5

De boas intenções o Enem está cheio

Por Aline Alencar

Já está em tempo de afirmar: o vestibular tradicional era melhor do que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Isto nos aspectos de credibilidade e seriedade.

A intenção ao validar o Enem como meio de ingresso à Universidade era a das melhores: deixar de lado o pragmatismo das questões tão abominado pelos estudantes e cobrar o conteúdo de forma mais argumentativa e aplicado à realidade.

Tudo bem até aí.

Acontece que, antes disso o exame deveria sofrer melhoras quanto aos critérios de avaliação, bem como à segurança.

Mesmo antes, quando servia apenas para o estudante medir seu grau de acertos, o Enem já passava por escândalos relacionados a cola nas provas.

O último agora refere-se à redação com a receita de miojo. Com isto, já está mais do que provado que não há credibilidade alguma em uma avaliação como esta para alguém ingressar no ensino superior.

Ou se dá o devido respeito à avaliação ou voltemos ao tradicional.

Literalmente.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Também pudera, pois tem professora, que corrige redações do ENEM aqui em São Luís., escrevendo HEPATITE com E, EPATITE. Gostaria de saber qual critério para a escolha desses professores, eles deveriam passar por uma seleção antes de serem selecionados para corrigirem as redações do mencionado exame.

  2. Alininha meu amor, Não vou entrar no mérito da questão, mas que o ENEM DA MUITA CHANCES PARA OS POBRES ESTUDANTES, há dar, já vi no ano passado até o mês de julho a 10º chamada pra preenchimento de vagas para o segundo período letivo de 2012 nas Federais. Eu acho isso uma grande vantangem para os estudante carente de nosso Estado. Querer que mude isto é querer elitizar o ensino do 3°, ver -se me entende!?

    resp.: entendo e apoio, mas o processo tá perdendo o controle e a seriedade na avaliação, isso prejudica nosso ensino superior, entende?

  3. Cara vc foi correto na sua afirmação, duvido em uma redação do tradicional da UFMA aconteceria uma palhaçada dessa, era zerooooooooooooo.

  4. OU ALINE, TÁ DIFÍCIL, O ENEM É NACIONAL, TEU POST É SÓ EM S. LUIS E PARA QUEM TEM COMPUTADOR, NO MARANHÃO ISSO É RARO, ENTÃO FALA DE COISAS QUE O POVO CONHECE, POR EX. FALA COMO ESTÃO AS PRAIAS QUE RECEBERAM 36 MILHÕES PARA SEREM LIMPAS E ATÉ AGORA NÃO FORAM, FALA COMO VAI A BR DA MORTE A 135 QUE JÁ FOI LIBERADO MILHÕES E JÁ ERA PARA ESTAR CONCLUIDA, FALA SOBRE A FALTA DAGUA QUE JÁ FOI CONSUMIDO MILHÕES TAMBEM, FALA SOBRE A BR 171 (VIA EXPRESSA) QUE JÁ CONSUMIU MILHÕES E NÃO TERMINARAM, FALA TAMBEM, DO AVIÃO QUE TUA PATROA ESTÁ VIAJANDO NELE E QUE O ALUGUEL CUSTOU MILHÕES, FALA QUE O ESTADO DO MARANHÃO É O UNICO QUE ALUGA AVIÃO PARA A GOVERNADORA VIAJAR ÀS CUSTAS DOS MENDIGOS MARANHENSES, E DOS HOSPITAIS VIRTUAIS QUE ELA CONSTRUIU, VIU, AINDA TEM MUITO MAIS É SÓ PROCURAR, ESPERO TER COLABORADO FALTA INICIATIVA, VAI EM FRENTE.

  5. Corretíssimo e pertinente o comentário. Estarrecedora a constatação de que o ENEM está totalmente fora da realidade e propósitos. Infelizmente, coisas de “intelectuais” Petistas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *