48

A São Luís de Roseana Sarney…

A bela Via Expressa terá sua primeira parte entregue hoje

Quando a governadora Roseana Sarney (PMDB) entregar a Via Expressa, logo mais à tarde, estará completando exatamente a sua décima intervenção com objetivos de melhoria urbana em São Luís – em 10 anos de mandato.

Roseana foi governadora do Maranhão por pouco mais de sete anos – entre 1995 e 2002.

Lagoa da Jansén: cartão postal feito por Roseana

Neste período, construiu os viadutos do Calhau, da Cohama, da Cohab e iniciou o da Franceses. Também fez a duplicação da Estrada do Araçagy, da Estrada de Ribamar e da BR-135 até Estiva, numa parceria com o governo Federal.

E entregou também a Lagoa da Jansèn, um dos mais belos cartões postais da capital maranhense.

Sem falar em outras intervenções importantes, como a recuperação da Avenida Guajajaras, a construção da Estrada da Maioba e a recuperação do Centro Histórico, outro cartão postal de São Luís.

Viaduto da Cohama: um dos quatro com assinatura roseanista

Aléma das pequenas intevenções em bairros, com os Vivas, praças e modernização da rede elétrica.

Em 2009, ela voltou ao governo, e está completando o décimo  ano de mandato neste 2012.

Nestes últimos três anos, já tem no portfólio o Espigão da Ponta D’Areia e a Via Expressa. Brevemente, será entregue a Avenida Quarto Centenário – com toda a urbanização da região da Cambôa – e a outra parte da Via Expressa, até o Ipase.

Nem precisa incluir na lista a reforma do Castelão para chegar à média de mais de uma grande obra por ano de mandato.

No mesmo período em que Roseana foi governadora, São Luís teve quatro prefeitos: Jackson Lago, Conceição Andrade; novamente Jackson, Tadeu Palácio e João Castelo. Nenhum aliado dela.

Mesmo assim, o governo cosntruiu – e está construindo – as bases de uma nova São Luís.

Roseana fez mais por São Luís que qualquer um deles. Ou todos eles juntos.

A capital que completa hoje 400 anos ainda está longe de oferecer a qualidade de vida necessária aos seus cidadãos, é verdade.

Porém, por mais antipático que o cidadão ludovicense possa ser em relação ao grupo Sarney, é impossível não reconhecer que a São Luís que se conhece hoje, ganhou esta feição com as intervenções de Roseana.

É a São Luís de Roseana Sarney…

Marco Aurélio D'Eça

48 Comments

  1. Li todos os comentários e penso que a maioria que defende essa oligarquia sarney e Cia. não mora em São Luis. Ou então é tão limitado e tão pouco esclarecido que basta ver uma triste rua com uns tristes centimetros de asfalto que já diz que é uma grande obra de um sarney qualquer. O que me deixa triste é a falta de exigência da maioria dos ludovisences. Não adianta algumas pessoas quererem mudar quando a maioria quer continuar a viver nesta mediocridade.

  2. Engraçado a galera botar a culpa das praias poluídas no governo… de quem é culpa bando de animal de jogar esgoto in natura nas praias? de jogar lixo na areia? não adianta limpar a orla se o povo maranhense continua sendo imundo e porco em sua grande maioria, confesso que não sou fã dos sarneys, mas uma coisa é incontestável, eles fizeram muito mais por são luís nos seus anos de governo, do que toda esta corja de aproveitadores e entre eles inclúo este senhor chamado Castelo, digam-me quantas obras estes prefeitos que aqui estiveram fizeram para são luis?

  3. Agora me digam de verdade: o que seria da nossa Sao Luís sem todas essas obras descritas acima?
    Nao sou Sarney, mas sou uma pessoa realista!
    Acho é Graca dessa inveja sem causa…
    Fala Serio

  4. Verdade Marco!
    Apenas completando:
    Todos esses gorvenadores abaixo,foram cria do grupo sarney, e eles não deixaram trabalhar, pois sempre estiveram no controle para dar margem de que eles não fizeram nada e ela voltaria como a salvadora da pátria.
    Gov João Castelo = Castelão e Castelinho.
    Gov. Luiz Rocha= Uma Litorânea inacabada.
    Gov. Cafeteira = Aterro do Bacanga.
    Gov. João Alberto = Vala da Macauba.
    Gov. Lobão = Av. Litorânea e a volta do Teatro Arthur Azevedo.

  5. Deça o que você me diz sobre essa sacanagem do pessoal do RJ contra nós aqui: Chegou à Câmara Federal o caso envolvendo torcedores do Flamengo, que atacaram os nordestinos logo após o jogo em que o time carioca foi eliminado da Copa do Brasil pelo Ceará Sporting.

    O deputado maranhense Chiquinho Escórcio (PMDB) cobrou d atribuna que a Câmara solicite investigação da Polícia Federal para encontrar os agressores.

    Após o empate que eliminou o Flamengo, torcedores do clube passaram a agredir nordestinos por meio das redes sociais Facebook e Twitter (veja um dos exemplos ao lado).

    O caso é parecido com o que ocorreu em outubro do ano passado, quando paulistas passaram a agredir os nordestinos, após a vitória da petista Dilma Rousseff (PT) sobre o paulista José Serra (PSDB).

    Na época, uma estudante de Direito chegou a propor que umpaulista matasse um nordestino afogado.

    Para Chiquinho Escórcio, o caso caracteriza racismo e deve ser investigado pela Polícia Federal.

    Leia também o texto “Eles odeiam os nordestinos”

  6. Mais Marcos você é carioca ou maranhense ? esse negócio de Vasco da Gama não pertence aos cariocas ?

    Resp.: Não! Pertence ao Brasil.

  7. Concordo com seu comentário, quem ainda fez alguma coisa foi ela. Só que compare seu tempo de governo que somará ao todo 14anos, todos outros tiveram menos de 4.
    Porém deveríamos ter a lagoa e praias limpas sarney filho foi ministro do Meio ambiente, temos ministro do turismo e Minas e energia. Por isso a crítica ao grupo dominante, que deveria ter feito muito mais nos últimos anos.

  8. Na realidade, Roseana fez a parte que deveria deveria ter sido feita pelos prefeitos que passaram por aqui (ainda bem). Por isso e muito mais, sou fã de Roseana.

  9. Por conta justamente dessa rivalidade ” Clã Sarney” e Oposição, que causa rancor, ódio, amargura etc…
    O coração endurecido pelo fato de nunca ter conseguido vencer uma eleição na capital…
    O maior prejudicado é o povo mais sofrido da capital ludovicense.

  10. a São Luís dos carros-pipa e das praias poluídas também é da Roseana?
    O Estado com os piores níveis de qualidade de vida também é da Roseana?
    Vc faz jornalismo ou puxassaquismo?
    Não nego que a maiorias das grandes obras do MA são realizados pelo grupo Sarney. Peraí, houve outro grupo que dominou o Estado nos ultimos 40 anos? ah, teve os dois anos de Jackson que a Roseana fez questão de roubar os outros dois.
    claro que as obras devem ser realizadas somente por quem está no poder….ou vc quer que a iniciativa privada faça as obras de competência do Poder Público
    abraço

  11. gente ela fez mas que obrigação dela ….. vcs ficam discutindo quem fez e quem não fez … bobagem de vcs eles fazem poucas coisa .. mas quando mandato esta acabando eles fazem algo pra dizer que fez dai o otário vai lá e vota de novo . ver o castelo , mostrando pra cidade que trouce o VLT , ¬¬’ só pra ganha votos de novo … se liga meu povo , moro no rio de janeiro mas acompanho desenvolvimento da minha cidade.tenho apenas 16 anos analiso bem em que eu vou votar , vejo histórico da pessoa, mas ninguém faz isso vota em qualquer um , deu 50 reais ta votando deu uma cesta básica a pessoa vota , que isso meu povo vamos acorda, e tb vamos da chances para novas pessoas governarem, sempre os mesmo idiotas que fazem pouco , !!

  12. Tu colocastes a Lagoa da Jansen como obra importante de Roseana, tudo bem, agora me fale sobre a despoluição da mesma, o dinheiro veio e o que foi feito? Queria que comentasse.

  13. BANDO DE TÔLOS, ME DIGA AS OBRAS DE JACKSON, ZÉ REINALDO, AS OBRAS DELES FOI BOTAR WEVERTON, AZIZ,OTHELINO, ADERSON, E OUTROS LARAPIOS

  14. ESSA É PRA VC´S BALAIADA, IMPRESTÁVEIS, CHUPA PÊTA, CHUPA OPOSIÇÃO DO C……

  15. Muito bom, todos poderiam comemorar os 400 anos de São Luís tomando banho nas PRAIAS DE ROSEANA SARNEY!!!!

  16. Mas não tinha como não ter sido obra da Roseana, afinal, é só a família Sarney que manda no Maranhão há mais de 40 anos… É uma obra boa a via expressa, mas acho que poderiam ter feito algo pro transito no sentido angelim/bequimão pois quem trafega naquela área, sabe o caos que é aquele trânsito e não apenas no horário de pico, mas praticamente qualquer hora do dia. O que me deixa insatisfeito com a via expressa é pq ela vai beneficiar só o povo daquela reagião, mas pra quem mora ali a via expressa é uma maravilha, pena que a Roseana não olha pro outro lado da cidade, como forquila, guajajaras, angelim, anil e etc…

  17. As obras realmente foram feitas pela Roseana obras estas apenas ligadas a infra estrutura. Contudo a educação que era uma questão que deveria ser valorizada, a Rosenana o que fez ?? Nada. Sendo a nossa educação reconhecidamente a pior do país.E o IDH Do Ma , melhor nem comentar né??? E os desvios milionários dos projetos salamgô, e do pólo fabril de rosário, que até hoje milhares de pessoas todas elas humildes são devedoras do Banco do Nordeste??? Com relação a lagoa da jansem,ela é uma obra muito bonita msm,mas e o dinheiro que ela desviou que deveria ser utilizado pra despoluir a lagoa, pra onde foi??? A beleza da lagoa da jansem contrasta com o mal cheiro que nos envergonha perante os nossos turistas. E o escândalo da lunus???? putzzzzzzz
    Conclusão>>>> Roseana, Castelo, Sarney, Cafeiteira, Lobão, já governaram por muito tempo, e todos fizeram suas obras. Mas o que eles conseguiram provar para o Ma é que eles não souberam governar o nosso estado como deveria, pois deveriam ter feito muuuuuito mais e não fizeram, foram incompetentes.E a maior prova da má adiminstração deles, é que o IDH do MA, que é o mais baixo do Brasil , e a nossa econômia sendo deprimente. Para Maranhão se desenvolver de verdade, temos que renovar os nossos governantes do nosso estado e de nossa querida cidade,além dos nossos senadores pq o cafeiteira (que ja deve está perto de 90 anos) foi o candidato da nossa “competente” governadora para nos representar no senado, piada isso né ??? Renovação já, no governo,na prefeitura e no senado, só assim os jornalistas deixarão de classificar como boa uma governadora, que só fez pela nossa infraestrutura, e que diga-se de passagem foi muito pouco, pois ela sempre teve o apoio do governo federal pra tudo,mas pouco fez, deixando os outros setores desamparados. Renovação Já!!!! Só assim o Maranhão realmente vai se desenvolver.

  18. é muito triste ver um “profissional” do jornalismo se prontificar a puxar o saco de uma família que tanto deixou de fazer pelo povo maranhense, não precisa nem falar dos índices sociais do Estado, que são os piores do país à décadas, tomara que você, “jornalista” Marco Deça não seja referência em sua área, seria deplorável esse tipo de trabalho que você faz em seu blog influenciar estudantes e futuros agentes de modificação da sociedade através da informação, não sei como consegues colocar a cabeça no travesseiro e dormir, deve ganhar alguma coisa assumindo uma postura ridícula como essa.

  19. É ela fez isso tudo, mas o que ela ganha e ganhou em troca, ela e toda a sua família e agregados, com certeza é muito maior do que ela fez em benefício de são luis e o maranhão. Ou seja, não faz mais do que sua obrigação, afinal, ela não tirou dinheiro do próprio bolso, tudo isso foi feito com dinheiro público, dinheiro dos nossos impostos.

  20. marco olhando as fotos é tudo maravilha, como dizem os politicos antigos a familia sarney só faz grandes obras porque tem interesse nos recursos. agora é preciso dizer, que por essas obras o (estado) povo paga até hoje pelos emprestimos feito pela propria roseana. fica a maxima ” grandes obras, barriga vazia, o estado mais atrasado e a miseria que assola nossa gente”, se as fotos e obras, servem de consolo então tá bom. eu quero um maranhão sem essas mazelas, o estado que mais chove usando carro pipa, é brincadeira.

  21. Parabéns minha São Luis, que seja eterna em nossos coraçoes

  22. Eu não sei se é Mediocridade, Limitação ou Puxa Saco mesmo.

    Conheces Goiania???
    Vai lá e entenda o que estou falando.
    Educação e Saúde em primeirissimo lugar.
    Lá a cidade tem seus problemas politicos, como em todo lugar, mais são pouquissimos e qse não se percebe ou enxerga.

    Aqui pq a dona da fazenda fez um pastinho a mais pros boias comerem, é pq ela é boa.

    Ah, pelo amor de DEUS.
    O Estado do MA é um Estado LIMITADISSIMO por causa desse Governo que não desenvolve pra nenhum lado.
    Agora vem dizer que pq Rosena fez um Elevado aqui e ali, fez a Lagoa da Jansen(nossa) e fez uma coisa ou outra aqui dentro de São Luis, aí já vão chamando a nossa “ilustre governadora” de prefeita?? kkkk

    Todos nós teremos a oportunidade de ver outro Governo que não seja o modelo Sarney.
    E dessa vez não terá golpe de Estado.

    E tbm não terá barreiras para o proximo Governador, o Dino.
    Nem sou grande fã dele, mais acredito na mudança.

    EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO…
    Deça, gostaria muito de ver sua familia capengando no interior diante desse Governo limitado.

  23. Claro que ela tinha que fazer, só ela no poder, n tem nem como dizer q outro candidato n fez…

  24. Marco, achei belíssima a Via Expressa, parabéns a governadora e também ao secretário Max Barros.

  25. Minha governadora guerreira, que trabalha mesmo, parabéns pelas obras que a senhora está entregando nesse dia que a nossa querida São Luís está completando 400anos. Siga em frente. P A R A B É N S!!!

  26. Como é que é? Ela fez isso tudo mesmo? Ha Ha Ha!!! É muita obra, não é? E o que ela deixou de fazer por outros municípios, não conta? O puxassaquismo é complicado nesta terra sem lei.

  27. Essa retórica da oposição é muito chata viu, reconheçam, batam palmas, Roseana quando entra pra ser Governadora, é Prefeita de São Luís também, vamos reconhecer. Parabéns Roseana, linda Via Expressa!!! Lindo Casteão reformado, e todas as obras que ainda virão, é competência, é compromisso.

  28. Verdade Marco!
    Apenas completando:
    Gov João Castelo = Castelão e Castelinho.
    Gov. Luiz Rocha= Uma Litorânea inacabada.
    Gov. Cafeteira = Aterro do Bacanga.
    Gov. João Alberto = Vala da Macauba.
    Gov. Lobão = Av. Litorânea e a volta do Teatro Arthur Azevedo.

    Por outro lado: Pref. Mauro Fecury + Pref. Gardenia + Pref. Jackson + Pref. Conceição + Pref. Tadeu + Pref. Castelo = Nada!

  29. EITA MARCO, MAS ESSE BANDO DE ZE CUECA SE MORDEM PORQUE ELES SABEM QUE ROSEANA FOI A NOSSA MELHOR “PREFEITA”, VC TEM TODA RAZÃO…SOU FA DE ROSEANA, E RECONHECO QUE A FAMILIA SARNEY, COM ALGUMAS EXCEÇÕES, SEMPRE PRESTOU RELEVANTES SERVIÇOS PRO NOSSO ESTADO…AB.

  30. Me desculpe mas é extremamente complicado aceitar uma suposta “verdade” quando já se tem algo no coração dizendo que aquilo é que é a verdadeira realidade…

    Resp.: Pois é, quando o coração endurece, nada consegue mudá-lo. Mas, em muitos casos, o que chega é a amargura, o rancor, o ódio e a melancolia.

  31. Marcos Deça qual o teu clube de futebol aqui do Maranhão ?

    Resp.: Nenhum. Só torço pro vasco da Gama. Em qualquer lugar do mundo.

  32. E a CAEMA não é atribuição do Estado de Roseana? Não seria sua “parte”…

  33. Marco,
    Sinceramente ninguém pode negar…..apesar q eu acho que ela podia dá maior qualidade na educação e saúde deste estado.mas mesmo assim parabéns.

  34. Só faltou dizer que São Luís é a melhor capital do Brasil, sem pobreza, praias limpas, água disponivel em todas as casas, esgoto tratado, etc, etc etc. Menos, menos, caro jornalista!

    Resp.: Deixei bem claro que não é esta maravilha. Mas você não pode negar: Roseana fez a sua parte.

  35. Realmente eu acho que ela é dona mesmo de São Luís… ela e sua Família. Além dessas “obras” construídas por ela, sua família é homenageada em vários logradouros públicos, ou seja de propriedade da família…

    Basta dar uma olhada na lista telefônica para verificar outras homenagens. No total, a cidade tem uma ponte, três avenidas, duas ruas e uma travessa batizadas com o nome, digamos, artístico de José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, além de várias com nomes de membros da família e seus “parceiros políticos”.

    Trata-se de uma falta de classe inclassificável. Dar nome de vivos para ruas já é grosseria. Mas fazer isso várias vezes é de um mau gosto feroz, de uma breguice inacreditável. Um membro da Academia Brasileira de Letras deveria ter mais senso estético. Ou de ridículo.

    O pobre ludovicense não tem como escapar. Ele nasce na maternidade Marly Sarney e depois vai estudar na escola Sarney Neto, ou na Roseana Sarney, talvez na Fernando Sarney, possivelmente na Marly Sarney ou, é claro, na José Sarney.

    Para morar, pode escolher entre as vilas Sarney, Sarney Filho, Kyola Sarney (progenitora do ex-presidente) ou Roseana Sarney. Se passar mal, pode correr ao posto de saúde Marly Sarney. E, se sentir fome de saber, sempre há a Biblioteca José Sarney.

    A oligarquia deixou seu nome por toda a cidade, assim como um fazendeiro marca seu gado com ferro em brasa.

    Resp.; Tolices obtusas, meu caro. D quem vive num mundinho fechado da oposição profissional – ou teleguiada pelos profissionais.

  36. Caro amigo, você estava de resseca quando postou este comentário? O pior cego, meu caro, é aquele que não quer ver. Seu post não merece nem comentário.

    Reps.: É claro que não merece de você. Ainal, dói muito ter que reonhecer o óbivo, né?

  37. Você se esqueceu de informar as outras “contribuições” dos governos de Roseana: a falta de água crônica que afeta a capital pela falta de modernização do Sistema Italuís e a poluição que ora atinge as praias em níveis crônicos, inviabilizando a banheabilidade… Não me esqueço, também, do montante aplicado para despoluir a Lagoa da Jansen, dinheiro esse que foi pelo ralo.

  38. Concordo completamente com vc, ela fez e faz pelo Maranhão e São Luís, como ninguém fez até hoje! Cada visita que recebo de parentes de outras cidades do Brasil, recebo elogíos que a cidade está progredindo rápido,tá linda e desenvolvida. Acham lindas a avenida Litorânia, nossos elevados, a Lagoa Jansen, o nosso Centro Histórico, elogiam a PM falam que são educado e prontos para a atenderem quando são solicitados, por incrivel que pareça. Porém reclamam da limpeza, do trânsito, do asfalto, do saneamento básico (como esgoto a céu aberto, agua potável a toda população), enfim. Estamos caminhando, mesmo devagar, mas chegaremos lá!! PARABÉNS, SÃO LUÍS!!!

  39. Eu não sabia que são luis era propriedade da governadora. Deixa de ser babão rapaz!

    Resp.; Você enteneu. Só não consegue engolir. Como não osta, não aceita que tudo isso pçossa ter sido feito por ela. E nada tem a ver com ser ou não dona. São obras públicas. Estão ái. Olhe, rasgue-se todo, mas não tem como negar.

  40. Cara tú é mesmo p. no c. babão e ridículo.

    Resp.: POr que? Não era pra eu dizer isso? Só se osse da oposição? Como é de Roseana tem qu ser escondido? Não seja tolo, não eja obtuso.Oq utem em São Luís nos últimos 18 anos partiu de Roseana. isto é um fato. Gostem ou não os anti-Sarney.

  41. ENGRAÇADO QUE OS BALAIOS AFIRMAM CATEGORICAMENTE QUE ROSEANA NUNCA FEZ NADA POR SÃO LUIS E , PIOR, NUNCA GANHOU. ILHA REBELDE???? DESDE QUANDO??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ACORDA SÃO LUIS!!!!

  42. Vç disse tudo marco.manda esse poste para o jornal pequeno.kkkkk. Ou melhor peta essa é pra te e jonh cutrim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *