20

A oposição… De Jackson Lago a Flávio Dino

Flávio com Jackson: o sonho de superar o mestre ainda não se concretizou

O ex-governador Jackson Lago (PDT), morto em 2011, foi um mito da oposição maranhense.

O pedetista era inquestionável entre os partidos que se alinhavam a este campo político, da esquerda ou da direita, e tinha o poder de decisão sobre o rumos políticos de várias legendas.

Foi assim que Jackson definiu eleições e mudou rumos políticos em vários momentos da história. 

Idolatrado no PDT, Jackson era venerado no PT, absolutamente respeitado no PSDB e no PPS e ídolo no PSB. Desta forma, ele conseguiu aglutinar todas estas legendas em um único projeto, que lhe garantiu três mandatos de prefeito e um de governador.

Desde a morte de Jackson Lago, a oposição se ressente de um líder inconteste.

Sem o mesmo carisma, o ex-juiz e hoje comunista Flávio Dino tenta ser o herdeiro natural de Jackson na liderança oposicionista no Maranhão.

Leia também:

O herdeiro político de Jackson Lago…

 

Mas Dino nunca conseguiu ser Jackson Lago.

Jackson: liderança inconteste na oposição por quse três décadas

Nunca foi bem visto no PT, é absolutamente antipatizado no PSDB, não inspira confiança no PPS, enfrenta forte resistência no PDT e não consegue ser unanimidade sequer no PSB, partido cuja liderança lhe bate continência.

Até por ser o único oposicionista hoje com fôlego para encarar uma disputa de governador, seria natural que Flávio Dino tivesse – como Jackson sempre teve, de uma forma ou de outra – o apoio integral da oposição. Mas não tem.

É por isso que o projeto “Alternativa Popular” defendido por lideranças de PPS, PSDB, PDT, PT e até PP e PR ganha projeção estadual como opção à dicotomia oposição/governo.

E é um exemplo de que, por mais que se venda como alternativa, Flávio Dino nunca terá o carisma e a capacidade de aglutinação demonstradas por Jackson ao longo da história.

Quando entrou na política em 2006 – eleito, mesmo sem carisma, com a força da máquina de José Reinaldo Tavares (PSB) – Flávio Dino sonhou ser o herdeiro político de Jackson Lago.

Quase quatro anos depois, ele lidera apenas uma banda da oposição.

Às  custas da divergência quase intransponível com a outra banda…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. marco para quem eu vou votar em 2014 eu ainda nao sei. mas para quem eu nao voto. eu ja sei. eu que sempre votei em dr jackson nao voto neste sr flavio dino de jeito nenhum.

  2. Carisma não é pra todo mundo, Flavio tem que caminhar muito pra chegar aos pés do Dr. Jackson, em nada se compara, nem na forma de administrar, não tem experiência em gestão, só pra vc ter uma ideia na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Luís, vai acontecer uma demissão em MASSA, serão mais de 100 diretores de escolas que serão guilhotinados pela Gestão dos camaradas comunistas (MARCIO GERRY, ALAN KARDEC E RÉGINA GALENO), com o aval de Flavio Dino.
    Jamais Dr. Jackson tomaria uma atitude como essa. Edivaldo que se segure, vem aí chumbo grosso para a sua gestão.

  3. Flávio Dino incomoda muito vocês todos que servem e são servidos pela oligarquia. Simples assim. Melhor seria você explicar como um líder se projetou de tal maneira em apenas 6 anos, ou seja, de 2006 a 2012…Pouco tempo para tão fulgurante carreira.

  4. Certamente quem tem boa aceitacao nesses partidos é Roseana Sarney, jorge Murad, Ricardo Murad e José Sarney. . . Esses sao amados… cada uma. Flavio Dino Governador do Maranhao em 2014….

  5. MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS,
    O FLAVIO DINO NÃO TEMPOSTURA DE HOMEM SERIO. NÃO VEJO NELE UMA PESSOA CONFIAVEL. ESSA HISTORIA DE RENOVAÇÃO É CONVERSA PRA BOI DORMIR.
    NA ÉPOCA EM QUE JACKSON ERA GOVERNADOR EU CANCEI DE VE-LO PEGANDO ELEVADOR PARA IR TER COM ABIDALA AZIZ, ERAM AMIGOS DE DIVISÃO DE DINHEIRO ORIUNDO DOS COFRES PUBLICO.
    CUIDADO MEUS AMIGOS FLAVIO PARECE OUTRO JOÃO CASTELO, SE APRESENTA COMO SALVADOR DA PATRIA.

  6. MEUS AMIGOS E AMIGAS,
    DR. JACKSON LAGO NÃO SOUBE ADMINISTRAR A MÁQUINA DO ESTADO. CERCOU-SE DE PESSOAS INEXPERIENTES E DESONESTAS. QUANDO PARTIU PARA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR, SEM O APOIO DE ZÉ REINALDO, FICOU EM 3º LUGAR. INFELIZMENTE OS 2 ANOS E DOIS MESES DE SEU GOVERNO NO EXECUTIVO ESTADUAL FOI UMA CATASTROFE, UM TISUNAME QUE ARRASOU COM O ESTADO. DEPOIS DE SUA MORTE O SEU FILHO SEM EXPRESSÃO POLITICA TENTOU TOMAR A FRENTE DO PDT MAS OS GAVIÕES NÃO PERMITIRAM, AI FICOU O PDT QUE HOJE NÓS CONHECEMOS. O FLAVIO DINO NÃO TEM CARISMA PARA ASSUMIR UMA POSTURA DE LIDER OPOSICIONISTA, SE CERCA DE PESSOAS QUE TEM CONDUTA DUVIDOSA. DIZEM QUE SÃO SOCIALISTAS, COITADOS.

  7. Tem rumo. Mas o que mais prejudica o Flávio Dino é a sua postura, ainda arrogante de juiz e alguns de seus assessores mais chegados, a exemplo de Márcio Jerry. É bom lembrar que Jackson Lago morreu com uma grande mágoa de Flávio Dino por conta do jogo sujo de que ele (Jackson) estava inelegivel na sua ultima c ampanha. Flávio vai ter que mudar muito para enfrentar e vencer os adversários nas eleições de 2014. E nessa, Flávio vai ter o importante apoio do ex-gpvernador José Reinaldo Tavares? O ingrato não merece consideração.

  8. Acho até engracado, de repente você encontrou inumeras qualidadades no Jackson, para poder satisfazer teu senso de “profecia”, bem diferente de quando o mesmo era vivo e voce so enxergava defeitos.

  9. Caro Jornalista, vejo sua análise um pouco “pobre”. Talvez, pela falta de conhecimento, história, e um infinito etc….Só quero te revelar o seguinte: Se o próprio Sarney, com toda a máquina e prestigio em suas mãos, não conseguira fazer ou criar um “staff” que pudesse “alongar” tal poder….Vc, e o grupo que vc representa, quer que em 4, 5 ou seja lá quantos anos for…Haver uma liderança capaz de desassossegar a oposição?. Pare com isso, liderança, carisma, ética, e tantos outros adjetivos, são construindo ao longo da vida de qualquer individuo. O Dr. Jackson, além de história, tem uma carreira de serviços prestados ao Estado, isso por si só já o fez Liderança…Quanto ao FD, sem dúvida precisar melhorar, mas, chegar ao embate em 2014, cacifado para levar, depende com quem estará. Uma coisa é certa, se for com o LF, ele ganha. Agora se for o LOBÃO..perde. (Meu voto é Lobão..Se não for ele, voto em FD).

  10. E além disso tudo que falta a Flávio Dino, em termos de liderança política, não sabe nada sobre administração pública e, como gestor é irresponsável. Explico: sua administração na Embratur é questionada por grandes nomes da administração pública, como por exemplo, o prefeito do Rio. E, com relação a sua irresponsabilidade com gestor, passou mais tempo fazendo política com diárias da Embratur do que propriamente trabalhando. E sem falar que é danado para bater na cara de juiz. Eita Maranhão sem sorte!

  11. ATÉ CONCORDO COM VOCE EM PARTE…MAS ELE O DINO
    TEM MELHORADO MUITO…COM O TEMPO E COM A RODA
    VIVA DA POLITICA…ELE VAI SE CREDENCIANDO, É LOGICO
    QUE É UM PROCESSO PAULATINO E REQUER MUITA REFLEXÃO , HABILIDADE, TALENTO E CORAGEM…O QUE
    POUCA GENTE TEM…ALÉM DE MUITA PACIENCIA QUE
    É UMA VIRTUDE DO SER POLITICO

  12. No geral sou bem contra seus textos políticos, e algumas críticas (ou pseudocriticas) q vc faz no blog, mas concordo plenamente c esse texto. Parabéns.

  13. Caro Jornalista Marco,
    Não se faz renovação de quadros(políticos) em cinco anos, assim como não se faz um governador de última hora. Mas é provável. Luis Fernando, Flavio Dino e Hilton Gonçalo, Elisiane Gama todos tem chances reais, isso dentro de uma estratégia bem bancada, porém a engenharia política de acordo, aliança custam caro antes e depois, ministrar interesses e projetos pessoais menores. O que não era presumível aconteceu, fez-se um prefeito na Capital fruto da incompetência e ausência de nomes do grupo Sarney. No que pese a tendência da ilha na eleição de 2012, votos nulos + os Castelo,venceram os do Prefeito eleito.Lembro isso, porque somente o Luis pertencente do grupo teria esse cacife, mas os impedimentos da lei eleitoral lhe tiraram essa oportunidade.

    Quanto a herdar prestigio das liderança entre a oposição é difícil mesmo, até porque acredito que todos tem a quimérica de governo ,não sabem ser oposição.
    Jackson Lago que pese a sua história tinha um defeito grande, ser rancoroso e obstinado, apesar ainda que lhe confira grande magnetismo e poder, determinação e criatividade. Mas não conseguiu em vida aglutinar a oposição, e os projetos e sede dos partidos nanicos e as raposas sangrentas de partidos aliados, o sangue frio de Jackson era a sua maior arma. Já Flavio Dino e a sua teimosia faz com que cheguem às últimas consequências em seus empreendimentos. Jamais será um Sarney mesmo tendo a mesma obstinação pelo poder, porém o tempo lhes é diferente. E seu “staff” causa lhe grandes erros operacionais e táticos.

    Duas características são diferentes entre Jackson X FD, o primeiro tinham as duas e o segundo têm representatividade, mas não tem legitimidade.

    Nessa escola de formar, antes o povo tem que aprovar, para isso administrar cidades, ter nome forte, trabalho, estruturas financeiras e fortes aliados e benção dos cacifes hereditários ativos os hibernados, eis ai algumas das características nessa liderança de grupos.

    Portanto, nem o governo nem a oposição, tem o “nome”. Existem alguns nomes submetidos ainda à empatia do eleitoral e que gozam de atenção e confiança da parte fracionadas de ambos as forças.

    Caro Marco. Quero lhe a adiantar outra questão como anda a disputa interna pelo Senado? Roseana sai ou não sai?. E Edmar Cutrim entra ou não nessa disputa, quem é confiável no governo para controlar e preservar os interesses do grupo.
    Jorge Mariano.

  14. Carisma ? Esse rapaz nunca teve isso, que o diga os advogados que o conhecem e sabem como ele é!

  15. POR ESSA POSTAGEM,VC MOSTROU CONHECIMENTO DOS MEANDROS DESSA POLITICA ESTRATEGICA DO ESTADO,JA MERECENDO OCUPAR UMA POSICAO DE ARTICULADOR POLITICO DE ROSEANA,VISTO QUE ESSES FRACOS ARTICULADORES DA NOSSA GOVERNADORA NAO SE MOSTRAM CONHECEDOR DA AREA.
    E SE ROSEANA NAO TOMAR MEDIDAS CORRETIVAS E ESTRATEGICAS,ESSE PSEUDO COMUNISTA E ATEUZAO CHORAO PODE OFUSCAR NA PROXIMA CAMPANHA PARA GOVERNADOR,E ESSE CANDIDATO QUE O AMIGO DEFENDE NAO EMPLACA.

  16. Colega Marco,

    Fugindo dos comentários sobre política e próximas eleições, venho solicitar ao colega a gentileza de publicar este apelo dos moradores dos conjuntos Torres do Sol e Condomínio Buena Vista, no Bairro Bequimão:

    “Senhor Secretário Municipal de Obras Públicas, por respeito a nós, moradores desses dois conjuntos habitacionais, e também para demonstrar o interesse da prefeitura na solução de problemas de tráfego de veículos em vias urbanas, vimos solicitar encarecidamente a Vossa Excelência a gentileza de autorizar a recuperação da Alameda VI, no referido conjunto, via que está se desintegrando a cada dia, e que já impede a circulação de veículos e acesso de veículos de moradores do bloco G à respectiva garagem do prédio.

    Na expectativa de que Vossa Excelência atenda a este pleito de tantos moradores, por ser justo e procedente, queremos registrar, antecipadamente, nosso agradecimento, certos de que essa nova administração não fará ouvidos de mercador para solução deste problema que tanto aflige a nós, moradores dessas duas comunidades.”
    Atenciosamente,
    Moradores dos condomínios Torres do Sol e Buena Vista

  17. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,tu és cômico.

  18. Em tudo o que disse, tens o meu apoio. Jackson teve seus defeitos e erros, lógico, porém é inquestionável sua posição de líder oposicionista e a grandeza com que fazia política. Dino, não sabe fazer política, não tem habilidade política por isso acaba apela para articulações rasteiras, muitas vezes prevalecendo do seu prestígio na área acaba ‘judiciando’ as eleições, suas movimentações no meio político sempre visam atropelar alguém, destituir, destruir a imagem dos desafetos, trucidar. É dessa maneira que se apresenta a nova forma de fazer política de Dino. É só lembrar do que ele fez ao próprio Jackson, ao Tadeu e a Eliziane por último quando tentou lhe dar um golpe com a ajuda de seus asseclas e tomar-lhe o PPS. Por essa razão, esse cidadão cuja arrogância só não é maior do que a sua antipatia e que a cada dia cresce mais e mais dentre a classe política e o povo maranhense. Tem meu apoio Eliziane, não precisamos de um novo Sarney para dominar o Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *