12

Já era de se esperar

O resultado das fiscalizações de Boates e Casas Noturnas de São Luís já era o esperado durante a madrugada de sexta (01) para este sábado (02): quase todos os estabelecimentos inspecionados pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) da Polícia Militar foram interditados.

As casas noturnas Chez Moi,  boate Observatório, Patrimônio Show e boate Candy foram as primeiras da ação a serem interditadas. Comentários de internautas e frequentadores das três casas abordavam o mesmo jargão do “eu já sabia”.

Todos que frequentam e conhecem esses três estabelecimentos já imaginavam haja vista a estrutura dos locais: caso houvesse um incidente igual ao de Santa Maria é quase certa uma tragédia também igual.

Ausência a de brigadistas, falta de pontos de fuga, problemas nas saídas de emergências e fios elétricos expostos, resultaram na interdição.

O bom é que finalmente providências foram tomadas, pois os locais só poderão ser reabertos se os donos sanarem os problemas, caso reabram em condições contrárias, os donos poderão ser presos e sujeitos a pagamentos de multas.

Uma pena mais de 200 jovens morrerem para que as mesmas providências finalmente fossem tomadas.

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Vcs tem que visitar o bar do MOISES, na descida da Madre Deus, fecham a rua impossibilitando a passagem de veiculos, não tem alvara para musica ao vivo, fora a quantidade de brigas.

  2. Deveriam fechar era Trapiche na Península da Ponta Dareia , pois além de depredar o meio ambiente, o som é altíssimo, e qualquer hora algum morador da área pode levar uma bala perdida, pois aos domingos é uma baderna ficando o som até 02 horas da manhã. Outro dia teve briga e bala por lá, mas os jornais nem comentataram , parece que o dono tem costa quente.As autoridades tem que fazer alguma coisa, pois ali é área residencial .

  3. Tô esperando a Câmara dos Deputados ou o Senado pegar fogo pra mim vê as Assembleias Legislativas vistoriadas e interditadas. Brasil, o país da hipocrisia!

    Sinto-me consternado com as vítimas e as famílias envolvidas na tragédia de Santa Maria-RS. Mas, ter o que ali ocorreu como pressuposto para as interdições aqui ocorridas é, no mínimo, uma ação hipócrita, criminosa e danosa feito pelo Governo do Estado, senão vejamos:

    1) É do conhecimento público e até mesmo das autoridades fiscalizadoras, as condições com que as casas noturnas de São Luis funcionam, mesmo assim sempre obtiveram atestado positivos para seus funcionamentos. Portanto, é hipocrisia, somente agora realizar ações midiáticas e efêmeras.

    2) É criminosa porque se as casas noturnas apresentam irregularidades, elas não surgiram após o ocorrido em Santa Maria – RS, e mesmo assim obtinham autorização de funcionamento dos órgãos fiscalizadores, o que tudo indica para o cometimento do crime de omissão (art. 13, § 2º, a, CP) por parte das autoridades que têm o dever de vigilância e só poderiam emitir autorizações de funcionamento após realizarem vistorias no local e constatarem conformidade com a lei. Ao que consta todas as casa interditadas possuem autorização de funcionamento atualizadas, mesmo não estando conforme prima a lei.

    3) É danosa aos proprietários que obtiveram autorizações de funcionamento, o que lhes faz presumir que atendiam toda as exigências e, de forma abrupta, sem qualquer notificação prévia, vêem seus empreendimentos e fonte de renda abusivamente fechados pelo mesmo Estado que até então concediam autorizações para funcionarem plenamente nas condições em que se encontram,. Portanto, o Estado causa-lhes danos de lucros cessante.

    E assim vai funcionando a governabilidade hipócrita de cada dia!

  4. ESSE PAÍS É UMA PORCARIA! É NECESSÁRIO ACONTECER UMA TRAGÉDIA, PRA ESSE PESSOAL LEMBRAR DE TRABALHAR, É SÓ SAIR DA MÍDIA, QUE ELES VOLTAM PRA ETERNA PREGUIÇA DE SEMPRE.

  5. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Espero que essas inspeções cheguem a zona rural de São Luis.
    Em Itapera, Maracanã, os bares e casas de shows abusam da sorte. Além, da total falta de segurança, esses locais só servem para perturbar o nosso sossego e aumentar os índices de violência.
    A nossa comunidade clama por essas medidas.

  6. Me desculpem, mas no Maranhão tudo é irregular, é tudo zoneado. É tudo comandado por um batalhão de bestas. É só assistir ao JMTV, da Mirante, e outros programas de TV maranhenses, em que toda autoridade entrevistada mal sabe se expressar e só fala bobagem.

  7. Justino Neto!!!!!!!!!!!!, vc não tem que concordar com nada.
    Assembléia Legislativa, aprovou a lei nº 6546, que dispõe sobre o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado. E
    Através desta o corpo de Bombeiros militar do Maranhão (CBMMA) exerce o seu poder de polícia administrativa. Conforme o abrangente artigo do COSCIP.
    […]
    Art. 3º – No Estado do Maranhão, compete ao Corpo de Bombeiros Militar, por meio de seu órgão próprio, estudar, analisar, planejar, exigir e fiscalizar todo o Serviço Contra Incêndio e Pânico, na forma estabelecida neste Código. Grifo nosso.
    […]

    Nenhum cidadão pode alegar desconhecimento de lei, e a verificação in loco, no momento de funcionamento, agusa a percepção de risco dos frequentadores que vc estava pondo em risco.
    Quer reclamar vá ao quartel do CBMMA com seu advogado debaixo do braço.

  8. Pô Marcos, num País onde nada funciona adequadamente haveria de ser logo as casas de festas a funcionarem dentro do mundo ideal.
    Vá a uma escola, hospital, delegacia ou qualquer órgão público e veja se as coisas funcionam como deveriam.
    Essa tragédia anunciada, que chocou a todos nós deve servir de lição para que as autoridades passem a agir sem que sejam motivados pelos holofotes, pois milhares de pessoas estão perdendo a vida no trânsito por não termos estradas, avenidas, ruas e becos devidamente adequadas para garantir um deslocamento seguro.
    Veja o que aconteceu com aquela jovem em Imperatriz: perdeu a vida ao cruzar um monte de pedras (um muro de arrimo) colocado irresponsavelmente numa via pública sem as devidas especificações e a sinalização necessária. Certamente vai aparecer alguma “autoridade” para dizer que a vítima desenvolvia “alta velocidade” , o que é comum nestes casos, onde à vítima é transferida a irresponsabilidade e falta de providências daqueles que se omitem da obrigação de fazer cumprir as leis e garantir a segurança e a vida de todos.
    Paro por aqui mais não esqueça da segurança, da educação, da saúde e tantas outras coisas que as autoridades não garantem aos cidadãos e só aparecem diante das câmeras quando alguma tragédia anunciada acontece.

  9. Concordo com a inspeção, mas achei uma palhaçada o que fizeram ontem no Patrimônio. Porque os bombeiros fecharam 01:30 da manha com a casa lotada, depois que encontraram uma irregularidade somente fase da energia? E se o incêndio fosse meia noite? Queira saber o porque deles não vistoriarem pela manha ou a tarde. Não podemos aceitar pessoas quererem aparecer em cima de uma tragedia tão grande, o que eles queriam é o que você acabou de fazer, publicar a “operação” deles que para uns foram um sucesso, para outros (meu caso) um puro desrespeito e palhaçada. Concordo com a inspeção de manha ou a tarde e é para fechar mesmo se tiver irregular, não do jeito que foi ontem não concordo.

  10. No centro histórico não pode ser concedido nehum alvará para casas noturnas(boate).Pela sua arquitetura e material usado na construção(madeira) e,não tem como abrir portas de emergencias.

  11. Decio,
    Os Bombeiros a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, precisam visitar o CLUBE VERONA, na Rua do Retiro. Rua que liga o Jardim Eldorado-Turu a Fialho. Não tem a menor condição de funcionar como uma casa de show. falta de higiena na cosinha, sem proteção acústica e gambiarra para todos lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *