33

Servidores sem salários e ameaçados de demissão em SL…

Os servidores municipais de São Luís vivem momento difícil.

Além de não terem recebido os salários de dezembro – todos eles: efetivos, comissionados e serviços prestados – alguns deles ainda vivem a ameaça de serem demitidos, após anúncio de que o novo prefeito irá fazer recadastramento, ato que, geralmente, antecipa um processo de demissão.

No cargo desde terça-feira, o prefeito até agora não disse como resolverá o problema dos salários atrasados.

O prefeito ainda está tomando pé da situação, mas alguns auxiliares já demosntraram temor com a situação em que encontraram suas pastas.

Mas, de uma forma ou de outra, terão que priorizar o funcionalismo.

Nada justifica o contrário…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. Trabalhei como comissionado numa prefeitura 1 ano e nove meses, fui demitido , quantos dias tenho para receber o acerto se é que tenho direito, eu recebia 13 salario, e gratificação de ferias analise meu caso e me der resposta, Obrigado e muito grato

  2. Rapaz, essa prefeitura, assim como o Estado são uma comédia. Conheço várias pessoas que só recebem e nem sabem onde ficam as secretarias. Sou completamente a favor de concurso público, as pessoas entrariam não pelo QI (quem indica) e sim pelo seu QI ( Quociente de inteligência). E outra coisa, várias pessoas que só recebem, recebem muito mais do que quem trabalha, uma injustiça total né??? já que os que trabalham, tem que chegar no horário, assinar folha de ponto e tudo e recebem mal… Espero realmente que isso acabe o que acho pouco provável, já que o prefeito tem suas “promessas” a cumprir, ou alguém acha q ele não vai colocar fantasmas também?!!! tô pagando pra ver.

  3. O Edivaldo tinha receitas e mais receitas para todos os setores e agora (acabei de ler no blog do Luis Cardoso) o barnabé municipal é quem vai pagar o pato, é sacanagem pura fracionar i salário de dezembro em três parcelas, afinal a prefeitura não recebe repasse dia 10,20 e 30 ? Então o funcionalismo público deveria ser prioridade, afinal são eles que tocam a máquina e não tem culpa nenhuma. Custo a acreditar que esses imbecis que comandam os sindicatos tenham feito um acordo tão idiota como esse, ou então já começaram recebendo um “cala boca” do prefeito. Só resta agora esperar que o MP e a Justiça tomem providências urgente bloqueando as contas da Prefeitura e mandando pagar os funcionários, aliás esse grupo sempre menciona a Carta Magna e outras regras, então cumpra o que determina a Lei, quanto aos fornecedores, estes sim podem esperar, porque muitos são suspeitos. Finalizando, eu avisei…..ainda vem muita mer…por aí.

  4. ACHO ISSO INADIMISSÍVEL EM UM PAÍS QUE SE DIZ REPUBLICANO E DEMOCRÁTICO, PORQUE ELE DEIXOU PARA FAZER ESSA MERDA NO APAGAR DAS LUZES, COMO SE O FATO DE HAVER TERMINADO O SEU MANDATO O ISENTARIA DA DÍVIDA QUE FICARÁ PARA O SEU SUCESSOR PAGAR. PORÉM DEVERÁ SER PROCESSADO CRIMINALMENTE PELO QUE FEZ

  5. demissões já aconteceram, agora só basta o pessoal receber. o prefeito pagou R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais) aos empreiteiros amigos e companheiros. um amigo do prefeito para efetuar o pagamento “solicitava” uma pequenina ajuda, que era de 50%. e os funcionários ficaram com o pires na mão.

  6. Marco ele vai demitir sim,tem que demitir aqueled q nao querem trabalhar,ja chega de vagabundos mamando nas tetas do gonverno.

    Resp.: Concordo. Mas por que ele não diz isso? Por que passou o tempo todo mentindo?

  7. É SÓ VOTAR EM CASTELO MAIS UMA VEZ! PELO O ATO INSANO DA GRANDE MAIORIA QUE ELEGEU ESSE CAOS, AGORA A CONTA VAI SER DISTRIBUÍDA ENTRE TODOS NÓS, TENHO A CONSCIÊNCIA TRANQUILA POR NUNCA TER ACREDITADO NESSA MENTIRA. QUANTO AO RECADASTRAMENTO É NORMAL, A NOVA GESTÃO TEM QUE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSE SAMBA DE CRIOULO DOIDO.

  8. Marco, no caso do quantitativo dos servidores e colaborares deixados pela admnistração anterior, acredito que o recadastramento, se feito com critério, é uma medida salutar e necessária, pois sabemos que, infelizmente, essa é uma prática nociva e que ocorre em todos os poderes deste nosso Brasilzão.

  9. Marco, vc como bom jornalista tem condições, através de suas fontes, averiguar a verdade sobre o pq do não pagamento dos servidores da Prefeitura, principalmente aqueles das áreas da educação, saúde e assistência social, uma vez que o governo federal repassa regularmente os recursos para fazer frente às despesas do pessoal que trabalham nas áreas fins.
    Outra coisa, se existia uma comissão de transição pq não vem a público e esclarece a verdade dos fatos.
    Enfim, não acredito que não haja dinheiro para pagar o pessoal, mas, sim, que tudo isso, se trate de um jogo sujo dessa policalha que permeia na nossa cidade.

  10. Não sou servidor municipal,mas acho uma falta de vergonha do miserável do João Castelo, que por pura maldade e sacanagem pagou os fornecedores da prefeitura em detrimento dos funcionários, prejudicando milhares de pessoas. Gostaria de ver o pilantra do Castelo apanhando de bambu em praça pública pra ele aprender. Assim que se faz na Índia.
    No mínimo uns bos catiripapos ele merecia. Pelo menos ele ia saber porque estava apanhando. já que as autoridades maranhenses não vão fazer nada.

  11. Marco vamos publicar uma materia sobre a ação da policia federal na samur,o ex-prefeito roubou todo dinheiro da saude, causando a morte de muitas pessoas,se fosse em um pais serio estaria ma cadeia,como é aqui no maranhao,ja sabemos o que ira acontecer.

  12. Eu não acredito que os órgãos de fiscalização do poder público fiquem sem tomar nenhuma iniciativa com relação ao Castelo. Este velhaco deveria estar preso a muito tempo, deixar tanta gente sem dinheiro num fim de ano, este crápula deveria ser execrado em praça pública, pois é isso que todo administrador público desonesto como ele merecia.
    Fiquei sabendo que ele pegou toda a documentação da prefeitura para forjar acertos isso é um crime mas só no nosso Maranhão isso acontece. Velho mafioso e canalha…..

  13. se for concursado e também não trabalhar merece o pé na bunda também e, ainda pode responder a processos inclusive sendo demitido a bem do serviço público, para não poder mais fazer concurso p/ nenhuma esfera….
    é por isso que eu defendo que só deveria trabalhar em instituições públicas pessoas concursadas e a elas sejam aplicadas os rigores da lei

  14. se for concursado e também não trabalhar merece o pé na bunda também e, ainda pode responder a processos inclusive sendo demitido a bem do serviço público, para não poder mais fazer concurso p/ nenhuma esfera….
    é por isso que eu defendo que só deveria trabalhar em instituições públicas pessoas concursadas e a elas sejam aplicadas os rigores da lei.

  15. Parabens Prefeito. Choque de Gestão Neles!!!!!!
    O Governo do Estado tem que Fazer o mesmo…Concurso Público é a solução. Não podemos achar normal um grande numero Contratados na Prefeitura..ou no Governo..ou na Assembleia!!!!!!!

  16. Caro Marco, bom dia.
    Você aborda neste post dois temas de suma importância para a gestão do novo Prefeito e principalmente para seus colaboradores:
    01- A identificação dos servidores efetivos, em comissão e terceirizados via recadastramento. Qual quer gestor publico de bom censo deve assim proceder, para não alegar no futuro que não conhece sua estrutura de colaboradores. E se necessário, proceder os ajustes e adequações que se fizerem necessários. CERTISSIMO, pois assim também ocorre no setor privado.
    02- Pagamento dos proventos de dezembro e ultima parcela do 13. Neste ponto acho que o novo Prefeito perdeu uma excelente oportunidade política de registrar com antecedência que o Ex-Prefeito João Castelo não tinha recursos em caixa para honrar estes compromissos. Não o fez, pois se ele tinha uma comissão de transição supostamente trabalhando desde de outubro isso era para ter sido detectado por eles. Espero que por estratégia desta nova gestão os colaboradores não estejam servindo de massa de manobra, pois será o fim do mundo se existirem recursos para honrar estes compromissos e eles estiverem protelando para queimar o João Castelo.
    Abraço…MARIA

  17. TENHO A IMPRESSÃO QUE ALGUMAS PESSOAS VIVEM EM OUTRO PLANETA, OU ENTÃO TUDO QUE DIZEM E FAZEM NÃO TEM BOA FÉ. É PRAXE QUALQUER PREFEITO FAZER RECADASTRAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PARA SABER COM QUE PODE E NÃO PODE CONTAR. E NÃO SERIA DIFERENTE NA GESTÃO DO EDVALDO HOLANDA JR. NO CASO DE SERVIÇOS PRESTADOS O EDVALDO VAI TER QUE DEMITIR MUITA GENTE MESMO. TEM FANTASMA PRA TUDO QUE É LADO, E ESSES TERÃO QUE SER DEMITIDOS A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO. SÃO PESSOAS QUE FORAM COLOCADAS LÁ PARA PARA ATENDER Á INTERRESSES POLITICOS, E TEM DE TUDO, DE EX-VEREADORES DO INTERIOR A VENDEDORES DE JORNAL. TEM GENTE QUE É SERVIÇO PRESTADO NA PREFEITURA E TRABALHA NOS GABINETES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE VÁRIOS DEPUTADOS. TEM SERVIÇO PRESTADO NA PREFEITURA DE SÃO LUIS E MORA EM OUTRO ESTADO..E EU PERGUNTO? O PREFEITO NÃO DEVE MANDAR ESSAS PESSOAS PRA CASA??? SÓ PORQUE TEM TEM QUE ATENDER AOS EGOS FERIDOS. SE FOSSE EU O PREFEITO DEMITIA TODOS QUE ENTRARAM DE 2009 PRA CÁ.TEM VEREADOR QUE TEM MAIS DE 400 SPS NA PREFEITURA E NÃO VÃO NEM LÁ. TEMOS ACABAR COM ISSO..

    Resp.: Concordo plenamente com as demissões. Mas o Holandinha deve assmir qe vai fazer isso. Por que mntiu durante a campanha? Esta é a tônic ad aminha crítica.

  18. Macho véi, se não tem o que fazer, desocupa a vaga. O prefeito tem que botar na rua mesmo esse bando de desocupado que entrou pela janela, onerando as despesas públicas. Vai sobrar dinheiro para pagar os que trabalham.

  19. o interessante é que seu Edivaldo Jr. fala em cabide de emprego, mas já podem ser vistos vários comissionados do PRTB andando pelos corredores da prefeitura, aqueles mesmos que fizeram o papel sujo na campanha, como marcelo poeta, cibele lauand, genival alves. agora me diga Deça, vc acha que esses irão trabalhar de verdade? o governo Holandinha já é uma farsa, é um vendedor de ilusões e o seu patrono, Flávio Dino é um fingido, pensa que enganam o povo. eles não enganam mais ninguém

  20. Na realidade para que se adentre ao serviço público se faz necessário a realização de concurso, segundo preconiza o art. 37 da CF. Entretanto na atual situação deve-se ter discernimento em relação aos atuais servidores que ora prestam serviços na prefeitura de São Luís pois muitos são pais de família que não possuem outra fonte de renda para sustentar seus filhos. Creio que o atual prefeito deve ter bom senso para não causar uma situação que pode gerar danos inimagináveis para a sua administração e suas futuras pretenções políticas, inclusive ao candidato Flávio Dino que com certeza irá concorrer ao governo do estado. Portanto sr. Prefeito use de sabedoria e não vá atrás de opiniões apaixonadas que são destituídas de qualquer bom senso. Lembre-se os SP’s também votam e como o sr. já deve saber chegam perto de 23.000 funcionários nesta situação e na hora da eleição com certeza ele farão a diferença. Por isso tudo rogo a Deus que lhe oriente na hora so sr. tomar certas decisões. Torço para que o sr. realize um trabalho brilhante.

  21. Caro Marco, a mesma situação estamos vivenciando em Paço do Lumiar, pois o senhor Raimundo Filho se preocupou tanto em criticar Bia Venâncio em suas entrevistas que esqueceu de cumprir com o seu principal dever de casa: pagamento dos servidores em dia. E a bomba ficou para o prefeito Josemar, que ainda não deu nenhuma posição aos servidores quando sairá o pagamento dos mesmos que passaram as festas de fim de ano sem um centavo no bolso, até o 13º salário não pagaram, um absurdo. Eu acho engraçado quando ele diz que uma nova história começará a ser escrita, como? Se começar pela montagem de sua equipe será um desastre, pois é muito importante para um gestor montar uma equipe que além de conhecer o seu setor , conheça Paço do Lumiar e pelo visto tem gente que nem sabe onde fica o Maiobão, que irá desenvolver os projetos (principalmente os prometidos durante as eleições), seja altamente comprometido com o município para facilitar a resolução dos problemas. Aqui em Paço do Lumiar começamos a nos decepcionar, espero que este meu comentário sirva como um aviso para que nós luminense sejamos frustrado por uma falsa esperança que reinou em nossos corações. Se o prefeito recém-empossado, Josemar desejasse realizar uma grande administração devia atrair técnicos, renomados e com vasta experiência em áreas delicadas, cito como exemplo, saúde, educação e infraestrutura. Este último, pelo que já foi amplamente divulgado, tem experiência no ramo jurídico, talvez seria bem aproveitado na Procuradoria Geral para nortear a nova administração para que siga rigorosamente a legislação vigente. Mas parece que neste ponto estão na contra mão, pois colocam nada mais nada menos que o irmão do presidente da Câmara Municipal, o advogado Bruno Leonardo, o que não questiono a sua aptidão e preparo para o cargo de tão alta relevância numa administração. Mas o fato é o prefeito Josemar Sobreiro já começa a sua administração cometendo atos ilegais e repudiados pela população e até pelo judiciário, usando a sua influencia ao então prefeito Raimundo Filho para que o mesmo incluísse a Banda BANBANBAN de propriedade de seu filho na programação da Festa de Final de Ano promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, e lógico pago com dinheiro público, uma beleza não é? Mas não acaba por aí, isto é só o inicio e pior, logo ele que tanto criticou os mandatários que passaram e que cometeram tais atos a ponto inclusive serem movidas ações de improbidade movido pelo Ministério Publico. O nobre prefeito nomeia o irmão do presidente da Câmara como seu ¨homem de confiança ¨ para o elevado cargo de Procurador Geral, isso é NEPOTISMO CRUZADO. O que significa isso, vou lhes dizes: que é a troca de parentes entre agentes públicos para que tais parentes sejam contratados diretamente, sem concurso. Nepotismo cruzado também é o ajuste mediante designações recíprocas, ou seja, a nomeação, daqueles relacionados, que sejam parentes de autoridade, por outra autoridade do mesmo ente federativo. Fica a dica para que ele possa se alertar e não cometer os mesmos erros daqueles que tanto criticava. Obrigado pelo espaço para um desabafo de uma pessoa que não aguenta este tipo de politicagem.

  22. Caro Marco Deça, se a finalidade desde recadastramento for acabar com os servidores fantasmas, aqueles que só recebem e não aparecem no local de serviço, acho louvável a atitude do novo prefeito, pois, tal pratica, tão comum, entre nossos gestores deve acabar. Não dar pra conceber é que haja perseguição política, ou demitir velhos fantasmas para colocar novos fantasmas nos cargos.

  23. Essa carteira aí da foto é minha, tenho certeza!

    Marco, esse recadastramento da prefeitura é louvável!
    Apesar de não ter votado no Holanda JR no 1º turno e ter votado nulo no segundo, creio que essa iniciativa dele seja o primeiro passo para moralizar essa bagunça que está instalada na prefeitura hoje!
    Adeus fantasmas e adeus SP’s…
    O setor público não é cabide de emprego! Vamos começar a estudar e passar num concurso ou procurar emprego na iniciativa privada.

  24. Ótima notícia!! Tem que sair mesmo esse monte de funciónarios fantasmas… O prefeito esta totalmente certo em demitir esse pessoal que entraram a 4 anos atrás. Nova gestão, novo trabalho, esses funcionários não se enquadram na nova gestão.

  25. SOBRE A PF NA SECRETARIA DE SAÚDE VC NÃO FALA BLOGUEIRO MEIA BOCA, OU TEM MEDO DA PF QUE TA NO PÉ DOS SEUS PATRÕES BIA , CAOSTELO E ALGUNS MEBROS DA OLIGARQUIA, OU TEM MEDO DA GARDENINHA.

  26. vagabundos que não são concursados que só recebem dinheiro do povo no fim do mês devem ser mesmo demitidos…é isso aí EDIVALDO JR. foi pra isso que votei em você para moralizar essa Prefeitura..acabou os cabides de emprego…quem quizer ganhar dinheiro público que ESTUDE E PASSE EM CONCURSO E TRABALHE!!!!
    JÁ VALEU O MEU VOTO…PARABÉNS PREFEITO!!!

    Resp.: Conheço muito concursado que também é vagabundo. Aliás, já noticiei muitos aqui que não gostam de poegar no batente.

  27. o pior de tudo é q não sabemos quando vamos reber os nossos salários e juros não tem misericórdias com nossas contas. deveria haver uma lei q fizesse com as empresas,municipio…enfim quando atrasasse os salario deveria pagar juros oas seus funcionários mas…

  28. Com certeza o prefeito irá priorizar o funcionalismo, com exceção do funcionalismo fantasma, esse sim, será cortado da prefeitura.

  29. Vejo os secretarios falando em coisas dizagradavil mas do que esto é o secretario de comunicação. Que ficou responcavil por alguns vereadores q apoio o Edivaldo para converca si esconde agora que já ajudamos o eléger. Deus permita que ñ seja mais uma inluzão que Deus nos proteja.

  30. Marco,
    Sinceramente eu acho que tem mesmo q demite quem nao trabalha, cabide de emprego….. cara você como grande lrnalista que é precisa volta ao equilibrio, critica sim, mas com conteudo. deixa para critica em situaçoes de erros mesmo.
    Abraço.
    PS:Um Ano novo cheio de realizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *