21

A falsa ideia de moral e bons costumes

familia

A família estilo comercial de margarina é um ideal dos falsos moralistas

Por Aline Alencar

Se a sociedade está ficando chata e ranzinza, pregando o falso moralismo ao censurar determinadas piadas ou classificar tudo como preconceito, mais chata e perigosa ainda é esta sociedade que, com o perdão do clichê, em pleno século 21, prega a moral e os bons costumes da família.

A tal família estilo “comercial de margarina” pregada é formada por pai, mãe, filhos, cachorro, papagaio, periquito e uma empregada doméstica certamente vinda do interior.

E aí surge o problema: esquecemos as famílias de mãe solteira, que dão tudo pelos filhos, são mãe e pai ao mesmo tempo. Esquecemos também dos pais que criam seus filhos sozinhos, matando vários leões por dia.

Esquecemos daquela mulher que, reunindo toda a força e coragem feminina, separou-se do marido por não admitir mais apanhar. Esquecemos ainda daquela família que resolveu adotar, dando amor e um lar àquela criança que até então só conhecia o abandono.

Enfim, se enumerarmos, vamos conhecer uma sociedade formada por inúmeros tipos de famílias, que só porque não configuram o estilo “família modelo”, não são e nunca serão piores do que as que atendem à moral e aos bons costumes.

Até porque, no fim das contas, muitas famílias que sustentam a imagem de modelo, no fundo, tem tantos podres a esconder, que fogem completamente do que seria de fato o correto a ser seguido.

E isto, leitores, é o verdadeiro falso moralismo. Um falso moralismo que esquece que, as minorias sociais não se resumem apenas a negros e homossexuais.

E esquece ainda que a sociedade muda cada vez mais e voltar à moda antiga de qualquer forma é impossível, para não dizer castrador.

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. Muitos para minha surpresa foram contra o texto, dizendo até que é coisa de marxista, um absurdo vcs dizerem isso… Texto super realista, verdadeiro, acho que na verdade ofende a muitos por saberem que ela escreveu algumas verdades, que muitas famílias são cheias de falsidades, mentiras, traições, hipocrisia, e outras famílias que podem não ser estilo papai , mamãe e filhos apenas, podem em muitos casos serem mais modelos que as próprias famílias que socialmente são reconhecidas como esse tal “modelo”… Não vi nada contra a família, apenas falou verdades que muitos com suas aparências se doem em ler, porque são prepotentes em acreditar que sejam os detentores de toda moral e bons costumes… Religiosos em nome de Deus então nem se fala…deveriam entender que uma família seja ela qual for, com quantos membros forem, se tem pai, mãe, avó, filhos, a ausente de algum desses, se de fato estiverem entre si, sendo amáveis, respeitosos e honestos são uma família modelo… e parem de ser malucos doentes, isso não tem a ver com política ou religião pessoal de cada indivíduo, tem a ver com a vida.

  2. Toda família é cadinho de evolução. Tanto as ditas modelos como as onde apenas 1 dos membro formador realmente leva avante a responsabilidade de educar e cuidar em todos os níveis de proteção, de casa, comida e saúde. Como não considerar como família. Que absurdo senhores falsos moralistas. Lembrem-se da passagem biblica onde Jesus pergunta “Quem não tem pecado, que atire a primeira pedra”. A mim cabe parabenizar a ALINE ALENCAR, pelo texto muito bem escrito e conciso. Aos demais peço que pensem um pouco mais antes de sair atinrando pedras. Um grande abraço fraterno a todos.

  3. Dialética revolucionária: usam de todos os artifícios baixos, numa sequência ilógica, afim de mexer com o emocional dos leigos e pregar aquilo que causou o maior morticínio da história da humanidade. “Socialistas”, comunistas, progressistas, todos seguem o satânico Marx, aquele que foi usado pelo diabo, desafiando o próprio Deus em seus poemas, tudo com o propósito de levar desgraça e morte a toda raça humana.

    • AMADO?????? Você ainda tem coragem depois de três anos de defender essa sua opinião? Por que se tiver, posso facilmente acusá-lo de preconceituoso, racista, homofóbico e extremamente contra o amor! Inacreditável que existam pessoas que pensam que aqueles que defendem o AMOR ao próximo e desconstrução do “correto” sejam socialistas, comunistas, whatever… Espero mesmo que você não pense mais assim…

  4. VALORES MORAIS DA FAMILIA”
    Pr.Maciel Barros
    Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo!”. Is 5.20 .
    Valores são aqueles que são impostos pela família e pela sociedade em que vivemos. São valores nos quais as pessoas acreditam e os quais respeitam. Ao agirmos, somos recompensados se os seguimos, mas punidos quando os transgredimos. Podemos defini-los como“aquisição do modo de ser pela assimilação, identificação, apropriação”. Nessa definição, vemos que é por influência de outros que adquirimos caráter, sentimentos e costumes.
    Os valores éticos e morais con¬tidos na Palavra de Deus são absolutos, imutáveis e insubs¬tituíveis. (Por definição: ética são os valores que norteiam a vida, a conduta de uma pessoa). A falta de ética na família destrói os valores morais estabelecidos por Deus para ela, e é por isso que a família está em processo de desconstrução, que significa derrubar tudo que é estabelecido. Ao observar os programas na TV que mostram os novos modelos de família constituídos, dados pela mídia (qualquer uma delas), vemos que eles ditam os comportamentos dos cristãos também, e porque não dizer especialmente dos cristãos, porque ninguém é tão observado quanto esses.
    Os valores éticos e morais encontrados na Bíblia são absolutos, integrais, irrestritos, incondicionais, insubstituíveis e totais, porque o seu fundamento é a Palavra de Deus e o caráter de Cristo.
    O apóstolo Pedro disse que nos finais dos tempos haveria uma quebra dos absolutos de Deus. Na verdade, isso sempre aconteceu, desde a existência do pecado, mas dentro das famílias que apregoam serem de Deus, não deveria ser normal.
    “Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências” 2 Pe 3.3
    Creio que o texto de Colossenses 3:1-6 define bem os valores e a ética cristã, para o nosso entendimento:
    “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”
    Deixo esse texto para a reflexão dos seus leitores no dia de hoje.

  5. Pai, mãe e prole (filhos e filhas), esse é o “modelo de família” preferida pela sociedade em várias épocas. Tudo dentro da “moral e dos bons costumes”. Um desejo além fronteira. É só ver nossa e outras literaturas.
    Bem! a sociedade não é assim e sabemos que a séculos existem outras formações familiares que essa moral teima em deixar de lado.
    A luta e resistência em ser valoriza, reforça sua afetividade, mas, mesmo assim continuam no abismo da desigualdade. Famílias, homens e mulheres conseguiram se “libertar” dessa marca, quando adiquiriram melhor posição na escala social. O Maranhão, o Brasil, tem muitos exemplos. Mas,se a ascensão social não vem…
    Elas estão lá, é só da uma boa olhada Hoje a espaço e uma abertura no reconhecimento e apresentação dessas outras formações familiares, infelizmente,rejeitada pela sociedade.

  6. Família é projeto de Deus, quando Ele criou o mundo sabe-se que de todos foi criado Macho e Fêmea, nada de dois machos ou duas fêmeas. Agora o pecado quer de toda força e vontade do diabo mudar essa história. Onde você coloca seu Pai a sua Mãe nessa história aí ?Eles fizeram alguma coisa boa na vida para você se orgulhar tanto, que tenha coragem de escrever um comentário desses tão infeliz. Pense como foi um seu nascimento, ou ainda, será a sua vida gerada por uma família de uma só pessoa, incrível! ou não, você é de proveta. Me perdoe pela crítica, mas volte até a sua casa e tome uma atitude de respeito a quem lhe deu noites e noites de carinho e até deixou de comer para lhe proporcionar o seu alimento. Deus te abençoe.

    resp.: onde eu coloco meu pai, que nunca quis saber de mim, eu não sei, mas minha mãe que fez os dois papéis eu coloco no céu, pois com mais caráter e bondade que muitos ela tem. E que Deus abençoe seus conceitos de vida.

  7. Não sei onde está o perigo de uma família tradicional pregar a moral e os bons costumes aos seus filhos. Onde é que mora o perigo disso? Quem é que vai ter filhos e não lhe ensinar valores morais e bons costumes? Não quero filhos sem moral e sem bons costumes, que pra mim é respeitar as pessoas acima de tudo, independente do tipo de família que elas estejam inseridas, se nas homoafetivas ou tradicionais. Família é família independente da sua conformação. Se as tradicionais tem podres, as outras também devem ter…

    • Esse texto é pura propaganda marxista..ele não tem a mínima ideia sobre o conteúdo real por trás do que ele mesmo diz!

  8. Aline, sugiro que você escolha melhor os temas a serem abordados. O seu posicionamento é de uma infantilidade, sem tamanho, em relação à temática. Deixa de bobagem, pois o ideal de família é esse que você critica. Infelizmente, por circunstâncias variadas estamos vendo as famílias se desmoronarem e como consequência trazendo o caos para a sociedade. O fato em questão, não significa que a família que não é constituída como o modelo citado esteja fadada ao insucesso, mas que muitos casos de pessoas “problemáticas” a raiz do problema está na ausência de uma boa estrutura familiar.
    Desconheço que famílias hoje sofram preconceito por não se enquadrar nesse modelo. O governo federal tem políticas públicas que beneficiam mulheres, chefes de família. As que sofrem preconceito, são por outras razões que sabemos. Quanto às empregadas, elas não vêm mais, depois do bolsa escola, virou artigo de luxo. Hoje, as antenas de tvs estão em todos os lugares. Pelo visto, só você que discrimina o modelo ideal de família.

  9. As famílias existirão sempre, independetemente da configuração que assumam. Todo esse discurso de preservação dos valores da família, pra mim é só discurso eleitoreiro.

  10. Preconceito é dizer aos seus leitores que ter uma família comum é coisa antiga. Infelizmente algumas decisões são tomadas por pessoas que descontroem suas famílias e quem paga são os filhos, irmãos e parentes próximos…
    Não se trata de discriminar famílias diferentes, mas pergunte a maioria se não queriam uma famiília com pai, mãe, papagaio e cachorro e talvez terá uma surpresa…

    resp.: e uma empregada do interior? meu querido, não importa quem cria, mas sim a criação. Ah e não é juízo de valor (que você denomina aí como preconceito), são os fatos, novas famílias estão surgindo e a dita normal está sumindo com o tempo, é só pesquisar as estatísticas. Abraços

  11. Aline, falso moralismo é apregoar que vivemos melhor hoje com esse suposto fim da família padrão. Problemas sempre vão haver, mas a famílias padrão que você crítica é ainda vai continuar a ser o modelo por muito tempo, mesmo com pessoas alienadas como você dizendo o contrário.

    resp.: eu não critiquei a família modelo, mas sim o idealismo de muitos que vivem do passado e negam o presente o futuro, uma coisa é ser modelo, outra coisa é você existe na humanidade, alienação é negar seu conhecimento deste fato a outros, já que pelo visto você não se informou que as mudanças em termos de família, há anos ocorrem.

  12. O IDEAL DE FAMILIA É PAI MAE E FILHOS! NAO JUSTIFICA A ANULACAO DE UMA DAS PARTES! A MULHER TEM SIDO A SUSTENTAÇAO MAIS IMPORTANTE PELA NEGLIGENCIA DO PAI! VIVA A FAMILIA SEMPRE!!!

  13. … E devido a isso a inversão de valores passa a ser a válvula de escape, a solução pra tudo? Mocinha, eu sugiro que você leia um pouco mais o Olavo de Carvalho. Fica a dica.

    .´.

    resp.: creio que meu tipo de literatura seja diferente do seu, aliás até a vivência, mas ok, aceitarei sua sugestão “mocinho” (ou não?).

  14. A sociedade moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma constatação que nada tem de original, pois todos a estão percebendo e vivenciando de alguma maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *