24

Titular da Denarc revela que notebook de funcionário da AL foi levado por policiais do 4º DP…

Em comentário neste blog, o titular da Delegacia de Narcóticos, Cláudio Mendes Pereira, esclareceu agora à tarde que o fato envolvendo o trabalhador Rodrigo Michel Ferreira dos Santos envolveu policiais do 4º Distrito Policial – e não membros da sua especializada.

– Foi apurado que foram policiais do 4º DP que procederam à abordagem a RODRIGO, os quais apresentaram o notebook à Autoridade Policial daquele Distrito, o qual poderá dar maiores informações a respeito do fato, ora em debate – disse o delegado.

No início da tarde, membros da Delegacia de Narcóticos também fizeram contraponto às informações do auxiliar de serviços gerais Rodrigo Michel Ferreira dos Santos, que acusou policiais lotados naquela especializada de terem subtraído dele um notebook, hoje pela manhã, no Altos do Calhau.

Em comentário neste blog, identificado apenas por  “Equipe de Policiais do Denarc”, dizem que  “nenhum policial desta Especializada fez, na manhã de hoje, qualquer abordagem”.

Segundo o mesmo comentário, o esclarecimento do fato será facilmente feito com a abertura de procedimento policial apropriado. Mas deixa claro o posicionamento da polícia ao afirmar tratar-se de “Falsa imputação de crime”. 

O fato envolvendo Rodrigo Michel, que presta serviços na Assembleia Legislativa, foi comunicado pla própria vítima ao titular deste blog e aos jornalistas Gilberto Léda, Carlos Roger, Paulo Roberto e Álvaro Luís, hoje pela manhã na Assembleia.

Na mesma hora, o secretário de Segurança, Aluísio Mendes também tomou conhecimento do fato.

Em contato com o jornalista Gilberto Léda, Mendes ponderou a informação, baseado em um detalhe: Segundo a vítima, os policiais usavam uma caminhonete Blazer, quando, segundo o secretário, só há carros tipos Pajero na Denarc.

Mas a vítima não tem obrigação – e nem condições psicológicas –  de saber esta diferença mínima entre uma Blazer e uma Pajero. 

Este blog voltou a manter contato com Rodrigo Michel, que reafirmou a denúncia e disse ser capaz de identificar os policias que o abordaram.

Ele também reafirmou que o notebook subtraído se encontrava na Delegacia do Vinhais, onde sua irmã foi registrar a ocorrência.

O esclarecimento do delegado põe os pingos nos is em relação à Denarc.

Mas o caso não se encerra aqui…

Texto alterado às 16h10 para acréscimo de informações.

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Marco Deça o verdadeiro profissional em jornalismo tem que ter o minimo conhecimento de direito penal, em suas respostas você fala roubo e depois afirma que roubo não assalto a mão armada. O roubo e assalto a mão armada tá tipificado no Código Penal apenas como roubo que a forma de subtrair algo de alguém com violência ou grave ameaça. Já o furto é tipificado por se subtrais com esperteza objeto de alguém sem que a pessoa venha a sofrer violencia ou grave ameaça. Entendeu puxa saco da roseana?

  2. EU SABIA, A VERDADE VEIO À TONA: ESSE SEU AMIGO “TRABALHADOR” ESTAVA SAINDO DE UMA BOCA DE FUMO NUMA MOTOCICLETA E QDO SE DESFEZ DAS DROGAS E FOI ABORDADO PELOS POLICIAIS QUE LEVARAM SEU NOTEBOOK QUE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DELE ESPERANDO A APRESENTAÇÃO DA REFERIDA NOTA FISCAL. SE VC FOR JORNALISTA DE VERDADE, APURE OS FATOS. VÁ AO 4 DP E VERIFIQUE QUE SEU GRANDE AMIGO É UM FUMADOR DE DIAMBA QUE FINANCIA O TRÁFICO DE DROGAS QUE FINANCIA TODOS OS OUTROS CRIMES. ESTOU MENTINDO? ENTÃO VÁ VERIFICAR

    Resp.: Ele não é meu amigo. Nem o conheço. Fui apresentado a ele por outros jornalistas na Assembleia. E ouvi a história delejuntamente com estes jornalistas. E me comovi. Já fui ao 4 DP e ninguém quis me dar informações. Se você as tem, mande-me.Não tenho o menor problema em publicar.

  3. UM DIA VC PRECISARÁ DESSA MESMA POLÍCIA, SEU IDIOTA. A GENTE PENSA QUE NUNCA ACONTECERÁ COM A GENTE. PQ ESSA RAIVA TODA DA POLICIA? QUEM TEM RAIVA DA POLICIA É BANDIDO. PROCURE SABER PRIMEIRO EM QUE CONDIÇÕES A POLICIA TRABALHA. QUEM GARANTE QUE ESTE NOTEBOOK DO SEU “AMIGO TRABALHADOR” TEM PROCEDÊNCIA? SÓ PQ É TEU AMIGO? LEVARAM PARA A DEPOL E DE LÁ SÓ SAI COM NOTA FISCAL…CORRETO POLICIA CIVIL DO MARANHAO.

    Rsp.: Seu idiota, eu preciso da polícia todos o dias, o dia todo.E é pra isso que pago meus impostos. E cobromesmo da polícia, por que ela está aí ´pra fazer a segurança da sociedade, não pra agir como bandido. E na hora que precisar, vou em busca da polícia. E se me sentir desamparado,denunciarei. Respeito a polícia e reconhço o trabalho dos policiais. Mas a carga crítica em um rime deolicial tem que ser maio exatamente por que ele é pago para proteger e não para atacar. Quanto ao trabalhador,seu noteook foi comrpado no mateus, tem nota fiscal e está legal. E ainda que nõ tvesse, não cabe`a policiais roubá-lo. Enendeu, idiota?

  4. CUIDADO MEU CARO…

    resp.: Istoé uma ameaça? Se é, não e preocupe: tomo todo cuidado em se tratando da polícia.

  5. A Lei de Imprensa não existe mais, o Código Civil e Penal fará você – Marcos D’eça – aprender ser mais humilde, quando se erra, deve-se pedir desculpas. A justiça Maranhense vai frear sua prepotência. Você envergonha os profissionais de imprensa.

  6. VC JA FOI CITADO POR UM COLEGA DE PROFISSAO COMO PARTE NUMA TENTATIVA DE EXTORSAO,PARA NAO PUBLICAR MATERIA CONTRA UM DEPUTADO. E POR ISSO FOI INTIMADO A PRESTAR ESCLARECIMENTO NA DELEGACIA, LEMBRA. É POR ISSO QUE ODEIA A POLICIA, É. VC NAO É TAO INFALIVEL QUANTO IMAGINA

    Resp.Você está enganado. este fato nunca ocorreu. Que colega de profissão? Pode citar? Você não está confundindo as coisas? E ainda que tivesse ocorrido, por que eu teria ódio da polícia por ter que ir depor? Só no caso Décio, meu caro, depus oito vezes. Não tenho nenhum tipo de ódio pela polícia. Pelo contrário, tenho admiração pela atividade policial. Mas a notícia, pra mim, está acima de tudo. Acima da polícia, inclusive.

  7. (…)

    Resp.: Covardes aqui não têm vez. Assine, apareça e diga o que quiser. QUem se esconde é covarde. Ou bandido..

  8. Senhores leitores com certeza e tds sabem que Marco Deça tem algum problema mental, pois o cara se acha melhor e superior a tudo e a todos, só a opinião dele é verdadeira, só ele é competente, só ele é independente, só ele sério e tds tem que aceitar pois ele é a bala que motou kennede e a ultima coca- cola do deserto, tanto que os proprios jornalistas como Geraldo, Marcial e outros que realmente são jornalistas, e não amigos, porque ser amigo de um cara como esse (o cara é muito chato), pois o verdadeiro jornalista dá a noticia e que cada uma tenha a sua posição, não querendo que tds concordem com o mesmo, eu acho que esse sujeito que é sempre ta na midia, não que a historia não tenha acontecido mais é como de forma irresponsavel esse sujeito joga tudo ao vento, cara verdadeiramente tua irresponsabilidade ainda vai te da problema.

    Resp.: quem dá a notícia simplesmente pela notícia é estafeta, meu caro! sabe o que é isso? Aqueles, sem formação – e não falo apenas de diploma – que apenas relatam o que lhes é ditado. As pessoas com quem eu convivo, que frequentam minha casa e eu frequento a delas, com as quais me relaciono familiarmente, que saímos juntos, estas é que importam para mim. Tenho mesmo opinião, e procuro defendê-las com fervor. Quem tiver argumentos melhores que persuada-me. É assim que se faz o debate. E quem me acha a “bala que matou Kennedy” é por que vê em mim algum diferencial. É sempre assim, e você sabe: os medíocres, quando alguém se destaca na posição, pela capacidade e profissionalismo, passam a ver este alguém como “arrogante”, que “se acha”, etc… Qualquer um que esteja acima da média – na escola, no bairro, na faculdade e na profissão, sofre isso. Procuro estudar a ciência e a carreiraprofissional que escolhi; procuro ler para ter argumentos com os quais me expressar, e procuro ter opinião e embasá-las com argumentos convincentes. Se isso incomoda alguém, paciência. É assim que eu sou e isso me basta. Lamentável é que alguém pense asism e só fale por trás. De quem eu não gosto, quem eu acho arrogante ou “a bala…”, eu nem me relaciono, por que não sei ser falso. Não sei falar apenas para agradar.
    Com relação ao fato em si, todos estes comentários estão fazendo parecer até que o fato não existiu. Mas houve um crime, meu caro: Policiais abodaram um trabalhador e levaram dele um notebook. Se foi da Denarc ou da 4ª DP, é o de menos. O que se espera é que a polícia dê o exemplo. E que os jornalistas cubram os fatos – e não façam mera assessoria de imprensa.

  9. O Marcial, que é muuuuuuuuuuuuuito melhor que vc, é tão educado e gentil que te pediu desculpas, mesmo sem ter a devida culpa, mas o Geraldo te esculachou hoje e vc não fez nada e muito menos ligou para a rádio, conforme ele lhe desafiou!!!!
    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa, que é de uva, ovelha!!!!

    resp.: Volto a dizer: Me é totalmente indiferente o que Marcial, e muito menos o que Geraldo Castro pensam de mim.

  10. Companheiro, um abração, sempre tive e vou continuar tendo um respeito muito grande pelo cidadão e pelo profissional de imprensa Marco Aurélio Desça. O que não posso concordar é com à insinuação de vínculo nosso com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. O que faço diariamente, é divulgar os fatos registrados na área policial, quem acompanha o nosso trabalho pelo Rádio, TV e Blog, sabe das criticas que fazemos ao setor de segurança quando necessário. o Exemplo mais recente, foi o caso do investigador da SEIC que disparou um tiro de pistola e deixou o Vigilante Italo Dalessandro paraplégico, segundo os médicos(acompanhamos este fato de perto, ouvindo todos os lados). Eu sempre mantive uma boa aproximação com todos os companheiros da imprensa maranhense, inclusive com você, que tenho respeito e consideração. Em nenhum momento fiz criticas ao seu Blog, apenas divulguei o fato sem tecer nenhum comentário, pelo contrário falei bem do profissional Marco Auirélio Desça. Espero ter colaborador para encerrar esta polêmica.

    Resp.: E eu repito: não presto assessoria de imprensa a nenhum órgão, instituição ou empresa, sejam dos poderes federal, estadual ou municipal. Seja da política, da polícia ou do esporte. Tenho orgulho do meu trabalho e da minha trajetória profissional, independente do que pensam colegas de profissão ou de outras profissões.

  11. Mmeu caro, como roubo se o objeto foi apresentado na delegacia e foi formalmente apreendido? tu que é holofote, quer dar uma de polêmico, VC ERROU não pq denunciou o DENARC em vez do 4 DP mas sim pq noticiou uma FARSA. Só não entendo a revolta, ja que o que vc diz ou deixa de dizer não deveria fazer muita diferença, mas hoje em dia as pessoas passaram a dar aos blogs e blogueiros uma “importância” que na prática não deveria existir. Vcs querem sensacionalismo, publicam qualquer coisa que faça a página bombar e se for CONTRA a polícia melhor ainda, mas na hora do pega vcs se socorrem é com a PC e a PM. Se fosse verdade até vai lá, seria jsuto, mas não foi.

  12. Éeeeeeguas. Geraldo Castro te colocou no seu devido lugar. Chuuuuuuuuuuuuuuupa ovelha. Marcial você é o melhor e mais sério jornalista do MA. Aliás jornalista mesmo só Marcial.

  13. Realmente, após uma abordagem, um cidadão pode até não ter obrigação ou condições psicológicas de diferenciar uma Blazer de uma Pajero, mas você, meu caro, enquanto jornalista, tem a obrigação de apurar os fatos antes de publicá-lo e de acusar os policiais. Você só ouviu um lado e, enquanto jornalista, deveria saber que um fato sempre tem duas ou mais versões. Não aprendeste isso na faculdade? Ou não passaste por uma faculdade? Você não sabe em que circunstâncias os fatos aconteceram. Saia da frente da sua telinha de computador e procure saber como é o dia-a-dia de um policial,quão difícil é o trabalho de rua e saber, também, porque o rapaz foi abordado. Com certeza deve ter tido algum motivo. É muito fácil acusar sem, antes, ouvir o que o outro tem a dizer. Você sequer se retratou com os policiais do Denarc e continua chamando os demais de bandidos. Espero, sinceramente, que os policiais ofendidos movam uma ação de danos morais contra você, porque jornalistas como você só se tocam quando dói no bolso.

  14. e se esse funcionário da a ssembleia estiver mentindo, o que não seria improvável de se pensar posto que trabalha e convive em um local onde isso é comum. Antes de chama-los de ” ladroes do denarc” a prudência aconselha que vc tivesse tido mas cautela sobre a veracidade dos fatos. tal comportamento só lhe diminui como pretenso jornalista.

    Resp.:A própria polícia já reconheceu o que chamou de “erro” dos policias. Pra mim foi crime, simplesmente. Roubo piro e simples. Aliás, assalto a mão armada.

  15. Parabéns pela sua reportagem.Não importa de qual delegacia são esses policiais bandidos,eles tem q ser tirados da policia!!

    resp.; É exatamente isto que tenho dito desde ontem, mas eles tentam deturpar de todas as formas. Deveriam era dar exemplo e punir os policiais que cometeram o crime. Chamar de erro é acoberetar bandido.

  16. TÚ ÉS UM CARINHA TÃO SEM ESCRÚPULO, QUE SE DIZ JORNALISTA, QUE TÚ DEVERIAS TER PRIMEIRO PROCURADO APURAR OS FATOS E NÃO TER REPASSADO UMA INFORMAÇÃO DA FORMA COMO TU ESCREVEU. ESCUTEI A ENTREVISTA HOJE A TARDE NO PROGRAMA DE GERALDO CASTRO, DADA POR TEU COLEGA PROFISSIONAL MARCIAL LIMA E O PRÓPRIO CONDENOU TUA ATITUDE DESRESPEITOSA PARA COM AQUELA EQUIPE, TANTO QUE CHAMOU A ATENÇÃO DO GERALDO, QUE UM JORNALISTA DEVE PRIMEIRO PROCURAR APURAR OS FATOS ANTES DE NOTICIAR DE MANEIRA ERRÔNEA QUALQUER NOTÍCIA QUE SEJA.
    ESPERO QUE ESSA EQUIPE DO DENARC LEVE ESSE CASO ATÉ ONDE FOR NECESSÁRIO E QUE POSSAM TE DAR UM BELO “SOPAPO” NO BOLSO, SEU IDIOTA TRAVESTIDO DE JORNALISTA BABÃO.
    TEM MAIS, JA NO FINAL DA TARDE O PRÓPRIO MARCIAL VOLTOU A FALAR COM GERALDO CASTRO E COMENTOU QUE HAVIA LOCALIZADO O FUNCIONÁRIO DA MAFRA, ONDE O MESMO DISSE QUE EM MOMENTO ALGUM A VIATURA DO DENARC FORA VISTA NAQUELE LOCAL E TAMBÉM NÃO FORA AGREDIDO POR NENHUM POLICIAL.
    DE TAL FORMA, IMAGINO QUE TU DEVE TER FICADO REVOLTADA COM O DITO FUNCIONÁRIO CHEGAR AO SERVIÇO COM ESSA CONVERSA.

    PUBLIQUE MEU COMENTÁRIO E MANDA TUA RESPOSTA COM PIADINHAS, COMO É DE TEU FEITIO!

    Resp.; Não estou preocupado com o que pensa marcial Lima sobre mim. Também não me preocupo em agradar ou puxar saco da polícia. Não sou asssessor de imprensa. Sou jornalista e noticio fatos – gostem ou não os colegas, a polícia ou os políticos. É assim que cheguei até aqui. Simplesmente não me submeto a regras corporativas ou de categorias. se alguém faz isso, problema dele. Sou livre para pensar e porocuro pensar – mas para pensar, é preciso estudar. Simples assim. Repito: Tenho gravado a entrevista da vítima e não faço assessoria de imprensa. Pra ninguém.

  17. Não me vem com Eça, Marco D’eça, vem me pregar uma pEça? Que coisa feia é Eça? pEça Desculpa seu inconseqüente! O final não rimou!

  18. Senhor blogueiro você poderia ser mais responsável nos seus comentários, afinal, você publica as coisas sem ouvir o outro lado e isto é um absurdo. Conforme informações o material não foi roubado e sim apreendido e a viatura que fez a abordagem foi a caracterizada do 4º DP(estava escrito na lateral da vtr) se existe algum marginal aqui é você que é irresponsável e inconsequente, porém, cada uma é responsável pelos seus atos e a lei está para ser cumprida por todos. A irmã do rapaz não foi registrar ocorrência e sim foi buscar o material e solicitaram que ela trouxesse a nota fiscal ou qualquer documento ou prova, pois, o mesmo foi encontrado em lugar de tráfico de drogas, onde se encontram vários objetos roubados e furtados. Passar bem.

    Resp.: “Conforme informações” de quem, meucaro? A mim não foram repassadas estas informações. E eu e minha equipe as procurou. A vítima não é obrigada a ler lateral de viatura. Principalmente depois de ser aredida. Agotra,meu caro, já iamginou se a primeira notícia não tivesse sido dada por ese blog? Adeus notebook. O rapaz nãoe stava em área de tráfico. Estava se deslocando para o trabalho, com a farda da empresa em que trabalha, pilotando sua motocicleta, totalmente legalizada. O que levou os bandido, ops!, políciais a abordá-lo? Abismado fico eu com a tentativa de criar uma situação buscando detalhes. Foi cometido um crime pela polícia. E é isso que tem que ser apurado. O resto é lenga-lenga de quem não te nem a coragem de se identificar nos comentários. Covardes ou bandidos? OU os dois?

  19. Noticia quentinha:

    http://www.conjur.com.br/2012-set-04/supremo-suspende-decisao-tre-ma-ignorou-ficha-limpa

    Decisão do TRE-MA que ignorou ficha limpa é suspensa

    Por Rodrigo Haidar

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar nesta terça-feira (4/9) para suspender decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que desconsiderou a aplicação da Lei da Ficha Limpa e concedeu registro a um candidato condenado por compra de votos em 2008. Segundo Lewandowski, o entendimento do tribunal maranhense “afrontou a autoridade da decisão do Supremo”, que definiu que a Lei Complementar 135/10, a chamada Lei da Ficha Limpa, atinge condenações anteriores à sua entrada em vigor.

    A liminar foi concedida em Reclamação (clique aqui para ler reportagem) ajuizada no Supremo na última sexta-feira (31/8) e restabelece entendimento de primeira instância da Justiça Eleitoral maranhense, que barrou o registro de Beto Rocha (PMN), candidato a prefeito da cidade de Bom Jardim. Apesar de não ter sido eleito, o candidato foi condenado por compra de votos.

    De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, no julgamento sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo, em 16 de fevereiro passado, ele decidiu que “as causas de inelegibilidade, enquanto normas de ordem pública, aplicam-se a todos indistintamente, contemplando, inclusive, situações jurídicas anteriores à publicação da LC 135/2010, cabendo à Justiça Eleitoral verificar – no momento do pedido de registro de candidatura – se determinada causa de inelegibilidade prevista em abstrato na legislação incide ou não em uma situação concreta, tal como sempre ocorreu em todos os pleitos”.

    Na ocasião, por sete votos a quatro, os ministros decidiram que as condições de elegibilidade são aferidas no momento do registro. Por isso, são consideradas, inclusive, decisões anteriores à vigência da lei. De acordo com a decisão do Supremo, o fato não fere o princípio da irretroatividade da lei porque critério de inelegibilidade não é punição, pena ou sanção e alcança os casos de condenações ou de políticos que renunciaram ao mandato para escapar de processos disciplinares mesmo antes de as novas regras entrarem em vigor.

    Para o TRE do Maranhão, contudo, a lei não poderia retroagir. Segundo o voto do juiz Luiz de França Belchior, que guiou a decisão do tribunal eleitoral, “se os fatos [compra de votos] ocorreram em 2008, ao tempo em que sequer existia a hipótese de inelegibilidade hoje prevista na legislação, entendo que, neste caso específico, as inovações da lei não alcançam o recorrente [Beto Rocha] de forma a lhe atrair causa de inelegibilidade”.

    A decisão, agora, foi suspensa pela liminar de Lewandowski. O ministro acolheu pedido feito pelos advogados Rodrigo Lago e Abdon Marinho, que representam a coligação do candidato Dr. Francisco (PMDB), adversário de Beto Rocha.

    Clique aqui para ler a liminar do minsitro Ricardo Lewandowski.

  20. Caro deça, seria tudo se resolvido muito fácil se você tivesse agido com responsabilidade e tentado ouvir o outro lado. Agora você tenta se esconder dizendo que foi a vítima que disse. Quem deu publicidade a uma mentira foi o titular do blog, e dessa forma deve arcar com todas as responsabilidades.

    Resp.: Fiz, faço e faria de novo, meu caro! Conversei com a vítima e ela me disse exatamente isso. O secretário foi informado.A vítima não tem obrigação de distinguir Dnarc de 4º DP. E nem eu tenho direito de desconfiar de um cidadão de bem que teve um bem surrupiado. É claro que dei publicidade, o meu papel é este – assim como é papel da polícia agir como polícia e não como bandido. Não tenho nenhum problema de mostraras maezlas desta polícia. Suas ameaças não me intimidam. Fiz o certo como jornalista. Acharam que o rapaz era “defunto sem choro”. Como repórter, fiz meu papel. E pra mim, policial que faz isso é bandido. Seja do Demarc, do 4 DP, da Polícia, do Exército, da Aeronáutica e da Marinha. A propósito: já devolveram o equipamento do trabalhador?

  21. Eu acredito que todos tem a obrigação de assumir seus atos, os policiais que fizeram a abordagem justificando o motivo de levar o notebook, e o jornalistazinho que postou a informação sem nenhum critério. É preciso o Marcos assumir que foi irresponsável e pedir desculpas.

    resp.: Pedir desculpas a quem? à Polícia? A polícia tem dois bandidos em seus quadros que levaram um aparelho de um trabalhador, meu caro. Não importa de onde seja. Quem merece um pedido de desculpas é o trabalhador, que foi agredido e roubado no caminho para o trabalho. Meu texto foi baseado no depoimento de uma pessoa agredida – que não tem obrigação alguma de diferenciar Denarc de 4ºDP. O caso só foi esclarcido por que eu expus na mídia, e fiz os colegas cobrarem do secretário. Senão, teria icado no abafado, como muitos no dia-dia. O esclarecimento de onde eram os policiais não encerra o caso. É preciso dizer o que vai ocorer com os meliantes. Desculpas??? O que espero é um pedido de desculpas formal da Secretaria ao trabalhador agredido. E roubado por quem deveria protegê-lo.

  22. O negócio é tão sério que não se sabe mais quem é bandido ou policial. O identidade parece ser a mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *