8

Eleitor sabe separar pesquisa de picaretagem…

É tolice imaginar que o eleitor de São Luís – cidade com alto nível de envolvimento político – fique confuso com os números discrepantes das pesquisas de intenção de votos.

Nada a ver.

O eleitor sabe muito bem diferenciar instituto de instituto, veículo de veículo e tem a clara noção de quem está informando pra valer ou apenas manipulando números.

E o segredo é a tradição e a credibilidade.

Se perguntar ao eleitor de São Luís que instituto faz pesquisas, fatalmente ele lembrará de Ibope, em primeiro lugar e, certamente, saberá de Escutec e Econométrica.

O resto ninguém sabe de onde veio e para onde vai.

A lembrança de Ibope, Econométrica e Escutec se dá por que são empresas consolidadas, que não vivem apenas de pesquisas eleitorais, mas desenvolvem projetos o ano inteiro com informações relevantes a empresas, instituições públicas e profissionais de sucesso.

Outros, como DataM, Perfil, Inop, Constat e outros que tais da vida sequer são lembrados pelo cidadão comum.

Por isso, é tola a idéia de que as pesquisas confundem eleitor.

Ele sabe muito vem quem está na frente e quem é o melhor para governar São Luís.

E as pesquisas sérias, apenas refletem isso em seus relatórios.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. AINDA BEM QUE EXISTE BLOG CONSIDERADO SÉRIO, POIS ESTE MESMO BLOG PUBLICOU QUE EM JOSELÂNDIA A VITÓRIA É CERTA DO CANDIDATO BINÉ, SEGUNDO O Instituto Promoshow. COMO COLOCA BEM O NOBRE BLOGUEIRO, “O ELEITOR SABE SEPARAR PEQUISA DE PICARATAGEM”.
    EM JOSELÂNDIA, NENHUM DOS INSTITUTO CONSIDERADOS SÉRIOS FEZ QUALQUER PESQUISA, PORTANTO, DESCONFIEMOS DO Instituto Promoshow.S ELES NÃO PROMOVEM É FESTA?

    Resp.: Isso mostra independência, meu caro. Independência. Sabe o que é isso???

  2. EU PENSEI QUE O IBOPE FOI AQUELE INSTITUTO QUE EM 2006 DEU A VITÓRIA DE ROSEANA NO PRIMEIRO TURNO COM 70%… BEM, COMO A GENTE SABE A HISTÓRIA NÃO FOI BEM ESSA! NÃO EXISTE INSTITUTO 100% HONESTO, POIS COMO UMA EMPRESA TEM QUE DE ALGUM JEITO “AJUDAR” QUEM TÁ PAGANDO A CONTA! ESSA É A VERDADE!

  3. Por que será que vc esqueceu de mencionar a Constat/TV Guará, hein?

    Resap.: Boa lembrança. Vou acrescentar.

  4. Vc ta de sacanagem meu chefe a Escutec não acerta uma em Coroatá ja é a terceira vez que eles publicam o candidato do Deputado ganhando as eleições e no fim sempre eles perdem que credibilidade é essa?

  5. O problema é que, considerando a margem de erro, não há essa “discrepância” nas pesquisas (exceto no resultado da Constat): os números estão aproximados em todas, reflexo do que se pode constatar nas ruas.

  6. bem assim: só tem credibilidade os q meu grupo contrata, os outros não prestam…”
    crie vergonha siô, o ibope foi responsável por um dos maiores vexames eleitorais no Maranhão, ou ja esqueceu dos 75% de Roseana em 2006?

  7. E eleitor de São Luís sabe diferenciar também quais posts de certos blogueiros são tendenciosos os ou não.
    Sabe quando está se fazendo jornalismo ou quando tá fazendo politicagem em favor de candidato A ou B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *