o mal, e poe mal nisso. Bandido

  6. Sinceramente, so pelo fato de Aluisio enfrentar o “ex-todo poderoso dr.” Cutrim, ja mostra p mim, meus amigos e famliares que Aluisio nao deve absolutamente nada. Quem conhece Cutrim, sabe que nao e’ qualquer um que o enfrente. Cutrim, que por estar cheio de denuncias, deveria ser exemplo de transparencia ao inves de ficar ameacando. Isso e’ tipico de quem nao tem argumento. Alem disso, o,processo do Decio Sa ja nao depende mais dos delegados, esta nas maos da justica. Aguardem e deixem a secretaria de seguranca trabalhar.

  7. Alias Marco Deca, nao nos decepcione. Na duvida, use sua inteligencia e seja ao menos sensato com os seus julgamentos. Quem de fato tem agido e manifestado sem postura e visivelmente ameacando, para tentar calar quem trabalha?

  8. MEU CARO, A SECRET DE SEG NAO TEM QUE FICAR SE MANIFESTANDO SO P VC ALIMENTAR SEU BLOG. ALEM DISSE, PRESTE ATENCAO: QUEM DISSE QUE RESOLVE NA BALA FOI CUTRIM E NAO ALUISIO. ALUISIO TEM PRINCIPIOS ENQUANTO QUE CUTRIM…TA LONGE DISSO. TODOS QUE FALAM EM CUTRIM DESABAFAM QUE CUTRIM SEMPRE FOI BANDIDO. TODOS SABEM, VOTOS??? AQUI NO MARANHAO VOTO E’ COMPRADO POR ISSO A SECRET DE SEG ESTAVA DESTRUIDA QUANDO CUTRIM SAIU. TEM MAIS, ALUISIO NAO ESTA’ DE BRIGUINHA COM CUTRIM. O FATO DOS DELEGADOS APURAREM SERIAMENTE AS DENUNCIAS, NAO PODE TORNAR O CUTRIM “COITADINHO “.ALUISIO NAO SE FAZ DE COITADO, NAO DIGA BESTEIRA, ELE SEQUER SE MANISFESTA EM RELACAO A ESSE TEATRINO DE CUTRIM.

    Respo.: Então: Atenção Aluísio, fui ameaçado no blog. A coisa é séria. Sei que não posso me trancar 24 horas, também sei que, a polícia não pode ficar 24 horas comigo. Portanto, está no blog a ameraça. Quanto à manifestação de Aluísio sobre Cutrim, posso garantir a você que ele se manifesta sim. Menos publicamente.

  9. Olhando com os olhos da imparcialidade, a conclusão é uma só:
    Esse embate entre o ex e o atual secretário de segurança publica, tende a descambar para a destruição mutua.

    Resp.: Não importa o que aconteça, o que tem que acontecer tem qeu ser bom para o Maranhão.

  10. Me belisca, assim eu acordo e acredito no que li dessem tal Firmino, por isso que acontece episodios desse tipo aqui na terrinha, porque os caras subestimam a populacao achando que todos sao iguais a essa figura que postou essa asneira ai. O que importa e que indpendentemente de quem quer que seja se culpado for seja punido, apesar de achar que nao vai sobrar para os peixes graudos, porque por tras da cortina onde tem fumaca tem fogo, ou seja, tem interesses para proteger pessoas muito proximas de autoridades que se acham acima de tudo e de todos.

  11. kkkkkkkkkk, Marco juro que antes disso tudo acabar irei morrer de rir aqui, kkkkkkkkkkkkkkkk não aguento mais esses posts defendendo esses bandidos, e pior é que todo mundo sabe dá fama desse pilantra. E não venham com críticas defendendo os trabalhos anteriores e tal, se fez merda antes ou agora tem que responder! E vai! Mas enquanto isso acho que vou dar um tempo de ler esses posts senão esses caras que defedem vão me matar de sorrir! KKKKKKKKKKkkk

  12. Concordo plenamente com a sua posição…
    Nunca é demais lembrar que o hoje deputado Raimundo Cutrim, foi peça fundamental no desmonte da quadrilha do crime organizado, que levou para prisão muitos envolvidos, naquele momento, quando a Governadora tomou decisões firmes e corajosas no combate à criminalidade que se instalara em nosso estado, que atormentava a vida da população, como agora, praticavam crimes de todos os tipos contra a sociedade, eliminando todos aqueles que se apresentassem como obstáculo aos seus interesses, assim como o fizeram com o delegado Stênio Mendonça, que fora executado quando investigava aquela perigosa quadrilha.
    O deputado Raimundo Cutrim deve manter a calma, contribuir com as investigações e tomar todas as medidas cautelares, pois como Secretário agiu de forma exemplar no cumprimento das suas atribuições, combateu de forma implacável a criminalidade, e por isto certamente criou uma teia de potenciais inimigos, que estão à espreita de uma oportunidade, se aproveitando da situação para atacar a sua honradez e destruir a sua reputação de homem público correto, que sempre agiu com retidão e justiça.

  13. Marcos, Você sabia que arrobaram as portas da Delegacia de Pirapemas e roubaram computadores, bicicletas e uma moto. pois é! essa é a segurança que temos nos municipios. o que adianta para o Estado, ficarem o Ex- Secretário o Dr. Cutrim, e o atual Aluísio mendes, se degladiando apenas por uma questão de egos feridos. è bom que saibam que são pagos pelo povo para trabalharem e não ficarem nessa lenga-lenga de meninos que perdem uma bola ou uma peteca.

  14. Marcos você sabe qual o fotógrafo que fez essas duas fotos que ilustram sua postagem? Isso que é fotojornalismo. Parabéns!

  15. Temos que analisar que Drº Cutrim obteve na eleição passada mais de 90.000 votos , perdendo apenas pro companheiro RM, O governo tem que considerar Cutrim, pois, também ajudou na recondução da Governadora, Que ganhou de Flavio Dino em primeiro turno por apenas 3.000 votos.O Secretário Aluísio não tem voto, não é delegado , é apenas um AGente da PF. A governadora tem que resolver essa situaçao ,pois, poderá respingar em 2014. Por quê dá as costas para Cutrim…

    resp.: Deixa eu ver se entendi: você está dizendo que o que importa nisso tudo é voto? Quer dizer que uma pessoa pode até ter envolvimento com crimes, mas, se tiver votos, o governo tem que protegê-lo, é isso? Não amigo: Se Cutrim for inocente, a polícia e a Justiça têm que deixar isso bem claro. Mas, se for culpado, ele pode ter 1 milhão de votos, mas terá que pagar pelo que fez. Absurdo o seu comentário.

  16. Uma coisa é certa. É bom vc se sair disso..pare de postar coisas da SSP e de Cutrim…Se não, como o proprio Cutrim falou…Vai sobrar bala pra vc. Te cuida fogoió…

    Resp.: Isso é uma ameaça, meu caro? Mas da parte de Cutrim ou de Aluísio? Já não sei nem de quem me proteger – se é que se tenha como se proteger de alguma coisa…

  17. Meu amigo,
    Lembra de dois delegados que foram exarados nos anos noventa e que depois foram reconduzidos aos cargos recebendo todas as vantagens. O CUTRIM, AO CONTRARIO DESSES DOIS DELEGADOS QUE SOUBERAM ESPERAR, NÃO ACEITARÁ SER ENXOVALHADO POR ALUISO, ASSIM COMO OS DOIS DELEGADAS ACEITARAm, afinal era importante, naquela época, eles ficarem calados para que roseAna fosse alçada a candidata a presidente.

  18. Marco, me permita discordar de voce. Acho que o sistema de segurança não tem que responder aos ataques do deputado Cutrim, pelo que tenho acompanhado, muito atraves do seu blog, a policia tem sido correta em suas ações. Vi algumas declarações do atual secretário e nunca ouvi dele nenhuma acusação direta ou indireta ao Cutrim. Nem vi dos delegados nada parecido, mas tambéme querer demais que eles não registrassem as acusações que o assassino vez cntra quem quer que seja seria um absurdo. Imagima se na justiça ele voltasse a acusar Cutrim e isto não estivesse no inquerito ? Colocaria todo o trabalho em xeque e ai sim teriamos motivos para duvidar da seriedade do trabalho, que todos nos elogiamos, inclusive voce, após o desfecho. Acredito também que Cutrim não escolheu a melhor maneira de se defender, não é atacando a tudo e a todos que ele irá sair melhor disso, muito pelo contrário. Serenidade, prudência e equilibrio nessas horas e fundamental e não e isso que vejo no deputado.

    Resp.: Não estou cobrando respostas a Cutrim. Estou cobrando é tranaprência nas investigações. Não adianta Aluísio Mendes ficar dizendo coisas nos bastidores, sem querer se pronunciar oficialmente. Este é o problema, como você diz: quando fala publicamente, Aluísio se faz de coitadinho injustiçado, mas, nos bastidores, diz o que quer, age e até fornece informações a jornalistas (um exemplo: esse pocesso que está hoje nos blogs). Com sua postura, ele põe sob suspeita as investigações e também deixa a imprensa exposta, por que é a primeira a sofrer as consequências dos que se sentem ameaçados pelo sistema policial. Qunato a Cutrim, digo o que já disse nbo blog: não é com ameaças e ataques de virulência que ele vai conseguir que ele vai conseguir se explicar à sociedade. Nos últimos discursos, ele já dise que resolve na porrada, que usa seis armas e, agora, chamou os que ele quer acusar para resolver pessoalmente. Deste jeito, ele só depõe contra si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *