25

A modinha anti-Sarney

Por Aline Alencar

Argumentos a favor ou contra à parte, parece que existe uma tendência ou moda agora em criticar um determinado político ou partido, apenas por criticar.

Isso, criticar sem ler, sem saber, sem se informar a fundo. Ou seja, ter embasamentos para tal, seja lá qual a posição a tomar.

A crítica ao governo Roseana Sarney toma conta de algumas pessoas de uma forma às vezes tão fanática, que a leitura passa batida.

A “modinha anti-Sarney”  bateu à porta essa semana quando o blogueiro Luís Cardoso postou no facebook uma notícia sobre  um governo pagar o cachê de R$ 650 mil à cantora Ivete Sangalo para inaugurar um hospital (veja aqui e nas imagens abaixo).

Acontece que, na postagem a priori, não tinha a informação de qual Estado seria. Pronto, foi o suficiente para surgirem argumentos “libertadores da oligarquia Sarney”.

Quando na verdade, ao ler a matéria na íntegra, o Estado ao qual Luís Cardos se referia era o Ceará.

Comentários sem saber desta informação foram diversos. Fora os erros de português de quem se julgou mais informado que os demais nos comentários. Deprimente.

Sinceramente, não importa de quem você é partidário. Apenas fique atento (a) antes de tecer comentários para que, ao invés de intelectual libertador, não passe apenas de um (a) rebelde sem causa.

Revolucionário de computador.

luíscardoso

luíscardoso.2

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Se alguns estão fazendo isso “sem ler”, imagina só se realmente fossem pesquisar o que essa família Sarney apronta há quase 50 anos, se fossem buscar na internet o discurso de posse do então governador Sarney, que prometeu combater o que hoje é um dos mairores responsaveis: a miséria tamanha em nosso estado. Rapaz, por causa de uns trocados alguém se submete a escrever esse tipo de coisa. Marco está fazendo escola… De cegos.

  2. FICO PUTO QUE AINDA TEM GENTE PRA DEFENDER ESSA OLIGARQUIA, NEM DIGO OS FUNCIONÁRIOS DA MIRANTE (COMENDADORES), QUE SÃO PAGOS PRA BABAR, DIGO A UNS IDIOTAS QUE GOSTAM DE SOFRER

  3. MAS VCS ESTÃO ESQUECENDO QUE OS SHOWS PROMOVIDOS PELO ESTADO TÊM PATROCÍNIO.
    E OUTRA: VAMOS PARAR DE COLOCAR CULPA EM SARNEY ATÉ SE UMA CARTEIRA É FURTADA NA RUA GRANDE. ISSO É NO MÍNIMO IGNORÂNCIA POLÍTICA DE QUEM É MANIPULADO POR ALGUM POLÍTICO.
    O FERNANDO MARQUES E O JR POSTARAM BEM A NOSSA REALIDADE, ISSO SIM É COMEÇAR A DISCUTIR COM NÍVEL A CONJUNTURA POLÍTICA EM NOSSA CIDADE E DE NOSSO ESTADO

  4. Caro D’eça
    O maranhão é o estado mais pobre da federação, isso é fato!
    Se o senhor pesquisar direitinho , o senhor vai constatar que o senhor Sarney , ja na década de 60 foi governador.
    São quase 50 anos comandando o Maranhão. Isso é fato.
    Cerca de dois anos atrás ví uma reportagem mostrando uma escola com as crianças no chão, sem mesa , cadeira.
    50 anos dá pra se fazer muita coisa senhor , e nem precisa lembrar que o mesmo caiu de para-quedas na presindencia da república e mesmo assim , não fez nada por esse estado que eu tanto amo !
    Abraços !

  5. Crie vergonha na cara sua lacaia de quinta categoria, aprenda a se expressar para não passar vergonha como nessa defesa ridícula!

  6. O outro da “moeda” e de fato, diz respeito a defender a Oligarquia e/ou acabar com reputações de quem a combate… Qual o seu lado Cara Aline??

    resp.: qualquer um que não corresponda ao fanatismo, abraços.

  7. O QUE PODEMOS ESPERAR DA BALAIADA??? É ISSO MESMO. SERÁ QUE ESSE BLOGUEIRO LUIS CARDOSO NÃO FOI TENDENCIOSO??? PENA QUE A ERA DIGITAL É PARA TODOS. LAMENTAVEL!

  8. O QUE PODEMOS ESPERAR DA BALAIADA??? É ISSO MESMO. SERÁ QUE ESSE BLOGUEIRO NÃO FOI TENDENCIOSO??? PENA QUE A ERA DIGITAL É PARA TODOS. LAMENTAVEL!

  9. É MODA MESMO, CARA “JORNALISTA”! HÁ QUASE CINQUENTA ANOS NO PODER E O MARANHÃO OCUPANDO SEMPRE OS ÚLTIMOS LUGARES NOS INDICADORES SOCIAIS; A GOVERNADORA PAGOU 8 MILHÕES PARA BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS; GASTOU UM ABSURDO COM AS TOALHAS BRANCAS DE ROBERTO CARLOS, ETC, E NINGUÉM NUNCA FALOU NADA NO MARANHÃO….AGORA EM 2013 COM ESSE CASO, QUE ALÍS FOI NO CEARÁ, O POVO COMEÇOU A FALAR!É MODA MESMO ESSE NEGÓCIO DE FALAR MAL DESSE POVO…COMEÇOU AGORA…É COMO DIGO:É POR ISSO QUE NÃO PRECISA DE DIPLOMA PARA SER JORNALISTA…A XUXA, ANGÉLICA, LUCIANA XIMENES TMABÉM O SÃO…

  10. Esse Texto vale inclusive para o Post sobre Ednaldo Neves quando você simplesmente o taxa de Laranja,sem informar que contexto se deu.

  11. Caro Marco,
    Aqui no Ma, a população assim como muitos políticos só querem se dar bem, não se importam com o bem coletivo, com o bem do município. Aki em Itapecuru o atual prefeito e seus aliados ficam o tempo todo falando mal da gestão anterior. Falar a que veio, nada. E agora, depois de mais de 20 dias de governo, resolve decretar estado de calamidade pública na saúde, somente para poder fazer contratos com empresas de seus aliados. O mais ignorante eleitor daki sabe que uma área que não está em calamidade é a da saúde. Os aliados do atual prefeito construiu um laboratório, às pressas, somente para fazer serviços ao município ( basta verificar data da abertura da empresa junto a JUCEMA e veremos que o tal Laboratório foi montado nas coxas). Deveriam mostrar trabalho para serem melhor que o anterior.
    Abraços.

  12. kkkk é, essa foi muito boa! E o pior é que a maioria dos que reclamam e crucificam o Governo está nesses shows!

  13. Como falar bem. Apenas um exemplo: A governadora fez a maior propaganda (auê), do “novo” Plano de Cargos e Salarios aprovado em 2012 pela Assembléia Legislativa, inclusive com tabelas de aumento a partir de 2013. Algumas categotias que seriam contempladas a partir deste ano, estão com seus contracheques com os mesmos vencimentos dezembro. Afihal CADÊ o aumento. Com a palavra, o governo e os senhores deputados, que na mairia das vezes aprovaram projetos, que viram Decretos, e que nas entre linhas, tem varias pegadinhas. Portanto, não é moda, é a realidade, infelizmente.

  14. SARNEY É SANTO, ROSEANA É SANTA, JACKSON VAI SER CANONIZADO, O MARANHÃO DEVIA SER CHAMADO VATICANO E O MARANHÃO DE ROMA. SÓ TEM SANTO POR ESTAS PARAGENS.

  15. ah…. e falando em pessoas recalcadas você já olhou o blog do John Cutrim??? ta se rachando por causa desse post. Sinal que ele é leitor do seu blog.

  16. O problema do Maranhão que ainda tem muita gente recalcada sim. Algumas pessoas que não conseguem ter nada nada vida por meritos proprioscolocam a culpa em Sarney, mas muitos seres humanos tem o defeito de colocar a culpa em alguem por seus erros.

  17. Marco,
    O Senador Sarney assumiu o governo do Estado no dia 1º de fevereiro de 1966.Seu sucessor foi o Dr. Pedro Neiva de Santana.(homem forte do seu governo, o filho economista Jaime Santana).Seu sucessor Dr. Nunes Freire.(homem forte do seu governo, seu cunhado Araújo, especificamente nesse governo, o então senador Sarney não mandou em nada). Seu sucessor Dr. João Castelo.(homens fortes do governo.João Rodolfo e José Burnett. Na sucessão o Castelo impos o nome do Deputado Ivar Saldanha para comandar a eleição, até uma Emenda Constitucinal foi feita prorrogando o mandato de Presidente da Assembléia, que era Ivar Saldanha).Seu sucessor Luis Rocha……
    Esses fatos, são fatos históricos que servem como subsídio para uma análise impessoal sobre a trajetória do Sarney no Maranhão. Não confundamos o tempo que Sarney é político, com o tempo que manda no Maranhão.

  18. Não existe na política a figura do bom moço assim como não há no jornalismo a imparcialidade. O jogo é bruto, sem nenhuma vírgula de lealdade ou escrúpulo. Só faz e sobrevive à política os fortes dispostos a trucidar o inimigo com requintes de violência e alto poder de destruição. Beber o sangue do adversário/inimigo faz parte do jogo. Roseana e Flávio Dino conhecem muito bem as regras, portanto, não cobrem etiqueta na política maranhense.

  19. Realmente, o nosso povo é muito carente de educação, de saúde e tantos outros atributos necessários para a formação de um pensamento crítico, pois faminto, doente e ignorante o indivíduo não pode pensar…
    A desinformação é geral. Outro dia eu assistia a um desses programas que sai nas ruas fazendo pergunta para o zé povão, e as resposta dadas pelos entrevistados não diferem nada do que você aponta em seu texto.
    A pergunta feito pelo reporte era: “você acha que políticos corruptos são punidos, em nosso país?
    Resposta: “(…) não! Até Carlos Cachoeira voltou…”.
    Uma coisa é certa: o povo é ignorante mais não é besta, pode até não saber quando, o nome e o local onde o fato aconteceu, mais sabe perfeitamente que essa prática não é exclusiva de um governo qualquer e que político é igualzinho, em todo lugar.
    Só por curiosidade, já que o assunto é cachê de artista forasteiro: alguém sabe quanto o Governo vai desembolsar para pagar os artistas de fora, que foram “contratados” para se apresentarem em nosso carnaval?
    Ah! tem um dito popular que retrata essa mania que o povo tem de “falar mal do Sarney”, diz o adágio: “ninguém se põe a atirar pedra em árvore que não dar fruto”.
    Falar bem ou mal do maior político da História recente do Brasil, o filho ilustre do Maranhão, o imortal José Sarney, dar um ibope danado.

  20. Mas o Maranhão não fez muito diferente do Ceará não. Ano passado foram 10 milhões para a beija-flor desfilar e …, o resultados sabemos. O Maranhão e o Ceará estão muito próximos em termos de desperdício do dinheiro público. Na verdade é um problema nacional.

  21. Deça, vc se lembra, quando um certo delegado da quadrilha de Aluísio ficou desesperado e resolveu partir para o ataque e tentar te intimidar, dizendo que se abrissem as gravações do caso Décio ia ter blogueiro que iria ter vergonha da família? Pois é ja vi tudo e a gravação a quem ele se referia era de um figurao da barra do c. dizendo que da 2 mil por mês para o L.C. falar mal do rapaz que ta preso, tu acredita? O blogueiro não é vc, é o próprio parceiro deles e eu vou fazer o audio chegar na sua mão pq sei que vc é o unico que realmente não defende a gangue de Aluísio e o unico que questiona frontalmente e não é justo que eles tentem te intimidar…Pode questionar a vontade, repito não tem conversa nenhuma sua, ouvi todas do inquérito por horas a fio e ja sei quem de fato mandou matar o Décio, fica muito claro que houve um desvio… Mas farei chegar até vc por um amigo seu que vc confia e tome bastante cuidado, vc mexeu com gente muito, muito perigosa…Ore, peça proteção de Deus e tome cuidado por que não custa tomar cuidado. Vc é uma testemunha importante e tem um certo povo, da barra, que não tem limites, se acham reis, deuses… Parabéns,continue firme. Abs

  22. O que você quer dizer com isso? Que as críticas não são merecidas? Que as pessoas criticam por criticar? Excetuando as supracitadas que não leram a matéria, a crítica à oligarquia é sempre bem-vinda. Ou você é desses que votam em Sarney e acham que tá tudo bem? É só uma dúvida mesmo…

    resp.: Toda crítica é bem-vinda quando feita com base e não por pura modinha ou revolta, sem saber nem o porquê de estar criticando direito. É disso, basicamente, que o texto se trata. Abraço.

  23. É meu caro D’eça, essa foi boa. Mas aqui no MA é assim, ninguem lê nem intinerário de ônibus, pegam pela cor, imagina se darem ao trabalho de ler um artigo com mais de 5 linhas. kkkkkkkkkk!!! E assim querem “libertar” o estado. Aliás, quer se dar bem numa roda de bar, e parecer culto ou ganhar pontos com a galera, é só começar a falar mal da Sarneyzada,é assim que muito candidato leva nego no bica emépoca de eleição. Um abraço por trás a todos.

  24. caro marco não esqueça que o governo do estado gastou agora foi 8 milhoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *