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Titular dos Transportes de Holandinha é vinculada às empresas de ônibus…

A secretária de Trânsito e Transportes da futura administração de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) é ligada diretamente às empresas de transporte coletivo de São Luís.

Míriam Aguiar é mineira, casada com o dono da extinta empresa Maranhense – recentemente vendida à também mineira 1001 – e foi superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET).

Hoje, dirige a regional maranhense do Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes (Sest/Senat).

Todas as referências de Mírian Aguiar checadas pelo blog dão conta de que ela é extremamente competente e conhecedora do sistema. Nada contra, mas soa estranho que, dentre tantos técnicos ligados ao setor de trânsito e transportes, Holandinha vá buscar exatamente alguém vinculado ás empresas.

Aumentam, assim, as suspeitas de que era Roberto Rocha, na verdade, quem tinha razão quando falou do aumento de passagens de ônibus logo do início do governo Holanda Júnior.

É aguardar e conferir…

 

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. Ah, e corrigindo Alana. Ela nao foi trazida pra Sao Luis pelo Sindicato e sim pela BRAP devido a sua experiencia com transporte urbano em Belo Horizonte, na antiga Metrobel (hoje BhTrans). Novamente: antes de criticarem procurem se informar um pouco mais.

  2. Primeiro: O nome dela eh MYRIAN e nao Miriam. Segundo: Ela é casada com Paulo AGUIAR que foi GERENTE da Maranhense que foi comprada pela PRIMOR. Essa senhora tem mais de 30 anos de experiencia na area e sabe muito mais do qualquer Zé Mané das prefeituras passadas. O fato dela ter trabalhado pelo Sindicado e SETT nao quer dizer que ela viveu de politicagem. Muito pelo contrario, quem a conhece – o que nao é o seu caso, obviamente – ela saiu dos dois por nao aguentar engolir sapo e se recusar a fazer parte de ‘esquemas politicos’, algo muito ‘valorizado’ pelos politicos que voce com certeza apoia. Antes de escrever uma critica, apure os fatos direito. Regra numero um de jornalismo de qualidade – coisa que voce nao faz, claro.

  3. Esta senhora veio para São Luís trazida pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Otávio Cunha) no inicio da década de 1990. Era apenas uma desempregada dizendo-se especialista em transporte. Aqui, nunca se fixou em nada. Fez trabalhos de consultoria, foi para Brasília (sempre conseguindo cargos por indicação dos empresários), voltou, foi para o SET, depois vagou mais um tempo, foi para o SEST/SENAT e no momento estava vagando quando indicada para a prefeitura. É pedante, de difícil relacinamento. Foi uma péssima escolha.

  4. Botar alguém vinculado às empresas de ônibus na pasta de transporte é o “novo” jeito de se fazer política.

  5. É muito importante para o sistema democrático de direito esse debate. A função do jornalista, seja ele blogueiro ou da imprensa televisa, não importa. O que não podemos é renegar os fatos. Trata-se de uma profissional com um currículo invejável, por onde passou deixou a marca de credibilidade e de bons serviços prestados. O Edivaldo é extramamente corajoso em apostar em profissionais que podem sim mudar o perfil desta cidade com uma gestão técnica e não política. O dever do jornalista que subescreve essa matéria é de apurar os fatos, caso eles sejam confirmados, tente conhecer mais os profissionais que você tanto critica, ai sim sua matéria poderá dotar de alguma credibilidade. Os vários erros cometidos no texto acima mostra o desespero de uma pessoa sem lucidez que tem todo o objetivo de desconstituir a imagem do novo prefeito. Deixe o rapaz trabalhar, e sim, critique, mas seja ao menos coerente com as suas posições e não baseada em achismo e paixão. Você como jornalista que é tem o poder de influenciar a opnião pública, então utilize esse instrumento como transformador do nosso país, e não como joguete de manobras políticas. Bom trabalho e sucesso.

    Resp.: respondendo a mesma coisa pela enésima vez: pode ser a proficcional mais compentente do mundo. Isso não diminui o fato de ela ser vnculada às empresas de transporte. E sendo assim, é como uma raposa tomando conta do galinheiro. É simples assim, meu caro.

  6. Marco, em 2003 entrei com uma Ação Civil Pública (001/03) na Promotoria do Idoso e Deficiente Físico, buscando o aumento do número de assentos para estes seguimentos, que na época eram de três lugares, para no mínimo cinco lugares. Uma das convocadas para depor foi esta Míriam, que era Superintendente do SET.
    Esta senhora usou de todos os argumentos para que Idosos e Deficientes não conseguisse esta melhoria.
    Por isto, não vejo como esta senhora, sendo, Secretária de Transporte, defender com isenção a causa dos usuários em detrimento dos Empresários, que, por muito tempo, foram os Portos que ancoraram o seu destino profissional.
    No mínimo, amoral, anti-ético e fere o princípio da transparência administrativa.
    Ainda, hoje, tenho arquivado o seu depoimento.
    (Graças a Deus, obtive êxito na ACP 001/03 e assinamos um TAC aumentando o número de assentos.

  7. Marco,

    Esssa questão de nomeação de pessoas para ocuparem cargos de secretariado é muito pessoal do gestor. Senão vejamos:
    1 – Jorge Murad (marido da Gov. Roseana Sarney) foi Secretario de Planejamento, será que não existia ninguém mais competente do que ele? Ou existiam outras razões?
    2 – Ricardo Murad (cunhado da Gov. Roseana Sarney) é Secretário de Saúde, indago tem conhecimento técnico na área? Ou chegou ao carga devido a arcordos politicos?
    E assim caminham os governos. Você já parte do pressuposto de que a pessoa indicada não possui isenção. Imagina afirmarmos que você faz um jornalismo parcial, somente pelo fato de trabalhar num veiculo de comunicação da família Sarney, seria no mínimo uma leviandade. Portanto, deveremos esperar os fatos acontecerem para podermos emitir um juizo de valor sobre a administração da futura Secretária.

  8. Deixa eu esclarecer alguns fatos. A Miriam nunca foi esposa de Paulo Mattos. O marido dela é Paulo Aguiar. O vínculo com empresas é apenas na parte técnica, ambos são diretores há muitos anos. a Miriam é uma das técnicas mais competentes em transporte do Brasil, que dirá do Maranhão. Trabalhou em inúmeros projetos públicos, tanto com a alcunha da oposição quanto da situação. Não existe política nesse caso. A indicação foi absurdamente técnica. Me surpreendi. Realmente tive uma extrema alegria em saber que ela tinha sido indicada. Dessa vez Edivaldo me supreendeu radicalmente, e positivamente!

    resp.: É, né? Então, tá!

  9. Marco, Marco, o que queres?
    Holandinha está certissimo, quem entende de galinhas e galinheiros é a raposa, então porque não colocar uma raposa para gerenciar um galinheiro?

  10. ESSE EDUARDO WOOD E UM ABESTADO,FICA COMENTANDO O QUE NÃO SABE.
    ABESTADAO ESSA MULHER QUE ESTA ARA SER SECRETARIA DE HOLANDETE,TEM COMO MARIDO,O PIOR E MAIS ARROGANTE DOS EMPRESÁRIOS DE TRANSPORTE DA CAPITAL,POIS COMETE AS MAIORES ABERRAÇÕES E ASSÉDIOS CONTRA OS EMPREGADOS DE TRANSPORTE E USAM ESSE SET E SANAT PAR CABIDE DE EMPREGOS DE AMANTES DE EMPRESÁRIOS. E LAVAGEM DE DINHEIRO PARA CRAIREM REVENDAS DE CARROS,OU TU ACHA COMO FOI CRIADA A TAGAUATUR FIAT. CALA BOCA ABESTADO!!!

  11. COMO POSTEI EM COMENTÁRIO ANTERIOR,QUANTO ESSE HOLANDETE FOI NEGOCIAR ESSA VAGA EM MINAS GERAIS,VCS NÃO DERAM CREDITO,AGORA MAIS ESSAS PILANTRAGEM,QUE HÁ MUITO OCORRE NO SISTEMA DE TRANSPORTE DA CAPITAL.
    DESDE O PRIMEIRO GOVERNO JACKSON NOSSO SISTEMA DE TRANSPORTE E TUTELADO POR EMPRESÁRIOS MINEIROS,QUE MUITO HUMILHAM OS TRABALHADORES E SINDICATOS,TODOS SAEM DESSA TRAMA DE DÉCADAS,OU PORQUE SERÁ QUE ESSAS FESTAS PATROCINADA PELA PREFEITURAS COMO BUMBA BOI, CARNAVAL TEMS MUITOS ÔNIBUS LEVANDO BRINCANTES ATA TODOS OS LADOS DA CIDADE….ISSO E SÓ PICARETAGEM DE EMPRESÁRIOS MINEIROS QUE FINANCIARAM ESSES PREFEITOS PICARETAS DE SAO LUIS.

  12. Transporte Coletivo Maranhense-TCM, foi vendida pra Viação Primor a mais de 4 anos, mais todos são parentes.

    Resp.; E ela continua a exercer cargos na estrutura do Sindicato e do Serviço de Transportes. Este é o fato.

  13. Decepção. A ser confirmado o nome dessa pessoa, para mim, já começou mal a escolha. Nada contra a indicada porém acho que para a função, teria que ser uma pessoa com currículo e conhecimento mas abrangente, com muita experiência, principalmente na parte do trânsito.

  14. Marcos,

    Antes de postar suas materias seria prudente checar todas as informações. A Miriam Aguiar realmente “foi” superintendente do SET, donde se desligou a varios anos. Porém, você erra ao afirmar que ela dirige o SEST SENAT de Regional do Maranhão (diga-se de passagem não existe regional do Maranhão e sim unidades em São Luis e Imperatriz). O SEST SENAT de Sâo Luis é dirigido por Roseane Costa Araujo e finalmente, o marido dela nunca foi proprietário da Empresa Maranhense, mas unica e tão somente “gerente” e esta não foi vendida para a Expresso 1001 e sim para a Empresa Primor.
    Mas afora estas observações, ela é uma técnica muito competente, com formação acadêmica em transportes, ou seja, com conhecimento pera desenvolver um bom trabalho.

    Resp.: Ela pode ser a melhor técnica do mundo. O fato de ser ligada às empresas, a coloca em suspeição. A menos que haja um acordo – e uma imposição das empresas pela indicação de alguém de dentro do sistema, aceito pelos Hoalnda, o que é mais provável. A própria Mírian deveria recusar o cargo, a bem da integridade do sistema, meu caro. os demais pontos, são detalhes, que em nada atrapalhha o conteúdo da informação.

  15. O problema do transito e transporte em são luis é sem dúvida o maior e mais desafiador de são luis depois, claro, da saúde e seus socorrões.
    Então é preciso que essa Senhora esteja muito, mais muito disposta e competente para resolver esses problemas…não é tarefa fácil…é preciso trabalhar dioturnamente, é preciso projetos prontos e rapidez na liberação de recursos!!
    Ela tem esses projetos para o transito de São lUis???
    Quais são??
    A despeito disso, entendo que pro si só, o fato dela ser esposa de dono de empresa de ônibus já torna a futura Secretária SUSPEITA!!!.
    Principalmente, por que se realmente haverá LICITAÇÃO geral das linhas de ônibus da capital, a empresa do seu esposo já entrará quer queira quer não, COM LARGA VANTAGEM!!!.
    Adminsitração Pública deve ser respeitado o princípio da IMPESSOALIDADE!!!
    Era o que tinha a dizer esse cidadão e eleitor de Edivaldo Jr.

  16. O Sest/senat é administrado pelos empresários do setor de transportes, esse Eduardo Wood ou é idiota ou é pau mandado. Como você diz Marco: simples assim.

  17. Começou o terrorismo…ninguém pode ter vínculo com nada nem ter experiência anterior?
    Ela foi indicada para essa área pq é da área não é?
    Vamos ver no que dá..

    Resp.: Botar alguém vinculado às empresas de ônibus para controlar o sistema de trasnportes é como por uma raposa a tomar conta do galinheiro. Simples assim…

  18. Não acredito… E esse é o prenuncio da cantada e decantada mudança?
    Pois é a mesma coisa que colocar uma sardinha na vasilha do cachorro, e querer que este a proteja dos ataques de bichos vadios.

  19. Só uma correção, a Maranhense foi vendida para a Primor e não 1001.

    Resp.; É indiferente ao contexto do fato.

  20. Não acredito que Holandinha coloque alguem totalmente vinculada aos empresários de transportes de São Luis e principalmente ao Presidente da Associação Nacional de Donos de empresas de ônibus do Brasil para licitar o sistema de transportes de nossa cidade pois seria como Raposa tomando conta de galinheiro coitado de todos os usuários de transporte.
    Bruno

  21. D´eça, acho que vc conhece bem meus comentários e meu perfil desde que comecei a comentar em seu blog, sempre critiquei muito sua postura agressiva em relação ao Edivaldo Jr. Mas fiz e ainda faço isso por questão de justiça. Mas não posso me calar e aplaudir essa indicação para compor a secretaria de transportes. É no mínimo um absurdo Edivaldo Jr. colocar a esposa do dono da autoviária matos para ser secretária. UM ABSURDO! De que lado essa secretária estará? Defendendo os direitos do povo ou da empresa dela? Faz- me rir! Só no Maranhão mesmo isso acontece. Ainda corroborando com essa desastrosa indicação, sugiro que façam uma breve pesquisa no site do TRT-MA para saber o número de ações trabalhistas contra essa empresa. Posso afirmar com convicção, é uma empresa que não respeita seus empregados, não respeita os direitos trabalhistas, por isso o grande volume de ações contra essa empresa. Se é pra ser justo, serei. Esse Paulo Henrique Rezende Matos (esposo da secretaria) é um arrogante, gosta de humilhar funcionários, pelo simples fato de serem ‘seus subordinados’. Entrem no site da justiça de trabalho e pesquisem pelo nome do Paulo Henrique, o numero da OAB dele é 9527, o tanto de ações contra esta empresa. Por favor né ? Que decepção! Avisem ao Edivaldo Jr que ele tem que estar a favor do povo e não dos empresários arrogantes.

  22. Ela não dirige mais o SEST. Informe-se melhor. Esse é o dever do jornalista.

    Resp.; Independente de dirigir ou não, ela é vinculada ao setor. É como botar um empresário de hospitais para ser secretário de Saúde. Não dá, meu caro. O vínculo é muito forte. Ela não terá isenção para dicutir, por exemplo, tarifas, meia-passagem, estc…

  23. D´eça, essa secretária é a mulher do dono da autoviária matos?

    Resp.; Dizem que ela é mulher do dono da antiga Maranhense. Aquela branca, dos Cohatrac’s.

  24. “Recentemente vendida”, “foi superintendente”. Onde está o tal vínculo? Por dirigir o Sest? Um factóide.

    Resp.: É, né? Então tá. Aguarde.

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