7

Governadora Roseana e secretário Pedro Fernandes celebram convênios e parcerias na área de educação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), celebrará, nesta quarta-feira (3), às 16h, convênio com Movimento de Educação de Base (MEB) e firmará parcerias, através de Termo de Cooperação Técnica, com Secretarias de Estado ligadas as áreas de atuação do Programa Brasil Alfabetizado.

Durante o evento, que acontece no Palácio Henrique de La Rocque, também, será lançado o programa Música na Escola e será ministrada aula inaugural do Programa Maranhão Profissional, etapa pré- vestibular, cujo público alvo são os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa visa contribuir para melhorar o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como reforçar a formação para aumentar a inserção desses estudantes no mercado de trabalho.

A implementação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) referente ao ciclo 2012 com execução em 2013, pela Seduc terá duração de oito meses e atenderá 162 municípios parceiros, beneficiando 102.555 alfabetizandos, 4.155 alfabetizadores e 384 alfabetizadores – coordenadores de turmas.

A implementação do Programa Brasil Alfabetizado – Ciclo 2012 será realizada, por intermédio de parcerias entre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão; as Secretarias de Estado da Pesca e Aquicultura (SEAPMA), Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), de Justiça e de Administração Penitenciaria (Sejap); e o Movimento de Educação de Base (MEB)

O intuito é dar maior efetividade ao programa através de estratégias e ações para a garantia do direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos,numa perspectiva de educação continuada,criando as condições pedagógicas necessárias para a apropriação e zelo do seu patrimônio cultural, através da leitura e da escrita.

A Seduc, por meio da Secretaria-Adjunta de Projetos Especiais, a partir deste ano, irá implementar o Programa Pescando Letras, utilizando metodologia específica do programa, visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aquicultores e aquicultoras familiares.

A previsão de atendimento desta clientela é de 11.700 alfabetizandos, sendo 9.651 pescadores e pescadoras cadastrados no MPA, 195 voluntários alfabetizadores – coordenadores de turmas, 1951.026 alfabetizadores e 69 municípios em 09 Regionais.

Na ocasião do lançamento, a Seduc entregará 50 kits de instrumentos musicais às escolas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador no Macro Campo Arte, Cultura e Educação com ações voltadas para a música.

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. E A governadora mais uma vez não foi a uma reunião importante para o ESATDO DO MARANHAO..a de |Governadores do nordeste..Todos estavam lá…menos roseana SARNEY. !!!!Assim nao dá pra conseguir recursos..ou será porque ele não ia falar nada mesmo!!!

  2. Marco, quer dizer que agora a igreja católica vai cuidar também da educação das crianças? Os padres vão ministrar aulas? Como vai ser isso?

  3. Marco tu sabes me dizer como anda o lance do estatuto do servidor (professor)? Já estamos ouvindo falar de greve nas escolas, pelo que fiquei sabendo Roseana alterou um tópicos do estatuto e o sindicato não aprovou! Isso fora nosso aumento etc…abs!!!

  4. Se a governadora não foi nem na solenidade para dar o ar da graça, quanto mais dar importancioa para a nossa educação.Se toca governadora.

  5. Entendo que a melhoria do desempenho dos alunos maranhenses no ENEM passa, fundamentalmente, pelo reforço dos conteúdos das disciplinas, como Português e Matemática, objetos de exploração nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Ensino de música parece um desvio. Será que as autoridades educacionais do Estado não percebem a necessidade de melhorias nos ensinos fundamental e médio. Onde anda o Ministério Público que não denuncia tanto descaso?

  6. ENQUANTO O SECRETÁRIO E A GOVERNADORA FESTEJAM, AS ESCOLAS ENCONTRAM-SE SEM MERENDA, SEM DINHEIRO PARA SUA MANUTENÇÃO. ESSA É A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE ROSEANA PREGA PARA “O MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA”.

  7. ENQUANTO ISSO,NUMA ESCOLA DA IVAR SALDANHA (CE COELHO NETO) DIRETORAS INCENTIVAM ALUNOS A PARALIZAREM COM FINS DE OBTEREM MAIS RECURSOS PARA EMBOLSAREM NUMA PILANTRANTRAGEM DAS MAIORES.ENQUATO ISSO O SECRETARIO E CANDIDATO A REELEICAO DEP FEDERAL PEDRO FERNANDES SE FAZ DE BOBO PARA NAO EXONERAR ESSA INCIPIENTE CHEFA DA URE SAO LUIS SONIA MACIEL,QUE DEIXA A MALANDRAGEM CORRER FROUXO,COM ESSAS GESTORAS QUE DESVIAM OS RECURSOS DA EDUCACAO, POIS LA A MERENDA ESTA EM FALTA,E TUDO ESTA POR CONCLUIR. A SEGURANÇA INEXISTE NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA, ENFIM PEDRO FERNANDES TERA QUE FAZER UMA VISITA URGENTE A MUITAS ESCOLAS DE NIVEL MEDIO DA CAPITAL.

    A DELEGACIA DO BAIRRO COMANDADA POR UM DELEGADO ANTAGONISTA DO SUPER SECRETARIO ALUIZIO MENDES, EH INOPERANTE,POIS A TODO DIA AS ESCOLAS DO BAIRRO SAO ARROMBADAS E SAQUEADAS. E O DELEGADO QUE ANTES SO VIVIA NA MIDIA, FICA CALADINHO EM SEU GABINETE. EH BRICADEIRA NOSSA EDUCACAO! E NOSSA SEGURANCA,COM UM DELEGADO INIMIGO DE ALUIZIO EH O CUMULO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *