13

Prefeitura blinda Natalino Salgado e Hospital Dutra…

Natalino e seu pupilo, Vinícius Nina: fica tudo em casa

O secretário de Saúde de São Luís, Vinícius Nina, é uma indicação do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado.

E fica tudo em casa: a prefeitura repassa recursos para o Hospital Universitário Presidente Dutra – que também recebe diretamente do SUS – e o hospital só atende a quem decidir atender.

Nina é uma espécie de blindagem de Natalino Salgado, que tem pretensões de disputar as eleições majoritárias – inclusive a vice-governador na chapa de Flávio Dino (PCdoB), como já revelado neste blog.

O sistema de saúde pública em São Luís é formado por um tripé, que tem Prefitura, Governo do Estado e Governo Federal, via HU. Não se inclui nesta lista os atendimentos privados e as fundações e entidades filantrópicas.

Ocorre que prefeitura prefere brigar com o estado, com troca de acusações sobre o atendimento de urgência e emergência – que,  afinal, deveria ser feito também pelo Dutra.

Mas a briga faz com que o Hospital Universitário paire acima de todos, e se dê ao luxo de só fazer o que quiser.

Assim, o Dutra vai recebendo por um serviço que não se digna a prestar.

E o reitor mantém sua imagem pública.

Preservado para as eleições de 2014…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. E a Enfermeira Jackeline, que era coordenadora do SAMU até 12/2012, investigada pelo MPE e MPF agora foi promovida a um alto cargo na SEMUS. “Obrigado” Edvaldo, já me arrependi de votar em vc…

  2. Esse mando de Salgado na saúde do Maranhao e em especial a Sao Luis vem de longos anos primeiro com o apoio do seu fiel escudeiro Dr. Jose Marcio funcionario da Unidade, atual sec adjunto de saudedo Estado, depois nas gestoes deDr. Edmundo Costa Gomes medico do HU etc, Todos que passaram pelo comando da saude na capital durante esses mais de trinta anos do grupo de oposiçao ao Sarney, protegeram esse reitor que deveria sofrer uma investigacao aprofundada pelos bens que amealhou apos administraçao do H.U.
    Um dos maiores absurdos praticados por ele e sua corja de representantes nessa unidade sao os recursos que recebe do governo federal para dar suporte em urgencia e emergencia fechada durante 24hs nas areas de ortopedia, cardiologia e neuro para os socorroes e nao faz,e de forma consensual os diretores dos socorroes nao denunciam e o Ministerio Publico nem conhece o que tratamos neste texto. Quando funciona é de 2a a 6a e em horario de expediente normal 40 hs semanal. Mas o repasse vem mensalmente integral e isso prejudica os pacientes que desconhece esse serviço. Agora coloco este assunto para o Ministerio da Saude esclarecer e exigir que a SEMUS Sao Luis cobre do seu prestador de serviço o HU a continuidade tambem nos sabados e domingos e na semana toda durante as 24hs. ISTO EH ENGODO O CARA É UM GRANDE ENGANADOR.

  3. Marcos, embreve a Pref. de São Luis vai contratar profissionais de saúde por uma certa Fundação, aquela com um rosário de ações trabalhistas, o X da questão é embreve esta fundação vai ter que demitir algumas dezenas de profissionais vinculadas a um certo hospital público que passa por mudanças … será que ela tem caixa para pagar os direitos trabalhistas desta turma??? A pref. vai poder firmar convênio com uma empresa em crise??? Quem são os beneficiários deste contrato???

  4. Tem alguma tartarugas que aparecem trepadas e ficam perguntando quem colocou lá!!!! Tipo Dr. Artur do SAMU, e Dezenas de outros que eram da cozinha de Castelo e agora com Edivaldo foram promovidos.

  5. ESSE DR ARTUR E UM MEDICO MUITO COMPETENTE,SE FOI CASTELISTA NAO IMPORTA,PIOR E O DIRETOR DO SOCORRAO QUE E EDIVALDO E UMA PESSOA MUITO DIFICIL DE CONVIVENCIA

  6. ESSE SECRETARIO PRECISA VER O QUE ESTA ACONTECENDO NO SOCORRAO 1 ,ESSE DIRETOR PASSA UMA COISA PARA IMPRENSA ,E NA VERDADE E OUTRA PESSOA.
    ESTA SEMANA COLOCOU UM AVISO EM TOSOS OS SETORES AMEACANDO OS FUNCIONARIO,CASO ENCONTRASSE ALGUEM DANIFICANDO AS LIXEIRAS DE PRISAO E DEMISSAO,PORQUE ENCONTROU UMAS LIXEIRAS DANIFICADAS.
    ISSO NAO E ATITUDE DE UMA PESSOA EQUILIBRADA,SE AS LIXEIRAS FORAM DANIFICADAS ,NAO FOI OS FUNCIONARIOS.

  7. Kkkkkkkkkk, traição, conivência conspiração,kkkkkk…Menos, menos, bote o bestunto pra funcionar: “a imprensa” a que me refiro no texto são alguns senhores( incluindo você) que não traçam uma linha sobre o referido convênio, ou será que os senhores desconhecem? Por favor, menos analista dos fatos…

  8. Eita, eita, se apertarem um pouco mais a coisa pode FEDER!! Tem coisas ali que até Lula não sabe!!

  9. A mulher dele, Cardiologista Rachel Vilela de Abreu Haickel Nina, é concursada do SAMU, mas há mais de 3 anos foi “cedida” com ônus para o Hosp Dutra. Na verdade o SAMU de São Luís até hoje carece de médicos, mas ela foi liberada para receber sem trabalhar no SAMU. Pergunte ao Vinicius ou ao Dr Artur Serra Neto, atual diretor do SAMU (por sinal, castelista e ex-adjunto de Santiago Servin/Gutemberg) sobre isto…

  10. Acredito ser de fundamental importância o papel crítico, informativo e esclarecedor, de jornalistas e blogueiros, da administração municipal de Edivaldo Holanda. Independentemente de qualquer coisa quem ganha é o cidadão crítico e atento.
    O que não admito e aceito é essa atitude ser voltada somente para um lado ou perspectiva! Uma vez que o papel do jornalista é se ater aos fatos, este seu objeto de análise e trabalho,neste caso específico, porque motivos os senhores blogueiros e jornalistas não prestam suas análises sobre os fatos, digamos alvissareiros, como por exemplo o esdrúxulo convênio firmado entre o Governo do Estado, via Sema, com a Prefeitura de Pinheiro, entre os ilustríssimos Vitor Mendes e seu pai Filuca Mendes, analisando o seu conteúdo, objetivo e se este apresenta alguma restrição de ordem moral, por exemplo. A título de curiosidade o referido convênio, prever uma “implementação de infraestrutura de uso público na Área de Proteção da Baixada Maranhense com o objetivo de promover a gestão dos meios para desempenhar a contratação de estudos, projetos e gerenciamento de obras de interesse da Sema”. Mais prolixo impossível, não é mesmo?
    Fora isso porque esse tipo de convênio não fora firmado com outras cidades do estado?
    Então pergunto, jornalista: esses fatos não seriam objeto de análises entre os profissionais em tela? Ou será que não entrou na pauta por ser referido a membros do grupo político do qual muitos desses profissionais estão atrelados, direta ou indiretamente? E o discurso de ser um analista dos fatos, como fica?
    Deve por que existem fatos e fatos não é mesmo!

    Resp.: Se a imprensa não se ateve a este fato, como você soube? participou de tudo ou está nas entranhas da Sema observando? Se você sabe, alguém divulgou. E se divulgou, está cumprido o trabalho da imprensa. Se não foia ssim eu você soube, deve ser invetigado por conspiração, conivência e até por triação.

  11. Caro Jornalista o Dr. Natalino Salgado e um profissional respeitado internacionalmente, tem realizado uma revolucao na Ufma tenho certeza que o mesmo jamais deixara os seus trabalhos para disputar um mandato eletivo, pondendo concluir o seu mandato de Reitor com chave de ouro, principalmente m uma chapa ja derrotada por antecipacao.

  12. Marco Deça,

    Gostaria de saber da sua opinião sobre a “paralisação” das obras da Refinaria Premium I, de Bacabeira – MA.
    Sendo você um jornalista sempre muito bem informado, acho que a sua opinião sobre esse assunto é importante, para nós leitores.

    resp.; Já escrevi sobre isso semana passada, no post “Os fatos dão razão a César Pires…”. Se não leu, deveria ter lido. Eviotaria as tentativas de iuntimidação, que não colam neste blog.

  13. Essa “parceria” entre a SEMUS e o HU já vinha desde a gestão Castelo e agora com Edivaldo só piorou. Será que as contrapartidas feitas da SEMUS para o HU vai ser religiosamente paga em detrimento aos demais parceiros? Hoje na SEMUS está todos os funcionários do HU e tem muita gente competente e outros nem tanto. Além de já rolar uma certa guerrinha dentro da SEMUS entre grupos de indicados. Cuidado Dr. Vinícius para daqui a 6 meses depois que você fizer todo trabalho o Edmundo não coma seu bandeco. Pinheiro foi colocado na SEMUS só para vigiar vc e seu pessoal e todos os dias em 2 turnos passar todas as informações para Holandão. Sem falar de portarias vindas da prefeitura em mãos que mais parecem xerox da xerox da assinatura do prefeito e que sequer foram publicadas. Engraçado que o MP fica na mesma calçada da SEMUS e é cego, surdo e mudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *