7

Depressão é de fato o mal do século

Quem ainda duvida que a depressão é uma doença que se tornou o mal do novo século é só prestar atenção aos intensos casos de suicídio involuntário.

E foi, cogita-se, o caso do filho do deputado Raimundo Cutrim, encontrado morto em seu apartamento na manhã de ontem (02). Henrique Cutrim, que tinha apenas 27 anos, poderia ter ingerido álcool e remédio (encontrados em seu apartamento) em excesso.

Foi também o caso do cantor Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Júnior, encontrado morto da mesma forma que Henrique. Em seu apartamento também foram encontrados remédio antidepressivos. Chorão passava por problemas emocionais desde a sua separação.

São casos mais expostos na mídia, contudo, são constantes na sociedade atual, onde as relações estão cada vez mais frias e distantes. Como explicar pessoas tão jovens se afundar na depressão?

Quando conquistamos tudo em termos materialistas, buscamos aumentar nossas relações sociais, porém sem sucesso algumas vezes. Nos deparamos justamente com a frieza e isolamento das demais pessoas.

Não se dando conta do que faz, o depressivo busca artifícios para driblar a solidão, por meio dos remédios. Sem se dar conta, entretanto, de que sua vida já está por um fio.

Talvez até se dê conta, mas, infelizmente, nada já importa mais, nem a própria vida.

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. FALTA DE DEUS CUIDADO MEU CARO SO PENSAS EMM DINHEIRO E ESTATUS CUIDADOOOOO

  2. Bem abordado o assunto meu caro Marco,é sem dúvida o mal do século e,precisa ser encarada como uma doença como outra qualquer,na pag.da ANVISA,os ansiolíticos(Lexotan etc.)e antidepressivos já ocupam o SEGUNDO lugar em vendas no País.Mas,enfrenta um grande preconceito por se tratar de um mal psicosomático.O depressivo não é um doente mental,ele tem um distúrbio psicosomático e precisa de ajuda(tratamento,apoio de familiares e amigos)pois tendem-se à isolar e fazer dos medicamentos uma fuga para tamanha solidão e,aí que mora o perigo para quem também quem é viciado em bebidas destiladadas,é uma bomba relógio.Freud,já classificava a mesma como “solidão profunda”.O grande Charlie Chaplin já dizia:”atrás de todo palhaço,tem sempre um homem muito triste”.Convivo com um depressivo e,35% dos doentes recorrem ao suicídio.Pretem bem atenção para amigos,parentes que SEMPRE estão com alto astral,ele(a)pode estar ratificando as palavras do Chaplin.Nome médico:Psicose Maníaco Depressivo(PMD).Ajude-os….

  3. Caro Marco…creio que a família deve estar sempre atenta aos sinais que a doença expõe no indivíduo. Ao menor sinal, deve ser tratada com o médico especializado, inclusive com o apoio irrestrito da família. É uma luta pela vida!

  4. JUSTICA SERA FEITA;A CORRUPCAO,A PILANTRAGEM DOS POLITICOS,O MALCARATISMO, TAMBEM SAO DOENCAS INCRUSTADAS EM MUITOS EMPRESARIOS E POLITICOS INESCRUPULSOS,INCLUSIVEIS OS ENVOLVIDOS NA MORTE DO JORNALISTA DECIO SA.

  5. A depressão é uma doença da alma, tem que ser tratada.

    resp.: E as outras qeu não são da alma, não precisam?

  6. Entendo que viver sem Deus, significa viver, sem paz, sem alegria, sem amor, as pessoas se sentem sozinhas, abandonadas, na maioria das vezes desprezadas ai então vem a solidão, tristeza, angustia faz gerar o desejo de não querer viver mais….Mas quem vive no caminho do Senhor encontra força, tristeza, angustia, sofrimento vão embora porque o Senhor é que segura, sustenta e cuida do seus…

    resp.: É, né? Então, tá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *