14

Viva Cidadão desrespeita usuários…

No Viva Cidadão da Praia Grande, a aglomeração também é constante

O projeto Viva Cidadão adotou uma medida no mínimo desrespeitosa desde que o Governo Federal determinou o fim das taxas para retirada de documentos como CPF e Carteira de Identidade.

A partir de então, existe uma cota diária para atendimento, obrigando as pessoas que necessitam do documento a ter que chegar de madrugada para garantir vez.

O desrespeito é anda maior com as crianças.

Na unidade do Jaracaty Shopping, o atendimento a menores tem cota de apenas oito por dia, o que força os pais – e a própria criança – a também se submeter à humilhação de estar no local as 3h da manhã.

– Cheguei aqui às 5 horas, fiquei até oito com minha filha de 9 anos e não fui atendida por que só atendem oito crianças. É um absurdo, um desrespeito – reclamou a vendedora Elizângela Vieira. Ele está há quatro dias tentando tirar o CPF da filha, que passou a ser exigido pelo plano de saúde, mas não consegue vaga diante da pequena cota diária. 

O pior é que ninguém dá explicação.

Os diretores do Viva Cidadão do Shopping Jaracaty dizem apenas que a norma é determinação superior. E ponto.

E o desrespeito continua…

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Sou funcionário do viva cidadão.Não é bem assim.Primeiro que todos foram pegos de surpresa quanto a nova lei,não houve uma preparação estrutural,a empresa que fornece o RG é particular e apenas utiliza o espaço do viva cidadão para prestar o serviço.Tudo depende de um sistema de identificação que não tem capacidade para fazer 50,100 identidades em um dia e entrega-las,é impossível com a tecnologia atual.A demanda aumentou demais,as cotas servem para organizar o serviço,claro futuramente o Estado e a empresa terão que expandir tecnologias e quantidade de funcionários,mais isso requer tempo,sei que é difícil,mais creio que faltou diálogo entre governo federal e estadual antes de tomar medidas seria como essas de tornar grátis um serviço tão complicado como esse!Como posso comprar mil cabeças de gado se não tenho pasto suficiente para alimenta-las e guarda-las?

  2. tentei tirar o RG de minha filha que completou 18 anos, seria a segunda via mais como somos de outro estado o RG
    consta como a primeira, está sendo necessário porque o DETRAN não aceitou o RG antigo. Aí começou o drama, quarta-feira fomos no Jaracati, a recepcionista deu a informação que teríamos que volta outro dia porque não tinha mais senhas ¨ volta aqui, por volta de umas oito,oito e meia que vc consegue¨e assim foi feito como a informação dada, cheguei lá não tinha mais senhas, reclamei com os responsáveis, como uma pessoa que tra balha dentro orgáo pode passar uma informção errada, mesmo sendo o erro deles o meu dia e o dia de minha filha estava perdido já foram dois dias perdidos com o viva cidadão do jaracati, saí de lá tentei no viva cidadão do João Paulo, sem resultado às setentas senha já tinham sido destribuidas. Segunda-feira tentando novamente acordamos mais sedo vomos para o o bairro do João Paulo, minha filha chegou lá mesma informação a senha já acabou, a recepcionista deu um jeito e conseguiu uma senha para minha filha não me pergunte como, quando chegou a vez dela ser atendida a atendente falou que o registro de nascimento dela não constava aonde ela tinha nascido kkkké para rir o pra chora, como pode uma registro de nascimento assim.

  3. Bobona? Eita criatura, é ridículo vc agredir alguém com esse tipo de vocabulário, pq aí vc abre margem pra que falem assim com vc tbm (embora vc não publique). Só quis dar a minha opinião. Pq vc não só esclareceu o fato? E outra, tem outros Vivas (João Paulo, Jaracati) e vc só poderia ir na Praia Grande (q me parece q é o + cheio, ainda + por ficar no centro)? Quantos anos tem sua filha? Se não me engano lá eles tem senha especial pra crianças, idosos, gestante(prioridade) etc. Vc poderia ter ligado pra lá perguntando, enfim. Tirei a identidade e o CPF do meu filho de 3 anos (pelo mesmo motivo q o seu) sem nenhum problema e não precisei dormir na porta do Viva Cidadão.

    Resp.;mas não tenho nenhum poblema se falarem assim de mim. E publico sim, logo vejo que você não é habituè deste bglo. È só ver os comntários que verá o tipo de agressão que me fazem. A rera aqui é clara, minhca querido: falem o que quiser, mas poderão ouvir o que não querem. No terceiro dia, enconrei uma senhor que já estava vindo do João Paulo – e etava ainda pior. Minha tem 9 anos.Preisou tirar o CPF por exigência do Plano de Saúde. Fui em todos os Vivas. E m todos são dadas senhas para os primeiros documentos. Só tira rápido quem vai renovar dcumento ou tirar segunda via, por que são pagos – aí sim, neste caso, pode-se tirar a qualquer hora do dia. pra os novatos, a humilhação vigora em todos os vivas. Me ensina a mágica que você fez e volto lá para contar. Posso?

  4. Nossa, pra esse órgão entregar senha às 3h da manhã, q horas os funcionários vão trabalhar? Tá meio turva essa informação,hein? O povo já tem mania de fila, é tipo no Cemarc q marca consulta o dia todo, + as pessoas, chegam lá na madrugada (e olha q eu já fui lá 14h e marquei minha consulta normal)! Hum,vale conferir com o pessoal de lá essa informação, checar os 2 lados da história moço… fica a dica!

    resp.: O órgão não enrega senha às três da manhã, bobona. As pessoas é que têm que chegar ás três pra poder ficar na frente, já nque são apenas 30 senhas de adultos e 0itop de crianças por dia. E falo, bobona, por que o caso aconteceu comigo. Foi eu quem levou minha filha lá e tive que ir três dias. E só consegui quando cheguei às 3h e ainda fui no quinto.

  5. Outra coisa, a título de informação, pois acho que vc não sabe, O Viva Cidadão não emite Carteira de Identidade, o responsável pelo Serviço é uma empresa Terceirizada contratada pela Secretaria de Segurança e esta só faz o quantitativo de Carteiras de primeira via estipulado pela SSP. Com relação ao CPF, não existe taxa e não tem limite diário.

    Resp.: Garanto a você que há. Fui testemunha pessoal deste caso. Foram três dias para tirar o CPF de uma criança, que passou a ser exigido pelo Plano de Saúde. No primeiro dia, não conseguiram a senha por que já tinha esgotado a cota de oito. No segundo, chegou-se lá às 5h15 e já haviam 15 pessoas na fila. Só no terceiro dia, quando se chegou às 3h, conseguiu-se uma das oito senhas.

  6. Vc como jornalista que é, deveria procurar se informar melhor. Sou funcionário do Viva Cidadão e a limitação diária não é culpa do Viva Cidadão e sim da Secretaria de Segurança, pois é ela que estipula a quantidade de carteiras de primeira via por dia. O Viva Cidadão pelo contrario, todos os dias vendo o sofrimento da população solicita o tempo todo o aumento da cota diária e sempre consegue algum sucesso. Agora vc deveria procurar a Secretaria de Segurança e pedir explicação sobre a limitação.

  7. Não concordo! Não só já utilizei o órgão por diversas vezes como o recomendei a várias pessoas, já trabalhei em um órgão público com a mesma função do vivacidadão em outro estado e não podemos comparar de forma alguma com o atendimento prestado aqui, no viva cidadão do Jaracaty e no João Paulo fui muito bem atendida, saí de lá com a melhor da impressão, nem acreditei ao ler essa notícia acima! Levei já várias pessoas da minha família (que moram em outro estado) e eles saíram de lá elogiando o atendimento. Agora, acredito como todo e qualquer órgão e até mesmo as empresas privadas, poder ter alguma falha por algum momento, isso acontece até nessas lojas franqueadas de alto padrão, que primam pelo atendimento, imaginem um órgão público que tem recursos bem menores e muita burocracia, sei disso pois fiz parte da administração do órgão que trabalhei no meu estado. Deveria também aparecer os elogios a esse órgão, pois não tenho dúvida que existem muito mais pessoas satisfeitas com esse órgão que o contrário. Assim como tenho visto também muita gente de outros estados virem ao Maranhão pra utilizarem a UPA, que também é uma unidade pública, pois lá fora não estão conseguindo nem atendimento de urgência. Não sou a favor de defender A nem B, mas sim de valorizar o que é bem feito.

  8. Marco, ja busquei varios serviços no viva cidadão jaracaty, e fui muito bem atendida. Creio que os funcionarios do viva não mandam as pessoas que buscam seus serviços chegarem as 5horas da manhã, sendo que seu atendimento se inicia as 8:30, agora a população é que chega absurdamente antes. A Lei nº 12.687, de 2012, não especifica quantas identidades gratuitas devem ser feitas por dia e sim que é gratuita a primeira emissão da Carteira de Identidade, ficando assim a criterio das empresas responsaveis pelo serviço, a quantidade/dia. É impossivel qualquer orgão prestador de serviço a população, conseguir atender a todos que buscam seus serviços em apenas um dia, em todos locais a sua limitação.

    Resp.: Há pessoas que chegam as 3h, por que são distribuídas senhas. Para identidades e CPFs de crianças são distribuídas apenas 8 senhas por dia. Para adultos, são 30 senhas. Apenas os serviços de 2ª Via, que são pagos, pode ser tirado durante todo o dia.

  9. Essa roseana só faz o que o governo federal dar pro MAranhão, o restante é sé enganação.

  10. Caro Marco,
    É por este post e outras coisinhas mais que nós acessamos seu blog. Agora Marco imagina no interior, quando chega o Shoping do Cidadão a pessoa pensa que vai poder tirar o RG mais fácil e pega um NÃO. A quantida de RGs diários é limitada, mas se for segunda via, que paga, pode tirar o tanto que quiser.

  11. Que vergonha e quanto falta de respeito com as pessoas…
    Onde já se viu um absurdo desses, ninguém merece… Seria esse o “…melhor governo…” que a Governadora disse que faria?
    Se esse é o “…melhor…” imaginem o que não seria o pior!
    Lamentável!!!!

  12. DEÇA NÃO FOGE MUITO DO ASSUNTO PAÇO DO LUMIAR, MAS É VERDADE QUE TA FALTANDO POUCO GENTE DA QUADRILHA DA BIA AROSO SER PRESO, JÁ FOI A BIA, O FILHO AS IRMÃS, A FAMÍLIA METRALHA TODA, OS CAPANGAS JUNIOR DO MOJÓ E ORLANDO, TA FALTANDO OS VEREADORES, JORGE MARU, ALDERICO. CHARUTO, PEDRO CARECA E OUTROS MAIS, QUEREMOS JUSTIÇA.

  13. Aposto que Roseana não sabe disso, afinal o Shopping do Cidadão foi criado por ela com o objetivo justamente ao contrário.
    É de fato uma violência aos que precisam dos serviços. Uma humilhação.
    Marco, continue a cobrança, dê nome aos responsáveis, que logo logo resolvem o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *