29

Tentar criar um mito é falsear as verdades

flavioPor Caio Hostílio

Um mito não pode ser criado, pois isso é um modo de falsear as verdades. O mito, para os gregos, era considerado uma história falseada.

Como isto, podemos dizer que a função de correspondência e semelhança não condiz com o âmbito lógico, passando a ser algo excludente, que não tem capacidade de abranger uma dinâmica e, principalmente, passa a ocultar e esquecer seus constitutivos de manifestação.

Deixando a concepção original do real, ou seja, vêm à tona modos de como falsearam um mito.

Assim que impuseram o ex-juiz Flávio Dino com o novo mito da política maranhense, os dois grupos antagônicos do Maranhão passaram a vê-lo dessa forma.

Por muitas vezes debati esse assunto com jornalistas e parlamentares, cujo pensamento deles não coadunava com o meu, pois olhava Flávio Dino simplesmente como um mito fabricado, que era oco, cujos objetivos não tinham consistência para bem comum, mas sim a gana de alcançar o poder.

Um mito não se inventa ou cria. Ele nasce de sua própria historicidade dentro daquilo que escolheu para seguir. Flávio Dino não tem historicidade alguma na área política. Obteve um mandato de deputado federal com ajuda, muita ajuda, do Palácio dos Leões.

Desse modo, ainda que se argumente sobre experimentos, isso não passa de um pluralismo de idéias e uma abertura de possibilidades no sentido de superar o verdadeiro rigor do formalismo.

Não se pode esquecer que a questão originária do pensamento é conduzida à plenitude do real.

Fico com o pensamento dos gregos!!!

Marco Aurélio D'Eça

29 Comments

  1. Joãozinho, tu só esqueceu de dizer, que ele como o melhor ministro do turismo que o brasil já viu, ele demonstrou como ama o MA. Ele sequer pensou em ajudar justamente, o estado que ele tanto quer mandar. o seu. Então dá pra ver como ele tá preocupado com o Maranhão.

  2. Ê Diogo, visite o site da Câmara meu filho. Lá tem tudo arquivado.Sobre a Embratur,tu já podes encontrar até em The Economist e mais por onde bem entender …de turismo, é claro !

  3. Análise coloquial e distorcida do termo mito. O Flávio Dino é realidade, incomoda porque representa perspectiva de mudança e transformação neste Estado. Tudo indica que as bases da oligarquia irão ruir em 2014.

  4. Pergunto ao Joãozinho: e na EMBRATUR, o que ele fez além de gazear? Como deputado, o que ele fez? Compre-me um bode Joãozinho.

  5. Ribamar , Chico Sarney, Marco Deça e Caio Hostilio, deixam de desespero, o que voces estão fazendo é uma campanha no sentindo de macular a imagem de Flavio e a estrategia não está dando certo, cada vez que batem em Flavio, mais o aproxima dos eleitores. Veja só o momento ridiculo que Caio Hostilio está passando, quando foi infeliz em postar no seu blog sobre mitologia, sem ter conhecimento. hoje os leitores estão mais esclarecidos, não se prende mais as baboseiras escritas por voces, acho que voces deveriam se reciclarem, para não passar mais por essa “saia justa”. Sei que falar de Flavio nos blogs alimentam o crescimento de acesso no blog de voces, porque nem o lado que voces defendem permitem tanto acesso, mas estudem antes o que vão postar para não ser detonado pelos leitores

  6. Rsssssssssssssss!!!
    O engraçado é que Flávio Dino quase não dá reportagens, não fala em veículos de comunicação em massa, nada, nada…
    Mas a oposição do candidato aqui e acolá, posta suas fotos, fazem reportagens, e o implicam em um ou outro comentário. Diga-se de passagem, uma publicidade gratuita.
    A meu ver, o Edvaldo Holanda Jr. que por ser evangélico, ter vindo de família tradicional e honrada, mesmo com o pai ter se emaranhado com a política e em diversos partidos na sua trajetória, e envolvido com diversos desse mesmo meio. Na síntese, o nobre prefeito não tinha vida política, mas chegou à prefeitura e ta mandou bem, apesar de algumas pedrinhas pelo caminho, e outras pedras ilusórias jogadas por outrem.
    O pensamento aqui é que o Edvaldo Holanda Jr. não tem passado político e tá fazendo um medo danado nos outros políticos e partidos, agora imagina bem aí, o tanto de medo que o Flávio Dino não ta fazendo por ter tido uma infinidade de cargos e ter acumulado uma extensa experiência. Acho que o Maranhão nesta eleição, ta chutando o antagonismo e buscando a inovação como nunca aconteceu verdadeiramente neste maranhão. Sangue novo nos poderes municipais e estaduais. Uma coisa é certa, o vento sopra onde quer e não podemos medir o vento da esperança. É isso!!!

  7. Mito então seria Sarney, Roseana Sarney, Lobão, Cafeteira, Joao Alberto e companhia? Porque a historicidade deles é estar Governando o Maranhão nos ultimos 50 anos. Inclusive, cabe ressaltar que governaram de forma muito mediocre, pensando apenas nos interesses proprios. Quer prova disso? OS INDICES SOCIAIS E ECONOMICOS do nosso Estado são de longe a maior prova disso.
    Mito é isso meu caro, viver em um Estado rico porém pobre e agora, endividado por sua Governadora.
    Flávio, será sim, o melhor Governador que este Estado teve. Aguarde. E você estará vivo para presenciar e mudar sua opinião!

  8. FLÁVIO DINO TEM TODOS OS REQUISITOS PARA SER O MELHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO, POIS EM TUDO QUE FAZ SE DESTACA, A HISTÓRIA DELE CONFIRMA ISSO.A OPOSIÇÃO NÃO TEM O QUE FALAR E TENTAR CONFUNDIR AS PESSOAS INDO PARA O LADO PESSOAL.

  9. Eu ate concordo que o Maranhao tem que mudar em se tratando de `gente nova` para governar essa terra rica mas mal governada e de povo sofrido, so que o cara nao seria o Flavio Dino, quanto ao Luis Fernando, tambem tenho minhas duvidas sobre a ingerencia do grupo politico que o apoia, entao amigos e rezar para que as coisas possam realmente mudar para esse povo sofrido, e ter muito cuidado na hora de votar, e analisem a atual gestao de Sao Luis, pois o cara que tinha receita para tudo ainda nao disse para que veio

  10. Ta batendo o desespero geeeeeral, o medo desses vermes parasitas, que ganham do Estado sem trabalhar, de perder a mamata é tanta, que só faltava mesmo diver que comunista come criança. Ao menos Flavio Dino passou num Concurso Público. Quem da família Sarney já passou num? Não vale a Desembargadora Nelma, que alem de bonita é inteligente, ela é da família por casamento. Essa corja que tá no Estado nunca trabalhou na vida. Flavio foi Juíz Federal, renunciou para ser político, sempre trabalhou quer como Juíz, quer como advogado. E de onde vem o dinheiro pra essa família de HONORÁVEIS BANDIDOS fazer campanha, que nunca trabalharam na vida? Vem da miséria do povo do maranhão, vem da educação vem da saúde. Em 2014 o Maranhão vai se livrar dessa QUADRILHA que há cinquenta anos rouba o nosso Estado.

  11. Kkkkk. Tá explicado por que a definição de mito de Caio Hostilio é tão rasa e equivocada, a fonte do cara é o Wikipedia. Uma enciclopedi onde todo mundo mete a mão e escreve o quiser. Kkkkk. Francamente Caio. Vou lhe sugerir uma leitura, talvez você aprende um pouco sobre o assunto. Procure Mircea Eliade, Mito e Realidade. É um Historiador romeno que dedicou a vida ao assunto.

  12. Caríssimo Marco, antes de externar meu raciocínio, gostaria de ressaltar a importância que suas explanações representam na formação da opinião da Sociedade Maranhense e, independente do seu posicionamento, evidenciar que sempre serão salutares acerca de todos os assuntos que visitam seu blog, Parabéns. Acerca do futuro candidato Flávio Dino, ouso discordar do pensamento do ilustríssimo Caio Hostílio. O Senhor Flávio Dino foi meu professor na UFMA e, garanto, que sobre sua pessoa realmente merece descansar o adjetivo professor, não porque sabe mais do que muitos (e também garanto, sabe), mas porque tem o dom de transmitir como poucos o saber demonstrado todas as vezes em que foi testado. Diante dessa premissa (e acredito nela), sugiro que Vossa Senhoria não alimente elocubrações atinentes à contestação de sua capacidade, conquanto concentre seus sedentos leitores no cerne da mais cativante eleição para o Governo do Estado do Maranhão que se avizinha. Esclarecendo, ele não é um mito, é uma realidade. Não desejo menosprezar os candidatos anteriores, porém nunca se viu (pelo menos no atual período democrático, pós 1988), dois representantes tão preparados tecnicamente para gerir o erário estadual como os senhores Flávio Dino e Luis Fernando. Aspiro que o blogueiro possa, dentro do contexto nutrir seus ávidos leitores com notícias que realmente nos ajudem em escolha tão árdua. Analisando o conjunto de matérias postadas quanto aos dois futuros candidatos, concordo com a necessidade de articulação política por parte do Sr. Flávio Dino, circunstância que o Sr. Luis Fernando tem tirado de letra, capitaneado pela máquina administrativa e mídia aliada. Finalizando, deixo o singelo recado de um espectador (que não almeja ser um analista político): na conjuntura de nosso Estado, o vencedor de uma eleição não necessariamente será o mais preparado intelectualmente. Aquele que tem a maior chance de vencer é aquele que decifra o seu eleitorado (vontades, identificação, motivação do voto, entendimento das propostas, influência do seu candidato regional,…). O resto é utopia e derrota. Obrigado e desculpe pelo desabafo.

  13. Mito ou não, ele terá os votos de toda a minha família e de pelo menos 80% das pessoas com quem me relaciono.

  14. É bem verdade que seu tipo aristocrático não agrada, mas querer desmerecer ou ignorar a capacidade de Flávio Dino, simplismente pelo fato de nunca ele ter exercido mandato no Executivo, é ir de encontro ao principio da racionalidade. Quisera o Maranhão um dia tivesse a glória de de ser governado por um politico com suas qualidades, embora muitos temam que possa se tornar depois mais um oligarquinha.

  15. Olha que não falei que em julho/1986 ele passou em Filosofia e foi novamente 1º lugar geral da UFMA e que passou em concurso para professor na UFMA, que tem mestrado, publicou 05 livros e por ai vai …

  16. A palavra é, simplesmente, mais um dos inúmeros adjetivos “criados” para tentar menosprezar Flavio Dino…

  17. Para que estudem…
    Wikpedia
    Um mito (do grego antigo μυθος, translit. “mithós”) é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar o que não tem explicação através do relato mítico a realidade,e também o que pode ou não ser real, além da justiça o certo e errado, fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

  18. Flávio Dino:
    a) Na metade do 3º médio, em julho/85, fez vestibular na UFMA como treneiro e aprovado em Direito, foi o 1º lugar geral.
    b) Em janeiro/86, ao término do Ensino Médio, agora como candidato pra valer, foi novamente o 1º lugar geral da UFMA.
    c) Ao entrar na UFMA, logo se destacou e disputou a direção do DCE, sendo eleito secretário geral.
    d) Ano seguinte, instituída a presidência coordenada, eleito coordenador do DCE.
    e) Passou em concurso público, funcionário do TRT, antes de formar-se em Direito.
    f) Formado, destacou-se como advogado tarbalhista e de diversos sindicatos; tornou-se membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB.
    g) Aos 25 anos, APROVADO EM PRIMEIRO LUGAR NACIONAL NO CONCURSO PARA JUIZ FEDERAL, na 3ª e última etapa, oral, realizada no auditório do Supremo, foi aplaudido de pé por alguns ministros presentes, tal o brilhantismo da sua explanação diante de perguntas da douta banca.
    h) Em poucos anos destacou-se entre seus pares e foi eleito Presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais (AJUFE), até hoje, o mais jovem eleito para o cargo.
    i) Primeiro juiz federal a fundamentar uma sentença de recon hecimento dos direitos de uma comunidade tradicional, os quilombolas do Frechal.
    j) Fez parte da Comissão que aperfeiçoou a legislação de combate ao trabalho escravo.
    l) Coordenou a Comissão especial Mista cujo trabalho resultou na emenda da Reforma do Judiciário que criou o Conselho Nacional de Justiça( CNJ).
    m) Foi o primeiro secretário geral do CNJ.
    n) Fundamentou a Resolução do CNJ de combate ao nepotismo ( No julgamento da Adin sobre essa matéria, o procurador recorreu pelo menos 10 vezes a argumentos existentes em um dos diversos livros do Flávio Dino) PS. Eu tinha vontade de ler algum livro dos advesários dele na eleição de 2014.
    o) Em 2006, foi eleito Dep Federal, o 3º mais votado em São Luís com mais de 25.500 votos, ficando atrá apenas de Itamaraty e Kléber que já estavam bem mais tempo que ele no cenário eleitoral. Foi disparado o mais votado na 76ª zona, a mais escolarizada da cidade.
    p) Nos 04 anos como Deputado Federal foi dos mais destacados entre os 513 do país ! Eu desafio que econtrem um único deputado maranhense que em 02 mandatos tenha aprovado mais emendas e relatorias que ele aprovou em um único mandato.
    q) À frente da Embratur, a partir de julho de 2011, embora afastado entre fev e Abr/ 2012, chegou ao fim do anos uma das 10 personalidades que mais contribuiu com o turismo nacional, precisamente o 3º mais, em lista que não incluiu o Excelentíssimo Ministro, ou seja, quem é bom, é bom mesmo, em tudo o que faz epor isso causa muita inveja.

  19. Marcos Aurelio Déça,vejo que você é um cara paciente em deixar esses babacas aliados do Pseudo comunista Flávio Dino,dizerem que o comunista é mito,isso tudo para tentar colocar o comunista comedor de menino em evidência,para dizer que ele é o cara.Vejamos,de onde amigos, veio o dinheiro da campanha de Flavio Dino,para Deputado Federal, Prefeito,Governador?Votaria nele se, ele fosse honesto com o povo do maranhão e fosse à televisão,rádio e jornais e dissesse a origem do financiamento de suas campanhas.Esse juiz é corrupto!Policia Federal nele.

  20. Marco, Caio se diz professor, mas ele não sabe nada, precisa de voltar a escola, porque ele não passou pela escola, foi a escola que passou por ele, falar de mitologia sem conhecer é assinar um atestado de burrice, dizewr que uma pessoa já nasce mito é outra burrice, diz pra esse cidadão ler e interpretar sobre a historia da mitologia grega antes de escrever tanta besteira, que pseudo professor é esse? Coitados dos alunos. Acho que ele que é o professor de Deus .

  21. Acredito eu, que voce e o Caio são grandes admiradores do FLAVIO DINO. E ele vai longe… 2014

  22. Alguém precisa dizer ao Caio que mito para os gregos tinha um definição totalmente diferente. Mito era uma narrativa que remotava a tempos imemoriais, que geralmente conta origem do universo de um Deus ou Deuses, de um povo etc…Esse fenômeno está mais ligado a tradição da oralidade, quena maioria das vezes é impossível identificar o autor. Agora eu sei por que Flavio Dino os assusta tanto. Até falsear etimologias vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *