16

Comando da PM suspende cautela de pistola a policiais…

Desde a semana passada o comando geral da Polícia Militar decidiu suspender o acautelamento permanente de pistolas “Ponto 40” a todos os policiais de São Luís.

Cautela permanente é a posse que o PM tem da arma mesmo quando está fora de serviço.

Agora, os policiais só podem usar as pistolas durante o serviço. Ao entrar de folga, deve devolvê-la nos quarteis.

Apenas coletes são liberados.

O motivo da não liberação das armas, segundo apurou o blog, foi a prisão de um oficial PM após ser descoberto que ele cedia sua pistola a um traficante.

O comando da PM mantém a prisão sob sigilo, mas determinou o fim da cautela permanente – sob a alegação de que outros policiais podem estar usando as armas para ganhar dinheiro ao ceedê-las a bandidos.

Esta semana, a polícia maranhense recebeu 4,5 mil pistolas “Ponto 40” por intermédio de um convênio com a polícia de São Paulo.

As armas, no entanto, só serão liberadas durante o serviço do policial…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. em quantos isso no traler do bairro de fatima não tem pistola para o policia tarbalhar

  2. Civis imbecis q nao entendem nada de Policia, nao deem pitaco em assunto q vcs nao entendem, quero ver se fosse vc pegando um onibus desarmado e fardado para ir ao servico e se deparasse com um roubo dentro do onibus.. e ai doutores o que fariam ? Iam dizer: PARADO! POLICIA! E FICAR SO OLHANDO VAGABUNDO TE ENCHER DE BALA??

  3. olha só o que Tarcisio disse; isso me ofende e queria muito que ele provasse não é bem assim rapaz e outra ha uma descriminação na corporação entre praça e oficias no entanto partiu de onde esse desvio? ele sim é traidor. Entre bandido, militar ou civil, ele e vc ta na primeira opção. Ps; não liga pro 190 resolve vc mesmo mulher maravilha

  4. mais um abuso deste Comandante GERAL que só sabe é brincar boi. Enquanto os índices de criminalidade estão nas alturas ele continua empregando o efetivo em batizado de boi, morte de boi, etcc.. pareçe não tá nem ai com nada. e ainda por cima edita essa medida arbitrária. Na verdade, PMMA sempre será uma instituição fraca, que só serve para produzir estastiticas para o governo.

  5. Dr corujao você é um tolo, esse seu comentario é ridiculo e impertinente, você não sabe a realidade da policia, então fique calado, sobre armas? então justifique pq os policias civís ao sairem do curso de formação recebem do estado uma arma de cautela permanente… pense bem “Dootor…!”

  6. Olha eu apoio a decisão do Comando, primeiro porque todo policial tem de ter sua arma, como médicos tem estetoscopio e o lenhador seu machado. O problema é que a maioria é descansado e ficam esperando que a corporação faça tudo. Dinheiro não é desculpa para não ter ferramenta de trabalho. Uma pistola custa em média R$ 2000, 00 reais se juntasse 100 por mes ate os que entraram em 2010 já tinham suas próprias armas. Além do mais as empresas antes facilitaram o pagamento o que se via era um monte de policiais vendendo suas armas e boa parte ia para as mãos de bandidos. Para o trabalho a PM tem de fornecer de folga quem quiser compre a sua, salvo rarissimos casos.

  7. Isso é só mais uma desculpa desse comando pra que nossos irmãos e irmãs de fardas fiquem nas ruas desprotegidos, se quisessem realmente resolver o problema seria facil, entregava uma pistola a cada policial militar e seria descontado certa quantia de seu contra-cheque, tirando assim a responsabilidade do comando por essas armas e jogando a responsabilidade em cada policial, o problema é q quanto mais amarrarem pra gente melhor pra eles. Ontem eu ouvi o Sub Cmt da minha unidade dizer q por conta de alguns policiais as pistolas nao seria cauteladas individualmente, (nunca sairia da boca dele que isso se tratou de um oficial), soh no caso de haver risco comprovado por B.O, agora me responde: Soh o fato de td santo dia eu prender alguem diferente ja nao me traz riscos? a mim e a minha familia?? e os oficiais? direitos diferentes a eles? pq q eu me lembre o serviço mais arriscado q um Ten aqui da capital tira eh o d CPU (fiscal) e isso nao eh estar cara a cara com o bandido porem mesmo assim eles possuem cada um uma PISTOLA cautelada.. Outroo ponto importante que ouvi foi relacionado a vingança.. KKKKKKKKKKKKKKkk qse soltei uma gargalhada qndo ouvi isso.. que alguns policiais iriam cautelar armas somente para resolver seus problemas particulares. será que é o jeito mais facil resolver um problema utilizando uma .40 de uso restrito a policia?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sd George 6 BPM e se ele tivesse uma pistola cautela em seu nome no dia em que foi covardemente assassinado por um “cidadão” (flavao da kiola) que um dia antes havia sido conduzido a uma delegacia por esse entao policial?? e o Sd que nao lembro o nome, que foi assassinado num bar na vila embratel pq seu revolver so tinha 5 tiros e ao retornar ao seu veiculo para buscar mais munições foi abatido como um animal, e se fosse uma pistola?? será que esse policial estaria hj de folga ou de serviço?? e o Sgt na vila itamar que entqnto a viatura da area estava no shopping da ilha ele foi, sozinho, tentar evitar um assalto com um canela seca d 5 tiros tbm, e se ele tivesse com uma pistola será que a esposa dele tbm estaria chorando tds os dias?? Me poupee.. deveria ser revisto essa maneira de sanar o problema.. –‘

  8. Imagina o pobre cidadao numa discussao de transito com um cara com uma .40. Ate q enfim o comando da pm acertou

  9. Essa é uma boa iniciativa no intuito de combater os crimes
    em nosso Estado.
    Buscava entendimento para questão de tantas armas de uso exclusivo das forças miliatares, se encontra-se em poder de um bando de foras dalei, como traficantes e pistoleiros,assaltantes etc… ai estar a explicação policias militares que alugam as armas pra este bandidos, armas que poderiam tirar a vida de um companheiro de farda.
    Outra boa iniciativa era fazer uma investigação para punir esses militares dentro dos rigores das leis civis e depois expulsa-los da corporação.

  10. concordo com joão santos. O governo tem que penalizar os culpados e não a classe toda.

  11. Desvios de condutas encontram-se em todas as instituições. O que não se admite é que pela má conduta de um ou de poucos policiais a grande maioria seja impedida de usar armas estando fora de serviço, tornando-se alvos fáceis para os criminosos. Essa medida do comando-geral não avaliou os riscos pessoais que cada militar estará correndo quando não estão de serviço. Minha solidariedade a toda a família Polícia Militar do Maranhão, instituição destemida e que só tem prestado os melhores serviços ao povo timbira.

  12. É incrível, o número de armas “Ponto 40”, nas mãos de bandidos, que dizem depois pertencer a policiais, seria bom, anotar os n° dessas armas para ver quantas vezes a mesma arma é alugada para os bandidos, e ai então indentificar quem empresta ou aluga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *